segunda-feira, 2 de junho de 2008

Exposição Colectiva de Pintura na Galeria Almedina

Exposição Colectiva de Pintura na Galeria Almedina
3 a 14 Junho
Coimbra

Exposição colectiva de pintura pela Associação de Solidariedade Social dos Professores.
Horário - Terça a Sexta11h00 - 19h00; Sábado10h00 -13h00 e 14h00 – 18h00; Encerra Domingo, Segunda-feira e feriados.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Ciclo Segundas TAGV esta semana à terça-feira

Ciclo Segundas TAGV
Três Tempos
3 de Junho às 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra
Três Tempos; de Hou Hsiao-Hsien [FRA/Taiwan, 2005, 113’, M/12]

Três diferentes épocas – 1966, 1911, 2005 – três histórias, o mesmo actor e actriz, evocando, numa fábula sentimental, três reincarnações de um amor inacabado.
1966: Um Tempo de Amar uma jovem. May e um soldado, Chen, conhecem-se numa sala de jogos. Partilham momentos numa maravilhosa noite quente.
1911: Um Tempo de Liberdade. Durante a ocupação japonesa da Formosa, um diplomata casado ganha, através da sua bondade, a admiração de uma cortesã, num bordel em Dadaocheng. Contudo, os seus princípios modernos não permitem que a tome como sua concubina.
2005: Um Tempo de Juventude. Sob a ameaça de guerra com a China, a Formosa encontra-se instável. Uma jovem bissexual, Jing, envolve-se num triângulo amoroso. Paixões secretas fervilham por entre mal-entendidos, rejeições e relações modernas que florescem e falham à distância segura de sms e emails.
Produção TAGV
Preçário - Preço normal 4,50€ / Preço estudante 3,50€
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Semana do Ambiente em Cascais


Semana do Ambiente
2008-06-03 a 2008-06-08 .
Ambiente Semana preenchida por actividades de educação ambiental, nomeadamente: Jogo da glória sobre alterações climáticas, caça ao tesouro do capitão concha, construção de um herbário, descodificação de palavras, actividades e palestras promovidas pelo Núcleo Interactivo de Astronomia, ginástica de manutenção e yoga.
Informações pelo tel.:214815924.

Mais de 40 mil já têm bilhetes para ver Madonna


O esperado concerto da maior cantora pop da actualidade, Madonna, que actuará no próximo dia 14 de Setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa, vendeu quarenta mil bilhetes, só, no 1º dia.

O concerto, inserido na digressão “Sticky & Sweet”, que tinha sido anunciado para 28 de Setembro no Alvalade XXI pela Tourné, produtora especializada em concertos de grandes dimensões, acabou por ser antecipado e o local escolhido é o Parque da Bela Vista, actualmente com o Rock in Rio. A produtora, também, foi alterada, sendo da responsabilidade de Everithing is New, empresa responsável pelo "Alive" e pela vinda de grandes nomes como Ricky Martinez, Shakira, Beyoncé, marly Manson, Alicia Keys, Portished, Back Street Boys entre outros.

Por curiosidade Álvaro Covões, director geral da Everything is New, esteve ontem no parque da Bela Vista devido ao Rock in Rio.

Concurso de Fotografia sobre monumentos de Braga


CONCURSO DE FOTOGRAFIA APONTA OBJECTIVAS
À RESTAURAÇÃO NO
CENTRO HISTÓRICO DE BRAGA


A Câmara Municipal de Braga abre amanhã (3 de Junho) as inscrições para a quinta edição do seu Concurso de Fotografia, desta feita subordinado ao tema “Os Cafés, Restaurantes e Gastronomia do Centro Histórico”.

Limitado a um máximo de meia centena de concorrentes e tendo por base a utilização exclusiva de máquinas fotográficas descartáveis fornecidas pela entidade organizadora, o evento, que ganhou já referências entre os certames homólogos, visa, antes de mais, potenciar a imagem do centro histórico de Braga.

As inscrições, gratuitas – embora sujeitas ao depósito de uma caução de 10 euros, devolvida na entrega da máquina descartável –, devem ser feitas até 13 de Junho, no Museu da Imagem, ao Arco da Porta Nova, em qualquer dia da semana, das 14h30 às 18h30.

A recolha das máquinas a utilizar e a captação de imagens é feita, nos termos do respectivo regulamento, a partir das 15h00 de 21 de Junho, devendo os concorrentes entregar os respectivos trabalhos (máquinas utilizadas) no Museu de Imagem, até às 17h00 de 22 de Junho.

De acordo com a Divisão Municipal de Renovação Urbana – que coordena o concurso, em nome dos pelouros municipais de Planeamento e Urbanismo, Cultura e Actividades Económicas –, o tema proposto pretende despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes, em particular, e dos munícipes e outros cidadãos, em geral, sobre o renovado centro histórico de Braga enquanto imagem distintiva e afirmativa da cidade.

Pretende igualmente, no caso desta edição, realçar a importância da actividade desenvolvida pelos cafés e outros espaços de restauração do centro histórico enquanto «elemento de fulcral importância para a revitalização da área urbana histórica com relevante interesse patrimonial».

Pretende também contribuir – sublinha o coordenador – para a promoção desta actividade, que se assume como imagem de marca de Braga num contexto regional alargado, que se estende à vizinha Espanha, isto a par da divulgação dos valores patrimoniais inerentes à arquitectura e “design” daqueles espaços, bem como toda a riqueza e “sabor” da excelente gastronomia que proporcionam.«Neste enquadramento, cada concorrente pode apontar a objectiva ao geral e ao pormenor, ao material e ao humano, ao exterior e ao interior, mas também à oferta gastronómica propriamente dita», afirma Pedro Lopes, da Divisão Municipal de Renovação Urbana.

Através de um júri para o efeito convidado, o Município de Braga promove, para além da atribuição dos prémios nos termos do regulamento do concurso, a selecção de um conjunto de trabalhos que integram uma exposição alusiva à presente edição, enquadrada no âmbito do projecto “Cidade, Futuro da História”, uma parceria transfronteiriça com o Concello de Pontevedra (Galiza), formalizada em candidatura aprovada pelo programa “Interreg IIIA”.

Cinema no MM Café


às terças no mmàs primeiras terças-feiras de cada mês, no mm café, o BAR está ANIMADO!

3 Junho 22H00 (entrada livre)

LUGAR AOS REALIZADORES


Frederic Back, Canadá Nascido na Alemanha, cedo emigrou para o Canadá onde realizou uma obra admirável e das mais conceituadas do mundo da animação.

Candidato várias vezes ao Óscar, ganhou por duas a estatueta dourada com Crac, em 1981, e com L’home qui pçlantait dês arbres, em1988.

As suas obras revelam um autor preocupado com o mundo que o rodeia, nomeadamente com o futuro da humanidade.

Aspectos como a infância e a natureza estão sempre presentes na sua obra. Apesar de não ser Canadiano, revela um grande amor pelo país que o apoiou na realização das suas obras magistrais.

Rock in Rio Lisboa 2008



FESTIVAL ROCK IN RIO 2008

Terceiro Dia

Aproxima-se do fim esta primeira fase do Rock in Rio Lisboa 2008.

Hoje o dia foi dedicado às crianças ( entraram 8.000 até aos 12 anos, pois a entrada era gratuita) e todos os parceiros comerciais utilizaram a sua imaginação para lhes proporcionar uma tarde agradável e simpática.

Desde jogos e concursos onde os prémios embora simples eram bem acolhidos pela miudagem, até um espectáculo no Palco Mundo com 4Taste, Just Girls e Docemania a Organização tentou que este Dia Mundial da Criança fosse agradavelmente passado por quem tivesse optado pelo Parque da Bela Vista.

O dia também foi favorável ao evento.Fresco, calmo permitiu que os problemas do calor em excesso não perturbassem a festa.

E foram cera de 48.000 as pessoas que encheram hoje este belo recinto relvado onde a Bela Vista impera.

Para os entreter disfrutaram de um excelente concerto dos Xutos e Pontapés, para nós a melhor banda de rock portuguesa, que nos fizeram cantar, para além doutras, Maria e Casinha.

Um concerto brilhante que o público ovacionou fortemente. No fim, como prometido, atletas Olípicos foram ao palco agradecer os votos de sucesso nos Jogos que se realizarão para o mês que vem.

Actuaram de seguida os " Tokio Hotel" a tão esperada banda cuja ausência em Março passado deu origem a muitos desmaios e gritos dos fãs.

E hoje, mesmo com a presença do vocalista Bill Kaulitz, os choros não faltaram, e as lágrimas correram, pródigas pelas faces das adolescentes.

Depois foi a voz espantosa de Joss Stone que ecoou forte pelos ares da Bela Vista e a sua simpatia foi mais um incentivo para os calorosos aplausos do público.

O dia termina com um gigante do palco: Rod Stewart. Um concerto pleno de ritmo e musicalidade, merecedor dos imensos aplausos com que foi brindado.

O profissionalismo deste artista tal como ontem mencionámos também em relação a Bon Jovi é uma marca que define os grandes.

Esta primeira fase teve bons concertos, outros menos bons (Amy Whinehouse) mas o balanço é positivo.

No que respeita à Segurança nada de relevante a mencionar.
O dispositivo de Saúde tinha 58 elementos entre médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de sáude, bem localizado e com o registo de poucas ocorrências, nenhuma delas considerada grave, segundo nos disse a médica responsável ao hardmusica.com

Um único senão a apontar à organização: no que concerne à entrada dos jornalistas não conseguimos um único dia acertar com a porta.
Num dia passava-se, no outro já não. A maior e mais desagradável confusão.

Esperemos que na próxima quinta feira tal não se verifique.

Uma fusão de tradições no Museu do Oriente


“Pushed” de Padmini Chettur
Fusão de tradições no Museu do Oriente


O Museu do Oriente apresenta, nos dias 7 e 8 de Junho, “Pushed”, de Padmini Chettur, um espectáculo que mistura a precisão da dança indiana com uma banda sonora interpretada por músicos coreanos, em instrumentos tradicionais.

Criado em 2006, na Coreia do Sul, “Pushed” desenvolve-se em torno das sete emoções de base da filosofia coreana: fúria, dor, prazer, felicidade, tristeza, amor e luxúria.

Padmini Chettur desenvolve uma coreografia subtil e decididamente contemporânea, na qual as bailarinas evoluem, quase imperceptivelmente, entre estados de grande tensão e momentos de fluidez.

Formada em dança tradicional indiana bhârata natyyam, Padmini Chettur integrou a companhia de dança indiana Chandralekha, famosa pelas suas coreografias e pioneira da expressão contemporânea num país em profunda mutação.

Da sua formação clássica, reteve uma técnica precisa e refinada.

Dos ensinamentos da Chandralekha, ficou a vontade de descodificar a forma e o movimento, libertando o corpo da mulher da sua obrigatória tradição de sedução, beleza e perfeição.


“Pushed” - Padmini Chettur (Índia/Coreia)

Coreografia: Padmini Chettur

Música: Maarten VisserCenário: Sumant Jayakrishnan

Figurinos: MetaphorLuz: Zuleikha Chaudhari

Intérpretes: Akila, Divya Rolla, Krishna Devanandan, Anoushka Kurien, Ashwini Bhat, Balachandran Athreya Preethi, Padmini Chettur.

VI Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra- Programação

VI Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

Programação
CONCERTOS
5 Junho22h00
Ateneu de Coimbra
ZFP Quartet
(Portugal / Inglaterra / Brasil)
Carlos “Zíngaro” - violino
Simon H. Fell - contrabaixo
Márcio Mattos - violoncelo
Mark Sanders – bateria
(Integrado nas comemorações do 70º aniversário do British Council em Portugal)
6 Junho22h00
Escadas do Quebra Costas
Júlio Resende Quarteto feat. John Hebert
(Portugal / Estados Unidos da América)
Júlio Resende – piano
Zé Pedro Coelho – saxofone tenor
John Hebert – contrabaixo
João Lobo – bateria
7 Junho22h00
Escadas do Quebra Costas
Agustí Fernández / Barry Guy / Ramón López “Aurora”
(Espanha/Inglaterra)
Agustí Fernández - piano
Barry Guy - contrabaixo
Ramón López - bateria e percussão

5, 6 e 7 Junho23h55
Salão Brazil
Michaël Attias Quintet: Twines of Colesion
(EUA)
Tony Malaby – saxofone tenor
Russ Lossing – piano
John Hebert – contrabaixo
Satoshi Takeishi – bateria
12 Junho21h30
TAGV
JWO-JACC Workshop Orchestra
Direcção Michaël Attias
(Portugal / Alemanha / Brasil)
João Guimarães – saxofone alto
Alípio C Neto – saxofones
Gonçalo Lopes – clarinete baixo
Johannes Krieger - trompete, trompa
Luís Cunha - trombone
Els Vandeweyer - vibrafone
Hugo Antunes – contrabaixo
João Lobo – bateria
13 Junho22h00
Escadas do Quebra Costas
Ravish Momin’s Trio Tarana
(EUA / India)
Ravish Momin – bateria, percussão, voz
Brandon Terzic – oud
Sam Bardfeld – violino
14 Junho22h00
Escadas do Quebra Costas
Hélène Labarrièrre Quartet “Les Temps Changent”
(França)
François Corneloup – saxofone barítono
Hasse Poulsen - guitarra
Hélène Labarrièrre - contrabaixo
Christophe Marguet – bateria
12, 13 e 14 Junho23h55
Salão Brazil
Alberto Pinton & Chant
(Itália / Suécia )
Alberto Pinton – saxofone barítono
Jonas Kullhammar – saxofone tenor
Torbjörn Zetterberg – contrabaixo
Kjell Nordeson– bateria, vibrafone


ANIMAÇÃO DE RUA
2 a 15 Junho
Emissão de rádio com programação específica _ RUC
Estúdio da RUC instalado no Museu Municipal Edifício Chiado, que difundirá, ao longo dos dias do Jazz ao Centro, para a instalação sonora nas ruas da Baixa:
Música
Intervenções em directo
Passatempos
Convidados: músicos _ membros da organização _ equipa de produção _ patrocinadores _ cidadãos comuns/transeuntes
7 e 14 Junho14h00 - 20h00Escadas do Quebra Costas
Mercado Quebra-Costas
O Mercado Quebra-Costas começou em Março de 2007 neste lugar metafórico do centro histórico de Coimbra. Trata-se de um espaço com um pendor público e uma densidade humana, económica e cultural onde se mostram, vendem e trocam coisas necessárias ou atractivas.
Em termos conceptuais, o formato da iniciativa caracteriza-se pelo carácter inclusivo, “de rua”, urbano e actual.
Um mercado, pessoas, música, espectáculo — tudo boas razões para desfrutar de um dos espaços públicos mais notáveis e característicos da cidade de Coimbra.
EXPOSIÇÕES
2 a 15 de Junho
FOTOGRAFIA
Alliance Française Coimbra _ All Free - Gérard Rouy
Bar Quebra Costas _ Contrabaixo – Hélio Gomes
TAGV (foyer e sala branca) _ Retrospectiva Portugal Jazz 2007 - Hélio Gomes
[Encomenda do Centre de la Imatge i la Tecnologia Multimèdia da Universidade Politécnica da Catalunha inaugurada na 27ª edição do Jazz Terrassa]
Caixa Geral de Depósitos – Agência Central de Coimbra _ Retrospectiva Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - Vários autores
DESIGN GRÁFICO
Livraria XM, Quebra Costas _ Cartazes do Portugal Jazz 2007 - Design FBA.
Salão Brazil _ Cartazes do Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, 2003 - Design Rui Garrido
INSTRUMENTOS MUSICAIS
Terça a Sábado [11h00/13h00 e 14h00/19h00]
Galeria do Turismo (à Portagem) _ Exposição de Cordofones da Colecção Louzã Henriques [visita sugerida no âmbito do Jazz ao Centro 2008]
CINEMA
10 Junho21h30TAGV
Belarmino (Fernando Lopes)
Projecção seguida de conversa com a presença dos seguintes convidados:
Fernando Lopes (realizador)
Engr.º Bernardo Moreira (Presidente do Hot Clube de Portugal e membro do Quinteto do Hot Clube, que interpreta a banda sonora)
11 Junho21h30TAGV
Off the Road (Laurence Petit-Jouvet)
ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS
3 JunhoPraça 8 de Maio
Espectáculo educativo
“Era uma vez um gato maltês tocava kazoo num grupo de jazz português”
Raul é um gato azul que nasceu no seio de uma família de gatos músicos de jazz. Toca kazoo e integra a banda os “swingatos”, da qual faz também parte a sua melhor amiga, Felisbela, a gata amarela. Raul e Felisbela guiam o público numa extraordinária viagem à volta da história do jazz que é ilustrada pelos restantes músicos da banda. Pelo caminho o público é convidado a participar nesta festa de música, experimentando reproduzir ritmos swingados, cantar alguns standards, acompanhar temas com instrumentos musicais de fácil manuseamento e dançar.
4 JunhoMuseu da Ciência da Universidade de Coimbra
Das 14h00 às 15h00
Tinir, Tilintar, soprar, soar
Actividade pedagógica dirigida a crianças do Ensino Básico [entre os 6 e os 7 anos]
Sabias que podes fazer um instrumento musical com coisas que tens lá em casa?
A partir de materiais reutilizáveis, constrói instrumentos muito originais.
Das 15h00 às 16h00
Língua dos pês
Actividade pedagógica dirigida a crianças do Ensino Básico [entre os 8 e os 10 anos]
Queres aprender a falar com os teus amigos sem que mais ninguém vos entenda? Então, vem aprender uma linguagem secreta.
Supervisão científica: Dr.ª Carlota Simões (Departamento de Matemática da FCTUC)
PALESTRA
4 Junho15h00Museu de Física da Universidade de Coimbra
Arte, Ciência e tecnologia na temática da improvisação no Jazz, da improvisação livre e da improvisação estruturada
Carlos "Zíngaro" - músico
Rui Eduardo Paes - crítico, ensaísta
Rui Vilão - professor e investigador (Departamento de Física da FCTUC)
Fernando Penousal Machado - professor e investigador (Departamento de Engenharia Informática da FCTUC)
A palestra será seguida de uma visita guiada ao Museu da Física da Universidade de Coimbra com ênfase no espólio relacionado com o estudo da acústica.
FEIRA DO DISCO
6,7,13 e 14 Junho 14h00 - 23h45Escadas do Quebra Costas
Dargil, Mundo da Canção, Trem Azul, Stradivarius
Preço dos ingressos
Concertos: Bilhetes pontuais
Ateneu de Coimbra € 5
Teatro Académico de Gil Vicente € 5
Salão Brazil € 7
Escadas do Quebra Costas € 10
Bilhetes gerais
12 concertos € 50
Livre acesso a todos os concertos do festival
6 concertos € 30
Livre acesso a 2 concertos de €10, 1 concerto de €5 e 3 concertos de €7
Entrada livre: Exposições e Cinema
Locais de venda: Atrium Solum - Discoteca Stradivarius (Baixa) - Posto Municipal de Turismo (Largo da Portagem) - Discoteca Almedina (Rua Ferreira Borges) - Sede do JACC – Jazz ao Centro Clube (Adro de Baixo) - Salão Brazil (Largo do Poço) - Dolce Vita Coimbra ( Balcão de informações) - Estádio Cidade de Coimbra (Livraria Almedina e EME Clube) - Teatro Académico de Gil Vicente (Praça da República) - Quebra Costas (Livraria XM, Lojas Mau Feitio, Bar Quebra Costas)
Venda por SMS
Envie do seu telemóvel para 3666: CFE JACCEX NOME APELIDO
Dependendo do concerto pretendido substituir o JACCEX pelo código correspondente.
Exemplo de mensagem para o concerto do ZFP Quartet no dia 5 de Junho:
CFE JACCE3 Pedro Miguel
Custo: € 0,35 (IVA incluído)
Receberá um SMS de resposta com os dados para pagamento numa Caixa Multibanco. Após pagamento bastará identificar-se à entrada do concerto

Informações
www.jazzaocentro.pt

Rod Stewart fecha com os braços no ar


Está a acabar a primeira parte do Rock in Rio 2008, regressando na próxima quinta feira para uma noite "da pesada".
Este terceiro dia foi o dia em que menos pessoas vieram ao festival tendo registado 45 mil adultos e 8 mil crianças.

Um dos factores que poderá ter causado o decrescimo de visitantes foi a temperatura e o vento, pois o Parque é bastante ventoso.

O cartaz, especialmente dedicado para o público mais jovem, poderá ter sido outra das causas.

A penultima actuação da noite, Joss Stone, já não teve uma forte adesão, com menos de metade do recinto ocupado e chegando a ver-se bastantes clareiras.
A cantora, tentou, colmatar o frio que se faz sentir no Parque da Bela Vista, mas sem sucesso.

Para encerrar a noite o "catedrático" Rod Stewart acompanhado por, belissimas cantoras e de uma potente voz, aqueceu as cerca de 10 mil pessoas que se encontravam a assistir ao concerto.
O cantor mostrou que os seus 63 anos não são impedimento para fazer uma plateia "arrefecida" se tornar numa entusiastica e euforica.
Rod Stewart entre outras interactividades com o público foi o "jogar à bola", atirando-a e recebendo-a, enquanto proferia a letra de "Proud Mary". Por esta altura já o público que se encontrava noutros espaços, mais abrigados, do recinto, tinham descido contagiados pela sua energia e pelos acordes da banda que o acompanha.
Na sua penultima música Rod Stewart exibe o cachecol da Selecção Nacional, levando a euforia do público ao rubro.
Termina a sua interpretação com a balada "Sailling", com as suas cantoras, em que os milhares de espectadores fizeram questão de soletrar e acompanhar com os braços no ar.
O público pediu mais, mas o cantor não voltou, terminado a sua actuação 25m antes do previsto.

Podemos, mesmo, dizer que o sexagenário Rod Stewart brilhou mais que o teenager (18 anos) Bill Kaulitz, mesmo com condições climatéricas piores.