quinta-feira, 26 de abril de 2007

Dia Mundial da Dança no S. Luiz



29 de Abril
De Sábado para Domingo, a partir da meia-noite

Realiza-se pela segunda vez, no Jardim de Inverno, a festa Rav´Ormance de Comemoração do Dia Mundial da Dança.

Para esta edição, voltámos a convidar artistas, criadores e intérpretes da ICDP (Invisível Comunidade da Dança Portuguesa) a apresentar performances musicais, criadas para este evento. Haverá ainda a participação de dois sets de DJs e VJs, bem como várias surpresas.

DJs Victor Alves e Lara Soft e Mata Hari – Where were u in 82?
Com a participação de Anabela Mourato, Bruno Cochat, Carlos Garcia, Clara Andermatt, Félix Lozano, Fernanda Paulo, Filipa Francisco, Judite Dias, Júnior Pessoa, Maria Ana Filipe, Martinho Silva, Paulo Duarte Ribeiro, Rita Cruz, Ruben Garcia, Ruben Santos e Sofia Borges.

Organização:


Preçário:
€6 (inclui uma bebida de cápsula)

Ratos do Porão comemoram 25 anos e vêm a Portugal


A Xuxa Jurássica Produções tem o prazer e a honra de apadrinhar o regresso a Portugal dos veteranos Ratos de Porão.


No ano em que comemora 25 anos de carreira, a mais importante banda punk/hardcore brasileira vai marcar presença em Portugal no próximo dia 27 de Abril para um concerto exclusivo no Cine-Teatro Ginásio Clube de Corroios.


Esta será uma das três únicas datas que a banda brasileira reservou para a Europa e ao que tudo indica poderá muito bem ser o último concerto dos Ratos de Porão em Portugal depois de divulgados os problemas de saúde do seu líder João Gordo.


Além de servir para celebrar 25 anos de carreira, o concerto servirá também para a banda apresentar o seu mais recente trabalho de originais, o 29º, "Homem Inimigo Do Homem", editado no passado ano de 2006.


A acompanhar a banda neste seu regresso a terras lusitanas estarão os portugueses Devil In Me , que aproveitarão também eles a oportunidade para dar a conhecer o seu segundo trabalho de originais, "Brothers In Arms", e os Simbiose e Ho-Chi-Minh.


Online estão alguns videos gravados ao vivo durante a presença da banda no Xuxa Jurássica Club Tour, em 2004.

European Academy Ensemble

European Academy Ensemble
27 de Abril de 2007
Fundação Calouste Gulbenkian

Grande Auditório

19h00


Temos o prazer de o desafiar para o concerto European Academy Ensemble, onde convivem a “new music”, o jazz, e o pop/rock. Participam neste evento transnacional 3 agrupamentos musicais, o Ensemble Perspective, a European Movement Jazz Orchestra e o Basement Pop, com destaque para a presença do fado com Ana Sofia Varela Fernandes.

Um quarto agrupamento, o Ensemble 07, reúne músicos dos diferentes agrupamentos tentando unir os vários estilos.

Este concerto acontece no âmbito das comemorações do Aniversário do Tratado de Roma e no quadro da Presidência Alemã da União Europeia.

O Governo Alemão foi o promotor deste projecto dedicado à música contemporânea, a que se associaram Portugal e a Eslovénia, países que se seguem à Alemanha na tarefa de presidir a U.E.

Assim, 60 jovens, portugueses, eslovenos e alemães atravessaram as fronteiras da Europa para ensaiarem juntos durante 10 dias e posteriormente fazerem uma digressão pela Europa, interpretando música especialmente composta para o projecto.

Berlim, Bremen, Bruxelas, Colónia, Lisboa, Ljubljana, Zagreb e Roma são algumas das cidades que integram esta digressão.


Informações mais detalhadas em Europäische Ensemble-Akademie

Feira da Serra de Primavera de Tavira 2007



9ª Feira da Serra de Primavera de Tavira 2007
27, 28, 29 DE ABRIL

Numa organização da Câmara Municipal de Tavira e da Associação In Loco, Tavira convida a uma visita à 9ª edição da Feira da Serra de Primavera nos próximos dias 27, 28, 29 de Abril, no Jardim do Coreto, Praça Republica, Rua do Cais e Rua Jacques Pessoa.

Os habitantes e os visitantes podem encontrar uma mostra diversificada das actividades, artesanato e produtos tradicionais da região da Serra do Caldeirão e de Tavira, assim como de outros pontos do país, aliando a inovação à tradição, num espaço único de animação e sabores serranos.
O horário de funcionamento da feira será o seguinte:
- Sexta 27 das 18 h às 23.00 h

- Sábado 28 das 10.00 h às 24.00 h

-Domingo 29 das 10.00 h às 23.00 h

A feira contará com a presença de aproximadamente uma centena e meia de expositores, e aí poderá saborear e comprar o melhor da produção artesanal desta região: Cestaria, Malhas, Rendas, Ferro e Latão, Miniaturas e Brinquedos em madeira, Cerâmica e Azulejaria, Trapologia e Tecelagem, Empreita, Trabalhos em Couro, Joalharia e Bijutaria, Velas decorativas, Vitrais, Bambu e Seda.

Aguardentes e Licores, Vinhos, Doçaria Regional, Compotas e Frutos Secos, Pão e Costas, Mel e derivados, Queijos e Enchidos, Produtos de Agricultura Biológica, Ervas Aromáticas e Medicinais, entre outros produtos.

A Animação Infantil estará presente ao longo dos dias com ateliers de: jogos tradicionais, ateliers de expressão plástica, artesanias, pintura em papel cenário e desenho, pinturas corporais; de expressão musical e a arte do conto;

A feira este ano apresenta-se em estreita articulação com o festival ARTFEST que pretende promover jovens artistas e espectáculos nas várias áreas das artes e que se desenvolve por todo o do país.

27- Sexta
18h -Abertura
Grupo de Campeiros da Conceição de Tavira

21h30 Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.

28- Sábado
10H - Fotografia
WORKSHOP – Lomo
Estimular a criatividade artística através do meio da fotografia.
Para qualquer pessoa, de qualquer idade, com ou sem conhecimento prévios de fotografia.

Não é necessário ter câmara.

17h - Teatro
Contos do Bosque - Teatro Ao Largo
Contos do Bosque é o mais recente espectáculo de rua do grupo, com uma mensagem ecológica. Uma dramatização de contos populares irlandeses, situada no mundo dos bosques.

O espectáculo tem uma qualidade irlandesa distinta, não só pelas histórias e personagens mas também pela dança, música e canções tradicionais, as quais são acompanhadas ao vivo com instrumentos tradicionais.

18H 30 – Desfile de Moda e Concurso Tradição e Inovação
O já tradicional desfile de moda que todos os anos anima a feira irá concorrer para demonstrar uma vez mais que o artesanato não se limita ao fabrico de artigos úteis ou decorativos, mas que apresenta modelos de vestuário e acessórios muito interessantes.

Agregado ao Concurso Tradição e Inovação este desfile é um evento mais desafiador, do que um mero momento de passerelle, pois tem como objectivo chamar a atenção para uma realidade tradicional e genuína que pode promover os jovens estilistas e os artesãos numa mostra de inovação e bom gosto.

Jovens da Terra e convidados desfilarão apresentando as criações e acessórios a concurso.


21H – Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.

22:30H – Praça da República
Grupo Sons de Cá
O som dos Sons de Cá é arejado abrangente e original.

Consegue uma maturidade visível, com poemas fortes, cantados em português e feito de características particulares que resulta na fusão de sonoridades passadas, presentes e futuras. Relato de um povo carente, são a denúncia pela força das palavras aliadas à música que as apresenta.

29 – Domingo
15H Fotografia
WORKSHOP (Continuação) – Lomo
Exposição das fotografias.

16h - Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo

17H – Praça da República
Animação em Andas
SENHORES CINZENTOS - Teatro do Mar
Senhores Cinzentos é uma animação em andas que pretende caracterizar a forma como as actuais manifestações de poder, a economia, a globalização e a massificação cultural estão a aniquilar as tradições e a poesia, elementos caracterizadores da cultura e da alma dos povos.
Este trabalho, de forte carácter visual e sensitivo, mistura o teatro, a dança, as técnicas circenses e a performance, é realizado em percurso e em permanente ligação e contracena com o público e o espaço urbano.
Uma grande festa onde o movimento, a cor, a alegria, a dança, os malabares, substituirão o conflito e a tensão inicial para dar lugar à celebração da vida...

21H – Praça da República
Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.

22:00H – Praça da República
Música
O'Que Strada
Universal e indescrítivel, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, da pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho. Esta trupe de 5 músicos, com os seus instrumentos base: a guitarra À portuguesa, a contra-bacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.

30 – Segunda-feira
21:30H - Cine-Teatro António Pinheiro
Cinema
MOSTRA DE CURTAS METRAGENS
Mostra de cinema português num claro contributo à divulgação dos melhores trabalhos que se têm realizado em Portugal. Uma selecção de filmes premiados nas categorias de ficção, documentário e animação.

STOCKMARKET® em Lisboa e Porto















Na Fundição de Oeiras, nos dias 28 e 29 de Abril, e na Exponor nos dias 12 e 13 de Maio, esta edição Primavera-Verão, com um custo de entrada de 3 euros, vai ser mais do que um espaço que reúne uma grande oportunidade para comprar biquinis e fatos de banho, discos, malas de viagem, têxteis casa, joalharia, livros ou roupas de todos os estilos.


Para aqueles que não querem perder pitada desta edição, o STOCKMARKET® realiza em cada sexta-feira que antecede o evento - 27 de Abril na Fundição de Oeiras e 11 de Maio na Exponor - o Preview, um evento ‘exclusivo’, uma festa, com ingressos a 20 euros.

Nesta 9ª edição, a grande surpresa que o STOCKMARKET® tem para os seus visitantes são as novas lojas que este ano se associaram ao evento: Carnaby Tribute, Oficina do Livro, Harlot Shoes, Dunhill, Gola Classics, Laltramoda, Mothercare, 5ª Avenida, Perfumaria Roger Federer, Prémaman, Lacoste, Puma, Papelaria Fernandes, ID Clothes, Haute Fashion, Grão d’Areia, Dom Colletto, entre outras.

Para além destas lojas e marcas que são a grande novidade desta edição Primavera –Verão, os visitantes vão poder contar com as lojas e as marcas que já são uma referência como a Espace Cannelle, a Rosebud, a Stock Stivali Shop, a Hoss, a Fred Perry, Prassa, Trena, Onara, Vicri, Moutinho e Marques, Clube Chocolate, Gerard Darel, Rosebud, Lollipops, D.Sample, Pop King, Charlot, Jotex (com design Luís Buchinho), entre muitas outras.

De destacar ainda a participação dos criadores nacionais – José António Tenente, Nuno Baltazar, Lidija Kolovrat, Katty Xiomara e Ricardo Dourado, com as suas peças de grande originalidade.

No que diz respeito às infra-estruturas do evento, no espaço Lounge o tema escolhido é a ‘Água’.

É a edição de Primavera-Verão, é cor, é diversão e, por isso, os arquitectos da Mood vão novamente imprimir àquele espaço o conceito criativo, o conforto, a animação e com estes a possibilidade de reunir os amigos.

Na restauração, o STOCKMARKET® continua a contar com as propostas saudáveis e saborosas do restaurante Go Natural.

O Espaço Kids oferece aos pais um dia de compras tranquilo.

“A Organização está bastante expectante com esta edição do STOCMARKET®.

Esperamos um grande evento quer pelo facto de a lista de marcas participantes estar ainda mais aperfeiçoada quer pela grande animação que preparámos.

Sabemos que vamos encontrar visitantes felizes como na edição anterior e isso é muito gratificante para nós que nos esforçamos por fazer do STOCKMARKET® uma festa para encontro de amigos e um espaço para passear em família” confessa Carla Sousa, Directora e mentora do projecto STOCKMARKET®.

Para mais informações: www.stockmarketshow.com

CAMANÉ e a Orquestra Sinfónica Portuguesa


OUTRAS CANÇÕES II

CAMANÉ E A ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

Sala Principal

27 Abr ~ 6 Maio

Quinta a Domingo às 21h00



O projecto que Camané se propõe agora apresentar, de título Outras Canções II, vem na sequência do Outras Canções realizado em 2004, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz.

Depois dessa primeira experiência fora do ambiente musical do Fado, este é sem dúvida mais um desafio para Camané, uma vez que a sua grande capacidade interpretativa tem sido posta à prova noutros projectos e reconhecida por todos ao longo do seu percurso artístico.

Assim, e porque a Música no seu sentido genérico sempre fez parte da sua vida, Camané quis homenagear os seus intérpretes, autores e compositores de eleição.

A base deste espectáculo sustém-se numa vontade de oferecer e partilhar as músicas que marcaram gerações, para além da sua, e que eternizaram vozes como a de Sinatra, Elis, Tony de Matos, Brel… a surpresa desta vez é que o universo não se prende apenas com a palavra em português tornando a aventura Maior…

A cargo de Pedro Moreira fica a direcção musical, os arranjos que dividirá com Mário Laginha, Filipe Melo e Bernardo Sassetti e a regência da Orquestra Sinfónica Portuguesa, reconhecida pela soberba qualidade musical dos seus instrumentistas sob o trabalho de notáveis chefes de orquestra, já demonstrada em inúmeros concertos por todo o mundo.

Na escolha de repertório para este espectáculo houve o cuidado de vincar uma dinâmica no desenrolar das canções. A nível de sonoridade, o vibrar das cordas e o sibilo dos sopros engrandecem as interpretações de Camané; por outro lado o “aconchego” musical de um combo de músicos (piano, guitarra, contrabaixo, bateria) contribui para um ambiente musical mais “jazzy” e “bluesy”.

Para Camané são múltiplas as referências, deste e de outros cantos do mundo… de Weil a Rodgers, de Jobim a Bola de Nieve, de Lennon e McCartney a Hannon: com todos eles aprendeu a estar mais atento, a interiorizar a sua forma de estar na música, a crescer enquanto artista.

Para nós, o que os une – a criatividade, a voz, a originalidade, a musicalidade, a interioridade, a autenticidade, a maturidade...- características que adivinham a universalidade dos grandes intérpretes.


Ficha Técnica

Direcção Musical e Direcção de Orquestra: Pedro Moreira
Arranjos: Pedro Moreira, Filipe Melo, Mário Laginha e Bernardo Sassetti
Músicos: Filipe Melo (piano), Mário Delgado (guitarra), Bernardo Moreira (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria), João Moreira (trompete)
Produção: São Luiz Teatro Municipal
Colaboração: Orquestra Sinfónica Portuguesa

Bilhetes à venda:

Teatro São Luiz, Ticketline, Lojas Abreu e Agência Alvalade
Preços: entre 15€ e 25€

16º Festival Interceltico


16º Festival Intercéltico

Aproxima-se a Primavera e com ela chega mais uma edição do Festival Intercéltico.

Ao mesmo tempo que celebramos a renovação e o futuro, evocamos a memória das raízes ancestrais que nos conduziram até ao presente.

Sem perder de vista esta identidade própria que é comum a diversos povos e importa preservar, músicos galegos, portugueses e irlandeses virão até nós para contar as histórias inspiradas nas suas tradições musicais, às quais souberam acrescentar, com originalidade e inovação novas leituras e interpretações.

Assim, nos dias 27 e 28 de Abril abre-se o palco do renovado Cinema Batalha, no Porto, para acolher, com o entusiasmo de sempre, os ecos desta música ancestral, cujas origens se perdem no tempo, mas que continua a conquistar e a tocar o coração dum vasto público.

Aos portugueses LŨMEN confiamos a tarefa de abrir a presente edição do Intercéltico e assim, subirá ao palco, no dia 27, esta jovem banda do Porto que escolheu enveredar por um caminho novo, para o qual trouxeram as suas experiências anteriores e muita criatividade.

A primeira noite do Festival seguirá ao som dos TÉADA, os representantes irlandeses, nesta 16ª edição do Intercéltico.

Para abrir a segunda noite do Festival Intercéltico convidamos outra banda nacional –, uma formação constituída por músicos oriundos de várias formações musicais, que recorrem aos sons do mundo utilizando instrumentos tradicionais como o didgeridoo, a tabla, o violino, o acordeão ou a máquina de escrever, entre outros.
O projecto musical denominado PEPE VAAMONDE GRUPO fecha o Festival.

A exemplo de anos anteriores, o Intercéltico também viajará pelo país e levará a festa a Arcos de Valdevez, com a realização de dois concertos:

no dia 27 estará presente a BRIGADA VICTOR JARA, a banda referência da música tradicional portuguesa, que desde a primeira hora assumiu um papel pioneiro na abordagem do nosso património musical.

Ao longo dos 30 anos de carreira, que agora comemora, a BRIGADA marcou decisivamente o panorama nacional, preservando e divulgando, a música de raiz tradicional.
E para encerrar em beleza as Noites Intercélticas dos Arcos de Valdevez subirão ao palco os irlandeses TÉADA.

Moranguito lida mal com olhares de fã masculino

Na passada terça feira decorreu, numa discoteca lisboeta, a festa de apresentação do Creamfields Lisboa 2007, onde estavam muitas figuras publicas, entre elas Isaac Alfaiate.

Um fã do actor de Morangos com Açucar olhava-o fixamente, sem lhe dirigir nenhuma palavra.


Não muito contente com o facto de o rapaz estar a olhar para ele, o actor pergunta "que foi? nunca viste?". O jovem rapaz responde, apenas, "não!". Não gostando da resposta do seu fã, Isaac tenta virar-se ao mesmo em tom de ameaça fisica.

Um dos seus amigos impede que ele reaja dessa forma e acabam, ele e o seu grupo, por abandonar o local onde se encontrava o rapaz.

Será que o actor não se sente bem com olhares de fãns masculinos? Ou será que pretendia mostrar ao grupo de o acompanhava que era muito "macho"?

Atenção Isaac Alfaite, pois como figura pública deverá aceitar os olhares de todas as pessoas, independentemete do sexo, raça ou cor.
Crédito fotográfico de IsaacAfaiate.net