domingo, 6 de julho de 2008

Os Amores de Astrea e Celadon estreia a 10 de Julho nos cinemas de Lisboa




OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON

UM FILME DE ERIC RHOMER


SINOPSE
O pastor Celadon e a pastora Astrea estão unidos por um puro amor.
Enganada por um invejoso que a corteja, Astrea ordena a Celadon que desapareça para sempre da sua vista.
Em desespero, ele atira-se ao rio.

Astrea pensa que ele morreu, mas Celadon é salvo pelas ninfas.
Louco de amor e desespero, enfeitiçado por ninfas, rodeado de rivais e forçado a disfarçar-se de mulher para se poder aproximar da amada, como é que Celadon vai conseguir que ela o reconheça sem desobedecer à sua ordem ?

DECLARAÇÕES DO REALIZADOR
Adaptar Honoré d’Urfé (1568-1625)

" Pela primeira vez, não fui eu que tive a ideia para o assunto mas sim o cineasta Pierre Zucca (1943-95).
Ele originalmente tinha proposto a adaptação do romance L’Astrée, de Honoré d'Urfé, à nossa companhia produtora Les Films du Losange, há muitos anos.
Mas a Margaret Menegoz achou que o filme iria ser demasiado caro e Zucca foi obrigado a abandonar o projecto.
Eu considero Pierre Zucca e Jean Eustache como os mais importantes cineastas da chamada pós-New Wave.
Zucca e eu partilhávamos um gosto similar em literatura – Blanchot, por exemplo, ou Stevenson.
E eu consigo ver a influência do argumentista Paul Gégauff nos filmes de Zucca. Gégauff influenciou todos os da New Wave, À expeção de Truffaut. Pelo menos, todos
nós usávamos personagens “Gégauffianas”.
Depois da morte de Pierre Zucca em 1995, ocorreu-me que eu deveria olhar melhor para esse clássico literário.
Nessa altura eu só estava familiarizado com os excertos publicados na antologia Chevaillier et Audiat, o antecessor de Lagarde et Michard, o livro de literatura.
Estava à espera de uma coisa que não ia gostar e percebi que não era nada assim! O diálogo particularmente, era surpreendentemente moderno – ainda mais quando lido alto, em vez de só lido.
A partir daí, o filme pareceu-me absolutamente concretizável, desde que me mantivesse focado na história de amor de Astrea e Celadon e deixasse o resto.
Não tive sequer de modernizar o diálogo. Quando me deparei com o termo “profundidade” no texto original, até pensei que a Ségolène Royal ia adorar a palavra!
Portanto contentei-me só com eliminar o que estava a mais. Apropriei-me totalmente do texto e senti-me perfeitamente à vontade com ele.
No entanto a minha adaptação é muito diferente da de Zucca. Não usei a versão dele em nada. Até me divertiu perceber que partilhavam apenas uma linha de diálogo.
Mas queria mesmo dedicar-lhe este filme. "


Deliberadamente, Rohmer situa Astrea e Celadon em pastos e florestas verdadeiros, contudo, os actores, elegantemente vestidos como pastores do século XVII, sobressaem teatralmente (as interpretações também parecem mais teatrais do que cinematográficas).
Mais ainda, esta estranha mistura de elementos reais e artificiais – juntamente com a estranha mistura de vídeo digital e o ambiente pastoral do século XVII – é essencial ao filme e parte do seu estranho encanto.
Se não providencia exactamente ao espectador uma ideia da vida pastoral do século XVII, marca contudo uma fronteira, uma distancia considerável entre texto e imagem, entre a literatura francesa do século XVII e o cinema francês do século XXI.
É uma simbiose curiosa e que resulta elegante bonita. Mais ainda se tivermos em conta que se trata de uma história de gauleses, com as suas tradições e crenças, as suas verdades e sobretudo os seus mitos.
Rohmer põe em cena um povo rebelde vestido como se no século XVII vivesse e com a linguagem própria de uma época que se perde nos tempos.
A história é estranha e encantadora mas o fio condutor é um só: a fidelidade. Honrar o ser amado através de uma fidelidade invencivel é este o maior bem a que o amado pode aspirar.
O bucolismo que perpassa todo o filme cimenta o misticismo romântico que nele se sente.
Um filme estranho, bonito, diferente que endeusa o amor, quem ama e é amado!
Em breve nos cinemas de Lisboa.





Andy GILLET CELADON
Stéphanie CRAYENCOUR ASTREA
Cécile CASSEL LEONIDE
Véronique REYMOND GALATHEE
Rosette SILVIE
Jocelyn QUIVRIN LYCIDAS
Mathilde MOSNIER PHILLIS
Rodolphe PAULY HYLAS
Serge RENKO ADAMAS
Arthur DUPONT SEMYRE





Escrito e realizado por ERIC ROHMER
Baseado no romance L'Astrée, de HONORÉ D'URFÉ
Directora de fotografia DIANE BARATIER (AFC)
Som PASCAL RIBIER
Anotação BETHSABÉE DREYFUS
Guarda-roupa PIERRE-JEAN LARROQUE, PU-LAÏ
Montagem MARY STEPHEN
Compositor JEAN-LOUIS VALERO
Direcção artística CHRISTIAN PAUMIER
Produção FRANÇOISE ETCHEGARAY
JEAN-MICHEL REY
PHILIPPE LIÉGEOIS

Ana Moura soma e segue! Um êxito!


ANA MOURANO MOMENTO MAIS ALTO DA SUA CARREIRA DEPOIS DE DUAS NOITES BRILHANTES NOS COLISEUS,

A FADISTA SOBE AO #4 LUGAR DO TOP DE VENDAS,

ULTRAPASSA OS 30 MIL DISCOS VENDIDOS E É CHAMADA A ACTUAR NO COOLJAZZFEST

Ana Moura está num momento muito especial da sua carreira.

O mais alto, sem dúvida nenhuma. Depois de, na semana passada, ter encantado os Coliseus, do Porto e Lisboa (sala esgotada) e de ter recebido críticas rendidas ao seu valor e à sua prestação, a fadista atinge esta semana o #4 lugar do top de vendas com “Para Além da Saudade”, a sua mais alta posição desde que o disco foi editado, em Maio de 2007.

Ultrapassando as 30 mil unidades vendidas, “Para Além da Saudade” encontra-se há 57 semanas na tabela dos mais comprados, o que faz deste um dos mais bem sucedidos discos de fado dos últimos tempos.

Mas não fica por aqui.

“Guarda-me a Vida na Mão”, o disco de estreia de Ana Moura, de 2003, entrou também esta semana no TOP, atingindo nesta fase o Disco de Ouro.

Em digressão por todo o Mundo, este também foi o ano dos grandes concertos em Portugal para Ana Moura.

Já citámos os incontornáveis e prestigiados Coliseus, mas a fadista tem corrido o País, como nunca antes havia feito.

Dia 12 de Julho, actua no Jardim do Cerco em Mafra, no âmbito do CoolJazzFest, num cartaz que inclui nomes como Diana Krall, Caetano Veloso, Herbie Hancock ou Madeleine Peyroux.

Este será um espectáculo onde participam também os cúmplices dos Coliseus.


Jorge Fernando, Maria da Fé e Beatriz da Conceição como convidados.

José Manuel Neto (guitarra portuguesa),

José Elmiro (viola)

Filipe Larsen (viola-baixo) são os músicos que a acompanharão.







VADIOS no Centro Cultural de Belém



vadios



Camané + Bernardo Sassetti + Mário Laginha


Sábado . 12 Julho . 22h30 . Grande Auditório . CCB



Camané: voz

Bernardo Sasetti: piano

Mário Laginha: piano



Músico convidado: Carlos Bica contrabaixo


Três músicos que dispensam apresentações num projecto inédito, criado especificamente para o Festival de Música Portuguesa Hoje.
A grande voz masculina do fado junta-se a dois dos mais consagrados músicos de jazz nacionais para, juntos, procurar dar sentido ao conceito de contaminação musical.

Do fado pelo jazz, do jazz pela canção portuguesa ou, simplesmente, para criar um espaço comum no universo da música portuguesa contemporânea.

Como convidado, a voz única do contrabaixo de Carlos Bica.

Concertos de Verão no Museu do Oriente


Jazz no Museu do Oriente


O Museu do Oriente apresenta um espectáculo em trio com Carlos Bica, João Paulo Esteves Silva e Mário Delgado, no dia 11 de Julho, às 19h00, no âmbito do ciclo Concertos de Verão.
Resultante do lançamento de Single, o primeiro álbum de contrabaixo solo de Carlos Bica, o concerto resulta num encontro inédito e surpreendente entre artistas cujo currículo e criatividade musical dispensa apresentações.
Na digressão de promoção do álbum, o contrabaixista convidou e tocou com alguns dos seus amigos e músicos favoritos, como Jesse Chandler, Sam the Kid, DJ Ilvibe, Matthias Schubert, Kalaf, Kalle Kalima, Alexandre Soares, Jorge Coelho e Ana Brandão.


O concerto não será apenas um espectáculo a solo com convidados, mas antes uma apresentação em trio, já que, como o próprio Carlos Bica salienta: “Seria um desperdício não tirar o máximo proveito da presença de João Paulo e Mário Delgado e de toda a música que têm para dar”.
Os Concertos de Verão realizam-se quinzenalmente, às Sextas-feiras, no Museu do Oriente e prolongam-se até 18 de Setembro.


Concertos de Verão


Músicos: Carlos Bica (contrabaixo), João Paulo Esteves da Silva (piano), Mário Delgado (guitarra)
11 de Julho
19h00
Auditório Museu do Oriente

Transportes Públicos a melhor forma de chegar ao Optimus Alive! 08!!



OPTIMUS ALIVE!08

VÁ DE TRANSPORTES PÚBLICOS

Evite o trânsito, o stress para estacionar e vá de transportes públicos para o Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, desfrutar do Maior Evento de Música e Arte do ano, o Optimus Alive!08.
Para sair do recinto, a CP colocou comboios a disposição do público até às 4 da manhã, hora de encerramento do recinto, que fazem a ligação entre Algés, Cascais e o Cais do Sodré.
Os comboios, gratuitos para os portadores de passes mensais da CP ou bilhetes de 10 viagens, saem de Algés às 2h30, 3h00 e 4h00 da manhã, em ambas as direcções, funcionando assim para além do horário regular que termina à 1h30 da manhã.

Entre a meia-noite e as cinco da manhã, a Rede da Madrugada da Carris, garante várias ligações a partir de Algés ou do Cais do Sodré (como Benfica, Linda-a-Velha ou Gare de Oriente) de meia em meia hora ou de uma em uma hora.

Para informações mais detalhadas, consulte o site oficial do festival ou o site da carris.

Os portadores de Acesso ao Campismo, têm à disposição autocarros gratuitos de meia em meia hora, da porta do recinto para a porta do campismo, entre a meia-noite e as quatro e meia da manhã.

Para chegar ao recinto as opções são ainda maiores, desde as várias ligações de autocarro e eléctrico, aos comboios da linha de cascais, passando pelos autocarros gratuitos para os portadores de Acesso ao Campismo.


http://www.optimusalive.com/ *
www.myspace.com/optimusalive

Estoril Jazz no seu terceiro dia


Miguel Zenon

Depois de o saxofonista Miguel Zenon tanto ter impressionado o público do Parque Palmela no fulgurante concerto em que, no ano passado, integrou o brilhante S F Jazz Collective, a aposta deste ano do Estoril Jazz em voltar a trazê-lo a Cascais justifica-se pelo facto de agora actuar à frente do seu quarteto e ainda porque Miguel Zenon é, no jazz actual, a mais carismática personalidade do jazz latino com sede em Nova Iorque.

Natural de Puerto Rico, à semelhança de tantos notáveis músicos hoje em destaque na cena nova-iorquina, Miguel Zenon apaixonou-se pelo jazz ao ouvir pela primeira vez uma gravação de Coltrane e, depois de fazer a sua formação académica no famoso Berklee College of Music (Boston), radicou-se na Big Apple, onde logo deu nas vistas, após ter concluído o mestrado em saxofone na Manhattam School of Music e começado uma já aclamada carreira profissional.

Uma primeira digressão europeia realizada em 2003 acrescentou-lhe fama e, depois de já ter tocado ao lado de Charlie Haden, David Murray, Ray Barretto e David Sanchez, Miguel Zenon é hoje um dos indiscutíveis saxofonistas do novo jazz, com quatro álbuns gravados em seu nome.

Karrin Allyson

Emergindo no início dos anos de 1990 e mantendo-se até hoje em transbordante actividade, Karrin Allyson é uma das maiores revelações do actual panorama do jazz cantado feminino, tanto no plano da colocação e timbre da voz, como no plano da improvisação em scat.

Natural de Great Bend (Kansas City) e tendo crescido em Omaha e em S. Francisco, Allyson estudou primeiro piano clássico, ao mesmo que actuava como cantora folk ou na banda rock feminina Tomboy.

Foi após ter-se graduado pela Universidade de Nebraska que Karrin Allyson se interessou pelo jazz e regressou à região de Kansas City, onde actuava num clube propriedade de um seu tio quando, pela primeira vez, em 1992, gravou um álbum de jazz em seu nome para a Concord.

Desde sempre sabendo reunir à sua volta músicos talentosos para a constituição de grandes formações de acompanhamento e valorização da sua voz, a cantora já gravou perto de uma dúzia de álbuns importantes, o penúltimo dos quais – Footprints – foi alvo de entusiásticas recensões críticas.

Karrin Allyson actuará no Estoril Jazz com o seu trio constituído por Rod Fleeman, Ed Howard e Todd Strait.

MTV comemora 5 anos no ar!!!!


A MTV Portugal comemorou o seu 5º aniversário com uma festa absolutamente inédita no nosso país - ‘MTV On Board – 5 Years On Air’ – que se realizou a bordo de um avião Vueling, decorado com motivos MTV por um artista plástico.

Entre Lisboa e Barcelona viajaram, ao som de Felix Da Housecat, vários convidados, entre os quais diversos artistas portugueses que cresceram com o canal ao longo destes cinco anos, assim como os vencedores dos passatempos MTV, que desta forma tiveram a oportunidade única de conviver com os seus artistas preferidos.

Os ‘5 Years On Air’ serão também celebrados no canal: A MTV Portugal preparou uma programação especial para este mês, que inclui os melhores momentos desde o seu início até à actualidade.

Ao longo destes 5 anos , a MTV em Portugal deixou de ser “apenas” um canal de televisão para estender a sua acção ao mundo mobile, web e acções on-the-ground, tornando-se a marca fornecedora de conteúdos multiplataformas mais próxima dos jovens portugueses.


Este poder mobilizador da MTV faz com que muitas marcas se juntem actualmente ao canal, criando plataformas específicas de comunicação com os seus públicos, como foi o caso recente do lançamento do Fiat 500 no nosso país, concebido pela MTV Portugal, e a parceria com a Vueling, no âmbito da qual os passageiros desta companhia aérea vão ter a oportunidade de voar, durante todo o Verão de 2008, em dois aviões exclusivos – decorados pelos artistas Pepa Prieto e 3ttMan - ao som da MTV, com vídeos musicais e alguns dos mais seus conhecidos programas.


Festival Optimus Alive! 08 cria espaço Batman!



O Festival Optimus Alive!08 vai contar com a presença de um espaço alusivo ao novo filme Batman: "O CAVALEIRO DAS TREVAS" (The Dark Knight), que tem a estreia marcada em Portugal para o próximo dia 24 de Julho.


O espaço Batman irá contar com uma tenda com a máscara da personagem Batman, com a passagem de trailers e making of do filme, uma radical experiência intitulada Psycho Swing (um baloiço que faz um looping de 360 graus), standee bluetooth a difundir conteúdos do filme gratuitamente para telemóveis, oferta de merchandising exclusivo Batman, Cartas exclusivas Joker, oferta de convites para as Antestreias do filme, tal como impressionantes imagens da nova personagem "Joker", interpretada pelo falecido actor Heath Ledger.



SOBRE O FILME "O CAVALEIRO DAS TREVAS":


O Cavaleiro das Trevas, sequela do êxito de acção Batman – O Início, chega-nos pela mão do realizador Christopher Nolan e tem como actor principal Christian Bale, no papel de Batman / Bruce Wayne.

Em O Cavaleiro das Trevas, Batman continua a sua luta contra o crime.

Com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do Procurador Distrital, Harvey Dent, Batman pretende destruir as restantes organizações criminosas que controlam as ruas da cidade.

A parceria parece revelar-se eficaz, até se encontrarem inseridos num reinado de terror, desencadeado por uma mente genial, mas criminosa, mais conhecido pelos assustados cidadãos de Gotham como Joker.

Heath Ledger é o vilão Joker e Aaron Eckhart desempenha o papel do Procurador Distrital Harvey Dent



No Animax pode ver Samurai Champloo




SÉRIE DE PRIME TIME NO ANIMAX
- SAMURAI CHAMPLOO -


O ANIMAX continua, neste seu primeiro verão, a dedicar a sua programação especial a aventuras e jogos.
A série de “Prime Time” emitida às segundas-feiras às 20h00 narra histórias épicas, de personagens que tiveram originem num videojogo, logo depois saltaram para o “comic manga”, e finalmente se consolidaram nesta série de anime: Samurai Champloo.
O videojogo de Samurai Champloo foi desenvolvido pelos criadores de “Killer 7” e agora, no ANIMAX, poderás desfrutar todas as segundas às 20h00, em “Prime Time”, das histórias protagonizadas por Fuu e pelos samurais.
Os telespectadores poderão descobrir a vida de Fuu, uma rapariga de 15 anos que trabalhava numa casa de chá até esta ser destruída depois de uma violenta luta a três entre: Mugen, um vagabundo; Jin, um samurai errante; e os guarda-costas do filho do “Daikan” dessa povoação.
Quando finaliza o combate, Mugen e Jin são presos para serem executados no dia seguinte.


Fuu tenta fazer um acordo com estes dois indivíduos: irá ajudá-los a fugir se se comprometerem a ajudá-la a resgatar o samurai com perfume de sementes de girassol.



Os cenários desta série de animação são veredas e paisagens escuras, onde os três viajantes padecem de todo o tipo de privações: fome, violência e desamor.
A série conta com certos toques de modernidade: as personagens fazem lembrar artistas, músicos e um ambiente muito urbano, através do “hip hop”.


Por outro lado, combina todos estes elementos com a narração de uma história épica de samurais.


Emissão: Segundas às 20h00
Título original: Samurai Champloo
Realização: Shinichiro Watanabe

Encontros Imediatos hoje na RTP 2


19:00h – ENCONTROS IMEDIATOS


O último Episódio é sobre Castelo de Bode


A 17 de Junho de 1977, ao sobrevoar a Barragem de Castelo de Bode num voo de treino, um piloto da Força Aérea Portuguesa avista um estranho objecto, que não soube identificar.

Pouco depois, o piloto José Francisco Rodrigues iria viver a situação mais perigosa e extraordinária da sua vida.

“Encontros Imediatos” é uma série documental que oferece uma vista imparcial do fenómeno OVNI em Portugal, a que nem crentes nem cépticos irão ficar indiferentes.

Autoria: Prof. Doutor Joaquim Fernandes, da direcção do CTEC

Produção: HOP FILMES










Maxmen celebrou aniversário com Glamour





Decorreu esta noite na discoteca Dielmar o 5º aniversário da revista Maxmen, uma organização da Gomira.

Com uma boa organização, com um bom acolhimento e condições de trabalho aos jornalistas, por parte da Assessoria de Imprensa e dos Organizadores, com muitas caras bonitas, com um espaço a "rebentar pelas costuras", com muita alegria e com muito glamour, foi assim que decorreu a Festa de Aniversário da revista Maxmen.


Uma vez que existia um jantar-festa, também, marcado pensou-se que poderia correr menos bem, mas isso verificou-se que não correspondia à realidade logo na entrada, pois os convidados da Maxmen tinham uma entrada facilitada, tendo os outros uma entrada mais dificultada, como se podia ouvir da porteira "Isto é uma festa da Maxmen, ouve um equivoco ao dizerem que era uma festa conjunta. Os convidados do outro evento terão de esperar pelas 23h, hora que abre a discoteca, para poderem entrar."

Pouco passava da 1h e já a Dielmar estava lotada.

As pessoas que ocupavam a discoteca, a esplanada e a praia vibravam ao som dos Djs de serviço.

Notou-se que desde os convidados mais emblemáticos aos menos conhecidos, todos estavam a divertir-se e com boa disposição.

Quando abandonámos o recinto, pelas 3h, ainda estava um fila de, mais, 80 pessoas para entrar.

Fomos espreitar a "concorrência" e notámos que onde existia festa era mesmo na Dielmar.

Esperemos por próximos eventos da Gomira, pois podemos afirmar que marcaram pontos na noite!

Fotos de Augusto Manta

CAMPEÔES estreia hoje na RTP 2



OS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM COMEÇAM HOJE NA RTP2

CAMPEÕES



A RTP2 vai exibir, todos os domingos às 21h00, a partir de dia 6 de Julho, seis documentários dedicados a alguns dos mais relevantes atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Tais documentários resultam do protocolo assinado entre a RTP e o Comité Olímpico de Portugal, sendo que ambos os parceiros contribuem financeiramente e com o seu acervo documental para tornarem possível esta série.

Cada um dos seis documentários de 55 minutos constitui o retrato de cada um dos atletas e sublinha as principais características que os transformaram – através de percursos muitos díspares – em campeões: Naide Gomes, Joaquim Videira, João Rodrigues, Telma Monteiro, Nelson Évora e Vanessa Fernandes, são, cada um ao seu jeito, encarnações do espírito olímpico nas suas diversas facetas.

A RTP2 vai fazer a maior cobertura de sempre aos Jogos Olímpicos, transmitindo, entre 8 e 24 de Agosto, mais de 10 horas diárias dedicadas aos Jogos.

O que confirma a RTP2 como o canal português que mais investe na divulgação das modalidades amadoras.

No ano passado, a RTP2 foi responsável por mais de 90% do total de horas que os quatro canais dedicaram aos desportos amadores.

O Comité Olímpico de Portugal é parceiro da RTP2 desde 2005 e tem colaborado em diversas iniciativas da estação e suscitado a atenção do canal para a realidade e a força do espírito olímpico.

A realização dos seis documentários foi encomendada à RTP e à produtora D&D Audiovisuais, em co-produção com a Europroduções, apoiada pelo Instituto do Desporto de Portugal e patrocinada pela Samsung.



CAMPEÕES - Naide Gomes – Estreia a 6 de JulhoIdade: 28 anos.

Terceira participação olímpica.Modalidade: Atletismo – Salto em comprimento.

Naide Gomes é campeã do mundo de salto em comprimento em pista coberta.
O voo de sete metros com que conquistou o título mundial é um excelente prenúncio para os Jogos.


Momento chave em Pequim: Dia 22 de Agosto, a partir das 12 horas e 20 minutos.

A campeã mundial e europeia do salto em comprimento em pista coberta é uma das mais completas atletas em todo o Mundo.
Hoje em dia dedica-se em exclusivo ao salto em comprimento, especialidade que faz dela um membro ilustre de um dos “Clubes” mais restritos do atletismo internacional; o das saltadoras com capacidade para ultrapassar a mítica barreira dos 7 metros.

Quanto é que vai ser preciso saltar para alcançar a tão desejada medalha olímpica ausente do seu vasto currículo?

Hoje pode ver na RTP 2...

DOMINGO, DIA 6 22h30 -

CÂMARA CLARA







A actualidade cultural, os seus actores e protagonistas, os acontecimentos e os projectos marcam presença em "Câmara Clara" .



A música portuguesa está a atravessar "um período de ouro".

Esta afirmação foi produzida recentemente na Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música erudita do mundo.



O Festival Música Portuguesa, Hoje que decorre dentro de dias em Lisboa no CCB, é o pretexto para escutarmos o pianista e compositor Bernardo Sassetti, um dos mais eclécticos e internacionais criadores portugueses, e Pedro Santos, um dos três comissários deste festival e agente de músicos como Dead Combo e Laurie Anderson, entre outros.

Nesta emissão trazemos-lhe ainda o novíssimo filme de Eric Rohmer, Astrea e Celadon; o filósofo Slavoj Zizek; exposições; concertos; livros e muitas outras sugestões imperdíveis.