domingo, 7 de setembro de 2008

Festa do Avante 2008






FESTA DO AVANTE 2008

Depois de uma abertura muito chuvosa que obrigou ao cancelamento de alguns espectáculos nomeadamente a noite de ópera que contava com a participação da Orquestra Sinfónica Ginásio Ópera e de artistas do canto lírico nacionais e estrangeiros, a Festa do Avante já com o sol a brilhar, continuou para satisfação dos milhares de visitantes presentes na Atalaia.

A Festa do Avante é um acontecimento eminentemente político que marca, anualmente o início da actividade política do Partido Comunista Português.


No entanto e paralelamente nesta Festa concentram-se inúmeros eventos de carácter predominantemente cultural que vão desde a Feira do Livro e do Disco, aos Debates no Forum sobre diversos assuntos da actualidade nacional e internacional, às peças no Avanteatro, aos concertso no palco 1º de Maio e aos mega concertos no palco 25 de Abril.


Para outros existe o Espaço Ciência onde podem tomar contacto com as mais diversas tecnologias da Informação e da Comunicação.


E para os que gostam do contacto com outras culturas há o Espaço Internacional com stands de Partidos congéneres mostrando a sua gastronomia, a sua música ,enfim a sua cultura.


Mas a atracção principal da Festa do Avante são os concertos que decorrem nos palcos 1º de Maio e 25 de Abril.


E ontem pelo 1º de Maio passaram entre outros os Navegante,Krissy Mathews, Pedro Jóia e a fechar Camané, que ouviu uma ovação grande e sentida.


No palco 25 de Abril vimos actuar Coal Porters, Vieux Farka Touré, Júlio Pereira, e a finalizar Da Weasel.

Bons concertos que agradaram sucessivamente ás várias faixas etárias presentes.


De salientar no Avanteatro a exibição de " O Tinteiro ", pelo Intervalo Grupo de Teatro .

A história de Crock, um empregado de escritório que gosta de celebrar a Primavera, trazendo flores para o local de trabalho, e que choca constantemente com o poder absoluto de chefes repressivos, parece ter acertado em cheio na alma de um povo que vivia sob o regime salazarista, no Portugal dos anos 60.
Ainda hoje Armando Caldas não sabe como o texto passou na censura. «Sempre nos fizemos essa pergunta. Penso que nunca acreditaram que a peça e o grupo se aguentassem. Estavam confiantes que O Tinteiro não estaria mais do que um mês em cena». O engano não podia ter sido maior. Estiveram uma temporada – de Setembro de 1961 a Julho de 1962. É um problema de exploração do homem pelo homem.
É toda a estrutura que se monta ali naquele escritório, desde a bufaria até à subserviência, onde existem uns testas de ferro que denunciam os que amam a liberdade, os que gostam que a justiça seja mais ampla. O Tinteiro, como o Portugal das lutas liberais e da revolta da Maria da Fonte, na narrativa de Cardoso Pires, são imagens de uma mesma realidade que nos é dada a ver através de óculos diferentes.
Uma peça que foi apresentada em primeiro representação pelo Teatro Moderno de Lisboa que funcionava no então Cinema Império e que foi de curta duração. No entanto esta peça representada em 1961 deu brado e confusão mas os muitos jovens que a ela assistiram não mais esqueceram esse evento.

Fez bem a Direcção da Festa em levá-la à cena 47 anos depois. Nunca é demais relembrar certos factos.

Romeu e Julieta hoje na RTP


ROMEU E JULIETA



Como é que duas famílias rivais podem mudar o destino do verdadeiro amor? Numa grande cidade industrial, reinam duas famílias ricas, poderosas e rivais.
Indiferentes ao ódio qua separa os seus dois clãs, Romeu e Julieta, apaixonam-se perdidamente.

Casam-se secretamente mas a sua união estava destinada à tragédia os dois amantes acabam por morrer...
Baz Luhrmann assina esta adaptação moderna, frenética e altamente estilizada da obra original de William Shakespeare, onde o realizador tem a audácia de conservar o texto original reproduzido na perfeição por bons intérpretes entre os quais se destacam Leonard DiCaprio e Claire Danes


Ficha Técnica:Origem: U.S.A. - 1996

Duração: 120 mAutoria: William Shakespeare / Craig Pearce, Baz Luhrmann

Produção: Martin Brown

Realização: Baz Luhrmann

Fotografia: Donald McAlpine

Música: Nellee HooperClassific.: M/12Q

Com: Leonardo DiCaprio, Claire Danes, Harold Perrineau, John Leguizamo, Paul Sorvino, Brian Dennehy, Christina Pickles, Diane Venora, Miriam Margolyes, Pete Postlethwaite, M. Emmet Walsh

Museu do Oriente apresenta Ciclo de Cinema chinês




Ciclo ”O despertar da China”
Viagem cinematográfica pelo gigante asiático

O Museu do Oriente apresenta os filmes The Other Half, de Ying Liang, e Grain in Ear, do realizador Zhang Lu, nos dias 7 e 10 de Setembro, às 21h30, no Auditório.
As longas-metragens, integradas no ciclo “O despertar da China”, dão a conhecer a vida contemporânea no colosso asiático e mostram como os percursos individuais estão a ser afectados pelas profundas transformações sociais, económicas e culturais, em curso no país.


The Other Half retrata, de forma sensível e irónica, a vida numa cidade industrial da China, através do percurso de uma jovem empregada, de um escritório de advogados, que tem de lidar com o rol de queixas das suas clientes, com as consequências do vício do jogo do namorado, o alheamento do pai e a ameaça da crescente poluição.



Grain in Ear centra-se na personagem Cui Shunji, uma jovem mãe coreana a viver à margem da sociedade chinesa.

Com o marido na prisão e uma criança pequena para sustentar, nada mais resta a Cui senão continuar a vender kimchi (um prato coreano muito popular no Nordeste da China) numa roulotte ilegal, a trabalhadores fabris ao longo de uma estrada industrial.

Quando tudo, finalmente, parece estar a correr bem (com o início de uma nova relação amorosa e a legalização da sua actividade graças à ajuda de um polícia), Shunji apercebe-se da fragilidade da sua situação e decide-se por uma vingança impiedosa.


PROGRAMA:

7 Setembro

The Other Half (A Outra Metade)

Realização: Ying LiangCoreia/China, 2006, 111’, Cor

Língua: MandarimLegendado em português e inglês

Elenco: Zeng Xiaofei, Deng Gang, Zhao KeChow



10 Setembro

Grain in Ear (Grão na Orelha)
Realização: Zhang LuCoreia/China, 2005, 109’, Cor

Língua: MandarimLegendado em português e inglês

Elenco: Liu Iinaji, Jin Bo, Zhu Guangxuan, Wang Tonghui

Gays encerram o verão junto à "sua" praia


Para 13 de Setembro a LisbonAttitude promove, na Praia da Bela Vista, zona habitualamente frequentada por gays e lésbicas, na Costa de Caparica, aquela que pretende ser a primeira edição de uma festa de praia anual dirigida ao público gay - Sparkling Party .

A Sparkling Party foi pensada como um ambiente original criado na praia, onde a música, as pessoas, o mar e a areia farão parte de uma experiência diferente.

A Sparkling Party pretende posicionar-se como um evento gay de nível internacional. Com a edição de 2008 a LisbonAttitude pretende fazer entrar a Sparkling Party na agenda deste tipo de eventos que acontecem um pouco por toda a Europa, mas que, em Lisboa, têm tido até à data pouca expressão.