quarta-feira, 16 de julho de 2008

RTP 2 assina parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


RTP2 E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
CONTAM HISTÓRIAS BOAS, INSPIRADORAS

Numa acção sem precedentes, a RTP2 e a Santa Casa da Misericórdia, parceiro da RTP2 desde há cinco anos, celebram um acordo que viabilizará “Voluntário”, uma série documental sobre voluntariado em Portugal.
Em cumprimento das respectivas missões, a RTP2 e a Santa Casa da Misericórdia associam-se na produção de uma série de treze filmes, de vinte e cinco minutos cada, que farão uma aproximação individualizada ao tema do voluntariado.
O objectivo é claro: mobilizar a sociedade portuguesa para a prática do voluntariado através das emocionantes histórias dos pares – voluntário/ajudado - que protagonizam cada um dos filmes.
“Voluntário” traz-nos treze casos reais que envolveram intensamente 26 pessoas cujas vidas foram transformadas com os laços que estabeleceram entre si.
Cobrindo as mais diversas áreas da ajuda a pessoas em situação de exclusão social, da deficiência aos sem-abrigo, passando pela imigração e pela doença terminal, cada um dos treze episódios de “Voluntário” dá conta do impacte que uma ajuda generosa e consistente pode ter na vida de quem sente que não tem saída para as suas dificuldades especiais.
Mas não só. Através da força dos seus testemunhos, “Voluntário” demonstra como é ajudado, também, quem ajuda: o próprio voluntário recolhe níveis de gratificação à primeira vista inesperados.
Longe do mundo das estatísticas e do inventário burocrático das associações de voluntários, “Voluntário” é uma série com gente de carne e osso lá dentro, simultaneamente emocionante e rigorosa e revela-nos pessoas que vamos todos gostar de conhecer.
“Voluntário” será apresentado por uma figura muito querida do grande público nacional.
A novidade será revelada aquando da estreia, prevista para meados de Setembro deste ano. “Voluntário” parte de uma ideia da direcção da RTP2 que foi desde o início abraçada pela Santa Casa da Misericórdia e que é concretizada pela D&D Audiovisuais para a RTP.


Ciclo "viver juntos" no TAGV

Ciclo Viver juntos
De 21 a 26 de Julho às 18h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra
Como encontrar o seu lugar na sociedade, com as suas diferenças, os seus desejos e contradições, talentos e fraquezas?
Por vezes tristes, mas sempre sensíveis, os quatro filmes deste ciclo revelam com grande nitidez os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças de uma juventude que sofre cada vez mais com a precariedade e a exclusão social.
Retratadas na tela, as suas vidas revelam um quotidiano onde os desejos e as decepções se enfrentam e as angústias e os medos são compartilhados, formando fortes laços de amizade.
Cada filme desenha um horizonte, onde a liberdade sai sempre vitoriosa, para personagens tais como Jérôme, Cheyenne, Samia ou Zim; seja no campo, na cidade, em casa, ou no bairro social.
Estas fábulas contemporâneas sobre a sociedade francesa e as suas hierarquias, mostram–nos a absoluta necessidade de aprendermos a conhecer-nos uns aos outros para nos respeitarmos mutuamente. E, simplesmente, vivermos juntos!

Dias 21 e 25, 18h00
Samia, de Philippe Faucon [França, 2000, 1h09` filme legendado em português]

Samia têm 15 anos e vive nos arredores de Marselha. Sexta das oito filhas de uma família argelina tradicionalista. Samia sente-se sufocada sob o peso da moral repleta de crenças e tabus que ela respeita, mas não compartilha mais... Perseguida pelo seu fracasso escolar e obrigada a viver clandestinamente o seu primeiro amor, Samia descobre que terá de assumir sozinha as suas escolhas de vida.

Dias 21 e 25, 21h30
Quand tu descendras du ciel, de Éric Guirado [França, 2003, 1h35, filme legendado em português]
Desde que o pai morreu, Jérôme e a sua mãe esforçam-se bastante para manter a pequena fazenda da família. Na época do Natal, Jérôme decide mudar-se para a cidade à procura de emprego, onde fica por alguns meses e acaba por tornar-se amigo de La Chignole, um vagabundo desbocado.Jérôme começa a trabalhar com Lucien na Câmara Municipal, enfeitando as árvores da cidade para o Natal. Mas, o trabalho começa a ficar complicado quando lhe é dada outra função: limpar a cidade dos mendigos e vagabundos para as festas de fim de ano.Jérôme continua a acatar as ordens de Lucien, até que um dia descobre que entre os vagabundos está La Chignole, o seu amigo.

Dias 22 e 26, 18h00
Wesh, Wesh, qu’est ce qui se passe?, de Rabah Ameur-Zaimèche [França, 2002, 1h23, M/ 12, filme legendado em português]

Após ter cumprido uma dupla sentença na prisão, Kamel volta para o seu bairro, Cité des Bosquets, e com a ajuda da sua família tenta reintegrar-se na sociedade e no mundo do trabalho.O filme mostra a revolta dos jovens com a ruptura da comunidade do bairro, vista através dos olhos do jovem Kamel, que se sente impotente perante tal situação.
Dias 22 e 26, 21h30
Voisins, Voisines, de Malik Chibane [França, 2005, 1h20, filme legendado em português]

Nos subúrbios de Paris, os moradores de um prédio recebem um novo porteiro chamado Paco, que chega juntamente com um novo morador, cantor de rap.O novo vizinho está sem inspiração para compor o seu novo rap e tem apenas três dias para terminar a sua nova obra, caso contrário, bem pode esquecer o contrato com a editora. Ideias? Letras? Melodia? O rapper desesperado canta, escreve, compõe, observa... Por que não tentar encontrar a fonte de inspiração no seu novo prédio? A partir de então, o condomínio transforma-se no cenário de uma fábula Hip-Hop e o rapper torna-se no gênio do destino de seus vizinhos.
Organização Alliance Française de Coimbra
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

16º Curtas de Vila do Conde, extensão de Coimbra

16º Curtas de Vila do Conde
Festival Internacional de Cinema
Extensão a Coimbra
18 de Julho às 18h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
O Teatro Académico de Gil Vicente, a Fila K Cineclube e o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema apresentam, numa extensão a Coimbra, mais uma edição das Curtas de Vila do Conde.Propomos para a presente extensão, e como vem sendo habitual, uma selecção de filmes premiados, reunindo filmes vencedores das competições nacional e internacional.
SESSÃO DAS 18H00
RGBXYZ, de David O’Reilly [Irlanda, ANI, 2008,12´30’’] Prémio Melhor Animação

Sinopse: RGBXYZ foi descoberto nos finais de 2007 quando um jardineiro acidentalmente encontrou um disco duro enterrado algures na Europa Central. O disco duro rapidamente foi ter às mãos do cineasta David O'Reilly, que distribuiu o conteúdo pela Internet. O que parecia um disparate incompreensível era afinal uma história sincera de perda e aventura na grande cidade. Cinco episódios espalhados pelos quatro cantos da Internet são eventualmente combinados para produzir a mais enigmática obra de animação que alguma vez foi feita num computador.

CORRENTE, de Rodrigo Areias[Portugal, FIC, 2008, 15´45’’] Prémio Melhor Filme da Competição Nacional (Prémio Tobis e BPI) e Prémio do Público
Sinopse: Ele é mineiro, todos os dias se lava no rio para tentar tirar aquela vida da pele e deixar-se ir com a corrente do rio. Ela sonha também, mas está presa. Estão todos presos por uma corrente. São dominados pela força da montanha. É de lá que saem todos os dias e é para lá que regressam. À noite encontram-se no único sítio possível. Todos a desejam. Todos sobrevivem. Um dia a corrente parte-se.
THREE OF US, de Umseh Kulkarni[Índia, FIC/DOC, 2007, 14´]Prémio Melhor Documentário

Sinopse: Um olhar frio sobre um dia normal na vida de uma família que está longe de ser normal. A mãe cozinha, o pai distribui jornais e o filho lê o jornal com a ajuda de uma lupa que segura com os pés.
LES PARADIS PERDUS, de Hélier Cisterne [França, FIC, 2008, 30’]Prémio RTP2 Onda Curta
Sinopse: Uma noite em Maio de 1968, a estudante do secundário Isabelle chega a casa abalada. Os pais, preocupados, decidem levá-la para o campo tentando escapar aos distúrbios de Paris. No dia seguinte, Isabelle está desesperada para regressar a Paris. Apesar de ainda não o saber, ela está a caminho de um lugar completamente diferente.
SESSÃO DAS 21H30
ANNUAL REPORT, de Cristina Braga[Portugal, ANI/EXP, 2007, 3’50’’]Prémio Take One!

Sinopse: Annual Report é uma compilação de ideias, um arquivo de dados e informações pessoais e surge como uma soma de planos cada um dedicado a um assunto. Esta “life changing” pretende debruçar-se sobre as consequências da cultura digital a um nível de comportamentos, vocabulário, tempo e espaço. É o resultado de uma pequena obsessão, que contabiliza gastos e actos. Funciona assim como um diário técnico e exacto de e para a cultura digital.
PLASTER CASTS OF EVERYTHING – LIARS, de Patrick Daughters[EUA, MVD, 2008, 03’58’’]Prémio Melhor Vídeo Musical
Sinopse: Patrick Daughters realizou um vídeo sinistro e estranho para os Liars. Estradas vazias, estranhos escuros e vazios conduzem a uma perseguição criada a partir de um pesadelo.
CHAINSAW, de Dennis Tupicoff[Austrália, ANI, 2007, 24’]Prémio RTP2 Onda Curta

Sinopse: Frank e Ava Gardner vivem no meio do campo, entre as kookaburras e o gado. Os seus empregos não são grande coisa, mas eles são verdadeiros românticos. Movendo-se entre a realidade a ficção, Hollywood e Espanha, passado e presente, Chainsaw encadeia histórias sobre o romance e a celebridade, o machismo e as serras eléctricas, a fantasia e a morte.

THE ADVENTURE, de Mike Brune[EUA, FIC, 2007, 22’]Prémio Melhor Ficção

Sinopse: Um casal de reformados de classe media faz um passeio no parque para desfrutar de uma piquenique. A serenidade de uma refeição íntima na natureza é destruída pelo aparecimento de uma mimo consternado que foge de uma misteriosa ameaça. Enquanto o mimo explica o seu drama através de uma elaborada performance, o homem e a mulher aborrecem-se e ficam indiferentes, limitando-se a esperar pelo momento de pagar ao “artista de rua” e irem-se embora. Os seus esforços fracassam. Antes que consigam escapar, passam de espectadores inactivos a participantes contrariados num crime imaginário que expões mistérios perturbadores sobre performance, empenho e violência.
MURO, de Tião[Brasil, FIC, 2008, 18’]Grande Prémio “Cidade de Vila do Conde” e Melhor Filme da Competição Internacional

Sinopse: A alma no vácuo, o deserto em expansão.
Os filmes estrangeiros não são legendados em português
Preçário Preço normal 4,50€ Preço estudante 3,50€
Organização TAGV, Fila K Cineclube e Curtas Vila do Conde
http://www.curtasmetragens.pt/
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636 E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Projecto Fuga na FNAC Coimbra

Novos Talento Fnac 2008
Projecto Fuga
01

18 de Julho às 22h00
FNAC Fórum Coimbra

Projecto Fuga é um colectivo de músicos que traz na bagagem estilos distintos que têm como ponto de partida Portugal e passam ainda pelo Brasil e África. Em 01 destaca-se a colaboração de algumas vozes convidadas, entre elas, JP Simões, Fernanda Takai (Pato Fu), Celina da Piedade (Uxu Kalhus), Ana Deus (Três Tristes Tigres) e Adolfo Luxúria Canibal, o que lhe confere uma certa heterogeneidade de sons. O trabalho de estreia foi masterizado por Darcy Proper, associado a nomes como Miles Davis ou Bob Dylan.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Museu do Oriente leva-o a viajar!


Malásia e Índia no Museu
Viagens de Julho ao Oriente


A Malásia e a Índia são os países visitados nas próximas sessões do ciclo de cinema “Viagens no Oriente”, a decorrer no Auditório do Museu do Oriente, nos dias 17, 20 e 24 de Julho, às 18h00, proporcionando diferentes visões sobre as tradições e costumes dos povos asiáticos.

“A Tree in Yanjung Malim”, de Tan Chui Mui, exibido a 17 de Julho, narra a história de uma mulher, prestes a entrar na idade adulta, que, ao longo de uma noite, conversa com um homem mais velho.

Aos poucos, começa a sobressair um elo de amor e carinho entre eles mas a barreira existente entre os dois nunca chega a ser destruída.
Do mesmo realizador, e no mesmo dia, podem ser vistas, as curtas-metragens “Company of Mushrooms”, sobre quatro amigos que se reúnem num restaurante italiano para falar sobre mulheres, e “South of South”, um filme que retrata a necessidade de adaptação humana de milhares de refugiados vietnamitas que chegam à costa ocidental.



A 20 de Julho, “Flower in the pocket”, de Seng Tat Liew, conta a história de dois rapazes órfãos, Li Ahh e Li Ohm, que acolhem um cão como companheiro de aventuras.

No dia 24 de Julho, a sessão cinematográfica apresenta “A Ilha da Boavida”, de Mercês Gomes, e “Pátria Incerta”, de Inês Gonçalves e Vasco Pimentel.
O primeiro baseia-se no relato do quotidiano da cidade de Mumbai, Índia, através de uma sucessão de imagens, sons e músicas intensos.

O segundo é um olhar sobre a capacidade de o povo colonizado criar uma cultura civilizacional muito eclética, com o exemplo da cultura portuguesa, que permanece em Goa, nunca enfraquecida e presente em toda a parte, até nos católicos goeses, descendentes de hindus convertidos.

Ciclo “Viagens no Oriente”
PROGRAMA
17 Julho
18h00
A tree in Yanjung Malim
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2004, 24’. Cor
Língua: Chinês. Legendado em português.
M/16

Company of Mushrooms
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2006, 30’. Cor
Língua: Chinês/Malaio. Legendado em português.
M/16

South of South
Realização: Tan Chui Mui
Malásia, 2006, 11’. Cor
Língua: Hokkien. Legendado em português.
M/16

20 Julho
18h00
Flower in the Pocket
Realização: Seng Tat Liew
Malásia, 2007, 97’. Cor
Língua: Malaio/Mandarim/Inglês/Cantonense. Legendado em português.
M/16

24 Julho
18h00
A Ilha da Boavida
Realização: Mercês Gomes
Língua: Português
M/16

Pátria Incerta
Realização: Inês Gonçalves e Vasco Pimentel
Portugal, 2006, 52’. Cor
Língua: Português
M/16

14º FESTIVAL DA SARDINHA

CARTAZ COMPLETO PARA A MAIOR FESTA DE PORTIMÃO


Nesta edição, o evento, que integra a iniciativa Allgarve Gourmet, no âmbito do Programa Allgarve, conta com a participação do gastrónomo José Bento dos Santos, apresentador do programa de televisão “O Sentido do Gosto”, que promoverá receitas tradicionais, condimentadas com alguma modernidade.
A banda cubana Orishas completa o cartaz do 14.º Festival da Sardinha, com a actuação no dia 10 de Agosto, às 22h00, na Zona Ribeirinha de Portimão.
E porque a sardinha assada é a protagonista da festa, vão estar disponíveis, no recinto, sete restaurantes com capacidade para dois mil lugares sentados, para satisfazer o apetite do público com iguarias irresistíveis. Como opção, serão igualmente disponibilizados outros petiscos regionais.

O artesanato tem uma presença obrigatória neste evento, com a participação de expositores que representam o artesanato local, nacional e internacional, para além de stands dedicados ao sector agro-alimentar e à doçaria.

O Festival da Sardinha disponibiliza, ainda, um espaço de convívio e entretenimento para toda a família, com insufláveis, animação de rua e desfiles de ranchos folclóricos.

Em cada noite do Festival haverá, ainda, um magnífico espectáculo de fogo-de-artifício.
Programação do Festival
08 La Fura Dels Baús – “Naumon”
09 Mickael Carreira
10 Orishas
11 Camané
12 João Pedro Pais + Ricardo Azevedo
13 Jorge Palma
14 Da Weasel
15 Mafalda Veiga
16 Martinho da Vila
17 Just Girls

Zona Ribeirinha de Portimão
Abertura do Recinto: 18h00
Início dos Espectáculos: 22h30
Preço: 3,50 € (entrada no recinto)
Grátis para menores de 10 anos