terça-feira, 3 de junho de 2008

Rádio Euro a rádio onde o Euro é permanente!


RÁDIO EURO – 24 HORAS POR DIA
INCLUI RELATOS DE TODOS OS JOGOS


A Rádio Euro, com emissão 24 horas por dia, fará uma Selecção de notícias, programas, comentários e entrevistas produzidos pela Rádio Pública sobre o Euro 2008.

Entre músicas de apoio à Selecção, haverá memória da participação de Portugal em outros europeus, declarações, comentários e expectativas sobre o que o campeonato nos for revelando, bem como toda a informação actualizada.

A rádio pública garantiu os direitos de transmissão de todos os jogos para a plataforma web e, assim, a Rádio Euro terá acompanhamento de todas as partidas.

Na página RTP dedicada ao Euro 2008, através do canal Rádio Euro serão também escutadas em directo, todas as conferências de imprensa da selecção portuguesa.

Rui Pego, o Director de Programas da Rádio Pública crê que “este é um campeonato que a empresa tem condições para ganhar.

A RTP, empresa pública de media, conhece a capacidade mobilizadora da utilização integrada de duas poderosas plataformas para cobrir um evento.

A Rádio e a Internet são a nossa dupla de pontas de lança no Euro.

Desenhámos uma operação que reunirá além da cobertura informativa, uma grande diversidade de conteúdos para unir os portugueses em torno da equipa nacional.

Trata-se de uma grande iniciativa que vai ligar Portugal e os portugueses espalhados pelo Mundo”.

O Director Adjunto dos Novos Formatos e programador executivo da Rádio Euro, Jorge Alexandre Lopes, declara: “A utilização das novas plataformas no universo RTP atinge na óptica da oferta áudio um ponto máximo, com a Rádio Euro.

Utilizaremos a plataforma web para estender o que a Antena 1 transmitirá.

Um canal totalmente dedicado ao evento, à selecção, à opinião e ao ambiente criado em redor dos nossos jogadores.

Uma rádio para estar sempre informado mas também unido em torno da selecção. Recordaremos grandes momentos na vida da selecção e do país, voltaremos aos inesquecíveis dias do Euro 2004, recolheremos palavras de incentivo dos portugueses, teremos os comentários constantes dos especialistas, revelaremos “estórias” em torno da equipa.

Transmitiremos diariamente as conferências de imprensa da equipa na Suiça e apresentaremos também a narração e comentário dos todos os restantes jogos do campeonato, mesmo os que não envolvam a selecção de Portugal”.

Paulo Sérgio que coordena a equipa da Rádio e Televisão de Portugal na Suiça considera em relação à cobertura do Euro, que “…Ao garantir os direitos de transmissão para território português, via Antena 1, ainda para Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique através da RDP Africa, bem como os direitos de transmissão através da Internet para todo o mundo, a RTP garantiu a possibilidade de transportar a informação da Rádio Pública Portuguesa sobre o Euro 2008, a um vasto auditório em todo o mundo, portugueses imigrantes, e/ou os luso falantes, estejam onde estiverem.

”Paulo Sérgio acrescenta: “ As transmissões na Internet serão asseguradas pelos jornalistas da Antena 1 José Carlos Soares; Pedro Ferreira e Nuno Braga, contando igualmente com a presença de convidados e comentadores que seguirão a par e passo todos os jogos.

É a continuação da estratégia trilhada pela RDP quando, na última temporada transmitiu em exclusivo para a Internet, sempre, um jogo em cada jornada da Liga.

A coordenação editorial do Portal RTP dedicado ao Euro é feita por Sérgio Alexandre.


Ele refere que “é ambicioso o desenho que estabelecemos para a plataforma web.

Além da rádio 24 horas online, existem múltiplos elementos para escutar ou ver, a pedido.

As notícias on-line estarão sempre actualizadas, teremos múltiplos comentadores a registar a sua opinião sobre o Euro e a equipa portuguesa. O público é convidado a postar respostas e entrar no debate. Convidamos ainda o público a participar enviando fotos ou vídeos sobre o Euro ou a Selecção, sobre as festas nas suas cidades ou aldeias em torno da campanha de Portugal no Europeu”.

O entretenimento e interactividade na página RTP do Euro vai ao ponto de inscrição numa liga especial RTP, formando uma equipa com jogadores das diversas selecções, que depois permitirá uma competição entre centenas de ouvintes, espectadores, internautas para saber quem foi o seleccionador mais eficaz.

Feira Nacional de Agricultura inaugura sábado


A 45ª Feira Nacional de Agricultura, 55ª Feira do Ribatejo, a decorrer de 7 a 15 de Junho de 2008, continua firme no seu propósito de ser a montra por excelência do que melhor se faz e produz no nosso país, apostando na inovação, na actualidade e na diversidade do mundo rural e agrícola.

Tal como em anos anteriores, um tema será catalizador para as mais diversas abordagens e troca de experiências, sob a forma de colóquios, seminários e workshops.

Vamos colocar a tónica na “alimentação saudável” e na sua importância para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos integrando também problemáticas ao nível do ambiente, dos recursos energéticos, do futuro da agricultura, das inovações tecnológicas, entre outras.

Neste âmbito de reforço e valorização do mundo agrícola, vamos contar com o Festival Nacional do Vinho, o Salão Nacional do Azeite e o 1º Salão Nacional da Alimentação.

A convergência de todas estas iniciativas, a somar às importantes e habituais exposições da área agrícola, agro-pecuária e artesanato, representações de gastronomia, actividades equestres, provas e desfiles de campinos, largadas de toiros, música popular e tradicional, são factores críticos de sucesso e de atracção para os milhares de visitantes, público de todas as idades, profissionais e consumidores, que anualmente se deslocam a Santarém.

Estão assim reunidas as condições para a realização de uma Feira Nacional de Agricultura mais abrangente e mais representativa do sector agrícola, nas diversas vertentes de negócio.


HORÁRIO

Dias Úteis (9,11,12 e 13 Junho)

Nave A: 11h - 20h

Nave B: 11h - 21h

Zona Exterior e Maq. Agrícola: 11h - 23h

Actividades Lúdicas: 11h - 03h


Fins de semana e Feriados (7,8,10 e 14 de Junho)

Nave A: 10h - 20h

Nave B: 10h - 23h

Zona Exterior e Maq. Agrícola: 10h - 23h

Actividades Lúdicas: 10h - 03h


I Salão Nacional da Alimentação e II Salão Nacional do Azeite7 a 15 de Junho (Claustros)

Dias Úteis: 11h - 21h

Restantes Dias: 10h - 23h

Portuguese Wine Fair / Festival Nacional do Vinho11 a 15 de Junho (Nave A)
Dias Úteis: 11h - 20h

Restantes Dias: 10h - 20h

Dias 11 e 12 reservados a profissionais

Domingo, 15 de Junho
Todo o recinto: 10h - 20h

Agenda Cultural de 7 a 15 de Junho

PORTIMÃO RECEBE...


Desporto
Dias 7 e 8

Campeonato Nacional 2008 - Culturismo e Fitness Masculino & Feminino
Campeonato de preparação e de selecção para o Campeonato Europeu 2008 – WABBA
Organização: Comité de Fisicoculturismo – WABBA
Apoio: Câmara Municipal de Portimão

De 12 a 15
Concurso Internacional de Saltos Portugal Equestrian Tour
Local: Centro Hípico de Belmonte
Org.: Centro Hípico de Belmonte
Apoio: Câmara Municipal de Portimão

De 10 a 15

19º Open Cidade de Portimão
Singulares e Pares Masculinos
10 un. l Prova de Qualificação
13 a 15 Jun. l Quadros Principai
Informações:
E-mail: geral@tenisportimao.com
Tel.: 282 418 780 l Fax. 282 413 087
Org.: Clube Ténis de Portimão e Rocha
Apoio institucional: Federação Portuguesa de Ténis e Associação de Ténis do Algarve
Alto Patrocínio: Tivoli Arade Portimão e Câmara Municipal de Portimão

Dia 7
Exercício e Saúde
09h00-11h50 Sábados Activos
Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão
Org.: Câmara Municipal de Portimão
Dia 14 e 15
Maratona Gejupce
Dia 14 12h00 – 22h50
Dia 15 08h00 – 19h50
Local: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal
Org.: A. F. Algarve
Feiras e Mercados
Dia 15
Feira de Velharias
08h00 - 12h30
Parque de Feiras e Exposições de Portimão
Org.: Expo Arade, EM


Telerural estreia hoje na RTP



21h30 – TELERURAL (ESTREIA)



A partir dos sketchs, transmitidos diariamente na Praça da Alegria, resulta um projecto de humor, em formato de noíciário, com peças sobre a actualidade da aldeia de Curral de Moinas. O noticiário, que gira em torno da "actualidade" da aldeia de Curral de Moinas, é apresentado pelos "jornalistas" Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

Telerural estreia hoje na RTP



21h30 – TELERURAL (ESTREIA)



A partir dos sketchs, transmitidos diariamente na Praça da Alegria, resulta um projecto de humor, em formato de noíciário, com peças sobre a actualidade da aldeia de Curral de Moinas. O noticiário, que gira em torno da "actualidade" da aldeia de Curral de Moinas, é apresentado pelos "jornalistas" Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.

Fox Life dá prémios-Descubra a quem!


FOX Life oferece prémios e experiências de luxo

às ‘Donas de Casa Desesperadas’ portuguesas



Vouchers SPA para um dia, telemóveis de luxo e vouchers hair make-over nos cabeleireiros mais trendy de Lisboa são os prémios e experiências que as ‘Donas de Casa [mais] Desesperadas’ de Portugal vão poder ganhar.

Para isso, basta participarem no passatempo mobile que a FOX Life vai promover para celebrar a estreia dos novos episódios da 4.ª temporada da série ‘Donas de Casa Desesperadas’, amanhã, dia 3 de Junho, às 21h50.
Esta é uma das séries âncora do canal e por isso, a FOX Life aposta numa campanha de comunicação que envolve também promoção on-air, publicidade e passatempos em imprensa, com oferta da packs dvd da série ‘Donas de Casa Desesperadas’.


São sete os novos episódios da quarta temporada de ‘Donas de Casa Desesperadas’ – Ep. 11 – Sunday; Ep. 12 – In Buddy’s Eyes; Ep. 13 – Hello, Little Girl; Ep. 14 – Opening Doors; Ep. 15 – Mother Said; e os episódios especiais – Eps. 16 e 17 – cuja emissão é às terça-feiras, às 21h50 e a repetição é às quartas-feiras, às 00h20 e aos Domingos, às 14h15.


‘Donas de Casa Desesperadas’ é uma das séries mais aclamadas pela crítica internacional, já galardoada com seis Emmy Awards, onde se inclui o de Melhor Série de Comédia e um Golden Globe, para Melhor Comédia para Televisão.

É uma comédia negra sobre a percepção da família, das relações pessoais e da vida profissional, na realidade das sociedades modernas. Tudo isto a partir de um ponto de vista peculiar e muito especial: o feminino.
A série acompanha a vida de cinco mulheres – Bree, Lynette, Susan, Edie e Gabrielle - que habitam em Wisteria Lane, um bairro suburbano nos Estados Unidos.

Com personalidades muito distintas, estas mulheres fazem o impossível para estarem bem com a vida.

Comemoração do Dia do Pescador na Póvoa do Varzim


Na passada sexta-feira, o Dia do Pescador foi celebrado na nossa cidade recordando todos aqueles que foram ao bacalhau na sessão de lançamento do livro Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau, uma coordenação de Álvaro Garrido que lhe atribui como autor material o Museu Marítimo de Ílhavo, do qual é director.
“Dando continuidade a um esforço de pluralização das memórias da "grande pesca" no sentido de as tornar menos reprodutoras no plano social e mais abertas do ponto de vista cultural, o Museu Marítimo de Ílhavo tem construído diversos projectos no propósito de inscrever na memória pública rostos e nomes desta extraordinária aventura humana” referiu Álvaro Garrido acrescentando que o presente livro álbum pretende dar uma expressão territorial e aberta, visível e esteticamente exaltante, às memórias da pesca do bacalhau.
O Director do Museu Marítimo de Ílhavo revelou que entre 1935 e 1974, ao todo, foram cerca de vinte mil os pescadores que se matricularam na pesca do bacalhau e foi através das suas fichas de inscrição que se tornou possível a sistematização da memória, base para a criação da Caixa de Memória criada com todos estes rostos e nomes que já esteve em exposição em diversas localidades e foi o ponto de partida para a edição deste livro.
Álvaro Garrido lembrou ainda Santos Graça, que escreveu que a pesca do bacalhau era "áspera, dura, tremenda, quase heróica", uma verdadeira “epopeia dos humildes”.
Estiveram presentes na apresentação do livro alguns pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde que deram o seu testemunho e recordaram momentos passados na mar quando partiam para a pesca do bacalhau.
“São histórias vivas, carregadas de sentimento, histórias de heróis deste país que foram para o mar, conquistaram-no”, afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, que definiu a obra como o “bilhete de identidade de todos nós que temos uma ligação íntima com o mar, daí a participação da Câmara Municipal na sua edição”.
Portugal no Mar – Homens que foram ao bacalhau é uma publicação da Editora Campo das Letras e do Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo e conta com o apoio editorial de diversas autarquias, nomeadamente, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Livro sobre a Hipertensão apresentado amanhã


O LIVRO DA HIPERTENSÃO
Conhecer, prevenir e combater
CLÁUDIA BORGES e
DR. PEDRO MARQUES DA SILVA


SINOPSE


Mais de 3 milhões de portugueses têm hipertensão arterial, sendo que destes só 46% sabe que são hipertensos e só 11% está devidamente tratado.
Uma realidade que coloca a hipertensão como uma doença que é fundamental ficarmos a conhecer melhor.

Até porque a pressão arterial alta é o principal factor de risco para o AVC, a causa mais comum de morte e incapacidade em Portugal.

Sabia que não deve tomar mais de 6 g de sal por dia? Que o tabaco, o álcool, bem como a obesidade são factores de risco desta doença? Que o exercício físico regular é fundamental para o controlo dos valores tensionais? Que um doente hipertenso deve manter uma dieta equilibrada? Sabia que a hipertensão não tem sintomas?


BIOGRAFIA


Claudia Borges
, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, dedica-se ao jornalismo desde 1992.

Fundadora da SIC e da SIC Notícias, onde foi repórter, pivot de informação e responsável pelas várias séries de Ficheiros Clínicos, o primeiro programa de televisão que revelou o lado mais íntimo da saúde e da Medicina em Portugal.

Foram estas experiências, humanas e cirúrgicas, que deram corpo e alma ao seu primeiro livro.

Especializada no jornalismo da área da Saúde e da Medicina, editou e apresentou duas séries do programa semanal da RTP1, Centro de Saúde, sobre prevenção na saúde.

Actualmente divide a sua actividade entre a coordenação e co-autoria da colecção Saúde da Esfera dos Livros e projectos de informação televisiva.


Pedro Marques da Silva, coordenador do Núcleo de Investigação Arterial e responsável pela consulta de Hipertensão Arterial e Disilipidémias do Serviço de Medicina do Hospital de Santa Marta.


. Um guia fundamental para compreender e combater a hipertensão.


. Livro prático com casos e conselhos, que pretende ser um instrumento de consulta e informação sobre esta doença que afecta mais de 3 milhões de portugueses.


. Não existe cura para esta doença, mas é fundamental saber que está nas nossas mãos a capacidade de prevenir e controlar a hipertensão.