sexta-feira, 2 de maio de 2008

MTV Exit em campanha



Radiohead associa-se à campanha

MTV Exit na luta contra

o tráfico e a exploração humana



A campanha MTV Exit - End Exploration and Trafficking – e os Radiohead formaram uma parceria exclusiva e sem precedentes na história da música para produzir um vídeo para o single ‘All I Need’, que estreou ontem, dia 1 de Maio, em todo o mundo.



Produzido pela Fundação MTV Europe, este vídeo, que pretende chamar a atenção para o problema do tráfico e da exploração humana, está disponível na MTV mundial em todos os meios, incluindo download pela Internet e pelo telemóvel.

A MTV Portugal irá transmiti-lo até dia 11 de Maio.


Lançada na Europa em 2004, a campanha MTV Exit foi criada para alertar consciências e aumentar a prevenção relativamente ao tráfego humano entre a juventude europeia, um negócio que rende às redes criminosas muitos milhões de euros por ano e em todo o mundo.

Este projecto, entretanto alargado também ao problema da exploração humana, já contou com a colaboração de Angelina Jolie e dos REM, aos quais se junta agora a mítica banda de Thom Yorke.
O vídeo do tema ‘All I Need’ - que pertence ao álbum ‘In Rainbows’ - foi filmado na Austrália pelo prestigiado realizador Steve Rogers e realça a importância do envolvimento global na luta contra o tráfego humano.

Neste trabalho, é feito também um paralelismo entre o quotidiano de uma criança de uma região desenvolvida e de uma criança obrigada a trabalhar numa fábrica ilegal, tendo em conta o alargamento desta campanha ao tema da exploração de trabalho infantil. “É com muito orgulho que voltamos a falar sobre o MTV Exit. Desde 2006 que estamos a trabalhar no conceito ‘End Exploration and Trafficking’, e não só ’ Trafficking’ como no início do projecto. Neste caso, o vídeo conta uma história de exploração ao som dos míticos Radiohead”, afirma Lorenzo De Stefani.

Segundo Bill Roedy, vice-presidente da MTV Networks, “estamos sempre à procura de mais maneiras criativas e inovadoras para falar com a nossa audiência sobre estes assuntos chave e aspiramos a criar consciência através desta campanha altamente visual sobre o tráfego humano.

O tráfego é um crime que viola os direitos básicos das suas vítimas: o direito à liberdade, igualdade e dignidade.

Desejamos apoiar e advogar esses direitos e dar voz ao nosso público, através de iniciativas como a MTV Exit e outros projectos MTV”.
“Acho bem que a MTV aborde este assunto. O vídeo é uma obra poderosa e espero que a emoção da canção ‘ataque’ as pessoas no contexto dessas imagens de exploração. Estou orgulhoso que a música e o vídeo ajude a criar consciência desse assunto mundialmente”, afirma Thom Yorke, vocalista dos Radiohead.
A parceria dos Radiohead com a MTV Exit vai estender-se para além deste vídeo: em cada um dos concertos da futura digressão da banda na América, Europa e Ásia, jovens activistas de organizações de anti-tráfego locais distribuirão informação sobre este drama que afecta o mundo inteiro.

A história deste projecto

A campanha MTV Exit foi inaugurada em Novi Sad (na Sérvia), em Julho de 2004, tendo tido bastante visibilidade através do Exit Festival, um projecto que resultou da colaboração entre a MTV e outras ONG’s, e que envolveu alguns artistas mundialmente conhecidos. Mais de 150.000 pessoas assitiram a actuações ao vivo de estrelas como Iggy Pop, Massive Attack, Cypress Hill, Goldfrapp, e ainda um leque de DJ’s de nível internacional.
Foi distribuído material de alerta e prevenção por activistas e grupos anti-tráfico de mulheres às pessoas que assitiram ao festival. O MTV European Channel, que é transmitido em mais de 15 países da Europa de Leste, fez um programa de uma hora sobre este festival realizado em 2004, tendo sido incluídas actuações ao vivo, entrevistas com artistas e outras informações sobre o tráfico de mulheres.
Em 2005, a galardoada actriz e Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados Angelina Jolie juntou-se à MTV Exit, apresentando o documentário ’Inhuman Traffic’ sobre o tráfico sexual de mulheres que chegou a mais de 146 milhões de lares em todo o mundo.
www.mtvexit.org

Desfile da Máscara Ibérica ( Festas de Lisboa 2008 )


FESTAS DE LISBOA

Desfile da Máscara Ibérica
Praça do Rossio/Rua Augusta/Praça do Comércio
3 e 4 Maio
Entrada Livre
Elas vão voltar!!


Em 2007, o II Desfile da Máscara Ibérica – reconhecido como o maior desfile do género na Europa e organizado pela EGEAC, Progestur e Agência Baixa Chiado – alcançou enorme êxito, tendo contado com 300 participantes e milhares de espectadores.

Centrada na Baixa-Chiado, zona histórica da cidade, esta iniciativa assume particular relevo na promoção da cultura popular e tradicional, criando momentos de verdadeira interacção com a população lisboeta e com os turistas da cidade, contribuindo igualmente para a dinamização do espaço público da Baixa de Lisboa.

A edição de 2008 assinala o arranque do programa das Festas de Lisboa.
Garantindo o estatuto de iniciativa mais participada do seu género, o Desfile contará com a participação de 500 Mascarados, Bombos e Gaiteiros, de mais de 20 agrupamentos do Norte de Portugal e de Espanha, que encherão a cidade de explosões de cor e alegria.

Este ano alargámos o evento a uma Mostra de algumas das Regiões participantes – a realizar-se na Praça do Comércio nos dias 3 e 4 de Maio – e à realização de um Debate sobre a Máscara e o Homem, conferindo ao projecto um acrescentado valor académico.


PROGRAMA
3 Maio 16h30 Rossio – R. Augusta – Praça do Comércio


GRUPOS PARTICIPANTES


PORTUGAL

Lamego – Caretos de Lazarim Macedo de Cavaleiros – Caretos de Podence Mogadouro – Farandulo de Tó, Casal de Velhos, Soldado e Sécia de Bruçó, Chocalheiro de Bemposta, O Velho de Vale de Porco Vinhais – Máscaros de Ousilhão e de Vila Boa de Ousilhão


ESPANHA

Galiza – Boteiros de Viana do Bolo, Cigarróns de Verin, Pantallas de Xinzo de Limia, Máscaras de Lardeiros de Manzaneda, Dançantes e Boteiros de Vilariño do Conso León: Guirrios y Madamas de Llamas de La Ribera Zamora: La Vaca Bayona de Almeida de Sayago, La Vaca Antrueja de Pereruela, Zangarrón de Sanzoles, Talaqueira de San Martín de Castañeda, Filandorra de Ferreras de Arriba, Vaquilla y Cencerros de Palácios del Pan, Pajarico y Caballico de Villarino Trás la Sierra.


Mostra de Regiões


Praça do Comércio
3 Maio 11h00 às 16h00 Animação, Gastronomia, Artesanato

4 Maio 11h00 às 13h00 Música da Galiza com Gaiteiros

15h00 às 18h00 Animação, Gastronomia, Artesanato

Concerto nas ruas do Porto


Ciclo cinematográfico Monsieur Jeunet na FNAC Fórum Coimbra


Ciclo Monsieur Jeunet
5 a 8 de Maio às 21h30
FNAC Fórum Coimbra



5 de Maio - Delicatessen
de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro
Para os parisienses do século XXI, uma grave escassez de alimentos significa que, ou se come o jantar ou passa-se a ser o prato principal. Talhantes ávidos de lucro começam a cortar os inquilinos às fatias e a vendê-las como lombo de primeira. No entanto, alguns estranhos habitantes locais conseguem descobrir formas dissimuladas de sobreviver num mundo atormentado pela praga da desconfiança, da fome e do canibalismo. Delicatessen é uma comédia negra de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro.

6 de Maio - A Cidade das Crianças Perdidas
de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro
O maléfico Krank e os companheiros foram criados por um cientista louco. O problema é que ele vive atormentado pela sua incapacidade de sonhar. Acha então que o melhor é roubar os sonhos das crianças mas acaba por lhes tirar sempre os pesadelos. Quando o irmãozinho de um homem-forte do circo é raptado, este persegue-o e tenta acabar com o reinado do malvado Krank e o seu exército de ciclopes. A Cidade das Crianças Perdidas conta com Ron Perlman, Dominique Pinon e Jean-Claude Dreyfus nos principais papéis.

7 de Maio - O Fabuloso Destino de Amélie
de Jean-Pierre Jeunet
Não é feliz a vida de Amélie. A mãe morreu no adro da Catedral de Notre-Dâme e o pai transferiu todo o afecto para um anão de jardim. Aos 22 anos, empregada de mesa em Montmartre, decide reparar a vida dos outros. Eis algumas das suas vítimas: a porteira, que chora pelo marido desaparecido, a hipocondríaca Georgette e o Homem de Vidro, eterno falsificador de Renoir. Um dia, Amélie conhece Nino. Funcionário em part-time num comboio fantasma e numa sex-shop, é um coleccionador de fotografias abandonadas à volta das máquinas Photomatons.

8 de Maio - Um Longo Domingo de Noivado
de Jean-Pierre Jeunet

Em 1919, Mathilde tinha apenas 19 anos. Dois anos antes, o noivo Manech partiu para a frente de batalha na Somme. Como milhões de outros jovens antes dele, foi declarado morto no campo de batalha. Contudo, Mathilde recusa-se a acreditar. A jovem agarra-se à intuição e à esperança com toda a paixão que a liga ao amor desaparecido, mesmo quando um sargento regressado da frente tenta convencê-la que este morreu numa trincheira. Um Longo Domingo de Noivado adapta o livro homónimo de Sebastien Japrisot.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h E-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

"Os livros ardem mal" com Ana Lopes

Os Livros Ardem Mal
ANA LOPES
Mensário de Actualidade Editorial
5 de Maio às 18h00
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra

Convidado Ana Lopes
Com a participação de António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano


Ana Lopes
Antropóloga doutorada pela University of East London, trabalhou na indústria do sexo durante quatro anos, como operadora de linhas telefónicas eróticas, modelo e dançarina de striptease.Activista e pioneira, é reconhecida internacionalmente como especialista em assuntos relacionados com a indústria do sexo e tem sido alvo de atenção por parte dos meios de comunicação de vários países, designadamente em vários documentários televisivos e na imprensa.
Entrada livre
Co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra
Apoios Rádio Universidade de Coimbra, Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, D. Quixote, Edições Asa, Livros Cotovia, Fim de Século, Livros Horizonte, Círculo de Leitores (Temas e Debates), Editorial Caminho, 90º editora, A Esfera dos livros, Editorial Presença, Publicações Europa-América, Alêtheia Editores, Editora Húmus, Esfera do Caos, Instituto de Ciências Sociais, Edições Chimpanzé Intelectual e Gradiva Produção TAGV
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Ciclo Segundas TAGV " Golden Door"

Golden door – A porta da fortuna
5 de Maio às 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra

Golden door – A porta da fortuna
De Emmanuelle Crialese [Itália, Alemanha, França, 2006, 120`, M/12]
Leão de Prata do Festival de Veneza de 2006

No início do séc. XX, Salvatore Mancuso, um pobre agricultor siciliano viúvo, decide recomeçar a sua vida no Novo Mundo. Decidido a partir, vende tudo para custear a viagem para um lugar onde espera que haja mais trabalho. Durante o embarque conhece Lucy, uma inglesa que quer casar-se antes de chegar a Nova Iorque. Para além dos problemas da viagem, terão de enfrentar as dificuldades da imigração nos Estados Unidos. No entanto, nenhum dos dois quer desistir do sonho da terra de todas as oportunidades.
Preçário: - Preço normal 4,50€ - Preço estudante 3,50€
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Novo bailado na Escola Superior de Dança

Mandrágora com novo trabalho nas discotecas a 5 de Maio

Mandrágora
apresentam
Escarpa
5 de Maio nas discotecas



"... um álbum com salpicos de jazz e vórtices de rock."

Concertos
9 de Maio - Auditório do ISEP - Porto
10 de Maio - Auditório de Aldoar - Porto
16 de Maio - Auditório da Pasteleira - Porto
17 de Maio - Auditório de Campanhã - Porto

Informações
www.letstartafire.com
raquellains@letstartafire.com

Bailado no Centro Cultural de Belém

3 de Maio de 2008 às 19h00
na Sala de Ensaio do CCB

Reflex, o mais recente trabalho da jovem coreógrafa e bailarina Ana Martins, lança um olhar sobre o corpo e o seu papel nos nossos dias.
“Um corpo que aparece e desaparece continuamente. O poder da imagem por si só, do corpo por si só. O que se vê, o que se imagina, o que está e o que não está. Explora-se o conceito de o que é o corpo dos nossos dias. A realidade, a ficção. São camadas e camadas, escondendo uma pele nua. A contínua projecção de outros corpos no nosso. De outras imagens que não nos pertencem. De imagens que não revelam a realidade do momento presente.” (Ana Martins)

Ficha Artística

Coreografia e interpretação: Ana Martins
Vídeo: Francisco Medeiros
Música original: João Santos (daily misconceptions)
Desenho de luz: Anatol WaschkeFigurinos: Maria Azevedo e Nuno Nogueira
Produção executiva: Via-LabCo-
Produção: Centa, Devir-CAPA, O Espaço do Tempo


Ana Martins

Nasceu em Lisboa, em 1983. Licenciada pela Escola Superior de Dança no ano lectivo de 2004/2005. Frequentou o Curso de Coreografia integrado no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Na sua formação integra também cursos de teatro, composição musical e novas tecnologias aplicadas à dança.
Das suas criações destaca: Momentos (2004); Umwelt (2005); Subterrâneos do Corpo (2006) – Premiada pelo Institute International Musique Électroacoustique de Bourges em 2007.

Anatol Johannes Waschke

Nasceu em 1971 em Halle, ex-RDA. Aos 16 anos, inicia-se no mundo do espectáculo como músico. Desde muito novo, é perceptível o seu interesse pela técnica, o que torna óbvio o caminho que irá seguir.
Passando no seu percurso por varias empresas de aluguer para espectáculos, começa a desenvolver grande interesse pelos desafios do teatro e as suas técnicas.
Foram marcantes na sua carreira espectáculos e companhias como Brigada Victor Jara, Luís Portugal, ACERT e Trigo Limpo, Teatro Viriato, Giroflé e Cavaterra pela Circolando, Rio Mondego por Pedro Cal, entre muitas outras.

Francisco Medeiros

Nasceu em Lisboa, em 1981. Trabalha em vídeo, em particular na área da composição em tempo real e da interacção.
Desenvolve a sua actividade como VJ_X em locais como Music Box e Crew Hassan, colaborando igualmente em projectos de performance e instalações interactivas.
Neste momento frequenta o último ano da licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona.

João Santos (daily misconceptions)

Nasceu em 1978 em Lisboa. Iniciou o seu percurso musical quando descobriu um piano, um gravador de oito pistas e um computador.
Ao longo dos últimos dez anos esteve envolvido em várias bandas/projectos musicais (3blind mice, Le petit point, Rats in the upper story, micro-bios, Norton, Puget Sound, daily misconceptions, entre outros) fazendo também parte de uma colectividade artística, a Essay Collective.
Estudou na Escola Profissional de Música de Almada piano clássico, e frequentou durante três anos a escola de jazz do Hot Clube, também em piano.
De momento encontra-se a frequentar o 1.º Ano do curso de Formação Musical na Escola Superior de Artes aplicadas de Castelo Branco.

Patrícia Tavares é a Madrinha da Acção do Dia da Mãe


Patrícia Tavares dá a cara

por Acção do Dia da Mãe

na Baixa Pombalina


A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP) presta homenagem às mães numa Acção que promove nos dias 2 e 4 de Maio, com o apoio da Escola de Comércio de Lisboa (ECL).

A Acção do Dia da Mãe, que ADBP organiza desde 1999, visa dinamizar e promover o comércio da Baixa Pombalina, e tem sempre como Madrinha uma Mãe conhecida do grande público.

Este ano, a actriz Patrícia Tavares aceitou o convite da organização e é ela a Madrinha da iniciativa.

A Acção deste ano tem 2 momentos distintos: um na sexta-feira anterior ao Dia da Mãe, e outro neste dia propriamente dito.

Na manhã de domingo, dia 4 de Maio, a Madrinha da Acção do Dia da Mãe visita a maternidade Alfredo da Costa, acompanhada por representantes da Câmara Municipal de Lisboa (CML), José Quadros, Presidente da ADBP e Piedade Pereira, Directora da ECL, Vasco de Mello, Presidente da União dos Comerciantes e António Manuel Presidente da Junta de Freguesia de São Nicolau.

Nesta visita, Patrícia Tavares vai oferecer à 1ª senhora que foi mãe um cheque em compras na Baixa Pombalina e um enxoval para o bebé, no qual não faltarão o carrinho e um esterilizador de biberões, entre outros artigos úteis para a recém mamã e para o seu bebé.

Neste dia, são oferecidas flores a todas as senhoras internadas na Maternidade, e os alunos da ECL fazem questão de ajudar na distribuição.


Hoje sexta-feira, dia 2 de Maio, que os jovens estudantes da ECL juntam-se a esta Acção e à sua Madrinha, para oferecerem flores e poemas às senhoras que encontrarem nas Ruas da Baixa Pombalina, entre as 10.30 horas e as 15 horas.

A Madrinha da Acção acompanha este momento desde o ano de 2004 e em 2008 a tradição volta a cumprir-se das 11 horas às 13 horas, entre o Martinho da Arcada e o Rossio.

Patrícia Tavares termina o passeio com um café no Nicola e algumas palavras à imprensa presente.

Em edições anteriores, esta iniciativa teve Madrinhas como a Vereadora Maria José Nogueira Pinto (2006), Bibá Pitta e as actrizes Rita Alagão e Fernanda Serrano (2005), Barbara Guimarães (2004), a Dra. Margarida Sousa Uva (2003), a actriz Sofia Alves (2002), a Dra. Manuela Ramalho Eanes (2001), a Duquesa de Bragança (2000) e a Dra. Maria Barroso (1999).

Festa em Vendas Novas

Bifanas, tasquinhas, artesanato e produtos locais – uma combinação única em Vendas Novas

As festas regressam a Vendas Novas.

Ainda esta semana terminou o programa das comemorações do 25 de Abril e já, a partir de dia 5 de Maio, se iniciam as cerebrações do 15.º Aniversário da Elevação de Vendas Novas a Cidade.
Um vasto programa animará o concelho de 5 a 30 de Maio com actividades que vão desde as recriações históricas, ao hipismo, gastronomia, música, corrida de touros, dança, atletismo, futebol, ciclismo, cicloturismo e BTT.
O ponto alto centra-se na promoção do que é genuíno do concelho, ou seja, da sua gastronomia, artesanato e produtos locais.
Desvendar os segredos, os costumes e tradições, a história e produtos da nossa terra, é seguramente um prazer para quem expõe e para quem nos descobre.
Baseado neste conceito, o Município de Vendas Novas organiza, entre 16 e 18 de Maio, o 3.º Festival de Gastronomia, Artesanato e Produtos Locais e o 2.º Festival da Bifana.

Este evento tem vindo a alcançar um sucesso imenso, tendo tido um recorde de 20.000 visitantes na última edição.
Para além dos expositores locais e dos espectáculos musicais, as tradicionais “tasquinhas” com os saborosos e variados petiscos alentejanos e a característica bifana de Vendas Novas são elementos que distinguem este Festival.
A bifana é uma especialidade que marca o património gastronómico e a história de Vendas Novas pois há mais de 30 anos que sacia apetites aqui e além fronteiras … Ela tem o dom de conseguir despertar os nossos cinco sentidos.
Primeiro quando entramos no café ou restaurante deixamo-nos levar pelo aroma que logo abre o apetite, da cozinha soam as pancadas do martelo que tornam tenrinho e mais saboroso bife. Quando a bifana chega finalmente à mesa, a cor do pão meio torrado deixando antever a dourada bifana, o papo-seco que ainda quente se sente fumegar nos nossos dedos, tudo nos conduz para o espoletar do momento final ou seja, o prazer da primeira dentada.
Para animar a festa haverá, no dia 16, um espectáculo de percussão com os “Toca a Arrufar”, no dia 18 a actuação de “Boss AC” e no dia 19 do grupo de música popular “Outra Margem”.
O Festival decorre no espaço junto às Piscinas Municipais, tem inauguração marcada para as 18 horas de sexta-feira, dia 16, e entradas gratuitas durante os três dias.

Exposição Internacional de Surrealismo Actual

Exposição Internacional de Surrealismo Actual
3 de Maio a 28 de Junho
Casa da Cultura e Edifício Chiado
Coimbra


Informações:Casa Municipal da Cultura; Telef. 239 702 630; Fax 239 702 496; www.cm-coimbra.pt

U-Clic na FNAC Forum Coimbra

U-Clic
Console Pupils
4 de Maio às 17H00
FNAC Forum Coimbra


Os u-clic apresentam a segunda parte da digressão de promoção de Console Pupils, depois de mais de cinquenta datas em todo o país. Reset Future 2008 é um upgrade sonoro e visual sendo que agora os Console Pupils são convocados para agir. Os u-clic criam videos, fotos, design e dinâmicas online. Com base em Tomar, o projecto continua a apostar em actuações entre o rock e a electrónica electrónico envolvidas por uma forte componente visual.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h E-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Camané- os êxitos continuam


CAMANÉ Nº 1 DO

TOP NACIONAL DE VENDAS


“Sempre de Mim”, o novo disco de Camané editado a 21 de Abril, entrou directamente para o 1º lugar do top nacional de álbuns.

É a primeira vez na sua carreira que Camané atinge a posição cimeira da tabela de vendas.

Mas a posição do top não é a única estreia de Camané.

No próximo dia 16 de Maio o fadista actuará pela primeira vez em nome próprio no Coliseu de Lisboa, onde apresentará os temas do novo álbum.

Até lá, Camané poderá ainda ser visto nos dias 08 e 9 de Maio em Viseu (Teatro Viriato) e nos dias 10 e 13 em Estarreja (Cine-Teatro) e Vila Real de Santo António no âmbito das festas da cidade, respectivamente.


“Sempre de mim”, quinto álbum de originais do fadista, é simultaneamente o primeiro disco de originais desde 2001 (o último, “Pelo Dia Dentro”, foi lançado em Novembro de 2001) e o primeiro depois da inesperada aventura dos Humanos em 2004 e 2005.

O disco, aclamado pela crítica, é composto por 16 temas; dez são fados tradicionais com letras, propositadamente escolhidas para estas gravações, de grandes poetas ligados ao Fado e de cúmplices velhos e novos de Camané: Pedro Homem de Mello, Luiz de Macedo e David Mourão-Ferreira; Fernando Pessoa, Manuela de Freitas e Jacinto Lucas Pires.

Dois outros temas são inéditos absolutos, nunca antes gravados, do lendário compositor de Amália, Alain Oulman, com letras de Pedro Homem de Mello.

Três são melodias originais de José Mário Branco, para letras de David Mourão-Ferreira e Manuela de Freitas. A 16ª é um inédito que Sérgio Godinho ofereceu a Camané.

Festival Pina Bausch em Lisboa



A coreógrafa alemã Pina Bausch, que revolucionou o mundo da dança nos anos 70, atribuiu hoje à sorte o reconhecimento de que tem sido alvo ao longo da sua carreira.
tamanho da letra

"Não sei como é que aconteceu... tenho tanta sorte, que nem consigo expressar em palavras (...) Acho que é tão belo que a dança obtenha um tal reconhecimento! Sinto-me honrada de muitas maneiras", disse a coreógrafa de 67 anos, em conferência de imprensa, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

A mais famosa das coreógrafas da actualidade encontra-se na capital portuguesa para participar em "Um Festival Pina Bausch", uma iniciativa conjunta do Teatro São Luiz e do CCB, no âmbito da qual serão apresentados, entre 02 e 09 de Maio, três espectáculos seus, bem como filmes sobre a sua obra, estando ainda previstas conversas com o público.
Todas as suas peças têm histórias associadas, comentou.

Por exemplo, em "Nefés", a peça sobre a cidade de Istambul com que o festival abre, sexta-feira e sábado, no grande auditório do CCB, os bailarinos tentaram, quando ela estreou, falar em turco, porque tentam sempre aprender a língua do país em que estão a apresentar o espectáculo.

"A primeira noite foi incrível", frisou, porque um dos bailarinos mostrou ao público uma fotografia da sua família, depois os outros bailarinos também mostraram as suas e, de repente, as pessoas na plateia puxaram das carteiras e começaram a mostrar as fotografias das suas famílias.
"Criou-se ali uma relação, uma comunicação, e foi comovente", observou.

Sobre o critério de escolha dos seus bailarinos, cuja origem, características e até idade divergem dos padrões habituais, disse que procura "sempre bailarinos muito bons".
"Mas estou especialmente interessada na sua personalidade, na sua sensibilidade (...) [Criar uma peça] é uma viagem que fazemos juntos, porque ao início não nos conhecemos realmente", sublinhou, acrescentando que não adianta "falar sobre as coisas, há que fazê-las".
Na sua opinião, os bailarinos da companhia Tanztheater Wuppertal "são todos muito especiais e todos muito diferentes".
Acerca de "Masurca Fogo", a coreografia que lhe foi encomendada para o Festival dos 100 Dias da Expo 98 e que sobe ao palco do CCB a 07, 08 e 09 de Maio, Pina Bausch afirmou que, dez anos depois, houve coisas que mudaram na peça, "algumas pessoas mudaram, uma das senhoras está grávida... mas a peça é sempre muito bem recebida".
"Por causa desta peça, vocês [portugueses] estão muito próximos de nós. Esta peça é parte do nosso corpo, agora. Essa proximidade fica connosco e levamo-la a outros países", explicou.

A propósito de "Café Müller", peça emblemática que será apresentada no São Luiz a 04, 05, 08 e 09 de Maio, que criou em 1978 e de que é uma das intérpretes, a coreógrafa agradeceu a possibilidade de subir ao palco e dançar novamente, porque depois dessa peça, nunca mais o fez.
"Pensava sempre `para o ano que vem, para o ano que vem`, mas depois esse ano nunca veio... por isso, obrigada pela oportunidade de dançar outra vez", concluiu.
Texto Lusa
Fotos CCB