quarta-feira, 18 de julho de 2007

EXPOFACIC


Pelo 17º ano consecutivo, a EXPOFACIC – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, vai realizar-se no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, na cidade de Cantanhede, de 20 a 29 de Julho de 2007. Promovida pelo MUNICÍPIO DE CANTANHEDE e pela Empresa Municipal INOVA, a EXPOFACIC é hoje considerada como a melhor exposição – feira da região centro e uma das maiores do país.

OS VIVOS abrem o CITEMOR


O CITEMOR continua VIVO e recomendasse

Com inauguração marcada para amanhã, a 29ª Edição do CITEMOR abre com a estreia "OS VIVOS". Esta co-produção com o Teatro O BANDO estará em cena nos dias 19, 20 e 21, às 22:30 na Praça da República.


"OS Vivos" surge na sequência do espectáculo "Luto Clandestino", de Jacinto Lucas Pires, que estreou nas ruas de Palmela em 2006, num cenário urbano e habitado. Uma co-produção com a FIAR, associação cultural e o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.
Em "OS Vivos", parte-se da ideia que o "Luto Clandestino" será o primeiro acto de um texto maior, onde se vão juntar mais personagens. As ideias são as da culpa e do desejo, da imaginação e da memória, de estar vivo e de não estar. Há um luto mal resolvido, há a vontade de o resolver. Há uma mulher de meia-idade, que é mãe, há um jovem, que é namorado, e agora haverá também um marido, uma empregada e uma morta.
Esta criação, a estrear no Festival CITEMOR, desponta de um trabalho de continuidade com o autor, mas possuindo agora uma nova dimensão, mais alargada.
"Chama-se "OS VIVOS" esta comédia sobre a morte. Quando a escrevi, a partir de uma peça-em-um-acto que tinha feito para o bando no ano passado, surpreendi-me com a aparência convencional da sua estrutura e com a dispersão de pontos de vista no seu contar. Talvez seja o resultado lógico de levar a morte para dentro de casa, pensei na altura. E, no entanto, ao ouvir depois as primeiras leituras dos actores, já não era isso que me chamava a atenção. Quase o contrário: os cortes, as dissonâncias, os desvios; o impossível feito real, como nos sonhos (e no teatro). E também a voz de conjunto que parecia ficar a ressoar no fim de tudo. "OS VIVOS": uma peça sobre não morrer com a morte."
Jacinto Lucas Pires
Após a estreia em Montemor-o-Velho, o espectáculo estará em cena no Teatro O Bando (Palmela) de 13 de Setembro a 21 de Outubro.

Texto: Jacinto Lucas Pires

Encenação: João Brites

Espaço Cénico: João Brites e Rui Francisco

Oralidade: Teresa LimaFigurinos e Adereços: Clara Bento

Interpretação: Ana Freitas, Dinis Machado, Inês Rosado, João Garcia Miguel e Paula Só

Co-produção: Teatro O Bando / Citemor

Bilhete: 10EUR

Bilhete com desconto: 7EUR(desconto aplicável a menores de 25 anos, estudantes e profissionais das artes do espectáculo)

LEITURA PÚBLICA de CONTOS de TORGA

A Câmara Municipal de Coimbra e o Teatrão apresentam, no âmbito do Centenário do Nascimento de Miguel Torga o Projecto TERRA TORGA no JARDIM DA SEREIA.
Dia 19 de Julho às 19h00
LEITURA PÚBLICA de CONTOS de TORGA

pel'O TEATRÃO - Teatro para a Infância de Coimbra

ACESSO GRATUITO

Próxima sessão:
26 Julho_Parque Dr. Manuel Braga

Pedro Abrunhosa no Centro Cultural Olga Cadaval


PEDRO ABRUNHOSA & BANDEMÓNIO
CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL



Menos de um mês depois do lançamento do seu 5º disco de originais, LUZ, Pedro Abrunhosa & Bandemónio levam ao Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval as canções com que pretendem iluminar o país na digressão que agora estreiam.

Aqui serão apresentados também alguns dos anteriores êxitos incontornáveis de Pedro Abrunhosa & Bandemónio.
Composto e escrito por Pedro Abrunhosa, o novo disco e, assim, o novo concerto LUZ representam uma viragem na carreira do cantautor.

LUZ revela um novo olhar sobre o mundo, com a lucidez e a crueza da maturidade. É o regresso à verdade da canção. Rompe com a superficialidade da pop contemporânea. Porque a canção não pode continuar a ser apenas entretenimento. Tem de questionar. Já não há lugar para romantismos. Para ilusões.

De LUZ fazem parte canções como “A Dor do Dinheiro”, “Ilumina-me”, “A Cada Não Que Dizes”, “Pontes” e a já muito comentada “Balada de Gisberta”, uma homenagem ao transsexual assassinado no Porto, em Fevereiro do ano passado.

No alinhamento não faltará “Quem Me Leva os Meus Fantasmas”, o 1º single do novo disco, que muito tem rodado nas rádios nacionais.
Com LUZ, Pedro Abrunhosa & Bandemónio assumem as preocupações ambientais na sua própria actividade, tornando-se a primeira banda a editar um disco "eco" em Portugal.

O CD terá o seu impacto ambiental compensado em termos de emissões de CO2.

Pedro Abrunhosa tornou-se, ele próprio, embaixador da EDP para a eficiência energética, conceito que o acompanhará nesta digressão 20072009.

Preços: 1ª Plateia – 30,00 Euros; 2ª Plateia – 25,00 Euros; Balcão - 20,00 Euros Sem Descontos

20 JULHO 22:00 SINTRA CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL

Homenagem a Eunice Munoz

Homenagem a Eunice Muñoz
Teatro da Trindade 20 JUL 07


O INATEL/ Teatro da Trindade tem o prazer de anunciar que irá homenagear a actriz Eunice Muñoz, no dia 20 de Julho, no salão nobre do Teatro da Trindade, pelo seu trabalho e reconhecimento artístico.
Após a representação da 100ª representação da peça “Miss Daisy”, onde Eunice Muñoz é protagonista, será descerrada uma placa que irá assinalar a homenagem, recordando igualmente que o Teatro da Trindade se encontra nas comemorações do seu 140 aniversário.


TMN Saca Tour foi um sucesso


Sines, Espinho e Ericeira, os destinos em que se realizaram os três surf camps do TMN Saca Tour, ganharam novo ânimo com a presença dos mais de 200 participantes, crianças e jovens, que se estrearam na “boa onda” do surf em algumas das melhores praias do país.

Terminou com distinção a 1ª edição do TMN Saca Tour, uma acção inédita, levada a cabo pela TMN, um operador atento aos desejos e preferências do seu público mais jovem.

O TMN Saca Tour é um evento composto por três surf camps, de dois dias cada, onde, sob a orientação de surfistas experientes e sob a direcção de Tiago “Saca” Pires, o nosso campeão, crianças e jovens, muitos deles pela primeira vez, têm a oportunidade de receber aulas intensivas da modalidade.

Confirmando todas as expectativas alimentadas logo no primeiro surf camp, realizado entre 26 e 27 de Maio, em Sines, a 1ª edição do TMN Saca Tour passou também com sucesso por Espinho, entre 22 e 24 de Junho e, em jeito de remate, levou ainda os entusiastas às melhores ondas da Ericeira, entre 29 de Junho e 1 de Julho.

Em colaboração com a Associação Nacional de Surfistas, preencheram a agenda dos três surf camps aulas teóricas e práticas de surf, diversas actividades na praia, palestras de sensibilização sobre questões ecológicas e o visionamento de diferentes filmes sobre o “desporto das ondas”.

A alimentação, a segurança no mar e, claro, a história do surf também fizeram parte do programa, que proporcionou momentos de reflexão aos adeptos presentes. Destacou-se também, no itinerário do TMN Saca Tour, uma acção de limpeza da praia, que juntou participantes e organizadores, no âmbito de uma parceria entre a TMN e a Surfriders Foundation.


Apostando de forma vigorosa no apoio ao surf, a TMN estará presente este ano no Ericeira Surf Shop B! Pro, Campeonato Nacional de Surf Pro Júnior 2007, cujas três etapas finais decorrerão na Praia Grande, entre 21 e 22 de Julho, em Peniche, de 15 a 16 de Setembro e, a fechar, em Carcavelos, entre 27 e 28 de Outubro.

A TMN marcará ainda presença no Buondi Billabong Pro – Ericeira, que se desenrolará entre 27 de Agosto e 2 de Setembro.

A identidade da TMN ganha com a associação ao surf a energia, a força, a vitalidade e o espírito inerentes a este desporto que se exprime na energia das ondas. É este o ritmo com que o líder das telecomunicações móveis pretende continuar a surpreender cada um dos seus clientes, com as melhores e mais competitivas soluções, os mais vantajosos serviços, os produtos mais desejados e as experiências mais emocionantes.

Amália Rodrigues no Vimeiro



Nas comemorações do aniversário de Amália Rodrigues, o Hotel Golf Mar do Vimeiro e a Fundação Amália Rodrigues, apresenta o seguinte espectáculo:

Dr. Fernando Machado Soares, Ana Sofia Varela e António Zambujo

Acompanhados pelos músicos

Mário Estrelinha e Paulo Parreira

Para mais informações contacte: 261 980 800

Palácio Nacional de Mafra acolhe "o Empresário"

"O EMPRESÁRIO" de W. AMADEUS MOZART
Dia 21 de Julho - 22.00h
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

Recriando o ambiente dos laranjais do Palácio de Schönbrunn/Viena, local onde em 1786 foi estreado este "singspiel"(obra falada e cantada), o Festival Rota dos Monumentos apresenta esta obra de Mozart, célebre pela sua Abertura. O cenário único da biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, especialmente transformado para esta ocasião, é o local de eleição para a apresentação deste divertimento com algum carácter autobiográfico na vida do genial compositor. A obra conta as peripécias pelas quais um empresário passa para levar a cabo a montagem de um novo espectáculo. O tema, extremamente humorístico e sarcástico, é intemporal, focando-se nas infindáveis dificuldades financeiras, nos "humores" inaturáveis das divas e nos ameaçadores caprichos do público.

Este espectáculo apresenta a Camerata Academica Salzburg, unanimemente aclamada como a intérprete por excelência do repertório mozartiano.
A visita a Portugal deste agrupamento, cuja direcção estará a cargo do veterano Jean Bernard-Pommier, constitui só por si, um momento raro no nosso panorama musical.
O elenco conta ainda com a participaçãp dos cantores internacionalmente consagrados, Elena Ferrari, Juanita Lascarro, Richard Edgar-Wilson e José Fardilha, que contracenam com os actores Márcia Breia e Manuel Marques, entre outras participações.

No final do espectáculo, o público será convidado a provar a doçaria conventual, no Claustro do Palácio do Rei.

UM ELENCO DE LUXO, NUM AMBIENTE PALACIANO.

Canto Lirico no Theatro Circo de Braga

Canto lírico e piano conjugam-se
para homenagear compositores portugueses

ELSA SAQUE
(soprano)
e
NUNO VIEIRA DE ALMEIDA
(piano)

Theatro Circo, 21 Julho, 22h00



O Theatro Circo recebe a 21 de Julho (22h00) a cantora lírica Elsa Saque e o pianista Nuno Vieira de Almeida num concerto que tem como ponto de partida três edições discográficas originais baseadas nas obras dos portugueses Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos e Luís de Freitas Branco.

Através do canto e do piano de Elsa Saque e Nuno Vieira de Almeida, o Theatro Circo propõe, assim, «um precioso testemunho das infinitas virtualidades e contradições da primeira metade do séc. XX português», por vezes mais visíveis na expressão artística que em qualquer outra.
A abrir o concerto na sala principal do Theatro Circo, Elsa Saque e Nuno Vieira de Almeida homenageiam Luís de Freitas Branco com a interpretação dos temas “A formosura desta fresca serra”, “Dernier voeu”, “La grigia nebbia” e “Canção portuguesa”.
Reconhecido como um dos mais notáveis compositores e musicólogos contemporâneos, Fernando Lopes-Graça apresentava na canção acompanhada ao piano uma parcela significativa da sua produção e uma extensão natural da sua vertente de pianista.
Deste compositor, o público bracarense tem a oportunidade de ouvir na voz da soprano Elsa Saque temas como “O menino da sua mãe”, “Mar de Setembro”, “Um nome”, “Poveirinhos”, “Óo menino ó”, “Faixinha verde” e “Amora madura”.
De Joly Braga Santos, um dos maiores compositores portugueses que surgiram na década de 40, o concerto inclui temas como “Acordando” e um conjunto de canções extraídas dos “Cantares Gallegos”, designadamente “Campanas de Bastabales”, “Alô pola mañancina”, “Cada estrela, o seu diamante” e “Corre o vento, o rio pasa”.

Do trabalho conjunto dos dois músicos resultou o lançamento dos três registos discográficos que serviram de ponto de partida para este espectáculo, designadamente “Fernando Lopes Graça e os Poetas”, edição que representa um marco na redescoberta e reavaliação pública deste notável compositor; “Integral para Canto e Piano”, de Joly Braga Santos, e “Integral das Canções de Luís Freitas Branco”, que inclui temas já gravados há duas décadas pela própria Elsa Saque e Nella Maissa.

Os ingressos, a 7 euros, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.