terça-feira, 11 de setembro de 2007

WHO'S THERE? HAMLET...


WHO'S THERE? HAMLET...


A EGEAC e o Teatro Maria Matos apresentam “Hamlet”, de 13 de Setembro a 21 de Outubro.
A tragédia de Shakespeare mais representada de todos os tempos conta com a interpretação de Diogo Infante, no principal papel, e tem encenação de João Mota.


A trama narrativa que se tece e entretece em Hamlet é por demais conhecida: um príncipe decide vingar a morte de seu pai, assassinado pelo tio que, entretanto, toma a viúva como esposa e o trono como herança.
Nos meandros sinuosos deste processo sucedem-se as mortes umas atrás das outras: a de Polónio, primeiro-ministro do reino, a de Ofélia, filha de Polónio, a de Rosenkrantz e Guildenstern, antigos companheiros do Príncipe, a de Laertes, irmão de Ofélia, para além da de Gertrudes, Rainha e mãe de Hamlet, de Cláudio, Rei e seu tio e do próprio Hamlet, Príncipe da Dinamarca.
O que faz com que um texto como este tenha sido tomado, durante séculos, como uma espécie de essência do teatro em estado puro!

Tradução Sophia de Mello Breyner Anderson
Adaptação e dramaturgia João Maria André
Encenação João Mota
Cenografia José Manuel Castanheira
Figurinos Carlos Paulo
Música José Pedro Caiado
Interpretação Albano Jerónimo, Alexandre Lopes, Ana Lúcia Palminha, Carlos Paulo, Diogo Infante, Frédéric Pires, Gonçalo Ruivo, Hugo Franco, João Ricardo, João Tempera, Jorge Andrade, José Pedro Caiado, Miguel Sermão, Natália Luíza e Raúl Oliveira
Execução musical Hugo Franco e José Pedro Caiado
Desenho de luz João Mota e Zé Rui
Co-produção Comuna Teatro de Pesquisa e Teatro Maria Matos
M/12
“Hamlet” de William Shakespeare
Teatro Maria Matos Sala Principal
13 de Setembro a 21 de Outubro
4ªf a sábado às 21h30
Domingo às 17h00
Bilhetes: 15€ 10€ e 7,50€ com descontos

CCB NOVA TEMPORADA 2007 - 2008

Centro Cultural de Belém 2007-2008
A PARTIR DE 13 DE SETEMBRO
NOVA TEMPORADA NOVAS IDEIAS NOVO SITE
Uma nova temporada, uma nova orquestra: a temporada 2007/2008 do Centro de Espectáculos do CCB inicia-se no dia 13 de Setembro, com a primeira apresentação pública de uma nova orquestra, a Orquestra de Câmara Portuguesa, fundada e dirigida por Pedro Carneiro.
Esta dupla estreia assinala também o princípio da colaboração de Pedro Carneiro como Artista Associado da Temporada, um estatuto que o trará por diversas vezes às salas do CCB, pontuando a programação de música com as suas intervenções quer como solista, quer como maestro da OCP: após o Concerto Inaugural da Temporada, Pedro Carneiro regressa ao CCB em Outubro, para uma actuação como solista com o Arditti Quartet. Já em 2008, o músico receberá carta-branca para criar um espectáculo inteiramente concebido por si. E em Abril estará nos Dias da Música em Belém, a solo e com a OCP. Finalmente, em Julho de 2008, o Artista Associado encerra a sua participação na temporada do CCB actuando no fim-de-semana dedicado à Música Portuguesa Hoje.

Na programação de MÚSICA CLÁSSICA destaca-se o especial enfoque que será dado, no último trimestre de 2007, à obra de Edvard Grieg, compositor norueguês cujo centenário da morte passa este ano: o CCB associa-se à evocação com o concerto de 11 de Novembro, no Grande Auditório, onde será dada na íntegra (com solistas, coro e narradores) uma das obras mais conhecidas do compositor norueguês, Peer Gynt, numa co-produção com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida por Michael Zilm. E a orquestra barroca Divino Sospiro, em residência no CCB, apresentar-se-á em dois concertos, um, dedicado aos Barrocos Alemães, outro a Luigi Boccherini, sob a direcção de Enrico Onofri.

O JAZZ estará em destaque com a presença no Grande Auditório, em Novembro, do trio de Ahmad Jamal, e até final de Novembro visitarão a sala principal Chick Corea (a 20 de Outubro), David Sylvian (a 21 de Outubro), os Mayumana (de 25 a 30 de Outubro) e As Misteriosas Vozes Búlgaras (27 de Novembro).

A programação de DANÇA é dominada, neste princípio de temporada, pela actuação da companhia ROSAS, de Anne Teresa de Keersmaeker, e pelas novas produções de Paulo Ribeiro (com Leonor Keil) e Rui Horta.

O encenador canadiano Robert Lepage abre a programação de TEATRO com a sua Trilogia dos Dragões, uma nova versão de um dos seus espectáculos mais emblemáticos, e o Teatro de Almada repõe, em finais de Novembro, O Fazedor de Teatro, de Thomas Bernhard. A este grande escritor austríaco será aliás dedicado um ciclo de manifestações, que vão do teatro à música (a obra de Bernhard tem íntima relação com a música, designadamente Bach e Mozart), passando pela apresentação da exposição documental Thomas Bernhard e as pessoas da sua vida. A apresentação das três produções finalistas do projecto Jovens Artistas Jovens, animado pelo CCB em co-produção com mais 13 centros de criação artística nacionais, constitui um momento alto da programação de Setembro; e em Novembro, no âmbito do Festival Temps d’Images, o CCB vai apresentar um estaleiro de Maria de Medeiros com Daniel Blaufuks e o solo de dança de Alexandre Castres Monsieur Zéro, famous when dea?

PEDRO CARNEIRO ARTISTA ASSOCIADO DA TEMPORADA 2007-2008
Pela primeira vez, o Centro Cultural de Belém vai ter um Artista Associado. A iniciativa prolonga-se ao longo da temporada de 2007/2008 e consiste na participação de um artista convidado em vários espectáculos da temporada.
Pedro Carneiro é o primeiro artista associado do CCB. Marimbista, o músico é um dos raros percussionistas a dedicar-se exclusivamente à carreira de solista, e um dos intérpretes portugueses com maior projecção internacional. A sua participação arranca já no dia 13 de Setembro, no Grande Auditório do CCB, com um concerto que marca não só o início da temporada de 2007/2008, como conta ainda com a estreia da nova Orquestra de Câmara Portuguesa, da qual Pedro Carneiro é fundador e onde exerce as funções de director artístico e maestro titular. Mais tarde, a 27 de Outubro, o intérprete apresenta-se com o Quarteto Arditti no Pequeno Auditório.
A colaboração de Pedro Carneiro prolonga-se ao longo do próximo ano, com a participação nos Dias da Música em Belém 2008 e a intervenção, em Julho, no evento Música Portuguesa, Hoje. Para além disso, será concedido ao músico carta-branca para a criação de um espectáculo da nova temporada.
A iniciativa Artista Associado do CCB promete continuar. Depois da música em 2007/2008, em futuras temporadas serão convidados artistas de outras áreas.

CCB VAI TER NOVO SITE
No arranque da nova temporada, o CCB apresenta um site renovado. Com uma imagem mais moderna e atractiva, o novo endereço online foi feito não só a pensar no público. Mais harmonioso, mas também mais interactivo e fácil de manusear, a nova página (que se mantém em
www.ccb.pt) oferece um conjunto de novas funcionalidades. Um carrinho de compras para as aquisições online e um serviço para a imprensa, com as notícias que são publicadas sobre o CCB nos media e dossiers sobre a programação são apenas duas das novidades. Para quem quiser estar sempre informado com o que está ou vai acontecer no CCB, basta subscrever a newsletter. E há mais: antes dos espectáculos, pode-se assistir a pequenos vídeos para abrir o apetite. Já depois da actuação, um novo espaço permite, a qualquer pessoa, comentar o que viu. No campo dos downloads será ainda possível descarregar o pdf do programa e da folha de sala de cada espectáculo.


ROSAS & ANNE TERESA DE KEERSMAEKER REGRESSA AO CCB
«D’UN SOIR UN JOUR» (2006)
21 E 22 SETEMBRO GRANDE AUDITÓRIO CCB

Sob o título D’un soir un jour, a coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker concebeu, ao som de Debussy, George Benjamin e Stravinski, seis andamentos de excepcional riqueza; seis oportunidades de partilharmos com a coreógrafa a sua obsessão entre o puro movimento e a música.
O trabalho coreográfico de Anne Teresa De Keersmaeker tem revelado, desde sempre, uma forte ligação com a música – música enquanto fonte e enriquecimento dos movimentos. Pela primeira vez, a aclamada criadora belga coreografa as complexas mas transparentes composições de Claude Debussy, às quais se juntam as de George Benjamin e Igor Stravinski. Sob o título D’un soir un jour, seis coreografias desenrolam-se numa viagem musical que começa e termina ao som do compositor francês. Prélude à l’après midi, a composição inspirada no poema de Stéphane Mallarmé sobre a ténue fronteira entre a realidade e a imaginação, é a primeira; Jeux, construída como um sugestivo jogo de ténis que se transforma num ritual de sedução, a última. No meio estão duas composições do contemporâneo britânico George Benjamin, uma das quais – Dance Figures –foi criada especialmente para a Companhia Rosas. A transição entre os temas de Debussy e de George Benjamin é feita com composições de Igor Stravinski, amigo e admirador de Debussy. O efémero, o desejo, a elegância, a natureza, a explosão de energia, a sedução são alguns dos temas sugeridos. Uma coreografia, um dia – un jour. O brilho de momentos fugazes dançado por 14 bailarinos.

ESPECTÁCULOS FINALISTAS DO PROJECTO “JOVENS ARTISTAS JOVENS”
O Projecto “Jovens Artistas Jovens“, iniciado em Janeiro de 2006 e que agora culmina com a apresentação, no Centro Cultural de Belém, dos três espectáculos finalistas pretende, em termos gerais, apoiar os jovens artistas, ganhando também um conhecimento da sua situação real e integrando-os em estruturas (teatros, associações) a nível nacional, recobrindo todo o território.

CONVERSA COM OS ARTISTAS
29 SETEMBRO
Conversa com os artistas, com o júri e com todos os teatros associados ao Projecto, onde se fará um balanço sobre a primeira experiência Jovens Artistas Jovens.
Para todo o público interessado.
Entrada livre.

«DOS JOELHOS PARA BAIXO» Márcia Lança
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
29 ⁄ 30 SETEMBRO SALA DE ENSAIO
«LÁ E CÁ» Catarina Vieira Solange Freitas
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
28 ⁄ 30 SETEMBRO SALA DE ENSAIO
«HAMLET LIGHT» Vvoitek Ziemilski
Finalista do Projecto Jovens Artistas Jovens
28 ⁄ 29 ⁄ 30 SETEMBRO PEQUENO AUDITÓRIO

UMPLETRUE lançam FAB FIGHT

FAB FIGHT
Nas lojas a 13 de Setembro

TOURNÉE
7 Sep 2007 - FÁBRICA DA PALHA (Marinha Grande)
15 Sep 2007 - BAR DO LAGO (Penafiel)
21 Sep 2007 - LOUNGE (Lisboa)
22 Sep 2007 - GALERIA DO DESASSOSSEGO (Beja)
28 Sep 2007 - TEATRO AVEIRENSE (Aveiro)
29 Sep 2007 - MAUS HÁBITOS (Porto)
6 Oct 2007 - WHISKY BAR (Braga)
13 Oct 2007 - CENTRO JUVENTUDE (Caldas da Rainha)
Os Umpletrue nasceram em finais de 2003 na Marinha Grande.
Inicialmente formados por Carlos Martins (The Clits, Annette Blade, Ex-ZedIsANeonLight, Ex-Processo 13, Ex-Pull e Ex-Rease,) na voz e programações e José Carlos Duarte na bateria (também baterista de Dapunksportif e A MANIaCT, Ex-Ease, Ex-Elo), a banda contou com a participação de alguns convidados durante os primeiros tempos de existência, entre as quais Paulo Pereira (actual teclista de David Fonseca).
Foram finalistas do Termómetro Unplugged, vencedores do Festival Música Moderna Palmela, e têm actuado um pouco por todo o país, assim como merecido o destaque no ”Portugália” de Henrique Amaro.
Em finais de 2004, lançaram em nome próprio o seu primeiro EP "Pills". Em 2006, lançaram também em nome próprio e em estilo de EP, "Fab Fight" que lhes valeu, entre outros concertos, uma deslocação a Budapeste, na Hungria para participar no LSC Festival. Na plateia encontravam-se Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael que se renderam à banda e, como responsáveis da editora Cobra Discos (Braga), resolveram editar Umpletrue.
No inicio de 2007, assinaram então com a Cobra Discos e o resultado é a edição oficial de "Fab Fight" com lançamento no mercado para dia 13 de Setembro de 2007.
A apresentação ao vivo começou no dia 7 de Setembro e contou já com a presença do novo membro da banda, Tiago Granja.
O disco está nas lojas a 13 de Setembro.

STABAT MATER em digressão


STABAT MATER por terras de Portugal e do Brasil

Os Artistas Unidos retomam a digressão de STABAT MATER de Antonio Tarantino com a actriz Maria João Luís, apresentando este ACTO PROFANO em várias cidades portuguesas e ainda no Rio de Janeiro no Brasil, a convite do Festival Rio Cena Contemporânea.
Para Jorge Silva Melo, director dos Artistas Unidos, “Antonio Tarantino é um dos mais apaixonantes casos da dramaturgia contemporânea, aquele que sabe unir o sagrado ao profano, o santo ao pecado, a raiva à inocência”.
A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro atribuiu o Prémio da Crítica, relativa ao ano de 2006 à actriz Maria João Luís pela interpretação neste espectáculo
Acerca da actriz, Jorge Silva Melo refere que “A Maria João é uma das actrizes que mais me fascina em Portugal. É maravilhosa, inteligente, generosa, tenho nela a maior confiança”.

STABAT MATER
De: António Tarantino
Classificação: M/18
Tradução: Tereza Bento
Com: Maria João Luís
Cenografia e figurinos: Rita Lopes Alves
Luz: Pedro Domingos
Encenação: Jorge Silva Melo
Produção: Artistas Unidos
www.artistasunidos.pt
Tradução e publicação realizadas no âmbito do Atelier Européen de la Traduction / Scène National d’Orléans com o apoio da União Europeia – Comissão de Educação e Cultura – Programa Cultura 2000.
DIGRESSÃO
13 a 16 de Setembro – Teatro do Bolhão (Porto)
27 a 29 de Setembro – Museu dos Transportes (Coimbra)
5 a 7 de Outubro – Festival Rio Cena Contemporânea (Rio de Janeiro)
13 e 14 de Outubro - Teatro Viriato (Viseu)
19 e 20 de Outubro - DeVIR/CAPa (Faro)
3 de Novembro - Igreja Matriz de Loulé
30 de Novembro - Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre