quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Fundação Oriente atribui bolsas de curta e longa duração

A Fundação Oriente apresenta o calendário de candidaturas às bolsas de curta e longa duração para o ano 2008.

O concurso para bolsas de curta duração decorre até ao final do mês de Dezembro. As bolsas destinam-se a cidadãos de países do Extremo Oriente que pretendam frequentar cursos, realizar estágios, visitas de estudo ou trabalhos de campo em Portugal, e a cidadãos portugueses com os mesmos objectivos, em países do Extremo Oriente.

A Fundação Oriente privilegia neste programa, as áreas de Artes Plásticas, História, História de Arte, Património, Design, Fotografia, Arquitectura, Museologia, Conservação e Restauro.

O concurso para atribuição de bolsas anuais contempla bolsas de investigação e doutoramento e realiza-se de 2 a 31 de Janeiro de 2008. Destina-se sobretudo ao desenvolvimento de teses ou trabalhos em temas que relacionem o Extremo Oriente e Portugal e nas áreas de Ciência e Tecnologia, é dirigido a candidatos orientais que queiram vir trabalhar para Portugal. O concurso é aberto, pela primeira vez, aos investigadores portugueses da área das Ciências e Tecnologias, aos quais é dada a possibilidade de desenvolverem trabalhos de investigação ou doutoramentos em instituições científicas de países do Extremo Oriente.

Este programa inclui ainda bolsas de aperfeiçoamento de língua e cultura portuguesa para candidatos orientais, de línguas e culturas orientais para cidadãos portugueses e bolsas de aperfeiçoamento artístico (para projectos com uma duração entre 6 a 12 meses).

Os programas de bolsas da Fundação Oriente têm como principais objectivos, incentivar a investigação nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Literárias e Artísticas, em temas relacionados com o Extremo Oriente, e promover o intercâmbio científico entre universidades e comunidades científicas portuguesas e orientais.

Os formulários e informações podem ser obtidos em www.foriente.pt.

Todas as candidaturas devem ser entregues na sede da Fundação Oriente, dentro dos prazos previstos.

Centro Comunitário de Vialonga no Natal

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Centro Comunitário de Vialonga, promove nos próximos dias 14 e 15 de Dezembro as seguintes actividades:

14 de Dezembro – 20.00 Horas – Centro Comunitário de Vialonga - Ceia de Natal para Crianças e Jovens que frequentam as actividades do Centro Comunitário de Vialonga. Esta actividade pretende recriar todo o ambiente e “magia” característica da Ceia de Natal, sendo confeccionada uma refeição de bacalhau, típica desta quadra, pelos jovens da Rede Jovem e Rede de Mediadores. A noite encerrará com espectáculos de dança e teatro, desenvolvidos pelas Crianças e Jovens, utentes do Centro Comunitário de Vialonga.

15 de Dezembro – Feira de Roupa e ‘Hip-Hop contra a Fome’ – Centro Comunitário de Vialonga– A Rede Jovem e Rede de Mediadores promovem, a partir das 19.00 Horas, a iniciativa “Hip-Hop contra a Fome”, que visa a angariação de bens alimentares, que serão entregues a Instituições da Freguesia. Aproveitando o cariz social da iniciativa, pela tarde, será promovida uma “Feira de Roupa”, em que será distribuída pela população mais carenciada roupa que é recolhida e entregue ao cuidado do Centro Comunitário de Vialonga.


Um Festival Pina Bausch será um festival diferente, de 2 a 9 de maio, o festival ira estar presente quase em simultâneo no teatro São Luiz e CCB. Além das grades obras da coreografa, haverá filmes comentados, conversas com bailarinos da companhia e com personalidades que de alguma forma se cruzaram com Pina Bausch.

No passado dia 1 de Dezembro abriu a bilheteira para o espectáculo.

"Não me Toques nas Bolas"


O Braga Parque, promove uma acção para a ante-estreia do filme "Não me Toques nas Bolas", responda acertadamente à pergunta: Qual o desporto em destaque no filme "Não me Toques nas Bolas", e habilite-se a ganhar convites duplos para a sua ante-estreia, no dia 2 de Janeiro às 21h30.

As primeiras 40 pessoas a responderem correctamente ganham os convites.

Style Club