sábado, 28 de junho de 2008

Rock in Rio emite esclarecimento!


Em virtude das notícias publicadas no AmbienteOnline, de 26 de Junho e no Diário Económico, de 27 de Junho, a organização do Rock in Rio vem esclarecer qualquer mal-entendido que possa haver relativamente à instalação dos painéis solares no Palco Mundo.
A ideia inicial da organização era utilizar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados no Palco Mundo de ambas as Cidades do Rock, em Lisboa e em Madrid, e após o evento os painéis serem oferecidos às duas cidades para que permanecessem no Parque da Bela Vista (Lisboa) e na Cidade do Rock, em Arganda del Rey (Madrid).
Devido a algumas inviabilizações alheias à organização do Rock in Rio esta situação não avançou mas a organização do evento optou por mantê-los na cenografia do Palco Mundo, e esta informação foi comunicada em vários momentos, para sensibilizar quer o público que marcou presença na Cidade do Rock quer os milhares de pessoas que assistem à transmissão dos concertos (a nível nacional e internacional) para o tema das alterações climáticas que foi o tema escolhido para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.
Deste modo, a organização do Rock in Rio-Lisboa lançou um desafio a todas as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o país através do concurso "Rock in Rio Escola Solar" em parceria com o Ministério da Economia, DGEG e ADENE, Ministério da Educação, SIC Esperança, Lobo Solar, LG, BP e Global Notícias.
Foram seleccionadas 20 escolas dos vários distritos do país onde vão ser colocados ao todo 400 painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar para posteriormente ser vendida à rede pública, transformando-se em fonte de financiamento para projectos sociais ao longo de 15 a 20 anos.
Os 200 painéis solares utilizados no Palco Mundo vão ser instalados em 10 dessas escolas permitindo consciencializar alunos e professores de que o comportamento de cada um e de todos em conjunto pode contribuir "Por Um Clima Melhor".
Para além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, desenvolvido pela YDreams que inclui conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas, além de permitir monitorizar em tempo real a produção de energia dos 20 micro-sistemas instalados em todo o país e a contribuição para o Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Sem comentários: