sábado, 7 de junho de 2008

Mandrágora na FNAC Fórum Coimbra

Mandrágora
"Escarpa"
10 de Junho às 17H00
FNAC Fórum Coimbra


Escarpa marca o regresso dos Mandrágora e segue um caminho mais urbano numa explosão de ideias progressivas com salpicos de jazz e vórtices de rock. As músicas são curtas e densas com melodias rápidas na gaita de foles, muita improvisação ao saxofone e um baixo e bateria intensos. O álbum conta com a participação de Simone Bottasso (acordeão diatónico), Matteo Dorigo (sanfona), Francisco Silva (voz e guitarra) e Helena Madeira (voz).
Depois da senda pelas raízes folk que serviram de inspiração ao primeiro disco dos Mandrágora, o novo "Escarpa" segue um caminho mais urbano numa explosão de ideias progressivas com salpicos de Jazz e vórtices de Rock. As músicas são curtas e densas com melodias rápidas na gaita de foles, muita improvisação ao saxofone e um baixo e bateria intensos. O conjunto é enriquecido com arranjos de guitarra e pela introdução de instrumentos de arco como o violoncelo a moraharpa e a nyquelarpa.

Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Sons dos VI Encontros Internacionais de Jazz já se ouvem em Coimbra

Sons dos VI Encontros Internacionais de Jazz já se ouvem em Coimbra

Quinta-feira, 5 de Junho foi a data marcada para o início do programa de concertos dos VI Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, organizados pelo Jazz ao Centro Clube – JACC, as honras de inauguração estiveram a cargo de ZPF Quartet.
Este concerto (integrado nas comemorações do 70º aniversário do British Council) era muito esperado pelos amantes dos sons jazzísticos e as expectativas tinham colocado a fasquia a um nível elevado. O ZPF Quartet, composto por Carlos “Zingaro” no violino, Márcio Mattos no violoncelo, Mark Sanders na bateria e Simon H. Fell no contrabaixo tocaram no septuagenário Atneu de Coimbra, no coração do centro histórico da cidade, com a sala a revelar-se exígua para a grande afluência de público que esgotou por completo todos os lugares disponíveis.
O quarteto co-liderado por Carlos “Zíngaro” e Simon H. Fell levaram o público ao rubro com a sua perícia de sons improvisados pouco convencionais que os caracteriza. Num concerto muito intimista em que nem os problemas técnicos desvirtuaram a actuação.
Ontem à noite foi pianista Júlio Resende que, depois de ter actuado no aniversário do JACC, regressou a Coimbra para actuar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Para além da formação com os músicos portugueses Zé Pedro Coelho no saxofone tenor e o baterista João Lobo, o pianista convidou o contabaixista americano John Hebert.
Os primeiros acordes foram para o tema que dá nome ao álbum a solo de Júlio Resende, “Da Alma”. Seguiu-se “filhos da revolução”, pelo alinhamento passou ainda “um dia de férias” e uma belíssima interpretação do tema “Wise Up” do filme Magnólia que foi recebida pelo público com uma expressiva salva de palmas. Júlio Resende é um jovem pianista e uma das mais recentes revelações do panorama do jazz que prende o ouvinte pelo cristalino das suas notas e pela intensidade com que se entrega a cada uma das interpretações. Na globalidade do concerto o entrosamento dos músicos resultou numa harmonia perfeita que a ovação do público obrigou a voltar a palco para um encore.
Para esta noite a programação continua com mais um concerto marcado para o TAGV. “Aurora” é um projecto do pianista espanhol Agustí Fernández, do baterista e percussionista Ramón López e do contrabaixista inglês Barry Guy.
As “after hours” destes três dias estão a cargo de Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion, no Salão Brazil. Estas sessões têm transmissão em directo na Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e serão posteriormente editadas na JACC Séries.

Selecção abre o apetite para degustar iguarias

Na Feira Nacional de Agricultura, também se vibrou com a, vitória, da Selecção Nacional.

As cerca de 400 pessoas que ocuparam o Auditório, algumas, vestidas a rigor e com cornetas acompanharam o jogo Portugal - Turquia durante os 93 minutos de jogo, tendo, poucas, saido durante o intervalo.
O ambiente era, quase, igual ao de um estádio de futebol, pois os adeptos tocavam cornetas, chamavam nomes aos árbritos e até davam palpites ao "Felipão".
No final do jogo eram umas pessoas felizes e com muita vontade para ir degustar as inumeras iguarias que a Feira Nacional de Agricultura tem para oferecer aos seus visitantes.

A animação continua, noite fora, no Palco Fora D'Horas, com a actuação de José Cid & Big Band, e na Manga, com um programa dedicado aos aficionados.

Actividades da Feira Nacional de Agricultura


Neste primeiro dia dos certamemes Feira Nacional de Agricultura, Feira do Ribatejo, Salão Nacional da Alimentação e Festival Nacional do Vinho, a decorrer no Centro de Exposições de Santarém até dia 15 do corrente, as actividades que irão decorrer serão as seguintes:

Simulação de Acção de caça de aves de presa, neste caso flacão, no Grande Ringue pelas 19h.
Como é dia em que a nossa selecção joga, os visitantes têm aos seu dispor no recinto, dois espaços onde poderão acompanhar o jogo. São eles o Auditório, climatizado, e o Palco Fora D'Horas, pelas 19.45h e não às 20.45h, como vem mencionado no programa.
No final do jogo, pelas 21.30h, é possivel dar um salto à Manga para assistir a uma Perícia de Campinos, inserido no programa "Ribatejo na Feira".

Já no serão a oferta conta com os concerto de Zé Perdigão e os Fados do Rock, pelas 22.45h e seguidamente José Cid & Big Band, inserido no programa "O Nascer do Dia é o Limite".

Em alternativa à actuação no Palco Fora D'Horas do DJ Zé Baratta pelas 1.30h, inserido no mesmo programa, a oferta é vocacionada para os aficionados com Entrada de Touros, Mesa da Tortura, finalizando com a largada de toiros puros ao som do Quinteto Xira Brass, inserido no programa "Ribatejo na Feira".

Não nos foi possivel apresentar a oferta mais cedo, devido a dificuldades técnicas da responsabilidade da direcção da feira.
Relembramos que a feira, hoje, encerra pelas 23h, à excepção da Nave A.
Quanto ao espaço lúdico, denominado por Palco Fora D'Horas, encerra pelas 03h.

Concerto de Madona já esgotado!



THE WORLD'S TASTIEST SWEETHEART,

AO VIVO EM PORTUGAL!



O concerto de Madonna marcado para dia 14 de Setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa, encontra-se completamente esgotado!

Em apenas 7 dias, os 75 mil bilhetes disponíveis foram adquiridos a um ritmo alucinante, estabelecendo recordes de vendas em Portugal.

354.000 visitantes passaram pela Cidade do Rock


Edição de 2008 do Rock in Rio-Lisboa
encaminha 562.500 euros para o projecto social


Ao longo dos 5 dias da terceira edição do Rock in Rio-Lisboa – 30 e 31 de Maio, 1, 5 e 6 de Junho – a Cidade do Rock recebeu um total de 354 mil visitantes.

A edição de 2008 em Lisboa registou um facto inédito ao esgotar previamente dois dias: o evento abriu e encerrou as portas com capacidade máxima - 90.000 pessoas – a 30 de Maio e 6 de Junho!

No total, a organização do Rock in Rio-Lisboa 2008 e os patrocinadores sociais – BP e Controlinveste (através das marcas Diário de Notícias e Jornal de Notícias) – juntamente com a Lobosolar e a LG, permitiram encaminhar 562.500 euros para o Projecto Social do evento através da SIC Esperança, seu parceiro social desde a primeira edição.


O facto do último dia ter esgotado antecipadamente permite avançar já o valor total arrecadado para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Assim, nesta terceira edição portuguesa, foi arrecadado um total de 562.500 euros.

Destes, 273 mil euros advém da percentagem das receitas de bilheteira do evento; 200 mil euros são a verba entregue pela BP, o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias; 80 mil provêm da Lobosolar e 9.500 são disponibilizados pela LG.

O total destas verbas vai financiar o concurso “Rock in Rio Escola Solar”, mais propriamente a compra e instalação dos 400 painéis fotovoltaicos - transformando-se eles próprios em fontes de receitas que reverterão para a SIC Esperança que aplicará a verba em projectos de solidariedade ao longo de 15 a 20 anos através da venda da energia à rede pública - e o financiamento dos 3 melhores projectos - 5 mil euros para cada uma das escolas vencedoras implementar as suas soluções de cariz social e ambiental nas respectivas comunidades.

Estes projectos serão acompanhados pela SIC Esperança.


Para além da principal iniciativa, várias outras acções foram levadas a cabo antes e durante o evento de forma a alcançar o grande objectivo estabelecido pelo Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008: chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para a importância que as suas atitudes quotidianas – por mais pequenas que sejam - têm no sentido de contribuir para “Um Mundo Melhor”, através da redução das emissões de carbono.


De salientar o Plano de Redução e Compensação de Emissões de CO2, cujos resultados serão comunicados no futuro, a promoção da utilização de transportes públicos – em conjunto com o Ministério das Obras Públicas, dos Transportes e Comunicações, e o apadrinhamento de árvores por parte dos artistas que actuaram no Rock in Rio-Lisboa 2008 e que, em Outubro, vão ser plantadas no Bosque dos Artistas, na zona sul do Parque da Bela Vista.
Até à data são já 29 as árvores apadrinhadas para o Bosque dos Artistas.

A forte adesão revela a preocupação pela temática por parte de artistas como Alanis Morissette, Tokio Hotel, Skank, Joss Stone, Ivete Sangalo, Apocalyptica, Músicos da Amy Winehouse, Paulo Gonzo, , Lúcia Moniz, Sam the Kid, , Verónica Larrenne, Tito Paris, Expensive Soul, , Jorge Palma, Rui Veloso, Boss AC, Ala dos Namorados, entre outros.
O Rock in Rio-Lisboa é muito mais do que um espectáculo de música: é um evento catalisador de emoções e um mobilizador social.

Depois de três edições com enorme sucesso, o Rock in Rio-Lisboa volta ao Parque da Bela Vista em 2010.

Casino lisboa recebeu festa de lançamento do Festróia


Casino Lisboa recebeu festa
de lançamento do Festroia


O Casino Lisboa acolheu a apresentação oficial do 24º Festroia - Festival Internacional de Cinema.
O evento ficou, também, marcado pela inauguração de uma mostra fotográfica sobre as anteriores edições deste certame.
Em cerimónia realizada no espaço central do Arena Lounge, a directora do Festroia, Fernanda Silva distinguiu, ainda, Nicolau Breyner com o Prémio Carreira.
Reconhecido pelo público como um artista multifacetado, Nicolau Breyner foi homenageado com o Golfinho de Ouro de Carreira.
“É um dos mais versáteis e talentosos actores portugueses, distinguindo-se tanto na televisão, como no teatro ou no cinema. Com quase 50 anos de carreira, é uma referência para várias gerações de portugueses”, disse Fernanda Silva.
“É muito gratificante receber este prémio”, referiu Nicolau Breyner, que dedicou o galardão “aos que lutam diariamente para que haja cinema em Portugal, nomeadamente, a todos os actores, realizadores, técnicos e produtores”.
No âmbito da festa de apresentação deste certame, foi inaugurada, ainda, na Galeria de Arte do Casino Lisboa, uma exposição de fotografia alusiva às anteriores edições do Festroia. Composta por vinte painéis, esta mostra reúne mais de meia centena de imagens de várias “estrelas” que já passaram pelo Festroia, como Kirk Douglas, Lauren Bacall, Michael York, Debbie Harry, Dennis Hopper, Pedro Almodóvar, Christopher Lee, Ettore Scola, Francesco Rosi, ou os portugueses Joaquim de Almeida, Raul Solnado e Ruy de Carvalho.
Por sua vez, o Director Geral de Operações do Casino Lisboa, Carlos Costa, congratulou-se por a Estoril Sol se associar a este importante evento. “É uma parceria de futuro, que reforça a aposta do Casino Lisboa na cultura e nas artes”, sublinhou Carlos Costa.
Nesta edição do Festroia, o Casino Lisboa acolhe, ainda, o ciclo de cinema “Sedução/Erótico”, que será exibido no Auditório dos Oceanos, de 10 a 15 de Junho.
Trata-se de um ciclo de filmes europeus composto por curtas e longas-metragens eróticas, que representam diferentes épocas, demonstrando a evolução da abordagem cinematográfica sobre os temas de sedução e sexo.

Mia Couto apresenta livro na Póvoa do Varzim


Mia Couto estará de regresso à nossa cidade na próxima semana para o lançamento do seu mais recente livro, Venenos de Deus, Remédios do Diabo.
O romance publicado pela Editorial Caminho será apresentado, no dia 11, no Diana Bar, às 21h30.
Escritor muito estimado pelo público poveiro, Mia Couto é considerado um dos nomes mais importantes da nova geração de escritores africanos que escrevem em português.
Este estatuto incontestado deve-se não só à forma como descreve e trata os problemas e a vida quotidiana do Moçambique contemporâneo, mas principalmente à inventiva poética da sua escrita, numa permanente descoberta de novas palavras através de um processo de mestiçagem entre o português «culto» e as várias formas e variantes dialectais introduzidas pelas populações moçambicanas.
Mia é assim uma espécie de mágico da língua, criando, apropriando, recriando, renovando a língua portuguesa em novas e inesperadas direcções.
Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabué, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007.
Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia.
Sobre Venenos de Deus , Remédios do Diabo:
O jovem médico português Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada.
Em Vila Cacimba, onde encontra os pais dela, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures.
Mas regressará ela algum dia?Entretanto vão-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias não contadas de Vila Cacimba — a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacelência e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.

Livro sobre a Póvoa a lançar na Tipografia Camões


No dia 9 de Junho, às 21h30, tem lugar o lançamento da obra de João Baptista de Lima Póvoa de Varzim: Monografia e materiais para a sua história, na Tipografia Camões, no âmbito das Comemorações do Centenário da fundação desta tipografia.
O volume, reúne, em edição fac-similada, duas obras há muito esgotadas – a Monografia da Póvoa de Varzim, de 1939, e os 9 números da revista “Póvoa de VarzimMateriais para a sua monografia histórica”, de 1953-54.
Das várias obras de João Baptista de Lima, o Município reedita num só volume dois títulos que se complementam, em co-edição com a Tipografia Camões, integrando a colecção
Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira, nº 18.
No mesmo livro é publicado um estudo da autoria do Prof. Doutor João Francisco Marques "Evocação da vida e obra de João Baptista de Lima".
João Baptista de Lima, tipógrafo, fundou em 1908 a Tipografia Camões, uma das mais antigas tipografias poveiras.
Instalada na Praça Marquês de Pombal.
Com uma primeira máquina manual, ali se imprimiu o jornal “O Intransigente”.
Em 1920 a tipografia passa para a Rua da Junqueira, adquirindo-se uma impressora a pedal, de platina, com almofada móvel.
Em 1936, a Camões é transferida para a Rua José Malgueira, onde a família Baptista de Lima irá viver e trabalhar.
Em 1976 há nova mudança de instalações para a Rua Agostinho Landolt, onde funciona até aos dias de hoje.
Ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Tipografia Camões estará patente até 31 de Julho, na Biblioteca Municipal, uma exposição documental dedicada a António Baptista de Lima e à Tipografia Camões.

" Os Lusíadas " pela Compania de Teatro de Braga


“OS LUSÍADAS”
OBRA MAIOR DA LITERATURA PORTUGUESA

VISTA POR ALEXEJ SCHIPENKO


A Companhia de Teatro de Braga estreia a 10 de Junho (21h30) “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, trabalho com encenação e dramaturgia de Alexej Schipenko.

Consubstanciada numa «longa, estranha e assombrosa Viagem no Tempo, vivida por um punhado de Lusos, projectados num Futuro e tornados heróis pela Ideia e pela Pena de Luís de Camões», a adaptação teatral da obra mais emblemática da literatura portuguesa – que tem antestreia agendada para 9 e estará em cena de 10 a 12, a 17 (sessão para escolas) e de 20 a 22 deste mês – propõe a transformação do texto numa forma visual protagonizada pelos indispensáveis Luís, Vasco, Adamastor, Mouros, pelo Rei de Melinde e pelas Ninfas, entre muitos outros.

«A principal situação inscrita no poema é uma viagem, um trajecto, um estado de trânsito», expõe o encenador russo que, ao mesmo tempo, revela que «o importante não é aquilo que acontece mas como acontece».

Protagonizado por Carlos Feio, Rui Madeira, Rogério Boane, Jaime Soares, Solange Sá, Teresa Chaves e Puppa Formusura, actores responsáveis pela interpretação de um pequeno, mas aguerrido, grupo de portugueses que, a bordo da Nave Especial, prossegue com a saga de querer “dar novos mundos ao mundo”.

O trabalho dramático, destinado a um público maior de 16 anos, materializa-se numa «longa, estranha e assombrosa Viagem no Tempo, vivida por um punhado de Lusos, projectados num Futuro e transformados heróis pela Ideia e Pena de Luís de Camões.

Desta forma, no seguimento do trabalho desenvolvido a partir do “Auto da Barca do Inferno”, a Companhia de Teatro de Braga regressa com “Os Lusíadas”, transmutados na sua forma pelo olhar de Schipenko, a mais uma incursão exploratória pelo universo da Língua e da Literatura Portuguesas.

Na tentativa de desmistificar a forma pedagógica que transmite “Os Lusíadas” de geração em geração, a Companhia de Teatro de Braga coloca, agora, em acção o projecto que idealizava há já três anos – a “entrega” a Alexej Schipenko da «Obra Portuguesa» e, consequentemente, de «de uma grande parte da “nossa” identidade».

Considerado um dos mais radicais autores russos, Schipenko iniciou em 2005 um processo de colaboração com a Companhia de Teatro de Braga que resultou já na criação e encenação das peças “A Vida Como Exemplo” e “Praça de Touros” (2006).

Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz





Reguengos de Monsaraz
Festas de Santo António com

Paulo Gonzo, Ricardo Azevedo
e uma homenagem às grandes vozes de Cuba


A actuação de Paulo Gonzo, um espectáculo de homenagem às grandes vozes de Cuba e o ex-vocalista dos EZ Special, Ricardo Azevedo, são os destaques musicais das Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz.

O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz integra ainda as tradicionais marchas populares, uma exposição de automóveis antigos, actividades desportivas e muitos espectáculos com os artistas do concelho.

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e vão decorrer entre 10 e 15 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

O programa integra na terça-feira, dia 10 de Junho, pelas 10:15 horas, o 13º Grande Prémio de Atletismo e o 3º Correr em Família.

Estes dois eventos desportivos deverão contar com mais de meio milhar de participantes.

No mesmo dia, decorrerá também uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, às 18:00 horas, na Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz.

Duas horas antes, haverá um cortejo de gala pelas ruas da cidade.
A abertura oficial das festas decorre no dia 11 de Junho, pelas 19:00 horas, no Pavilhão Multiusos, com uma visita aos stands das instituições.

Será também inaugurada uma exposição com cerca de meia centena de automóveis antigos que poderá ser apreciada, diariamente, até ao dia 15 de Junho, entre as 20:00 horas e as 23:00 horas.

À noite, pelas 21:30 horas, haverá o habitual espectáculo Vozes da Terra, exclusivamente destinado à promoção dos artistas de Reguengos de Monsaraz.
As cores e a alegria das marchas populares de Santo António vão desfilar no dia 12 de Junho, a partir das 21:30 horas, no Parque de Feiras e Exposições.

Este ano participam as seguintes marchas: Marcha do Atlético Sport Clube, Marcha do Núcleo de Reguengos de Monsaraz do Sporting Clube de Portugal, Marcha da Sociedade Artística Reguenguense, Marcha do Campinho, Marcha do Grupo Columbófilo Albino Fialho e Marcha do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A música ligeira dos Banda Lusa sobe ao palco das festas às 23:30 horas e a fechar a noite haverá um espectáculo piro-musical.
O dia de Santo António inicia-se pelas 10:00 horas com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se as celebrações religiosas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz, na Praça de Santo António.

Os reguenguenses que não residem no concelho vão ser mais uma vez homenageados, pelas 18:00 horas, no Auditório Municipal.

O Encontro de Reguenguenses Ausentes terá momentos musicais e de poesia com Manuel Sérgio, destacando-se igualmente a apresentação dos dois últimos livros do poeta Gabriel Raminhos: “Quadras que ficam” e “As palavras depois dos oitenta”.
As marchas populares voltam a desfilar a partir das 21:30 horas, seguindo-se a actuação de Paulo Gonzo.

Com mais de duas décadas de carreira a solo e 400 mil discos vendidos, Paulo Gonzo sobe ao palco principal das Festas de Santo António às 23:30 horas para o terceiro concerto integrado na “Tour Paulo Gonzo 2008, que teve inicio no Rock in Rio.

O artista vai apresentar o mais recente disco, “Perfil”, constituído por alguns dos seus principais êxitos, novas versões onde se inclui “Leve Beijo Triste” num dueto com Lúcia Moniz, e um tema original: “Diz-me Tu”.

Para encerrar a noite haverá um espectáculo de pirotecnia.
O sábado inicia-se com um desfile pelas ruas da cidade, às 10:00 horas, com as participações das fanfarras dos bombeiros voluntários de Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Estremoz, Portel, Serpa, Vendas Novas e Viana do Alentejo.

O desporto equestre terá durante o fim-de-semana a 4ª jornada da Taça de Portugal de Ensino, que vai contar com a participação de alguns alunos do Centro Hípico Municipal de Reguengos de Monsaraz.
À noite, pelas 21:30 horas, as Vozes da Terra sobem ao palco do anfiteatro e às 23:30 horas decorrerá o espectáculo “Cuba, o Musical”.
Uma homenagem aos grandes músicos, compositores e cantores cubanos, numa antologia dos êxitos que a música cubana deu ao mundo.

Neste espectáculo será prestado tributo a Pablo Milanés, Silvio Rodriguez, Machín e Benny Moré, intercalado por acrobacias e actuações circenses.

A justa homenagem também à “Rainha da Salsa”, Celia Cruz, aos ritmos do Mambo de Pérez Prado e ao Cha Cha Chá de Enrique Jarrin, num número representativo dos bailes que fizeram vibrar o mundo, executado por bailarinos de mestria inigualável.

As Festas de Santo António vão fechar no dia 15 de Junho com as habituais Vozes da Terra, às 21:30 horas, seguindo-se o espectáculo de Ricardo Azevedo, integrado na digressão “Prefácio Tour 2008”.
Neste concerto, o músico vai interpretar canções do seu primeiro disco a solo, “Prefácio”, gravado integralmente em português, e os mais antigos sucessos da carreira com os EZ Special. O disco de estreia teve a colaboração dos músicos Nuxo Espinheira, dos Blind Zero, Sérgio Silva, da Jaguar Band, e Vitor Silva.
A produção do disco esteve a cargo de Quico Serrano, dos Plaza, e Saul Davies, dos James.

O tema “Os meus defeitos” é um dueto com Rui Veloso e “Pequeno T2” é uma das músicas mais rodadas nos últimos meses nas rádios.

Oresteia no palácio da Independência


ORESTÉIA – O CANTO DO BODE

a partir da trilogia de Ésquilo

encenação Marco Antônio Rodrigues

11 A 17 JUN 21h30

PALÁCIO DA INDEPENDÊNCIA


O Teatro Nacional orgulha-se de receber, no Palácio da Independência e em parceria com o FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, o espectáculo com que a companhia brasileira Folias d’Arte, de Marco Antônio Rodrigues, celebra o seu 10º aniversário.

Trata-se de uma leitura inovadora da “Oresteia”, trilogia composta pelas peças “Agamémnon”, “Coéforas” e “Euménides” com que Ésquilo retomou a história de Orestes, o homem a quem os deuses determinaram que vingaria a morte do pai matando a própria mãe.


Dois anos depois de ter apresentado, na MITE’06, uma leitura idiossincrática da tragédia shakespeariana “Otelo”, Marco Antônio relê esta história clássica transpondo-a para o universo da contemporaneidade latino-americana.

Ao longo de três horas, o encenador brasileiro propõe-nos olharmos para o mito antigo com olhos modernos, e questionarmos, inclusivamente, as convenções literárias da peça.


Sinopse

A “Oresteia” inicia-se com o crime de Agamémnon, filho de Atreu e irmão de Menelau que, para respeitar as previsões do Oráculo, se dispõe a sacrificar a filha, Ifigénia, para que os Gregos possam ganhar a Guerra de Tróia.

Ao regressar à Pátria, aguarda-o a vingança da mulher: com a ajuda do amante, Egisto, Clitemnestra mata o marido quando este está desprotegido, no banho.

Caberá então aos irmãos de Ifigénia, Orestes e Electra, arquitectarem um plano para punir o crime da mãe e vingar o pai, assassinado cobardemente.

O derramamento de sangue na família é inevitável e só os deuses, numa intervenção final, conseguirão parar a sucessão de vinganças, salvando Orestes in extremis.


Na sua leitura do clássico, Marco Antônio Rodrigues levanta a questão: "O que é uma tragédia? É uma estrutura de impedimento colectivo. Existe um impedimento colectivo. Qual é o dos gregos, qual é o nosso? O que havia no céu deles? O Olimpo, Zeus. O nosso está cheio de antenas parabólicas, de satélites. Que são deuses também. São intransponíveis. Essa é a tragédia".


dramaturgia de Reinaldo Maia

direcção musical Dagoberto Feliz

cenografia Ulisses Cohn

coreografia Joana Mattel

figurinos Atílio Belice Vaz

desenho de luz Carlos Gaúcho

vídeo Osmar Guerra

produção Folias d’Arte

com ATÍLIO BELINE VAZ BIRA NOGUEIRA BRUNA BRESSANICARLOS FRANCISCO DAGOBERTO FELIZ DANILO GRANGHEIAFLÁVIO TOLEZANI GISELE VALERI NANI DE OLIVEIRAPALOMA GALASSO PATRÍCIA BARROS ZECA RODRIGUES


Marco Antônio Rodrigues

Marco Antônio Rodrigues (n. 1955), director e artista identificado com um teatro de cunho popular e brechtiano, é um dos fundadores do grupo Folias d'Arte e do teatro Galpão do Folias.

Formou-se em Psicologia, em Santos (Brasil), onde se inicia no teatro amador, e estreia-se profissionalmente em São Paulo com a direcção de “O Menino Maluquinho”, a partir do texto infantil de Ziraldo, em 1984.

Tem encenado textos de Carlos Drummond de Andrade, Jérôme Savary, César Vieira, Rodolfo Santana, Reinaldo Maio, Chico de Assis, Bertolt Brecht, William Shakespeare, entre outros.

Em 1991, ganha o Prémio Molière na categoria especial de melhor direcção por “Enq, o Gnomo”, de Marcos de Abreu e, em 1996 e 1997, recebe o Prémio Mambembe.

Em 1998, funda, com outros artistas, o grupo Folias d'Arte, um novo ponto de referência na geografia cultural da cidade.

Em 2001, montou o célebre texto de Michael Frayn, “Copenhagen”, e “Babilónia”, de Reinaldo Maia.

Depois de ter apresentado, na MITE’06, “Otelo”, de William Shakespeare, Marco Antônio regressa a Portugal com uma encenação da clássica trilogia de Ésquilo, “Oresteia”, com dramaturgia de Reinaldo Maia.

Sessão de autógrafos na Feira do Livro



M80 anima Summer Fun 08


M80 anima o Summer Fun 08


A m80 rádio, onde estão «todos os êxitos dos anos 70, 80 e 90», associa-se à grande festa deste verão, o Summer Fun 08, na zona fluvial de Belém, de 7 a 29 de Junho, através da actuação do DJ Nelson Miguel, todos os sábados, entre as 24h00 e as 02h00.


No primeiro dia do Summer Fun 08, sábado, 7 de Junho, a m80 rádio vai iniciar a sua participação no evento da melhor maneira: depois da projecção do primeiro jogo da selecção nacional no Euro 2008, a festa vai continuar ao ritmo das melhores músicas pop e rock das últimas 3 décadas.

O DJ m80, Nelson Miguel, vai transformar a noite de abertura do Summer Fun 08, num momento memorável quando, a partir da meia-noite, conquistar todos os presentes com os temas musicais preferidos dos ouvintes da estação!
A m80 rádio vai também ser a banda sonora deste evento inovador e familiar, que promete ser a grande referência do início do verão - ao longo do dia, e em todo o recinto, os visitantes do Summer Fun 08 vão poder ouvir «todos os êxitos do anos 70, 80 e 90»!

A estação, recentemente premiada com o galardão “Novo Lançamento” nos Prémios Meios & Publicidade 2007, vai ser uma das grandes atracções deste espaço de verão da cidade de Lisboa.


Na zona fluvial de Belém, no Parque das Missas, o Summer Fun 08 vai ser um local de grande animação e muitas surpresas para toda a família, com muita música, boutiques de gelados, bebidas, doces e petiscos, zona lounge com vista sobre o rio Tejo, zona interior para projecção de jogos num ledwall gigante, concertos e desfiles de moda e a nave oficial da playstation que vai, por certo, encantar miúdos e graúdos.
Aberto às 4ªs e 5ªs-feiras, das 16h00 às 02h00; às 6ªs-feiras e sábados, das 16h00 às 04h00; e domingos, das 16h00 às 24h00, o Summer Fun 08 conta também com uma vasta programação de música, com tributos a grandes bandas internacionais e, claro, as actuações imperdíveis do DJ Nelson Miguel.
A m80 rádio orgulha-se assim de se associar a este novo conceito de festa de verão, onde não faltarão caras bonitas, glamour e, simultaneamente, momentos de grande descontracção e bem-estar.

Num ambiente diferenciado, pensado para surpreender constantemente os seus visitantes, as propostas de apanhar sol à beira-rio, ler um livro, brincar com as crianças e ouvir os grandes sucessos da m80 são irrecusáveis e vão ser uma constante no Summer Fun 08.

Ciclo de Cinema no casino Lisboa



Casino Lisboa inicia na Terça-Feira
ciclo de cinema “Sedução/Erótico”


Em parceria com o Festroia, o Casino Lisboa acolhe um dos pontos altos da 24ª edição deste prestigiado Festival Internacional de Cinema, estreando, na próxima Terça-Feira, pelas 22 horas, o ciclo “Sedução/Erótico”.

O Auditório dos Oceanos exibe, assim, um diversificado elenco de curtas e longas-metragens, que se prolonga até ao dia 15 de Junho.
Trata-se de um conjunto de filmes europeus, representativo de diferentes épocas. Assinadas por vários realizadores, as películas evidenciam a evolução da abordagem cinematográfica sobre os temas de sedução e sexo.
O Auditório dos Oceanos apresenta, de 10 a 15 de Junho, os seguintes filmes:


Dia 10


- “Medium Rare” - Carl corre pela vida, mas, quando uma linda mulher lhe oferece, inesperadamente, refúgio, a sua sorte parece ter mudado.
Realização: Stefan Stuckert; Origem: Reino Unido; Duração: 14’

- “History of Richard O” - Paris, Agosto: Guiado pela sua luxúria, Richard O explora os mistérios do erotismo durante o Verão.
Realização: Damien Odoul; Origem: França; Duração: 75’


Dia 11


- “Curtos Animação Eróticos” - Esta película aborda as perspectivas de uma rapariga sobre o primeiro beijo, a primeira saída amorosa, os primeiros ciúmes e a primeira vez.
Realização: Signe Beaumane; Origem: Letónia; Duração: 11’

- “Addiction” - A vida de Jonna parece perfeita: é a estrela da empresa, tem um bom marido e dois filhos. Mas o seu vício em ter relações ocasionais deita tudo a perder.
Realização: Minna Virtanen; Origem: Finlândia; Duração: 10’


Dia 12


- “Erotic Tales II” - É um conjunto de histórias eróticas produzidas pela alemã Regina Ziegler e passadas para o ecrã por diversos realizadores:

“The Red Garter” - Realização: Markus Fischer; Origem: Alemanha; Duração: 29’
“On Top Down Under” - Realização: Fridrik Thor Fridriksson; Origem: Islândia; Duração: 27’
“Why Don’t We Do It on the Road” - Realização: Eoin Moore; Origem: Alemanha; Duração: 28’
“The Gallery” - Realização: Joe Stelling; Origem: Holanda; Duração: 28’


Dia 13


- “A Day in the Life of Richard” - Trata-se de uma sátira que acompanha a vida de Richard, que procura adaptar-se à vida moderna do dia-a-dia.
Realização: Declan de Barra; Origem: Irlanda; Duração: 2’

- “Contos Imorais” - Inclui quatro contos eróticos referentes a diferentes épocas históricas.
Realização: Walerian Borowczyk; Origem: Polónia; Duração: 103’


Dia 14


- “Delicious Sake” – Num bar de sake, os homens vêem as suas fantasias materializarem-se através da imagem de uma mulher no fundo dos seus copos.
Realização: Jean Bocheux; Origem: França; Duração: 11’

- “Amour Fou” - Com um espírito livre, Nadja conhece Darius numa discoteca e uma relação que era para ser só mais um caso transforma-se numa paixão obsessiva.
Realização: Felicitas Korn; Origem: Alemanha; Duração: 92’


Dia 15


- “A Religiosa I e II” - As aventuras eróticas de uma freira.
Realização: Clídio Nóbio; Origem: Portugal; Duração: 4’

- “Death Is a Caress” - De diferentes classes sociais, Erik e Sonja juntam-se. Ela é uma rica, mimada e casada mulher da classe alta, enquanto ele é mecânico na garagem que ela frequenta.
Realização: Edith Carlmar; Origem: Noruega; Duração: 95’


Com a exibição deste ciclo do Festroia, o Casino Lisboa reforça o seu protagonismo nesta edição.

Recorde-se que o Arena Lounge acolheu, a 30 de Maio, a cerimónia de apresentação do Festroia, inaugurando uma exposição alusiva às anteriores edições do certame.

Trata-se de uma mostra de fotografia que pode ser apreciada pelos visitantes do Casino Lisboa.
No âmbito da programação do Festroia, o Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa acolhe o ciclo de cinema “Sedução/Erótico”, de 10 a 15 de Junho, pelas 22 horas.

Encontro de artistas no Museu do Neorealismo



Encontros com Artistas e Escritores

No âmbito da sua programação cultural, o Museu do Neo-Realismo apresenta para o próximo Domingo a seguinte sugestão:

8 de Junho - 16.00 Horas
“Encontros com Artistas e Escritores”
Com a presença de Paulo Mendes

Parceria comComité Olímpico permite que RTP2 transmita Jogos Olímpicos

“CAMPEÕES” NA RTP2
COM O APOIO DO
COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL



A RTP2 vai exibir, todos os domingos às 21h00, a partir de dia 6 de Julho, seis documentários dedicados a alguns dos mais relevantes atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Beijing.
Tais documentários resultam do protocolo hoje assinado entre a RTP e o Comité Olímpico de Portugal, sendo que ambos os parceiros contribuem financeiramente e com o seu acervo documental para tornarem possível esta série.

Cada um dos seis documentários de 55 minutos constitui um retrato de cada um dos atletas e sublinha as principais características que os transformaram – através de percursos muitos díspares – em campeões.
Naide Gomes, João Rodrigues, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Joaquim Videira e Telma Monteiro são, cada um ao seu jeito, encarnações do espírito olímpico nas suas diversas facetas.

A RTP2 vai fazer a maior cobertura de sempre aos Jogos Olímpicos, transmitindo, entre 8 e 24 de Agosto, mais de 10 horas diárias dedicadas aos Jogos.
O que confirma a RTP2 como o canal português que mais investe na divulgação das modalidades amadoras.
No ano passado, a RTP2 foi responsável por mais de 90% do total de horas que os quatro canais dedicaram aos desportos amadores.

O Comité Olímpico de Portugal é parceiro da RTP2 desde 2005 e tem colaborado em diversas iniciativas da estação e suscitado a atenção do canal para a realidade e a força do espírito olímpico
A realização dos seis documentários foi encomendada à RTP e à produtora Iniziomedia em co-produção com a Europroduções