sábado, 27 de outubro de 2007

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA JOVEM

Festival Internacional de Cinema Jovem, que decorre de 28 de Outubro a 4 de Novembro de 2007, em Santa Maria da Feira, apresenta-se este ano com uma programação mais arrojada e com uma solidez que advém do reconhecimento público das edições anteriores. Com uma nova localização, em Santa Maria da Feira, o FEST 2007 apresenta dois grandes eventos em simultâneo, aumentando a diversidade cultural da iniciativa: o Festival de Cinema e o FEST Sound que vai oferecer o melhor da música para consumir sem moderação.

O Festival de Cinema , o centro de toda a definição artística do evento, conta com uma programação bastante completa e que responde a diferentes tipos de interesses dos espectadores. Para além das sessões relativas a grandes obras cinematográficas como por exemplo o filme de abertura "Wristcutters: A Love Story" e um dos filmes mais esperados do ano "California Dreamin (Endless)" , existe toda uma panóplia de filmes a concurso em cinco categorias: Ficção, Animação, Experimental, Documentário e Videoclip.

Com mais de 1160 filmes inscritos para o concurso, 79 obras foram seleccionadas e mais uma vez a participação portuguesa é expressiva com mais de 20% do total de filmes em competição.

Os trabalhos a concurso serão avaliados por um Júri rigoroso e com nomes sonantes no panorama cultural nacional e internacional, como o realizador de "Alice" - Marco Martins e Todd Hunter, com mais de 115 prémios ganhos na área do cinema e Director de um dos mais antigos festivais do mundo, o Worldfest Houston.

A par com o cinema, a iniciativa vai contar com o FEST SOUND, que vai fazer sentir-se sobretudo na agitação do corpo e da mente de todos os adeptos de música de qualidade, seja no estilo mais electrónico ou de cariz mais independente e até mesmo Chill Out. A partir das 23H00 a música vai, então, invadir Santa Maria da Feira e as noites serão certamente memoráveis.

Com a presença de nomes conceituados e outros emergentes no panorama musical nacional e internacional, o FEST SOUND vai ser comandado por mais de 20 actuações. Muitas vibrações vão contagiar e agitar os presentes, ou não estivessem no programa nomes como Ladytron Djs, Sebastian, Niño y Pistola, Fujiya and Miyagi, F.E.V.E.R , Blablabla Djs Chill Out Sessions, entre muitos outros.

O Festival Internacional de Cinema Jovem vai ser ainda palco para o Encontro Internacional de estudantes de cinema, evento único a nível mundial.

O FEST pretende ser um espaço que ofereça aos seus participantes diversos câmbios de informação na área cinematográfica e de produção de imagem em movimento. Este encontro vai contar com a presença de comitivas de diversas escolas e entusiastas portugueses e estrangeiros em 15 acções de formação, entre oficinas, masterclasses e conferências.

A edição global do FEST e o seu cartaz é já considerado como um dos melhores dos últimos anos em Portugal e quer marcar "uma nova geração de eventos culturais no nosso país, com uma clara aposta na oferta cultural de qualidade para o grande público. No FEST vamos colocar o espectador no centro do cinema e da música. Eles são os nossos protagonistas, e esperamos que sejam mais de 15 mil! ", assegura o Director do Festival Filipe Pereira.

Com uma nova vida e de energia triplicada, o FEST tem, então, como principal objectivo desenvolver de forma sustentada o cinema em geral e o cinema português em particular, potenciando e promovendo novos e jovens valores nesta área, ao mesmo tempo que coloca em actuação grandes nomes da música nacional e internacional.

Galeria bar O Bico com festa de Halloween