segunda-feira, 21 de abril de 2008

Estórias do 25 de Abril para todos


7x25 Histórias da Liberdade
Margarida Fonseca Santos, em sete historinhas põe a falar, na primeira pessoa, objectos que participaram e assistiram ao início da Revolução e que dela nos querem dar parte.
"As coisas não falam," como dizia Joaquim Furtado na apresentação do livro, mas a estas foi dada voz porque também participaram nessa festa.
E são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução por segundos, o lápis da censura que passa a desenhar nas mãos de uma criança, o megafone, a G3.
A autora, com estes textos simbólicos, oferece-nos ums visão subjectiva daquilo que se passou nas primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974, fazendo o contraste entre a opressão e a Liberdade.
As ilustrações de Inês do Carmo transformam este livro também num objecto de prazer para leitores de todas as idades.

Maldoror por Mão Morta

Mão Morta
Tour Maldoror
23 de Abril às 21h30
Auditório da Culturgest
Lisboa
3 de Maio às 22h00
Theatro Circo
Braga

Informações
Raquel Lains
raquellains@letstartafire.com

Programação FNAC Forum Coimbra


Programação FNAC Forum Coimbra até ao fim de Abril


Aos Olhos de Deus
de José Manuel Saraiva
23 de Abril às 21H30

Aos Olhos de Deus retrata a magnífica embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X, revela os pecados que o Império não conseguiu esconder e relata uma história de amor que venceu a fé dos homens. A época de ouro da história esconde segredos e pecados inconfessáveis das grandes figuras que comandam os destinos do mundo. Entre a fé e a cegueira do poder, a aparência e a essência da condição humana, o sentido de missão e a vaidade só o amor poderá ser redentor. José Manuel Saraiva é jornalista e autor dos romances As Lágrimas de Aquiles e Rosa Brava.

Novembro
À Deriva
24 de Abril às 22H00

Segundo os próprios elementos do grupo, Novembro retrata a idiossincrasia portuguesa alternando sentimentos simultaneamente ternos e violentos. Em À Deriva, a voz dilacerante entranha-se num português comprometido a um universo pessoal, a ternura das linhas da guitarra portuguesa e dos ambientes e ruídos planantes conjuga-se com a violência catártica das guitarras em distorção e de uma seccção ritmíca minimal. Este novo projecto de Lisboa apresenta um som e uma estética que se percebe como parte do nosso cancioneiro moderno.

Bando do Rei Pescador
Planeta Agreste
25 de Abril às 17H00
Planeta Agreste é o nome do novo trabalho do Bando do Rei Pescador e inclui poemas de Fernando Pessoa, António Aleixo, Jorge Sousa Braga, Froufe Andrade e Esmeralda Taveira
. Os treze temas do álbum foram produzidos e musicados por Orlando Mesquita e contaram com vários músicos convidados que, ao longo de 30 anos, contribuíram para a banda: Vítor Rua, Fernando Nascimento, Rui (Cenoura) Ferraz, Manuel Guimarães, Hélder Renato, Paulo Coelho, Quico Serrano e Carlos Polónia.

Documento Boxe
de Miguel Clara Vasconcelos
26 de Abril às 17H00

Documento Boxe é a primeira obra documental do realizador e encenador Miguel Clara Vasconcelos. Nela deparamo-nos com cinco situações que influenciam directamente a carreira do pugilista Jorge Pina. Conhecemos um pugilista amador, o presidente da Associação de Boxe, o treinador, o manager e o próprio Jorge Pina. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, o treino, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate pouco honesto. A sessão conta com a presença do realizador.

Deolinda
Canção ao Lado
26 de Abril às 22H00

Deolinda é um projecto lisboeta formado em 2006 por quatro jovens músicos com experiências musicais diversas. Através do cruzamento de diferentes linguagens, procura recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às suas composições originais. Canção ao Lado conta pequenas histórias de personagens típicas portuguesas e cenários típicos do fado, num Portugal moderno e cosmopolita. Ana Bacalhau (voz), José Pedro Leitão (contrabaixo), Luís José Martins (guitarra clássica) e Pedro da Silva Martins (guitarra clássica) encarnam a Deolinda.
Coimbra
Coimbra
27 de Abril às 17H00
Impregnados do espírito que a cidade lhes imprimiu, os músicos deste projecto fazem ressurgir no panorama musical português a canção de Coimbra. Para além da guitarra portuguesa, da guitarra clássica e da voz melancólica, novos elementos contribuem para a renovação da tradição. O contrabaixo, o saxofone e a percussão trazem o ritmo e conjugam-se com novos poemas, novas melodias, novas histórias, que falam da vida real. João Farinha, Ricardo Dias e Pedro Lopes pretendem visitar as origens e interpretá-las hoje, percorrendo a ponte para o futuro e para o mundo.

Jacinta
Convexo
28 de Abril às 22H00
Considerada a melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007, Jacinta é dona de uma voz quente que transmite emoção e garra no timbre, sendo completada com um swing sólido e natural. Primeira artista portuguesa a ser editada na Blue Note Records, já actuou com Jane Monheit, Peter Eldridge, Greg Osby, entre outros. Em Convexo [a música de Zeca Afonso], assume a música portuguesa de cariz popular como base e transforma-a através de uma abordagem jazzística. As novas harmonias conferem frescura e modernidade a temas como Que Amor Não Me Engana ou A Formiga No Carreiro.

Olga Roriz: Situações Goldberg / In-Fracções
de Rui Simões
29 de Abril às 15H00

Situações Goldberg é um solo de Olga Roriz que apresenta uma situação limite.Transportada pela música de Bach, a bailarina insurge-se contra tudo e contra todos, incluindo ela própria, mesmo que seja o seu corpo que ela queira glorificar. In-fracções nasce da sucessão e acumulação de improvisações sobre um corpo com memórias dispersas.

Júlio Pereira
Geografias
29 de Abril às 22H30

Geografias marca o regresso de Júlio Pereira, autor de trabalhos marcantes no panorama da música instrumental portuguesa, como Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim. Em mais de 30 anos de carreira, assinou quinze discos de autor e actuou com Pete Seeger, The Chieftains, Kepa Junkera, entre muitos outros artistas nacionais e internacionais. Acompanhado por Miguel Veras (viola) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa), bem como pelas vozes convidadas de Sara Tavares e Marisa Pinto (Donna Maria), Júlio Pereira percorre sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos.

Olga Roriz: Os Olhos de Gulay Cabbar / Jardim de Inverno
de Rui Simões
30 de Abril às 15H00

Os Olhos de Gulay Cabbar é um projecto baseado num facto real ocorrido na Turquia, onde uma catástrofe natural causa uma série de trágicos acidentes, minuciosamente descrito e documentado numa revista encontrada no banco de trás de um táxi. Jardim de Inverno é um solo de Olga Roriz datado de 2004 centrado numa personagem feminina. Ela espera. Avança e logo pára. Ela não pára nunca. Ela embate contra os muros metálicos do jardim.

Dead Combo
Lusitânia Playboys
30 de Abril às 22H30

Howe Gelb, Kid Congo Powers, Carlos Bica, Marco Franco, Ana Quintans, Alexandre Frazão, Zé Vilão, João Marques e Nuno Rafael são os ilustres convidados que se juntam a Pedro Gonçalves e Tó Trips no novo álbum dos Dead Combo. Lusitânia Playboys revela territórios ainda desconhecidos do viajante habitual. Temas como Desert Diamonds/Enraptured With Lust remetem para uma Nova Iorque dos anos 70, Cuba 1970 passa pela ilha nos anos quentes da revolução, ao passo que Canção do Trabalho D.C. conduz à ruralidade interior de um Portugal desconhecido.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h
E-mail: fnac.coimbra@fnac.pt

No dia Mundial do Livro… vá à farmácia

No dia Mundial do Livro… vá à farmácia e leve consigo várias
“Receitas de Leitura”
23 de Abril de 2008


Leia. Porque ler… é o melhor remédio!

Receitas de leitura consiste em colocar no balcão das 30 farmácias aderentes um expositor que disponibiliza aos clientes “receitas de leitura” de 30 diferentes títulos de literatura, que visam estimular o gosto pela leitura.

COIMBRA, FARMÁCIAS ADERENTES: Adriana; Baptista; Barros; Central; Cruz & Costa; Donato; Duarte; Estádio; Figueiredo; Isabel Folhas; Luciano & Matos; Nazareth; Olivais; Oliveira & Ramos; Paiva; Rocha; Rodrigues da Silva; Santa Cruz; Santa Isabel; São José; São Martinho; São Sebastião; Lopes Rodrigues; Machado; M. Céu Albuquerque; M. Nazaré; Silcar; Silva Soares; Sitália; Vilaça.
A iniciativa é o ponto alto das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, ocasião escolhida pela Autarquia para “receitar” leituras a toda a população de Coimbra, na expectativa de que a mesma não desperdice o “medicamento” grátis, “provando” uma “amostra” numa farmácia qualquer, sentindo os seus “princípios activos”.
Com a adesão a esta iniciativa, ainda que não se acerte na “amostra” adequada, de certeza que o livro “mágico” continuará, por certo, disponível nas estantes da vasta e diversificada panóplia de obras existentes naquela que é uma das principais “casas” de leitura pública em Coimbra – a Biblioteca Municipal, à Rua Pedro Monteiro (Casa Municipal da Cultura).
Informações:
Casa Municipal da CulturaRua Pedro Monteiro
3000-329 Coimbra
Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496
www.cm-coimbra.pt
cultura@cm-coimbra.pt

" Lapis Mínimo" de Ana Marques Gastão


" LAPIS MÍNIMO "
DE ANA MARQUES GASTÃO
Este livro foi lançado no passado dia 17, na Livraria Byblos, com a presença da autora, da editora Oceanos e de Maria Filomena Molder que apresentou a obra.
Trata-se de um desfilar de pensamentos acutilantes uns, tristes e lamentados outros, numa análise interiorizada do rememorar de infâncias e vivências nem sempre cómodas ou bem vividas.
" Quando comecei a escrever, esquadrinhando os meus pensamentos, pensei: é culpa, é culpa o que sinto. Por isso escrevo baixo,mínimo o lapis". Assim começa este desenrolar de sensações e sentimentos passados à escrita, sempre em "LAPIS MÍNIMO".
ANA MARQUES GASTÃO é poeta, redactora cultural do Diário de Notícias e crítica literária.
Licenciada em Direito tem já várias obras publicadas. De salientar Nós/Nudos que mereceu o prémio Pen Clube Português de Poesia em 2004 ( ex-aequo) e que foi publicado em França com o título "Noeuds". A tradução é de Catherine Dumas e a edição é bilingue das editions fédérop.
Editou no Brasil uma antologia pessol intitulada A Definição da Noite ( Escrituras, 2003).
Alguns dos seus poemas estão traduzidos para castelhano, catalão, francês, inglês, alemão e romeno.

Dias da Música no Centro Cultural de Belém



DIAS DA MÚSICA EM BELÉM 2008:

Concertos:
Número total de bilhetes emitidos (às 16h20): 27.780
Taxa de ocupação: 82,02%

Actividades Pedagógicas:
- Concerto de 6ª Feira às 11h00: 600 crianças (lotação máxima 750)
- Quartos de Música (no Jardim das Oliveiras): 750 crianças em cada dia (lotação esgotada)

Aqui há conversas:
em média, 75 pessoas assistiram a cada conversa

Comemorações do dia MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR em Coimbra

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR
Biblioteca Municipal de Coimbra
23 de Abril de 2008




18h00 _ Biblioteca
Recital de Poesia
“Casa das Palavras, casa dos Livros” pela Bonifrates
18h00 _ Biblioteca Infantil
Hora do Conto “Histórias de Eric Carle” _ crianças de 4 e 5 anos
21h00 _ Biblioteca Infantil
Hora de “Contos das Mil e Uma Noites” _ crianças dos 6 aos 9 anos.
De 23 de Abril a 8 de Maio
Sala de Empréstimo da BMC
Exposição documental sobre o “Maio de 68”
De 23 de Abril a 31 de Maio
Sala de Empréstimo da BMC
Mostra de livros proibidos
Dia 23 de Abril -
10h00 _ 22h00 - Horário de funcionamento do Serviço de Empréstimo da BMC e da Biblioteca Infantil
Informações:
Casa Municipal da Cultura
Rua Pedro Monteiro
3000-329 Coimbra
Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496
www.cm-coimbra.pt
cultura@cm-coimbra.pt

Espectáculo no Centro Cultural Olga Cadaval





Criação

O respeito pela diversidade cultural, a valorização e relacionamento íntegro consigo mesmo e com os outros, a consciencialização da necessidade de proteger a biodiversidade e o meio ambiente.
É nosso compromisso artístico e ético reunir a dimensão da arte contemporânea com a responsabilidade social global de legar às gerações futuras a possibilidade de uma vida plena, contribuindo para um planeta saudável e um mundo mais solidário e amoroso.
Este Manifesto continua a ser um ritual de celebração da vida no saber e no sabor consciente da existência, na plenitude da sua dignidade, da verdade e do amor. O empenho e a criatividade de todos os colaboradores, apoiantes e amigos presentes neste desafio é notavel.

Constelação
direcção de projecto Paula Pinto
direcção técnica Paulo Rodrigues
desenho de luz Pitchu e Paula Pinto
movimento Graça Reis e Ana Santos
expressão dramática e voz André Maia e Inês Ripamonti
cenógrafo/artista plástico Mathieu Crespin
paisagens sonoras Leandro Araújo vídeo Nádia Carmo
captação/registo de imagem Miguel Rebelo



Queima das Fitas de Coimbra, bilhetes à venda

Dia 23 de Abril
Bilhetes à venda para as Noites do Parque
Queima das Fitas de Coimbra

Informações
www.queimadasfitas.org

Escola Superior de Dança apresenta novo espectáculo


ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA APRESENTA
NOVO ESPECTÁCULO NO DIA 23

Contos Eslavos na Escola EB-1 da Solum

2008 ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL
Projecto lúdico-pedagógico eslavo na EB1 da SOLUM
pela Associação Centro Intercultural – Espaço Vivo
23 de Abril às 11h00 e 14h00


workshops
ateliês de escrita cirília
audição de contos russos traduzidos para português
ateliês de pintura e trabalhos manuaisdança tradicional

A par das comemorações do Dia Mundial do Livro, e enquadrado na celebração de 2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural, definido pela UNESCO a Associação Centro Intercultural – Espaço Vivo (que visa promover a cultura eslava em Portugal), apresenta na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Solum um projecto que tem como principal objectivo educar para a cidadania intercultural.

A iniciativa passa pela divulgação da Língua e cultura dos países eslavos nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, na perspectiva de facilitar a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa.
A manutenção da língua e cultura escritas representam, para as comunidades imigradas, uma ligação às suas origens.
A escolha da Escola E.B.1 da Solum - integrada na Rede de Bibliotecas Escolares -, prende-se com o facto de ser frequentada por um elevado número de crianças provenientes de vários países eslavos, sobretudo, da comunidade ucraniana.
Tornar a Língua e a cultura eslavas mais conhecidas é, pois, uma forma de inclusão social e cultural no país de acolhimento destas comunidades.
Informações:
www.cm-coimbra.pt
cultura@cm-coimbra.pt

Couple Coffee & Band actuam no S.Luis


Couple Coffee & Band celebram 50 anos
de Bossa Nova
Apresentação de novo disco e novo espectáculo

22 de Abril, Jardim de Inverno do Teatro São Luiz
18:30h - 20:00h
Entrada livre sujeita à lotação da sala.

É já logo que os Couple Coffee and Band apresentam "Young & Lovely - 50 anos de Bossa Nova".
Este novo trabalho presta homenagem à Bossa Nova, um dos géneros musicais mais ouvidos em todo o mundo, que comemora este ano o seu 50º aniversário.
"Young & Lovely" foi gravado ao vivo nos dias 1 e 2 de Março no Music Box e terá edição através dos "Transformadores" no próximo dia 5.
Temas como "Wave", "Corcovado", "Água de Beber", "Lobo Bobo", "Amor em Paz" e "Insensatez" são algumas das pérolas deste disco.

No Jardim de Inverno do São Luiz, depois de um breve cocktail, será apresentado um showcase com alguns destes temas tocados ao vivo pela banda de Luanda Cozetti, Norton Dailello, Sérgio Zurawski e Ruca rebordão.





O cartaz da Queima das Fitas de Coimbra foi oficialmente apresentado

O cartaz da Queima das Fitas de Coimbra foi oficialmente apresentado

O cartaz da Queima das Fitas de Coimbra já foi apresentado à imprensa. Mais de 80% das bandas já estão confirmadas. O primeiro destaque vai para a ausência de uma das mais antigas e carismática banda de rock & roll portuguesa, os Xutos & Pontapés. De regresso estão Jorge Palma, os Clã ainda a rodarem a tournée do albúm Cintura e dos tomarenses Quinta do Bill que lançaram recentemente o DVD comemorativo do aniversário da banda comemorado na cidade nabantina. Contrariamente aos anos anteriores, em que se realizava à terça-feira, o cortejo dos quartanistas será, este ano, no domindo dia 4 de Maio.
Dia 2 (sexta-feira) - noite do antigo estudante
-Fingertips
-Dapunksportif
-Fans
Dia 3 (sábado) - noite medicina
-David Fonseca
-Hands on Approach
-Tuna Masculina de Medicina
-Tuna Feminina de Medicina
Dia 4 (domingo) - noite direito
-José Malhoa
-Tiago Silva
-HI-FI
-Fanfarra
Dia 5 (segunda-feira) - noite ciências e tecnologias
-Primitive Reason
-Quinta do Bill
-Estudantina
Dia 6 (terça-feira)- noite letras
-Clã
-Mind Da Gap
-Invino Veritas
-Mondeguinas
Dia 7 (quarta-feira) - noite farmácia
-Yves Laroc
-Jorge Palma
-Moranguitos
-Phartuna
Dia 8 (quinta-feira) - noite de economia
-Gabriel o Pensador
-Ez Special
-Coral Quecofónico
-Do Cifrão
Dia 9 (sexta-feira) - noite psicologia
-Tiago Bettencourt
-Athony B
-Orxestra Pitagórica
Dia 10 (sábado) - noite desporto
-James
-Mesa
-Rags
-Grupo de fado
Informações:
http://www.queimadasfitas.org/

Ciclo Indie Lisboa na FNAC Forum Coimbra

CICLO Indie Lisboa
Aos Doze e Tantos
21 de Abril às 21H30
FNAC Forum Coimbra
Aos Doze e Tantos, de Michael Cuesta
Uma casa de árvore onde quatro amigos de doze anos brincam é destruída por um incêndio provocado por dois colegas de escola. A morte de um dos rapazes no trágico acidente precipita os outros para um crescimento precoce e de confronto com os pais. Aos Doze e Tantos retrata de forma honesta e intrigante os dilemas dos adolescentes quando começam o perder a inocência e as complexidades dos adultos que lutam para os orientar. Trata-se da segunda longa metragem do realizador Michael Cuesta, responsável por L.I.E. - Sem Saída e alguns episódios da série Sete Palmos de Terra.

The Devil and Daniel Johnston
22 de Abril às 21H30
FNAC Forum Coimbra
The Devil and Daniel Johnston, de Jeff Feuerzeig
Daniel Johnston é um enigma e uma lenda viva da cultura popular. Adolescente reclusivo, começou a dar mostras de uma invulgar capacidade artística, criando filmes em super-8 e bandas desenhadas na cave de casa. Contudo, aos olhos de uma família cristã fundamentalista, essa não era uma forma produtora de contribuir para a sociedade. Desde que o criador dos Simpsons e grande fã, Matt Groening, o homenageou na sua coluna do LA Weekly e que Kurt Cobain o declarou o maior autor de canções vivo, este génio passou a ser considerado o tema ideal para um documentário.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h

Turismo da Madeira com boas receitas



Receitas de turismo na Madeira atingem record
Porto do Funchal lidera em escalas e número de passageiros



O Director Regional de Turismo da Madeira comunicou que, em 2007, as receitas turísticas atingiram um valor record de 281 milhões de euros, mais 7,4 por cento do ano anterior.


No mesmo período entraram na Madeira cerca de 966 mil turistas, mais 6,4 por cento comparativamente ao ano anterior.

Em declarações proferidas no passado dia 16 de Abril, durante o jantar que decorreu no Palácio da Bolsa no Porto, Paulo Faria referiu que o Porto do Funchal lidera, em escalas e número de passageiros, o turismo de cruzeiros em Portugal e que a taxa de ocupação média do arquipélago se situou nos 59,9 por cento.

Perante uma audiência de mais de 220 agentes de viagem, Paulo Faria lembrou ainda a aposta que as ilhas têm feito em programas de animação turística, tendo confirmado a abertura de 5 novas unidades hoteleiras, bem como a remodelação e ampliação de outras 3 que irão representar um acréscimo de 3.577 camas, isto é, mais dez por cento do número actual de camas da região.

Estas declarações decorreram no jantar de encerramento do workshop que a Madeira organizou no Porto para operadores turísticos e agentes de viagem da região Norte.


No próximo mês o Turismo da Madeira irá promover iniciativas semelhantes nas regiões de Coimbra e Lisboa.

MM Café com cantores improvaveis


ÀS 4ªAS TERÇAS DE CADA MÊS,

NO MM CAFÉ,

OS CANTORES SÃO IMPROVÁVEIS



SÍLVIA RIZZO

22 ABRIL 22H (entrada livre)




Sílvia Rizzo voz

Carlos Miguel bateria

Miguel Amado contrabaixo

Ruben Alves piano

Convidados:

Gil do Carmo

Patrícia Vasconcelos

Sofia Portugal