
9ª Feira da Serra de Primavera de Tavira 2007
27, 28, 29 DE ABRIL
Numa organização da Câmara Municipal de Tavira e da Associação In Loco, Tavira convida a uma visita à 9ª edição da Feira da Serra de Primavera nos próximos dias 27, 28, 29 de Abril, no Jardim do Coreto, Praça Republica, Rua do Cais e Rua Jacques Pessoa.
Os habitantes e os visitantes podem encontrar uma mostra diversificada das actividades, artesanato e produtos tradicionais da região da Serra do Caldeirão e de Tavira, assim como de outros pontos do país, aliando a inovação à tradição, num espaço único de animação e sabores serranos.
O horário de funcionamento da feira será o seguinte:
- Sexta 27 das 18 h às 23.00 h
- Sábado 28 das 10.00 h às 24.00 h
-Domingo 29 das 10.00 h às 23.00 h
A feira contará com a presença de aproximadamente uma centena e meia de expositores, e aí poderá saborear e comprar o melhor da produção artesanal desta região: Cestaria, Malhas, Rendas, Ferro e Latão, Miniaturas e Brinquedos em madeira, Cerâmica e Azulejaria, Trapologia e Tecelagem, Empreita, Trabalhos em Couro, Joalharia e Bijutaria, Velas decorativas, Vitrais, Bambu e Seda.
Aguardentes e Licores, Vinhos, Doçaria Regional, Compotas e Frutos Secos, Pão e Costas, Mel e derivados, Queijos e Enchidos, Produtos de Agricultura Biológica, Ervas Aromáticas e Medicinais, entre outros produtos.
A Animação Infantil estará presente ao longo dos dias com ateliers de: jogos tradicionais, ateliers de expressão plástica, artesanias, pintura em papel cenário e desenho, pinturas corporais; de expressão musical e a arte do conto;
A feira este ano apresenta-se em estreita articulação com o festival ARTFEST que pretende promover jovens artistas e espectáculos nas várias áreas das artes e que se desenvolve por todo o do país.
27- Sexta
18h -Abertura
Grupo de Campeiros da Conceição de Tavira
21h30 Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.
28- Sábado
10H - Fotografia
WORKSHOP – Lomo
Estimular a criatividade artística através do meio da fotografia.
Para qualquer pessoa, de qualquer idade, com ou sem conhecimento prévios de fotografia.
Não é necessário ter câmara.
17h - Teatro
Contos do Bosque - Teatro Ao Largo
Contos do Bosque é o mais recente espectáculo de rua do grupo, com uma mensagem ecológica. Uma dramatização de contos populares irlandeses, situada no mundo dos bosques.
O espectáculo tem uma qualidade irlandesa distinta, não só pelas histórias e personagens mas também pela dança, música e canções tradicionais, as quais são acompanhadas ao vivo com instrumentos tradicionais.
18H 30 – Desfile de Moda e Concurso Tradição e Inovação
O já tradicional desfile de moda que todos os anos anima a feira irá concorrer para demonstrar uma vez mais que o artesanato não se limita ao fabrico de artigos úteis ou decorativos, mas que apresenta modelos de vestuário e acessórios muito interessantes.
Agregado ao Concurso Tradição e Inovação este desfile é um evento mais desafiador, do que um mero momento de passerelle, pois tem como objectivo chamar a atenção para uma realidade tradicional e genuína que pode promover os jovens estilistas e os artesãos numa mostra de inovação e bom gosto.
Jovens da Terra e convidados desfilarão apresentando as criações e acessórios a concurso.
21H – Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.
22:30H – Praça da República
Grupo Sons de Cá
O som dos Sons de Cá é arejado abrangente e original.
Consegue uma maturidade visível, com poemas fortes, cantados em português e feito de características particulares que resulta na fusão de sonoridades passadas, presentes e futuras. Relato de um povo carente, são a denúncia pela força das palavras aliadas à música que as apresenta.
29 – Domingo
15H Fotografia
WORKSHOP (Continuação) – Lomo
Exposição das fotografias.
16h - Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo
17H – Praça da República
Animação em Andas
SENHORES CINZENTOS - Teatro do Mar
Senhores Cinzentos é uma animação em andas que pretende caracterizar a forma como as actuais manifestações de poder, a economia, a globalização e a massificação cultural estão a aniquilar as tradições e a poesia, elementos caracterizadores da cultura e da alma dos povos.
Este trabalho, de forte carácter visual e sensitivo, mistura o teatro, a dança, as técnicas circenses e a performance, é realizado em percurso e em permanente ligação e contracena com o público e o espaço urbano.
Uma grande festa onde o movimento, a cor, a alegria, a dança, os malabares, substituirão o conflito e a tensão inicial para dar lugar à celebração da vida...
21H – Praça da República
Animação de Rua
Fogo e Percussão – Sentage
Uma performance onde o fogo, a percussão, a dança e o canto são uma constante.
22:00H – Praça da República
Música
O'Que Strada
Universal e indescrítivel, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, da pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho. Esta trupe de 5 músicos, com os seus instrumentos base: a guitarra À portuguesa, a contra-bacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.
30 – Segunda-feira
21:30H - Cine-Teatro António Pinheiro
Cinema
MOSTRA DE CURTAS METRAGENS
Mostra de cinema português num claro contributo à divulgação dos melhores trabalhos que se têm realizado em Portugal. Uma selecção de filmes premiados nas categorias de ficção, documentário e animação.