quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Matosinhos nos Caminhos de Santiago


O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, apresentou ontem, no Auditório da Junta de Freguesia de Leça do Balio, o programa da reconstituição histórica « OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO», que inaugura amanhã e decorre até ao próximo domingo.
Estiveram, ainda, presentes na apresentação da programação o Vereador da Cultura e Animação, Fernando Rocha e o Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, Francisco Araújo.
Esta iniciativa, que vai já na sua 3ª edição, visa promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências.
O programa deste ano, bem ao estilo medieval, inclui indumentária a preceito, saberes e sabores medievais, música e animação para todos os gostos, tal como o Hardmusica noticiou anteriormente.

No decorrer do evento será apresentada uma programação cultural e científica que realçará a importância dos Caminhos de Santiago no Concelho, a sua ligação ao Mosteiro e à Ordem do Hospital e a Recriação do Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles.
Paralelamente, haverá animação constante com saltimbancos, torneios a cavalo, acampamentos militares, passeios de burro, liças de armas, concertos, ceias medievais, tabernas medievais, tendas de artesanato e muito mais…
A recriação histórica de Leça do Balio é já considerada por muitos, uma das mais emblemáticas e intimistas do país. Não perca este regresso ao mundo medieval.
Matosinhos está profundamente ligado ao Caminho Português para Santiago de Compostela, quer com monumentos – como as pontes do Carro e de Gomil – quer com tradições populares – como a devoção a Santiago de Custóias ou a lenda do «Matizadinho».

Referenciado desde 1003, mas existente pelo menos desde o século anterior, o Mosteiro de Leça do Balio tem a sua história associada à ordem religiosa-militar que aqui se fixou no século XII e escolheu este mosteiro como a sua primeira sede em Portugal : Os Cavaleiros de S. João de Jerusalém, conhecida também por Ordem do Hospital.
Classificado como Monumento Nacional e considerado como um dos melhores exemplares portugueses do gótico inicial, este mosteiro localiza-se nas proximidades da antiga estrada romana e medieval que ligava o Porto a Braga. Por tal motivo e ao longo de muitos séculos, Leça do Balio e o mosteiro dos hospitalários foi local de referência e paragem obrigatória no caminho «português» para Santiago de Compostela. Dos mais humildes e anónimos romeiros aos príncipes e reis em peregrinação, este mosteiro acolheu e apoiou gerações e gerações de peregrinos.



Arsene Lupin-a ver no Animax

F@NIMAX: ESPECIAL LUPIN III NO ANIMAX

O Animax emite aos sábados no espaço F@nimax uma maratona de episódios de Lupin III.


Uma oportunidade para seguir a par e passo todas as aventuras do ladrão mais conhecido do mundo.
Já conhecíamos Arséne Lupin, o famoso ladrão francês criado por Maurice Leblanc.

Movia-se como peixe na água por entre festas e jóias.

Nesta série conheceremos a terceira geração da família, o seu neto, numa série clássica de enorme êxito no Japão: Lupin III dedica-se a executar roubos ao mais alto nível, empregando as tecnologias mais sofisticadas e demonstrando um domínio absoluto na utilização de uma ampla gama de disfarces.
Lupin é sempre perseguido por Zenigata, mas é acompanhado por um bando que o segue em todas as suas aventuras: o discreto Rigen, um expert na utilização de armas de fogo; o samurai Goemon; e a atraente Fujiko.
O estilo visual desta série mistura-se entre a manga e o comic americano e neste ambiente apresentam-nos um grupo que enfrenta tanto a polícia como toda a espécie de ladrões e bandidos.

Aventuras habeis num jogo em que há que ser o mais astuto e, além de tudo o resto, contar também com a sorte.


Estreia: Sábados às 15h15 e 0h35
Realização: Hayao Miyazaki

" Folia" na Quinta da Regaleira, Sintra


« Que a Loucura reine nesta terra de Portugal,

Cheia de gente cinzenta, séria e triste,

A esquecer-se do mal que existe

Com choques tecnológicos,

Consumismo e futebóis…à falta de outras armas em riste !»


a Cultursintra apresenta: FoliaTu és isso

Quinta da Regaleira - Sintra5ª a Sábado: 22h
Dom: 20h pelo Teatro TapaFuros
até 14 de Setembro


Texto: Paulo Borges;

Encenação/Direcção Artística: Rui Mário;

Dramaturgia: Paulo Borges, Teatro TapaFuros;

Direcção Musical/ Arranjos: Pedro Hilário;

Direcção de Actores: Samuel Saraiva;

Cenografia/ Adereços: Carlos Ramos;

Vídeo: Samuel Saraiva;

Desenho de Luz: José Miguel Antunes, Mário Trigo;

Design / Web: Pedro Marques;

Fotografia: Sérgio Santos;

Figurinos: Elisabete Figueira, Pedro Marques;

Interpretação: Anabela Faustino, Filipa Duarte, João Rafael, José Redondo, Mário Trigo, Nuno Pinheiro, Paulo Cintrão, Rute Lizardo, Samuel Saraiva;

Figuração/Teatro Reticências: Ana Rita Neves, Ana Trindade, Bárbara Carlos, Carolina Salles, Catarina Salgueiro, Catarina Trindade, David Severino, Inês Amaro, Marco Silvestre, Mário Portelinha, Nidia Roque, Pedro Manaças;

Músicos: Alexandre Leitão, António Neves, Jorge Domingues, Miguel Costa;

Montagem Vídeo/Soldado: Rui Zilhão;

Vozes Off: Adele Sidaru, Jorge Telles de Menezes, Inês Figueira, Natacha Quaresma, Paulo Borges, Ricardo Ventura, Rui Lopo, Rui Mário, Vanessa Muscolino;

Costureiras: Dília Queiroz, Adélia Canelas; Luminotécnia: Fábio Ventura, Gonçalo Africano; Apoio à Montagem: Emanuel Ventura, Marco Silvestre, Pedro Manaças;

Limpeza: D. Lizete,

Direcção de Cena: Sónia Tobias;

Frente de Sala: Filipa Tobias, Tânia Tobias;

Produção Executiva: Catia Martin;

Direcção de Produção: Marco Martin

A festa do cinema Gay e Lesbico apresenta-se arrojada



Foi hoje apresentado o Queer Lisboa 12 que irá decorrer no Cinema S. Jorge, em Lisboa, de 19 a 27 de Setembro.

O Festival conta com três secções competitivas: Prémios de Longa-Metragem (melhor filme, melhor actor e melhor actriz), Documentário e Curta-Metragem (prémio do público).

Um ciclo especial, denominado Queer TV, vai exibir algumas produções recentes de documentários televisivos, adaptados ao grande ecrã, onde serão explorados alguns dos grandes temas que fazem a actualidade da cultura e das comunidades queer.

Outra novidade da presente edição é uma nova secção denominada Queer Art, onde o cinema se cruza com as artes plásticas, sob duas perspectivas: por um lado, uma mostra de produções recentes que exploram os limites das linguagens, géneros e narrativas cinematográficas; e, por outro, obras documentais e de ficção que retratam personagens de renome do mundo das artes visuais.

Nas secções paralelas, proposta para um conjunto de 3 ciclos e mostras temáticos, acompanhados de debates, com um conjunto de personalidades nacionais e internacionais: um ciclo sobre Religião e Homossexualidade, um olhar sobre a Guerra Colonial, e um outro ciclo de cinema sobre a Obscenidade, com 5 sessões ao final da noite, onde se exploram os limites do explícito no Cinema.

A secção Queer Pop, uma aposta ganha da edição anterior do Queer Lisboa, regressa com 3 sessões onde se explora o cruzamento de diferentes estéticas queer, com o universo da música pop.

Entre outras, oportunidade também para assistir ao ciclo Positivo sobre o impacte do VIH / Sida na sociedade actual, e as sessões especiais do Queer Market, com lançamentos de DVD no mercado nacional, para além da venda de livros e DVD no foyer do Cinema São Jorge.

O Festival contará com um júri internacional e um expressivo elenco de convidados nacionais e internacionais.

Para João Ferreira, director do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, afirma que "até à data é o maior festival de sempre com 120 filmes programados num universo de 600" e que à semelhança dos seus congéneres mundiais "estão a crescer cada vez mais graças à qualidade dos filmes". Afirmou, ainda, "não ser, apeneas, uma mostra de filmes de cinema, mas uma cultura queer."

Como destaque, João Ferreira, falou da Sessão de Abertura marcada para as 21h do dia 19 que será apresentada por Inês Menezes, seguida da projecção do filme Chuecatown (Chuecatown Realização: Juan Flahn Espanha, 2007, 99’), o documentário "Campillo si, quiero" que será exibido dia 23 pelas 21.30h e contará com a presença do realizador e do Alcaide (Realização: Andrés Rubio Espanha, 2007, 52’).

Campillo si, quiero

Em Junho de 2005, o parlamento espanhol aprovou a Lei do Casamento Gay, que outorga aos casais homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais, incluindo a adopção. Em cidades como Valladolid, uma das maiores em Espanha, os presidentes de câmara (que oficiam os casamentos civis) interpuseram um recurso contra a implementação da lei. No entanto, Francisco Maroto, o Presidente da Câmara de Campillo de Ranas, uma pequena cidade de 50 habitantes perdida nas montanhas de Guadalajara, decidiu dar um passo em frente e dizer: “Eu caso”. Ray, um americano, e o seu namorado espanhol, Pepe, chegam a Campillo para se casar.
Chuecatown

Victor trabalha numa agência imobiliária no conhecido bairro madrileno Chueca.
Ele esconde um terrível segredo: consegue disponibilizar apartamentos para venda matando as proprietárias de idade que aí vivem.
Depois, remodela e decora os apartamentos para vendê-los a casais gay com grande poder de compra. O seu objectivo final é transformar a Chueca numa espécie de Soho londrina. A vítima mais recente deVictor surge no apartamento ao lado do de um casal gay, Ray e Leo. Ray herdou
o apartamento da vítima e oferece-o de presente a Antonia, sua mãe. Antonia está sempre a intrometer-se na sua relação com Leo, que despreza. A Inspectora Mila, uma mulher excêntrica com muitas fobias, e o seu filho Luís estão a investigar o assassinato, enquanto Victor seduz Leo de forma a ganhar acesso ao apartamento para poder matar Antonia.











Santos e Pecadores amanhã no Casino Estoril




Santos & Pecadores em concerto intimista
no Du Arte Lounge do Casino Estoril


As envolventes baladas dos Santos & Pecadores são aguardadas com expectativa, na próxima Quinta-Feira, no Du Arte Lounge, pelas 23 e 30.

No âmbito dos Grandes Concertos do Casino Estoril, Olavo Bilac percorre os temas do novo album Livre-Trânsito, que inclui versões renovadas de alguns dos seus grandes clássicos.
A mediática banda nacional, redefine a fusão de vários estilos musicais, seguindo uma coerente linha de composição que tem por base as influências do rock, do soul e do funky.
Num conceito inovador, os Santos & Pecadores editaram já este ano Livre-Trânsito, um registo disponível no site oficial da banda de Cascais.

De facto, é a primeira vez que um grupo nacional disponibiliza, gratuitamente, um album em versão digital.
Com mais de duas décadas de carreira, a banda decidiu oferecer, assim, ao público um conjunto de temas que marcam a evolução do seu percurso musical, como são os casos de Não Voltarei a Ser Fiel, Deixa Andar, Quando Se Perde Alguém ou Fala-me de Amor.
Em digressão, a banda faz, ainda, uma inevitável incursão por outros temas deste album digital, como são os casos de Silêncio da Noite, Estou Perdido, Espelho d' água, Johnny Big Dream, Perdas ou Lua Cheia.
No reencontro com o público do Casino Estoril, Olavo Bilac será acompanhado por Pascoal Simões, nas teclas, Ruy Martins, nos metais, Pedro Cunha, na bateria, Artur Santos, no baixo e Pedro Almeida, na guitarra.
Com diversificadas propostas de entretenimento, o Casino Estoril propõe, às 21 e 50, um exercício de equilibrismo, protagonizado pela dupla Sandro e Natalie.

A partir das 22 horas, a banda No Funk No Fun assegura a animação musical.
Sandro e Natalie repetem a sua actuação, às 23 e 15, antecedendo o concerto dos Santos & Pecadores, agendado para as 23 e 30.

A partir da uma hora, o ambiente de festa prossegue com as sonoridades do DJ António Machado.

Música eclética e open mind amanhã no Lounge ( Cais do Sodré)


Esta quinta, dia 11 de Setembro no Lounge ( Cais do Sodré), venham daí dar um pé de dança ao som da "muy eclética e vanguardista" Irmã Lúcia e o seu par maravilha e open mind, Judas ( Teamjudas Dj's).
Promete-se muita água benta para os pecadores! Aproveitem para se redimirem...

p.s. convite interdito aos ouvidos Duros de Roer...

In the land of p...


In the land of p...
Teresa Ranieri Portugal / Itália
12 e 13 Setembro às 21h30
Blackbox

Montemor-o-Novo


In the Land of P...
Pensamentos patéticos
Púlpitos picantes
Pavios penetrantes
Panaceias potenciais
Passas privadas
Pevides de paisagens
Picos privados
Palcos possíveis
Particularidades

1 caixa branca com paisagens de uma essência
1 tapete vermelho com um Eu despido
1 ecrã com o jogo da vida
1 vestido púrpura bordado com infelicidade
Meia dúzia de cebolas temperadas com desespero
2 facas com as opiniões dos outros
1 microfone com um eco de realidade
Direcção, criação e interpretação: Teresa Ranieri
Dramaturgia: Sara Anjo
Multimédia e sonoplastia: Bruno Perosa
Fotografia: Tiago Fróis
Desenho de luz: Nuno Borda d’ Água
Assistência de produção: Sara Anjo e Dorota Lecka
Co-produção: O Espaço do Tempo e Oficinas do Convento
Apoio: GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), Storytailors
INFORMAÇÕES E RESERVAS - 266 899 856 913699895 - carla.santos@oespacodotempo.pt

" Pesca Radical" abre nova temporada do Discovery Channel



As perigosas águas do Mar de Bering são o cenário da captura do caranguejo vermelho

DISCOVERY CHANNEL LEVA-NOS
ATÉ ALTO MAR PARA UMA PESCA RADICAL


A nova temporada de "Pesca Radical" transporta-nos até ao mar de Bering, onde sete barcos e as suas tripulações se dedicam à duríssima tarefa de pescar caranguejo-real vermelho e caranguejo das neves.

Ondas enormes e um mar enfurecido fazem do mar de Bering um cenário temível.

Para os pescadores que têm que fazer a sua faina nestas águas, arriscar a vida faz parte do seu trabalho quotidiano.

E não se trata apenas do risco que implica usar pesados equipamentos de mão num barco que navega ao sabor das ondas; têm também de fazer frente a longuíssimos dias de trabalho, onde a privação de sono provoca um índice de acidentes de quase 100%.
O comandante Sig Hansen, um veterano com 30 anos de experiência, terá de competir contra os seus velhos inimigos e contra um novo rival: o capitão Keith Colburn, aos comandos do barco Wizard.

Seja testemunha de como estes barcos viajam centenas de quilómetros para tentar capturar esses preciosos crustáceos, um trabalho esgotante mas por vezes também apaixonante.


Estreia: Quarta 10 de Setembro às 21h15
Emissões: Quartas às 21h15

Rali Pax Dakar acompanhado pela RTP


A cobertura televisiva para Portuga o Euromilhões Pax Rallyl, como noticiamos anteriormente, está a cargo da RTP, com dois resumos diários.

O gabinete de Comunicação da RTP informou-nos que as coberturas serão apresentadas em dois resumos diários a serem apresentados pela RTP N e pela RTP.

Na RTP N a anteceder o "Jornal do País", pelas 20.40h.

Na RTP pelas 23.35h.

Estes são os horários referentes ao dia de hoje, pois o Gabinete de Comunicação, apenas, nos deu estes.

Tentaremos actualizar esta informação sempre que nos seja possível.

Parque Eduardo VII foi invadido


Durante o dia de ontem, a zona do Parque Eduardo VII, do Pavilhão Carlos Lopes e da Estufa Fria, em Lisboa, foi invadida pelos participantes na primeira edição do Euromilhões Pax Rally, que cumpriram as sempre exigentes e demoradas verificações, documental e técnica, que lhes permitem obter o “steaker” que os autoriza a alinhar à partida.

Ao final da tarde, aqueles que, durante os próximos cinco dias, vão atrair as atenções dos amantes do desporto automóvel, estiveram na Conferência de Imprensa de pré-evento, na qual Carlos Sainz (VW Race Touareg 2) fez rir os presentes ao referir que em Portugal “estão todos os bandidos”, apontado para aqueles que estavam ao seu lado.
Para o piloto espanhol a competitividade vai ser grande: “Vamos ter uma prova aberta, que todos queremos ganhar, e difícil, já que as pistas portuguesas são estreitas, o que torna difícil, por vezes, encaixar lá estes carros, que são muito grandes.” Como não podia deixar de ser, o sucedido em Janeiro, quando a 24 horas do arranque, o “Lisboa-Dakar” foi anulado, não podia deixar de vir à baila, com o piloto a reconhecer que “foi uma grande desilusão para todos”: “Trabalhámos um ano para participar na prova e a 24 horas do seu arranque soubemos que não íamos alinhar à partida.”

Em relação ao futuro “Dakar”, a ter lugar, em Janeiro de 2009, na Argentina e no Chile, o espanhol não escondeu: “Vamos ter um público entusiasta, uma vez que na Argentina há uma grande paixão pelo desporto motorizado e em particular pelos ralis, mas a grande questão que se coloca é a de saber como é que a organização vai conseguir colocar a prova de pé e qual a cobertura mediática que ela terá, já que só depois disso é que podemos fazer um balanço.”

Outro espanhol, Nani Roma (Mitsubishi Pajero Evo), que perdeu a última edição do Transibérico, depois de a ter dominado, está de regresso a Portugal. “É um país de que gosto muito e estou disposto a vencer, embora saiba que, com esta concorrência, nada está garantido, tanto mais que a prova vai ser muito dura.”

Para Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero Evo), está encontrada a maior dificuldade: “Deriva do facto de estarmos a preparar no novo carro, no qual depositamos muita confiança e que será a nossa arma no futuro. Esta vai ser a última prova com o actual carro.” O piloto francês não escondeu também que “a prova vai ser muito difícil e de prognóstico reservado, uma vez que todos os presentes querem vencer”.

Filipe Campos (BMW X3), que encabeça o lote de pilotos portugueses no Euromilhões Pax Rally 2008, não escondeu que “o objectivo é ser o melhor português e terminar logo atrás dos pilotos das equipas de fábrica, que têm um andamento e carros superiores.”

Por sua vez, Guerlain Chicherit (BMW X3) confessou: “Vou tentar alcançar o melhor resultado possível, face a uma concorrência de altíssima qualidade, embora pense em vencer, como acontece com todos nós.”

Também Nasser Al-Attyah (BMW X3) afinou pelo mesmo diapasão, com o piloto do Qatar a considerar que “a prova não vai ser fácil para ninguém e, de certeza, que haverá uma excelente luta pela vitória”.

Dieter Depping (VW Race Touareg 2), por sua vez, reconheceu ter aspirações limitadas pois esta é apenas a sua “segunda prova do ano e a primeira em Portugal”, mas apesar de ter consciência das dificuldades garante “ir lutar pelo melhor lugar possível”.

A terminar a conferência de imprensa, o Tenente-Coronel Mesquita Fernandes, comandante de operações do PAX, fez questão de sublinhar que a principal preocupação da organização é a segurança de pilotos e de público: “Para a assegurar, vamos ter no terreno cerca de 500 homens, que terão a missão de facilitar a vida a todos quantos estejam envolvidos com a prova e permitir a maior fluidez de trânsito possível.”





Pax Rally começa hoje!




O PAX RALLY COMEÇA HOJE

1ª ETAPA


Lisboa-Castelo Branco: viagem ao centro da cidade


A etapa que sai do Parque Eduardo VII é de sentido único, em direcção à Beira Baixa, terminando este primeiro compromisso em plena capital de distrito, bem no centro de Castelo Branco.

A jornada inicia-se com um percurso de ligação a rondar a centena e meia de quilómetros, transportando-se os concorrentes para lá do rio Tejo, já nas franjas da Beira Baixa, onde enfrentarão, então, a etapa especial, numa distância que terá cerca de 220 quilómetros.

A especial será disputada já em zona montanhosa, florestal, em percurso sinuoso, entre montes e vales, com passagens pelos concelhos de Mação, Vila do Rei e Oleiros.
Os concorrentes correrão por zonas de vegetação diversificada, entre arbustos e arvoredo, com predominância para o pinheiro, a oliveira, o sobreiro e o eucalipto.

Mesmo com alguma variação, o solo é maioritariamente constituído por xisto, por vezes argiloso, sendo, igualmente de relevar na paisagem envolvente o número elevado de zonas aquáticas e cursos de água, entre riachos, ribeiros e cascatas, com brilho especial para o Rio Zêzere e a Barragem de Castelo do Bode.

Como acima se refere, a etapa, após a exigência de uma especial que satisfará pilotos e público, já em percurso de ligação, termina com um controlo de passagem no centro da cidade onde nasceu a Escuderia de Castelo Branco, parceiro organizativo que, pela sua disponibilidade e competência, leva até às suas origens uma grande prova de TT.

Pelo núcleo albicastrense pernoitará a caravana do Pax Rally 2008, com o Parque de Assistência Fechado.

Mesmo que os concorrentes tenham poucas hipóteses de uma visita com pormenor, Castelo Branco é uma daquelas cidades em que a história tem presença marcante.

O brilhante Jardim do Paço Episcopal (de 1725), o Parque da Cidade, o Castelo dos Templários e o Museu Francisco Tavares Proença Jr., sedeado no antigo Paço Episcopal e rico em peças arqueológicas, tapeçarias, numismática e pintura quinhentista, são pérolas a não perder nesta urbe do centro do país.

É daqui que sairá a segunda etapa do Pax Rally 2008, com os concorrentes a rumarem para a planície ribatejana, até à chegada a Benavente.

No total, serão 450 quilómetros, com a especial a superar o percurso de ligação, já que terá uma extensão de 230 quilómetros.

Após a saída do terreno albicastrense, a caravana irá atacar um percurso de retorno mais junto à raia de Espanha, igualmente por terrenos a exigirem capacidades e estilos diversificados de condução, algo à imagem do cenário que rodeará os pilotos.

Melhor exemplo dessa variedade é o que se passa pela zona da Idanha, região em que o quartzo e o granito preenchem solos diversificados, entre planície e montanha, e onde carvalho, oliveira, azinheira e sobreiro dominam.

Uma paisagem atraente, rica e variada, com nichos naturais de excepção, onde vive uma fauna rica e protegida.

Lobos, javalis, veados, raposos, grifos, águias ou garças-reais estão em sua casa, por obra de um habitat de excepção.

Em plena continuidade deste panorama, seja na fauna, na flora ou na componente geográfica pura, mesmo em plena zona do Tejo Internacional, com as suas célebres Portas do Ródão, o Pax Rally transporta, então, os seus elementos pela região de Vila Velha do Ródão.
Em plena transição para o Alto Alentejo, uma chamada de atenção para a herança histórica do concelho de Vila Velha do Ródão, possuidor de marcas arqueológicas de grande valor, em períodos como o pré-histórico, romano ou medieval.

O Tejo aglutina e separa, com passagem para o concelho de Nisa – outra terra cheia de vestígios da história – e dá-se entrada no Alto Alentejo.

Altera-se o que a vista absorve e parte-se para outros terrenos.
Que agora são de Gavião, um espaço de encontros, onde se cruzam caminhos e gentes, com a cultura e costumes de Alentejo, Beira e Ribatejo nos horizontes.

Seja um " Turista 5 Estrelas"





O PEOPLE+ARTS EMITE
O GUIA DE VIAGENS DE LUXO
“TURISTA 5 ESTRELAS”




As férias mais requintadas são uma realidade em “Turista 5 Estrelas”, a série do People+Arts que descobre os hotéis mais fascinantes do mundo.


Frequentados por ricos e famosos, estes estabelecimentos transcendem o conceito “cinco estrelas” para oferecer uma definição do prazer baseada na distinção e numa encantadora extravagância.
Pela mão do escritor especialista em viagens Angus Fontaine, “Turista 5 Estrelas” revela destinos e alojamentos fabulosos que, ainda que não estejam ao alcance dos nossos bolsos, permitem que nos deleitemos a partir de nossa casa com as suas magníficas ofertas já que o segredo da série não está apenas no luxo, mas também na originalidade das propostas.
Assim, desde um castelo irlandês do século XIII até o melhor hotel do mundo no Dubai, a série viaja por todos os continentes em busca de um toque de originalidade, mais além de uma determinada categoria.
Produzida pela Discovery Networks, “Turista 5 Estrelas” estará em antena aos sábados e domingos, às 17h35.

Episódio 1 – Ashford Castle, Irlanda

Alojamento favorito de celebridades de todo o mundo, o Ashford Castle está situado na costa de Lough Corrib.

Construído no século XIII, de estilo normando, passou por várias remodelações ao longo dos séculos que lhe deram o seu magnífico aspecto actual.

O edifício central do castelo, de estilo francês, foi erigido no século XVIII por Lord Ardilaun e em 1852 converteu-se na residência dos proprietários da cerveja Guinness.

Uma vez transformado em hotel, passou a atrair a atenção de distintos e populares viajantes, fonte de inumeráveis anedotas e histórias, que serão desvendadas neste episódio.


Episódio 2 – Blanket Bay Nova Zelândia

Com todo o saber e sofisticação dos melhores refúgios de montanha, Blanket Bay, na Nova Zelândia, é um paraíso de paz e tranquilidade reservado aos viajantes mais privilegiados.

O actor Sir Ian McKellan, hóspede habitual durante a rodagem da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, chegou a defini-lo como “o melhor destino do mundo”.

Situado num enclave remoto, na ilha sul da Nova Zelândia, é construído em pedra e todos os aposentos dispõem de formosas vistas para o lago e para as montanhas.

Mas apesar de tudo isso, a grande vantagem do Blanket Bay não é apenas o luxo, e sim tudo o que se pode fazer neste lugar.

Episódio 3 – Hayman Island, Austrália

O Hayman Island é um dos melhores resorts do mundo, mas a 3.500 dólares o quarto está claro que o “éden” tem um preço...
Situado numa ilha paradisíaca, muito próximo da grande barreira de coral, reflecte luxo por dentro e por fora do edifício, albergando uma colecção de arte avaliada em 20 milhões de dólares, jardins decorados por 7 milhões de dólares, artesanato avaliado também em 20 milhões e várias piscinas com capacidade total para sete milhões de litros de água.

Com uma impressionante colecção de vinhos, conta além disso com 50 “chefs” de prestígio que têm a seu cargo a prepararação de sofisticados menus.

Angus Fontaine revela-nos este enclave onde tudo é superlativo.

Episódio 4 – Hotel Burj Al Arab, Dubai

O Burj Al Arab é o único hotel do mundo com sete estrelas.

Convertido numa referência internacional, o hotel assemelha-se a uma vela de barco de 321 metros que se abre sobre o Golfo Arábico numa ilha artificial moldada pela mão do homem.

O hotel está ligado a terra firme através de uma auto-estrada e está a 280 metros da praia.

O serviço individual e as atenções superam todos os standards conhecidos: uma recepção privada em cada piso e serviços de mordomo para cada suite.
O Burj Al Arab alberga ainda seis restaurantes de luxo.

Episódio 5 – Regent Seven Seas Cruise

O único barco de cruzeiro do mundo que apenas dispõe de suites privadas, todas com terraço próprio, é o Regent Seven Seas.

O grupo editorial Conde Nast elegeu-o como o barco com melhor serviço de tripulação e restaurante do mundo.

Angus Fontaine cruza o Mediterrâneo a bordo deste magnífico hotel flutuante, ao mesmo tempo que visita todos os seus recantos.

Equipado com novos motores que minimizam o ruído e a vibração, oferece vistas fantásticas de todos os quartos e ainda mordomos privados, que servem as 88 suites “premium”.

Episódio 6 – Silky Oaks Lodge, Austrália
Silky Oaks oferece uma experiência de cinco estrelas em plena selva.

Situado no coração do bosque mais antigo do mundo, o Daintree, o hotel é na realidade um complexo de casas, tanto de rio como de árvore, construídas no interior deste coração verde.

Em conjunto com a aposta pela natureza mais selvagem, o Silky Oaks dispõe de todas as comodidades modernas de um hotel de cidade.

Aqui, a distinção é marcada pela paisagem e pela experiência.

Angus Fontaine desfruta neste episódio de uma relação privilegiada com este lugar único, que poderá desfrutar na companhia de guias aborígenes, especialistas em crocodilos e excursões exclusivas em helicóptero ao Grand Canyon australiano e à ilha privada da barreira de coral. Pelo caminho, Fontaine conseguirá carne de tartaruga com a qual irá pôr à prova o chefe de cozinha do hotel.