domingo, 12 de agosto de 2007

Nova Biblioteca na Póvoa do Varzim

De 14 de Agosto a 14 de Setembro,

a Câmara Municipal abre mais um espaço de leitura à cidade:

a Biblioteca de Jardim Casa Manuel Lopes.



Situada na Avenida Mousinho de Albuquerque, a casa onde residiu Manuel Lopes, o falecido director da Biblioteca Municipal, vai agora abrir ao público, disponibilizando um espaço privilegiado e de grande tranquilidade, com um belo jardim, em plena cidade.

A abertura oficial terá lugar no dia 14 deste mês, às 14h30, e será feita pelo vereador do Pelouro da Cultura.

O visionamento de um vídeo alusivo a Manuel Lopes e a apresentação do postal In memoriam a Manuel Lopes, com fotografia de Daniel Curval e poema "O velho pescador" de José Carlos Vasconcelos, declamado pelo autor, assinalarão também a abertura deste novo espaço que, segundo Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, será um acto simbólico, simples e singelo, muito de acordo com a personalidade do antigo director da Biblioteca, ganhando a Póvoa um novo local de encontro e convívio ao ar livre muito agradável, com sombras e espaço aberto para diversos trabalhos educativos.

A nova Biblioteca de Jardim tira o maior partido possível da casa em que está instalada, oferecendo dois locais distintos ao público: um exterior e um interior.

O exterior é constituído por uma esplanada para leitura e será o local para a realização de actividades lúdicas, tanto para crianças como para os pais, que aí poderão realizar actividades conjuntas de leitura com os seus filhos.

No espaço interior encontram-se livros de literatura infantil e juvenil e ali poderão também realizar-se actividades de animação de leitura, jogos didácticos e projecção de filmes.

A Casa Manuel Lopes, que passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30, pretende ser um alargamento dos serviços educativos e de animação infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, continuando a divulgar o livro e incutindo hábitos de leitura nos mais novos.

Com a chegada das férias e do Verão, esta iniciativa vai conciliar, com certeza, a descontracção com o prazer da leitura.

O Pelouro da Cultura irá dinamizar oficinas pedagógicas, jogos lúdicos e actividades de animação para os mais jovens.

Na que já foi a garagem da casa, vão ser fornecidos um conjunto de serviços, tais como livros de literatura Infanto-Juvenil, jogos didácticos e ateliers de expressão plástica para crianças e adolescentes, “Hora do Conto”, com teatralização de histórias, sessões de vídeo educativos e lúdicos e espectáculos de animação de leitura.