segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Coimbra adere às Jornadas Europeias do Património

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
“no património… ACONTECE”
26, 27 e 28 Setembro
Coimbra


Câmara Municipal de Coimbra promove iniciativas de acesso gratuito.
O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) promove, anualmente, as Jornadas Europeias do Património que, em Portugal, se celebram nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. O tema eleito para o ano em curso é “no património… ACONTECE.
Sexta-feira - 26 de Setembro - 10h00
Igreja de Santo António dos Olivais (com Sacristia e Capela de Santo António); Centro de Estudos de Santo António
Percurso temático SANTO ANTÓNIO
Descrição Percurso pedonal. Visita guiada que tem como tema base a vida e obra de Santo António.
Público alvo Geral
Inscrições 239 702 630 - Participantes (nº mínimo: 6; nº máximo: 35);
Ponto de encontro: Escadaria de Santo António dos Olivais.
Dia 26 - 10h00, 11h00 e 12h00
Galeria do Turismo _ Colecção Louzã Henriques
Ateliê "1 Som ♪♫ 1 Segredo!"
Descrição Ouvidos bem atentos e olhos bem despertos! Vem descobrir a exposição de Cordofones na Colecção Louzã Henriques.
Público alvo Escolar -Jardim de Infância (4-5 anos)
Inscrições 239 840 754 - Participantes (nº mínimo: 5; nº máximo: 15)
Dia 26 - 14h00, 15h00 e 16h00
Galeria do Turismo _ Colecção Louzã Henriques
Ateliê "1, 2, 3, Som outra Vez!"
Descrição Diferentes cores, formas e materiais! Carapaças de tartaruga, cabaças e outros animais! Descobre os Segredos da exposição de Cordofones na Colecção Louzã Henriques.
Público alvo Escolar - 1º Ciclo EB e ATL’s (6-10 anos)
Inscrições 239 840 754 - Participantes (nº mínimo: 5; nº máximo: 15)
Dia 26 - 14h30
Panteão Nacional - Igreja de Santa Cruz (com Sacristia, Sala do Capítulo, Claustro e Exposição de Arte Sacra “Memórias de Santa Cruz”)
Percurso temático PANTEÃO NACIONAL
Descrição Esta acção pretende consolidar o elo de ligação entre a população e a história da cidade, das instituições e do país, dando a conhecer a vida dos dois primeiros reis de Portugal - D. Afonso Henriques e D. Sancho I - e o património artístico e arquitectónico que envolve o Mosteiro de Santa Cruz.
Público alvo Geral e escolar (todos os níveis de ensino)
Inscrições 239702630 – Participantes (nº mínimo: 6; nº máximo: 25).
Ponto de encontro: Igreja de Santa Cruz.
Dia 26 - 14h30 e 16h00
Locais de referência da ligação de Miguel Torga a Coimbra (Consultório/ Memorial Miguel Torga/ Colégio da Estrada da Beira/ Universidade/ Liceu José Falcão aos Arcos do Jardim; Casa-Museu Miguel Torga.
Percurso temático MIGUEL TORGA
Visita guiada / leitura de extractos da obra literária de Miguel Torga
Descrição Percurso em viatura cedida pelo Município. Projecto que permite o contacto com os locais de referência que marcaram a relação de Miguel Torga com a cidade de Coimbra, havendo oportunidade à leitura de extractos de textos torguianos, sobretudo, dos que o ligam à sua vivência em Coimbra. Visita à Casa-Museu Miguel Torga, onde o médico e escritor viveu durante 40 anos.
Público alvo Geral e escolar (todos os níveis de ensino)
Inscrições para percurso temático: 239702630

Ponto de Encontro: Largo da Portagem (junto ao consultório de Torga).
Sábado dia 27 de Setembro - 10h00
Convento de Santa Clara-a-Nova (com Igreja, Sacristia, Coro-baixo e Claustro)
Percurso temático RAINHA SANTA ISABEL
Descrição Percurso pedonal. Visita ao Convento de Santa Clara-a-Nova com explanação de uma resenha histórico-artística do monumento, assim como um breve apontamento histórico sobre as Ordens Mendicantes, em especial as de São Francisco e de Santa Clara, e sua divulgação pelo Mundo, nomeadamente, em Coimbra.
Público alvo Geral
Inscrições 239702630 - Participantes: (nº mínimo: 6; nº máximo: 35).
Ponto de encontro: Terreiro do Convento de Santa Clara-a-Nova.
Dia 27 - das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
Galeria do Turismo _ Colecção Louzã Henriques
Oficina pedagógica: Puzzle _ "Atlas dos Sons!"
Descrição Partindo da observação da exposição de Cordofones na Colecção Louzã Henriques, em contexto de família, o público infanto-juvenil tem à sua disposição uma actividade lúdica de apreensão de conhecimentos mas apresentada numa vertente lúdica. Estarão disponíveis fichas pedagógicas que facilitam a leitura da exposição.
Público alvo Infanto-juvenil (4-10 anos) e famílias
Inscrições 239 840 754
Dia 27 - 21h30
Praça 8 de Maio
Espectáculo: Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra
Público alvo Geral
Informações 239702630
Domingo - dia 28 – 10h30
Vários Locais: Ponte de Santa Clara, Parque Dr. Manuel Braga, Parque Verde do Mondego, Ponte Pedonal Pedro e Inês, Pavilhão Centro de Portugal, Zona envolvente do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Percurso temático COIMBRA CONTEMPORÂNEA
Descrição Percurso pedonal. Baseado em várias obras de autores de reconhecido mérito nacional e internacional, pretende-se divulgar o património da cidade, com relevo para o que de mais inovador e contemporâneo se vai inscrevendo na malha urbana. O percurso propõe uma visita por vários pontos de interesse, de autoria de: Edgar Cardoso, Jacinto de Matos, Camilo Cortesão, Cecil Balmond, Adão da Fonseca, Siza Vieira, Souto Moura e Gonçalo Byrne.
Público alvo Geral e escolar (universitário)
Inscrições 239 840 754 - Participantes: (nº mínimo: 5; nº máximo: 20).
Ponto de encontro: junto ao cais de embarque do “Basófias”.
Todas as iniciativas são de acesso gratuito.
Informações
Casa Municipal da Cultura; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Direito de Resposta Stock & Fashion Market

Depois da noticía publicada no passado dia 12 recebemos uma comunicação refrente ao trabalho dificultado do nosso fotografo.
Concordando ou não com o Hardmusica publica todos os comentários, respostas ou desagrados refrentes a qualquer notícia publicada. Por ese motivo transcrevemos, na íntegra, o que recebemos de desagrado à nossa notícia.

"No seguimento da notícia apresentada no vosso blog “Hardmusica.com” acerca do evento “Stock & Fashion Market” cumpre-me, na qualidade de representante da Associação Empresarial do Concelho de Cascais, prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Não corresponde à verdade que o vosso fotógrafo tenha sido impedido de fazer o seu trabalho em condições;
2. Pretendeu o vosso fotógrafo aceder à zona técnica que se encontrava devidamente delimitada e vedada por baias de segurança, a qual era da exclusiva responsabilidade da empresa produtora do evento, a Animagest;
3. No espaço em questão, funcionava toda a “reggie” de controlo de luz e som para além da sua própria equipa de filmagem e fotografia;
4. Entenderam os técnicos da Animagest não permitir a entrada nesse local de qualquer pessoa estranha à sua organização;
5. Esse facto foi devidamente explicado ao vosso fotógrafo, o qual visivelmente exaltado e assumindo uma postura muito pouco dignificante para um profissional, continuou a insistir;
6. Dada a insistência, colaboradoras da AECC solicitaram à Animagest a entrada do vosso profissional na área em questão, tendo a mesma sido aceite, com o pedido expresso para não subir à coluna – a explicação da Animagest foi a de que outra pessoa no local poderia interferir com a câmara de filmar;
7. Explicámos a situação ao vosso fotógrafo, que não aceitou tal limitação;
8. Confrontado com a situação, limitei-me a tentar uma vez mais explicar, que o espaço onde ele pretendia entrar era uma área técnica da responsabilidade do produtor do evento, mas sem sucesso;
9. Acrescento ainda que nessa mesma altura estavam no recinto pelo menos mais 4 fotógrafos de outros órgãos da comunicação social, os quais não necessitaram de aceder àquele espaço para fazer o seu trabalho.

Independentemente de virem ou não a publicar esta explicação, entendemos ser importante repor a verdade.

Com os melhores cumprimentos.


Armando Correia
Vice-Presidente da Direcção"





Estreias nacionais no Queer Lisboa


Clandestinos estreia Hoje pelas 22h00, no Cinema São Jorge, no âmbito do Queer Lisboa 12 - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. Realizada pelo espanhol Antonio Hens que estará presente durante a sessão, esta longa-metragem conta-nos a história de Xabi, jovem que passou a infância e a adolescência em reformatórios e que numa das suas fugas conhece Iñaki, um terrorista da ETA de meia-idade, seu futuro professor, mentor…


Sobre Antonio Hens: Nasceu em Córdova (Espanha) em 1969. Estudou Filologia Inglesa na Universidade de Granada e Cinema na E.C.A.M. Trabalha frequentemente como realizador para séries de televisão e os seus trabalhos para cinema circunscrevem-se à escrita de argumentos e curtas-metragens. Destacam-se a escrita de Los novios búlgaros (do realizador Eloy de la Iglesia) e a realização de Malas Compañías (chegou a ser a curta-metragem mais premiada desse ano e foi galardoada como a melhor curta-metragem espanhola da década, pelo Canal Plus espanhol). Quanto a Clandestinos arrecadou o Prémio para Melhor Actor (Israel Rodríguez) no Festival de Cinema GLBT de Madrid, em 2007.

Outra das estreias é Claudette de Sylvie Cachin, também presente na sessão, que irá decorrer pelas 21h30, na sala 3. O documentário em competição centra-se na personagem uma sessentona entusiástica que trabalha como prostituta e com orgulho. Nascida hermafrodita, casada, e avó de uma família feliz, vive a sua vida ambivalente com desenvoltura numa idade em que deveria supostamente arrumar as ligas.

Sobre Sylvie Cachin: Estudou Literatura em Roma, Paris e Lausanne. Trabalha como realizadora, produtora, montadora e operadora de câmara. Dirigiu diversas curtas-metragens e documentários.

Destaca-se, ainda, na programação de segunda-feira, a abertura do ciclo Queer TV com La Nudité toute Nue do francês Olivier Nicklaus (sala 3, 17h15) - documentário sério mas com sentido de humor, que revela os factos sem artifícios do nu contemporâneo, desde as suas manifestações performativas e transgressivas (internet, striptease, pornografia, streaking, etc.) até à sua expressão mais interior quase espiritual (formas terapêuticas como o naturismo, o yoga, as caminhadas nuas).


Por fim, a não perder o documentário também competição, Bi the Way , de Brittany Blockman e Josephine Decker (sala 3, 19h15) que discorre sobre a desintegração da cortina de ferro entre gays e heterossexuais, baseando-se em estudos recentes que sugerem a generalização da bissexualidade.










Dia Europeu sem Carros em Lisboa!!!!


Dia Europeu Sem Carros 22 de Setembro Integrado na Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro), que a Câmara Municipal de Lisboa vem assinalando com uma série de iniciativas diárias e de carácter duradouro, sob o lema “Vamos Dar Um Novo Ar a Lisboa”, também o Dia Europeu Sem Carros (22 de Setembro) acolherá diversas acções em prol da qualidade do ar, da prioridade do peão e de uma vida urbana mais saudável.
Assim, no dia 22 de Setembro, o Rossio, a Rua do Ouro e a Rua da Prata serão encerrados ao tráfego automóvel de transportes individuais, entre as 8h00 e as 18h00 (consultar planta anexa), mantendo-se apenas o trânsito de transportes públicos colectivos e de veículos de emergência.

Neste dia, a Câmara Municipal de Lisboa promove, no período da manhã, inicativas dedicadas à bicicleta e, no período da tarde, iniciativas dedicadas ao peão, conforme a seguinte programação:

10h00-18h00 – Demonstração de perícia em bicicletas (Terreiro do Paço)

11h00 – Apresentação da Pista Ciclável Ribeirinha (Restaurante Kais, Rua da Cintura do Porto, ao terraplano de Santos)

11h30 – Divulgação da rede de bicicletas de uso partilhado, apresentação do Plano Geral de Estacionamento para veículos de duas rodas (motas e bicicletas) e lançamento dos Cursos de Condução de Bicicleta em Estrada (Restaurante Kais, Rua da Cintura do Porto, ao terraplano de Santos)

15h30 – Anúncio do condicionamento da circulação automóvel que passará a vigorar na Rua Neves Costa, em Carnide (Largo do Coreto)

16h30 – Apresentação dos resultados da Operação da Medição da Qualidade do Ar (Paços do Concelho)

17h00 – Apresentação do Plano de Pintura de Passadeiras, do projecto de prioridade aos peões na temporização dos semáforos e divulgação da Carta Municipal dos Direitos dos Peões (Paços do Concelho)