quinta-feira, 17 de abril de 2008

Município de Coimbra adere ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Município de Coimbra adere ao
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
sob o tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”
18 de Abril

VISITAS GUIADAS SOB AS TEMÁTICAS:
RAINHA SANTA ISABEL [10h00]
Iniciativa que divulga valores culturais e patrimoniais ligados à personalidade da padroeira da cidade.
A acção inclui a visita ao Convento de Santa Clara-a-Nova (Igreja, Sacristia, Claustro e Coro-baixo) e terá como base as temáticas:
- Vida e obra da Rainha Santa Isabel;
- Breve apontamento histórico sobre as Ordens Mendicantes (em especial as de São Francisco e de Santa Clara) e sua divulgação pelo Mundo, nomeadamente, em Coimbra;
- Pequena resenha histórico-artística do Convento de Santa Clara-a-Nova

SANTO ANTÓNIO [14h00]
O percurso integra uma visita à Igreja de Santo António dos Olivais e ao Centro de Estudos de Santo António, locais relacionados com a vida e obra do Franciscano.
Na Igreja, local de culto antoniano, que foi reformado no século XVIII, podem ser admirados, no seu interior, azulejos que representam a vida de Santo António, bem como retábulos em talha dourada, do século XVII.
O Centro de Estudos de Santo António foi inaugurado em 26 de Novembro de 2006, encontrando-se instalado nas antigas instalações da Sede da Junta de Freguesia. O espólio é constituído por uma colecção doada à Junta por Alfredo Bastos, constituída por imagens, postais, medalhas, selos, livros, louças, azulejos cautelas, entre outros objectos, oriundos dos vários cantos do mundo, tal como Santo António - o Santo de todo o Mundo.
Gratuito
INSCRIÇÕES
Casa da Cultura
telef. 239702630

Feira do Livro de Coimbra

Feira do Livro de Coimbra
18 de Abril a 3 de Maio

Praça da República


HORÁRIO
Segunda a Quinta e Domingo: 15h00-23h00
Sexta, Sábado e dias 24 e 30 de Abril: 15h00-24h00
Actividades
Encontros temáticos (Património, Cultura, Cidadania e Ciência)
Hora do Conto
Animação
Sessões de autógrafos
Informações
Casa Municipal da CulturaRua
Pedro Monteiro
Coimbra
Telef. 239 702 630
www.cm-coimbra.pt

Escola Superior de Dança com espectáculo


ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA ACTUA DIA 18

Inscrições para o Prémio Off Flip de Literatura



PRÉMIO OFF FLIP DE LITERATURA 2008
- REGULAMENTO -


O PRÉMIO OFF FLIP DE LITERATURA foi criado em 2006 por iniciativa da OFF FLIP - Circuito Paralelo de Idéias e este ano contempla dois géneros literários: CONTO e POESIA.
Poderão participar autores maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade residentes no Brasil, bem como autores de países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) ou brasileiros residentes no exterior.

INSCRIÇÕES


As inscrições terão lugar até o dia 21 de maio de 2008.

Para os dois géneros (CONTO e POESIA) há duas categorias: CATEGORIA NACIONAL-EXTERIOR e CATEGORIA LOCAL, sendo que os autores da categoria local - residentes em Paraty - também concorrerão na primeira categoria.
Os textos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. O tema é livre e cada autor poderá enviar apenas um texto por gênero literário, digitado em papel tamanho A4 e em apenas uma das faces do papel e com as seguintes características:


CONTO: Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os contos não poderão ultrapassar o limite de 4 (quatro) páginas.

POESIA: Os autores poderão utilizar qualquer tipo de fonte, diagramação e espaçamento, desde que o texto não ultrapasse o limite de 2000 caracteres (sem considerar os espaços em branco).

É obrigatório o uso de pseudónimo, que deverá constar no final do texto. Os textos inscritos na CATEGORIA NACIONAL-EXTERIOR devem ser apresentados em 4 (quatro) cópias e os inscritos na CATEGORIA LOCAL devem ser apresentados em 7 (sete) cópias.


Os textos deverão ser enviados em envelope grande e lacrado, identificado na frente com o nome do concurso e o género escolhido (CONTO ou POESIA). Dentro deste envelope os concorrentes deverão enviar um envelope menor, também lacrado, identificado na parte externa com o título do trabalho e o pseudónimo utilizado. O envelope menor deverá conter o original do comprovante de depósito da taxa de inscrição e uma folha com os seguintes dados: nome completo do autor e pseudónimo utilizado, título do trabalho, gênero literário, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefone para contacto e uma breve nota biográfica. Os textos deverão ser enviados para o seguinte endereço:

PRÊMIO OFF FLIP DE LITERATURA
BIBLIOTECA MUNICIPAL FABIO VILLABOIM

Prédio da Antiga Cadeia s/n - Largo de Santa Rita - Centro Histórico

CEP 23970-000 - PARATY - RJ

As inscrições serão feitas somente pelo correio e para todos os efeitos será considerada a data do carimbo.


ORIGEM DESTE PRÉMIO



Encontro de diversas naturalidades e nacionalidades, onde as conversas nas esquinas podem ser ouvidas nas mais diversas línguas e sotaques, Paraty é hoje um dos mais criativos e férteis locais de difusão cultural do país. Difusão esta que se dá num cenário natural privilegiado e inspirador.

Fisicamente pequena, mas imensa na sua vocação cosmopolita, e com expressiva bagagem cultural, a cidade fez expandir a Festa Literária Internacional gerando um Circuito Paralelo de Idéias, a OFF FLIP.

O evento nasceu da necessidade de se criar um espaço de integração e manifestação da sociedade local e de expansão de contactos culturais e artísticos durante a Festa Literária, devido à grande demanda por parte de escritores (consagrados e estreantes, de todo o Brasil e até do exterior), de algumas editoras, assim como de representantes de outras linguagens artísticas.

A essa procura uniu-se o desejo de oferecer aos visitantes a oportunidade de “beber da nossa água” e conhecer a nossa história.

Em 2005, a OFF FLIP promoveu cerca de 30 eventos em 11 pontos da cidade.

Em 2006 foram cerca de 50 eventos em 26 pontos da cidade – sendo a grande maioria gratuitos e abertos ao público.

No ano passado, durante a Flip e a OFF FLIP a cidade de Paraty recebeu um público em torno de 15 mil pessoas.

Este ano é aguardado um número ainda superior.

Mayra Andrade premiada em Londres



Prémio BBC Radio 3 World Music Revelação

"é um reconhecimento bem-vindo"

Mayra Andrade


A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade conquista o Prémio da World Music BBC Rádio 3 de Revelação.

"Fiquei muito contente, tenho consciência que o mercado da 'world music' é muito vasto e surgem todos dias coisas novas, é um reconhecimento que é muito bem-vindo".
Para a mesma categoria em que a artista cabo-verdiana venceu estavam nomeados os Balkan Beat Box, Bassekou Kouyate & Ngoni ba e Vieux Farka Toure.

"Receber este Prémio é também uma abertura de um outro mercado, nomeadamente o britânico e por consequência o anglo-saxónico. Já realizei duas apresentações no Barbican Centre e é um mercado que estamos a tentar".

O seu álbum de estreia, "Navega", foi distinguido em 2007 com o Deutscheschalplatten pela crítica alemã, e as vendas em Portugal atingiu o Disco de Ouro.

A artista cabo-verdiana está a preparar o próximo álbum, que irá gravar no final do ano, para editar em 2009.

Mayra tem actuado regularmente em Portugal: o ano passado realizou uma digressão que passou por seis cidades e participou no Festival Sudoeste e no África Festival.

Mayra iniciou a sua carreira aos 16 anos no Canadá, quando ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Francofonia.

Filha de cabo-verdianos, nascida em Cuba, Mayra já partilhou palcos com cantores como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ernesto Puentes e ainda Charles Aznavour, com quem gravou um duo para o seu disco “Insolitement Votre”.
Mayra Andrade, 22 anos, considera que faz "parte de um leque de artistas que tem dado à música cabo-verdiana oportunidade de renovar e conquistar novos horizontes".

Saravá! Joel Xaviel

Saravá! Joel Xaviel


A convite da Turismo de Coimbra, E.M., o guitarrista Joel Xavier actuou ontem à noite no Convento de São Francisco.
Dando continuidade à politica de preservação e animação cultural de espaços históricos este edifício de 1602 que já foi a morada de uma fábrica de lanifícios foi, mais uma vez, palco de um evento promovido pela autarquia de Coimbra.
Com uma forte ligação paternal a Coimbra esta foi a primeira vez que o artista pisou um palco da cidade. Com hora marcada para as 21h30 o concerto começou após o quarto de hora académico como é da praxe na cidade dos estudantes.
Joel Xavier é considerado um dos melhores guitarristas latinos do mundo e já foi galardoado com diversos prémios, dos quais se destaca o “Concurso Internacional de Guitarra da NAMM-SHOW”, de que foi o vencedor com apenas 19 anos.
O músico apresentou-se em palco conjuntamente com Gustavo Roriz no baixo e Milton Batera na bateria e percussão. Esta é também a formação que integra o seu mais recente projecto “Saravá!”, da qual já resultou um álbum homónimo gravado ao vivo em Dezembro de 2007 no Teatro São Luiz.
Foram os sons deste último trabalho, marcadamente com influências lusófonas que fundem o jazz com ritmos afro-brasileiros, que se ouviram nesta noite na nave centrar do convento cuja acústica natural realça de forma isolada o vibrar dos instrumento e permite o pleno desfrute de cada nota.
Foi com este ambiente propício que os fãs escutaram, entre outras canções, “Batucada” e “Carnaval” com reminiscências do samba ou “Ginga”, uma composição a denotar a preponderância dos ritmos africanos. Do alinhamento da noite também fez parte a única balada que integra o álbum Saravá! E que foi dedicada em especial à mãe de Gustavo Roriz que estava presente na sala.
Este era um concerto há muito aguardado, as expectativas eram elevadas mas o grupo, tal como se esperava, não deixou os seus créditos por mãos alheias. Após uma hora de concerto fica o desejo que Joel Xavier regresse brevemente a Coimbra.
Teresa Arsénio e Pedro Vila Nova
Fotos - Teresa Arsénio

Orxestra Pitagórica e Sax 4Ever esta semana no Café Santa Cruz

Café Santa Cruz
Coimbra
Orxestra Pitagórica
17 de Abril às 21h45


Informações - www.cafesantacruz.com