quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Carlos Fiolhais convidado do TAGV

Os livros ardem mal
3 de Novembro às 18h00
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra

Convidado Carlos Fiolhais


Com a participação de António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano
Co-organização: TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra Apoios Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, Edições Asa, Livros Cotovia, Fim de Século, Livros Horizonte, Círculo de Leitores (Temas e Debates), Editorial Caminho, 90º editora, A Esfera dos livros, Editorial Presença, Publicações Europa-América, Alêtheia Editores, Editora Húmus, Esfera do Caos, Instituto de Ciências Sociais, Edições Chimpanzé Intelectual, Gradiva, Planeta Tangerina, Sextante Editora, Cavalo de Ferro e Deriva Edições
Produção TAGV
Entrada Livre
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República _ 3000-343 Coimbra
Tel.: +351 239 855630 _ Fax: +351 239 855637
E-mail:
teatro@tagv.uc.pt; Url: www.uc.pt/tagv; Blog: http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

Concertos pedagógicos pela Orquestra Clássica do Centro

Concertos pedagógicos
2,9 e 15 de Novembro - Coimbra

2 de Novembro às 11h00
Quarteto de Cordas
Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra (Pavilhão Centro de Portugal)
9 de Novembro às 11h00
Quarteto de Sopros
(Pavilhão Centro de Portugal)
15 de Novembro às 16h00
A Grande Orquestra (no Pavilhão Multidesportos)
Entrada gratuita
Público-alvo: infanto-juvenil _ escolar _ famílias
Co-organização: Orquestra Clássica do Centro; Câmara Municipal de Coimbra
Apoio: “Águas de Coimbra”
Informações: 916994160

Ciclo “As Quintas do Festival”

Festival de Música de Coimbra
"As Quintas do Festival"
Recital de contrabaixo e piano às 21h30

Casa da Cultura - Coimbra

Recital de Contrabaixo e Piano
Obras de Schubert, Bottesini, Massenet, Monti

Joel Azevedo, contrabaixo
Isolda Crespi, piano
ACESSO GRATUITO
Informações: www.adarte.com.pt; www.cm-coimbra.pt

Dead Combo em tournée

Dead Combo em tournée
Apresentação do disco
“Lusitânia Playboys”

1 de Novembro às 21h30 – CAEP – Portalegre
8 de Novembro às 21h30 – Teatro Viriato – Viseu
14 de Novembro às 23h00 – ZDB – Lisboa
19 de Dezembro às 21h30 – Teatro Municipal – Guarda
Informações : Let Start A Fire ; www.letstartafire.com ; raquellains@letstartafire.com

Cinema de animação asiático no Museu do Oriente


Cinema de animação asiático em Lisboa



O Museu do Oriente exibe no dia 2 de Novembro, a partir das 15h00, os filmes Soeyoun e O Expresso da Galáxia, numa sessão que mostra o melhor da animação asiática.

A curta-metragem do realizador coreano Jin-Man Kim, Soeyoun, utiliza a técnica da animação de marionetas, plasticina e objectos, para retratar a história de uma cidade cuja floresta mais próxima liberta dióxido de carbono em vez de consumi-lo.
Os cientistas descobriram que a poluição do ar piorou significativamente devido a este fenómeno, que provocou um aumento anormal da temperatura, e que as árvores alteraram o seu sistema interno para se adaptarem às novas condições.


Consequentemente, a cadeia alimentar começa a sofrer alterações, invertendo ciclos.


O Expresso da Galáxia, uma longa-metragem de 1979, do japonês Taro Rin, transporta o espectador para uma viagem, sem fim, até às estrelas.


Acompanhando Tetsuro, um aventureiro que busca a realização dos seus sonhos, e guiado por Matael, o público terá a oportunidade de visitar novos e emocionantes planetas, conhecer personagens extraordinárias e enfrentar terríveis vilões.

Concertos FNAC Fórum Coimbra - 1 a 7 de Novembro

Concertos FNAC Fórum Coimbra
1 a 7 de Novembro

Nuno Rancho
Unready Demo
01 de Novembro às 22h00

Unready Demo é uma viagem tranquila por sonoridades que passam por referências como Andrew Bird, Radiohead, Rufus Wainwright ou Damien Rice. Nuno Rancho, músico oriundo de Leiria, apresenta uma voz harmoniosa e melódica, independentemente dos estilos. A aventura a solo é um complemento e um passo à frente em relação à sua estreia como Wheelchair e às bandas Kyoto ou Ti Maria. Not For Sale e Under Bullet Rain são dois bons exemplos da consistência deste projecto.

Chapa
Outro Dia
02 de Novembro às 17h00
Os Chapa, banda composta pelos irmãos Fagundes, afirmam-se como uma das revelações mais entusiasmantes da música brasileira. Felipe (bateria), Diego (teclado e voz) e Marcos (voz e guitarra) são oriundos de Bagé, no Rio Grande do Sul, onde cresceram a aprender a tocar. Outro Dia foi composto e gravado pelos três, sendo constituído por onze músicas que revelam um raciocínio melódico raro. O novo trabalho serve de pretexto para uma nova aproximação ao público português.


Autoramas
Teletransporte
04 de Novembro às 22h00
Autoramas surgiram em 1997 quando Gabriel Thomaz (guitarrista e vocalista) se mudou para o Rio de Janeiro e, juntamente com Bacalhau (baterista) e Simone (baixista), começou a fazer um som baptizado como Rock Para Dançar - uma mistura da Surf Music dos anos 60, New Wave dos anos 80, com influências da Jovem Guarda e a energia do Punk Rock. Teletransporte é um disco mais heterogéneo e ousado e marca a entrada de Flávia Couri em substituição de Simone. O tema A 300 km/h estreou-se no Top 10 do MTV Overdrive.

Cordis
Piano e Guitarra Portuguesa
07 de Novembro às 22h00
Cordis é o nome do mais recente trabalho em que o piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa se cruzam com paixão e intensidade, mostrando, através de uma nova abordagem estética, facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra. Desta forma, os dois instrumentos fundem-se num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores.
Informações
Fnac Forum Coimbra
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Museu do Oriente abre Oficina de Origami




Papel transformado em arte



Aprender a arte de dobrar papel, transformando uma simples folha nas mais variadas figuras, é a sugestão do Museu do Oriente para entreter todos os interessados no dia 1 de Novembro, sábado, a partir das 14h00, com o ateliê de Origami.
Organizada em colaboração com a Licenciatura de Estudos Orientais, da Universidade do Minho, e com a duração de 50 minutos, destinada a maiores de dez anos, a oficina de Origami (palavra que tem origem no japonês (“ori”, dobrar, e “kami”, papel), permite a todos os participantes exercitarem a capacidade de imaginação simétrica e multidimensional.
A técnica, característica do Japão mas que se tornou popular em todo o Oriente, possibilita, ainda, estimular a concentração e a disciplina de todos quantos a praticam.



Oficina de Origami
1 de Novembro - Sábado
14h00-17h00 (três sessões de 50 minutos cada. Intervalos de 15 minutos entre cada sessão.)

Colóquio no Museu do Oriente sobre Tomás Pereira



A vida e a obra de Tomás Pereira na China

A Fundação Oriente assinala o 3.º centenário da morte de Tomás Pereira, o jesuíta português responsável pelo encontro cultural entre o Ocidente e a China, com o colóquio “Na luz e na sombra de um imperador”, que se realiza de 10 a 12 de Novembro, no Museu do Oriente.
Através de uma perspectiva interdisciplinar, o encontro tem por objectivo revisitar o percurso de Tomás Pereira no contexto da Missão da China, da política chinesa e da cultura da corte do seu tempo, nomeadamente, a sua relação pessoal, única e privilegiada com o imperador Kangxi.
Tomás Pereira trabalhou para a corte chinesa durante mais de trinta anos (1673-1708), onde se impôs como um músico inovador e um hábil mediador das relações sino-russas, tendo sido o principal responsável pelo tratado que delimitou a fronteira entre a China e a Rússia.
O jesuíta ocupou interinamente o cargo de prefeito do Tribunal das Matemáticas e assumiu o papel de efectivo representante e protector da Missão Cristã na Corte Imperial, a ele se devendo o Édito Imperial de Tolerância do Cristianismo na China.
É, ainda, autor de um tratado sobre música europeia, traduzido para chinês e é considerado o introdutor da música europeia na China, responsável pela criação dos nomes chineses para os termos técnicos musicais do Ocidente, muitos dos quais, utilizados ainda hoje.



Nascido em 1645, no Minho, Tomás Pereira integrou a Companhia de Jesus em 1663 e, três anos depois, partiu para o Oriente, acabando por morrer na China.
“Na luz e na sombra de um imperador – Tomás Pereira, S. J. (1645-1708), o imperador Kangxi e a missão jesuíta na China”, é uma iniciativa conjunta com o Instituto Ricci de Macau, o Instituto do Oriente – ISCSP-UTL e o Centro de História das Ciências (FC-UL), e será, posteriormente, continuado em Macau.

Fins de Semana com dose dupla no Sony Entertainment Television



OS HOMENS DO PRESIDENTE E INVESTIGAÇÃO MÉDICA:
DOSE DUPLA AOS FINS-DE-SEMANA
NO SONY ENTERTAINMENT TELEVISION


O Sony Entertainment Television propõe uma nova forma de ver as suas séries favoritas aos sábados e domingos a partir das 20h00, com a emissão de episódios duplos.

Aos sábados a partir das 20h00, o Sony Entertainment Television exibe dois episódios da 7ª temporada de Os Homens do Presidente.

Aos domingos a partir das 20h00, o Sony transmite 2 episódios de Investigação Médica. Séries de grande qualidade para apreciar em dose dupla!

OS HOMENS DO PRESIDENTE




Criada por Aaron Sorkin (Uma Questão de Honra) e produzida por Josh Wells (ER Serviço de Urgência, China Beach), Christopher Misiano (ER Serviço de Urgência, Turnos de Risco) e Alex Graves (Sports Night), tornou-se numa das séries mais emblemáticas dos últimos anos.
A trama da 7ª temporada deu uma volta de 180º. Depois de quase oito anos, durante os quais o protagonista Josiah Bartlet (Martin Sheen) ostentou a presidência da nação mais poderosa do Mundo, chegou o momento de pôr um ponto final no seu mandato.



Como se dará esta transição e a nova batalha política de sucessão à Casa Branca entre o candidato republicano, o Senador da Califórnia Arnold Vinick (Alan Alda – M.A.S.H., ER Serviço de Urgência), e o congressista democrata de Houston Mattew Santos (Jimmy Smits, vencedor de um Emmy Award e de um Golden Globe), são os ingredientes centrais da actividade política norte-americana nesta última temporada.
Depois do ataque cardíaco sofrido pelo conselheiro pessoal do presidente, Leo McGarry (John Spencer), na 6ª temporada, este decide começar a trabalhar na candidatura à vice-presidência de Santos (Jimmy Smits).
Josh Lyman (Bradley Whitford) é o chefe da campanha eleitoral, que procura as soluções para conduzir Santos aos seus objectivos, tal como já vinha a ocorrer desde a 6ª temporada, mas agora de forma mais incisiva e com uma nova perspectiva.


Por outro lado, o conhecido chefe de estratégia e assessor do vice-presidente Will Bailey (Joshua Malina) e a ajudante de Josh, Donna Moss (Janel Molones), têm outras ocupações: depois de serem retirados da campanha à vice-presidência de Bartlet, ganham mais protagonismo preparando novos desafios para as novas eleições.
A assistente pessoal do presidente, C.J. Cregg (Allison Janney, vencedora de um Emmy), recentemente promovida, e o director de comunicação, Toby Ziegler (Richard Schiff, galardoado com outro Emmy), perseguem novos objectivos e tratam de diversos temas de grande peso político.


Emissão: Sábados a partir das 20h00
Realização: vários
Intérpretes: Martin Sheen, Alan Alda, Allison Janney, John Spencer, Jimmy Smits



INVESTIGAÇÃO MÉDICA



Investigação Médica, uma produção da NBC Universal Studios e da Paramount Pictures Corporation, é uma série dramática sobre uma equipa de médicos altamente especializados que trabalham para o National Institutes of Health (NIH - Instituto Nacional de Saúde) e são chamados para resolver casos clínicos raros e invulgares um pouco por todo o Mundo.
À frente desta equipa de médicos e cientistas está o Dr. Stephen Connor (Neal McDonough), um cientista excepcional que trabalha arduamente para salvar o Mundo das epidemias, enquanto enfrenta os conflitos associados ao seu trabalho e os desafios inerentes ao seu papel de pai recém divorciado e com um filho pequeno.


A trabalhar com o Dr. Connor está a Dra. Natalie Durant (Kelli Williams), uma patologista e epidemologista; Frank Powell (Troy Winbush), um toxicologista; Eva Rossi (Anna Belknap), a jovem e ambiciosa assessora de imprensa; e o Dr. Miles McCabe (Christopher Gorham), o novato da equipa, sempre ansioso por impressionar o chefe.


Esta impressionante equipa não só irá resolver os mistérios com que se depara como vai mesmo salvar muitas vidas.

O Instituto Nacional de Saúde, centro de pesquisa médica líder mundial no último século, tem estado sempre na linha da frente na prevenção das doenças e diversas epidemias, diagnósticos e cura de doenças raras.


Esta série intensa não procura quem provocou os danos, mas sim as causas das potenciais epidemias, à medida que vai seguindo a equipa do Instituto Nacional de Saúde na sua luta contínua para resolver e prevenir doenças.
A primeira temporada começou em Nova Iorque, cidade à qual o Dr. Connor e a sua equipa são chamados e onde várias pessoas sofreram colapsos e ficaram azuis.


Connor, Durant e Powell tentam descobrir a fonte deste vírus mortal e Rossi usa de todos os seus recursos como assessora de imprensa para tentar deter o pânico do público, espalhado pelos jornais.


Emissão: Domingos a partir das 20h00
Intérpretes: Neal McDonough, Kelli Williams, Troy Winbush, Anna Belknap, Christopher Gorham

Curso de Língua e Cultura Chinesa no Museu do Oriente


Museu do Oriente divulga cultura chinesa


O Museu do Oriente promove um curso de introdução ao estudo da Língua e Cultura chinesa, entre 11 de Outubro de 2008 e 4 de Julho de 2009, coordenado por Maria Trigoso, docente e investigadora do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa.

O objectivo do curso é apresentar a cultura chinesa e suscitar o interesse pelas questões, tanto teóricas como metodológicas, que se colocam ao seu estudo, sobretudo as que advêm das abordagens feitas a partir de uma perspectiva ocidental.

A diversidade de temas abordados oferece aos participantes uma visão abrangente da cultura chinesa enquanto processo em permanente mutação, ao longo do tempo (China Antiga, China Clássica, China Moderna) e do espaço (sociedade chinesa, sociedade taiwanesa e sociedades diaspóricas, nomeadamente a portuguesa).

O carácter introdutório do curso torna-o adequado a pessoas sem qualquer contacto anterior com as línguas e culturas chinesas, enquanto que a metodologia, assente na problematização dos tópicos, da História e dos pressupostos culturais da sinologia, converte-o num espaço de reflexão e debate para todos quantos já trabalham ou gostariam de vir a trabalhar esta temática.


“Que é a China e como estudá-la?”

Curso de Introdução ao Estudo da Língua e Cultura Chinesa

Duração: 11 de Outubro de 2008 a 4 de Julho de 2009

Datas: 11 de Outubro,8 e 29 de Novembro,10 de Janeiro,7 de Fevereiro,7 de Março,4 de Abril,9 de Maio,6 de Junho e4 de Julho

Horário: Sessão mensal de três horas, das 10h00 às 13h00

Local: Piso 4

Preço: € 175,00

Público-alvo: Adultos

Número de participantes: mínimo 25, máximo 30

Coordenadora: Maria Trigoso, docente e investigadora nas áreas da língua e cultura chinesas, no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa

Actividade sujeita a inscrição

Museu do OrienteAvenida Brasília

Doca de Alcântara (Norte)1350-362 LisboaTel.: 213 585 200

Patrícia Barber no Teatro Camões


Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre apresenta música de jovens para todos


Os Factor C nasceram da vontade que João Delicado (guitarra ritmo) e Hugo “Bazula” (voz e baixo) tiveram em formar uma banda, numa noite banal, no verão de 2007.
Depois dos primeiros ensaios, com o companheiro de lides Daniel André, baterista emérito, as primeiras composições nasceram: “É desta”, “Medo (Está dentro de mim)” e “Tédio”, sendo o punk-rock cantado em português a premissa que caracteriza a base da banda, sempre com largas influências que inspiram e emprestam à sonoridade pequenas particularidades que ajudam a criar um som muito próprio, tudo sempre subordinado ás fortes letras ora de cariz mais pessoal ora de apurada crítica social.
Continuando a faltar um elemento a escolha recaiu em Nuno Alegria (guitarra solo), e o muito esperado primeiro concerto deu-se no bar "Carpe Diem", onde a energia visceral do grupo mostrou bem as suas potencialidades.
Os Factor C apresentam-se no CAEP com muita vontade de mostrar a sua música por Portugal e por desbravar outros territórios, e ainda com um novo Factor de peso, o Factor B, de Bruno Azeitona, Baixista de raiz e já um veterano nas lides musicais, com inúmeros projectos atrás de si (An_Der_Skor_, S-Cape, Jelly Roll Blues Band, etc).

Norte chega ao Oriente através da Música


Sonoridades nórdicas no Oriente


O Museu do Oriente apresenta o projecto finlandês Kluster, composto pelo acordeonista Kimmo Pohjonen e o percussionista Juuso Hannukainen, num concerto a não perder, no dia 1 de Novembro, às 21h30.


Kimmo Pohjonen Kluster, criado em 2001 pelo músico finlandês e pelo mestre do sampling Samuli Kosminen, transporta a música do acordeão para um novo e inexplorado território, criando uma espiral de música multidimensional.


Todos os samplers reproduzidos em palco resultam do acordeão e da voz de Pohjonen, com a missão de elevar as capacidades, o som, o alcance, a execução e a experiência do acordeão a níveis nunca antes atingidos, vistos ou ouvidos.


O acordeão, a voz, os efeitos, o som surround, e o jogo de luzes, combinam-se e resultam num espectáculo único e fascinante.


Kimmo Pohjonen é um dos mais respeitados e requisitados músicos da Finlândia tendo adquirido, ao longo de três décadas, experiência no rock e folk, no teatro, na dança, e em agrupamentos de música clássica, de improviso e avant-garde.


Juuso Hannukainen, conhecido do grande público por integrar o projecto Don Johnson Big Band, é um dos mais conceituados músicos finlandeses da actualidade por atingir novas sonoridades e uma dimensão única no mundo da percussão, fruto de um percurso em que foi experimentando com efeitos electrónicos, samplers e instrumentos acústicos.


Kluster, no Museu do Oriente, promete conquistar o público através de uma viagem pelo país dos mil lagos.

Exposição no Hospital de Sant'Ana


O Pilhão já está à sua disposição




Mega Pilhão “aterra” em Lisboa




A Ecopilhas, entidade responsável pela gestão da recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados, inaugurou hoje o Mega Pilhão na Praça da Figueira em Lisboa, um projecto que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

O evento de inauguração contou com a presença de várias individualidades ligadas ao projecto, entre elas o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Marcos Perestrello.

Noite de Horrores! Dia 31, a noite das Bruxas!







A NOITE DAS BRUXAS ESPERA-O
NÃO FALTE A ESTA NOITE DE HORRORES!

As histórias da nossa História na Byblos


TERTÚLIA Byblos
31 Outubro, 18h30
José Jorge Letria; Fernando Campos e Miguel Real (coordenação)
Romance Histórico


As nossas histórias, ou as histórias da nossa História. Ficção da realidade ou realidade que se conta de forma ficcionada, o romance histórico é um género que cada vez tem mais leitores. Entre o documento e a criação, entre o passado e o presente, um elo de ligação que apaixona e polemiza.

Este foi o tema do primeiro módulo da Tertúlia Byblos, coordenado por Miguel Real, que começou passado dia 10 de Outubro, com a presença dos escritores João Aguiar e Sérgio Luís de Carvalho.

Amanhã, 6ª feira, 31, pelas 18h30, dois nomes maiores da literatura portuguesa, José Jorge Letria e Fernando Campos, juntam-se para falar sobre a forma como encaram e produzem uma escrita própria na área do romance histórico.

Júlia Nery e Pedro Almeida Vieira fecham o primeiro capítulo desta Tertúlia, dedicado ao Romance Histórico, a 8 de Novembro, pelas 18h30.

A TERTÚLIA Byblos continua com um novo módulo Repensar Portugal: Ensaio e Romance Pós 25 de Abril, com duas sessões conduzidas pela Prof. Maria das Graças Moreira de Sá, nos dias 21 e 28 de Novembro, às 18h30.

A Tertúlia Byblos, para que todos estão convidados (entrada livre, por inscrição, até ao limite da lotação disponível), tem a coordenação geral de Annabela Rita, envolvendo várias instituições ligadas à escrita e à investigação universitária nos campos literário, cultural e artístico.

Promovendo o diálogo entre diferentes áreas disciplinares através de representantes seus, esta é a tertúlia que queremos efectivamente trazer até à Byblos: temas e obras provocando conversas em encontros que desejam ser um verdadeiro convívio entre escritores, investigadores e público. Com nomes consagrados da cultura portuguesa, mas também com jovens autores.

Até Julho próximo, a Tertúlia Byblos organizar-se-á como um ciclo feito de módulos temáticos que se interligam, cada um deles apresentado por um coordenador, que convidará um ou mais protagonistas para as diferentes sessões. Do romance histórico à literatura de viagens, dos mitos fundadores ao futuro da língua portuguesa e à lusofonia.

Em contra-luz relativamente à cultura portuguesa, em ciclos mensais, outras culturas serão convocadas, favorecendo a reflexão e o debate sobre identidade e alteridade.

Dando espaço privilegiado às letras do Brasil, de Angola, Moçambique, entre outros países de expressão lusa, para além de outras literaturas que mereceram programas especiais na Byblos, como os já previstos sobre os autores norte-americanos e franceses.

Já nas lojas o melhor de Quim Barreiros, vol.3


As apresentações são já desnecessárias quando falamos de Quim Barreiros.
Com uma carreira assente em inúmeros sucessos, Quim Barreiros é hoje uma presença obrigatória em qualquer festa e romaria.
De personalidade forte, sorriso malicioso e um humor contagiante, Quim Barreiros arrasta multidões, sendo mesmo considerado o “rei das Queimas das Fitas”, tal é obrigatória a sua presença nestes eventos académicos.
“Quim Barreiros - O melhor vol.3” é uma compilação de 15 temas, a 3ª já editada, na qual podemos encontrar alguns dos maiores sucessos deste cantor de excepção, tais como: “Marcha da malta do Carvalho”, “Ela estava contusa”, “Ser bombeiro”, “Malhão dos Santinhos” ou ainda “O grilinho (cri-cri)” e “Bochecha inchada” entre outros.
“Quim Barreiros - O melhor vol.3” é um cd fundamental para passar uns momentos bem divertidos!