segunda-feira, 26 de maio de 2008

Programação da rtp2 para domingo


DOMINGO, DIA 25

21:00h



DESAFIO VERDE

Consumir sem consumir o mundo em que vivemos... São 8 e poluem como 39!

Para este grupo do Porto a vida é uma festa e isso nota-se nos milhares de garrafas que anualmente despeja no contentor.

Não fazem reciclagem, deixam computadores, consolas e televisões permanentemente ligados e se da água deles dependesse a vida nos oceanos… as baleias já tinham ganho rodas para andar no deserto.

O desafio passa por substituir o autoclismo que foi danificado quando alguém lhe caiu em cima, recorrer a garrafas com depósito bem como… arranjar uma boa motivação para reduzir o desperdício eléctrico.

Resta saber se … todos os nossos conselhos vão sobreviver á próxima festa.


22:30H


CÂMARA CLARA

A actualidade cultural, os seus actores e protagonistas, os acontecimentos e os projectos marcam presença em "Câmara Clara" Adriana Calcanhotto é a convidada do Câmara Clara.

Em tournée de lançamento do seu novo álbum, a cantora e compositora vai falar dos 50 anos da Bossa Nova, dos 40 anos do Tropicalismo, da nova literatura e do novo cinema brasileiro, de sexismo e violência urbana, da sua poesia preferida e mostrar os cantores brasileiros que mais ouve por estes dias.

Uma emissão em que se apresentam ainda as melhores novidades dos livros, das exposições, dos espectáculos e dos filmes.

Entrega de Prémio no Frágil


PRÉMIO GROLSCH ENTREGUE
A TIAGO GUILLUL

Investigação do cancro recebe ajuda financeira


DANÇA COMIGO POR UMA BOA CAUSA,
O CANCRO PODE TER CURA


O programa especial DANÇA COMIGO Por uma Boa Causa, emitido na RTP1 ao longo do dia 25 Maio contou com uma participação massiva por parte do público ao receber mais de meio milhão de chamadas (550.105 chamadas).

Um volume de tráfego que juntamente com os donativos, permitiu angariar 363.243€ destinados aos centros de investigação do IPO (Instituto Português de Oncologia).

O programa teve início às 15h00 (interrompendo entre as 19h00 e as 21h40) e terminou cerca da meia-noite, numa maratona por onde desfilaram diversas “caras” da RTP e muitas figuras públicas que, desta forma, quiseram associar-se a esta iniciativa de apoio a causas públicas promovida pela RTP.

No âmbito da missão do serviço público a RTP irá manter o apoio a caudas de interesse público procurado dar o seu contributo e sensibilizar o público para causas que dizem respeito a todos nós.

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril aprende gastronomia tailandesa


Gastronomia Tailandesa promove-se
na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa


Chefes de Hotéis, Alunos e Jornalistas frequentam curso organizado pela Embaixada da Tailândia e pela TAT .

A Embaixada da Tailândia e a Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) organizam dois cursos de gastronomia tailandesa, nos dias 27 e 29 de Maio, às 15 horas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O primeiro é dirigido a alunos e professores da Escola, enquanto que o segundo é dirigido a jornalistas e a chefes dos Hotéis Ritz, D. Pedro, Marriott, Sofitel e Corinthia.

Os cursos são leccionados por quatro Chefes da Universidade Rajamangkala em Banguecoque, que se deslocam a Portugal, a convite da Embaixada, especificamente para este efeito.

Ambas as iniciativas iniciam com um enquadramento sócio-cultural da gastronomia tailandesa, sendo esta apresentação da responsabilidade da Embaixada da Tailândia.

Em seguida os Chefes Tailandeses asseguram aulas teórico-prática sobre a confecção de alguns dos pratos mais típicos da Tailândia, como sejam, Tom Kha Kai, Yum Ruam Mit Talay, Thod Man Kung, Khao Suay, Tom Yum Kung, Kaeng Khianw Waan Kia e Pad Thai.

Por último os participantes são convidados para um jantar Tailandês, com os produtos confeccionados durante a aula.

O jantar irá contar também com a presença do Embaixador da Tailândia e de membros da Direcção da Escola.

Escola Superior de Dança apresenta novo espectáculo

MAIS UM ESPECTÁCULO
PELA ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA

Exposição Viver para os outros

EXPOSIÇÃO “VIVER PARA OS OUTROS”

A inauguração da Exposição “Viver para os outros “, tem lugar no próximo dia 27 de Maio, na Loja Viva da Avenida da Igreja, em Lisboa, às 18h00.
A exposição conta histórias de solidariedade e de humanidade vividas pelas Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário na ajuda aos outros.
A exposição, que não está fechada em salas, mas se apresenta nas montras de uma cadeia de lojas, revela mais de duas dezenas de relatos das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário que, espalhadas um pouco por todo o mundo, se dedicam a proporcionar uma vida melhor a muitas pessoas necessitadas.
Com experiências de vida e de ajuda, que vão desde Lisboa a Macau, passando pelas Filipinas ou por Moçambique, entre muitos mais países, este são relatos de solidariedade de quem consagra a sua existência a ajudar.
Com o apoio de Roberto Carneiro, o evento conta também com a participação da Irmã Deolinda Rodrigues, Superiora das Missionárias Dominicanas do Rosário, do director-geral da APEME, Carlos Liz, bem como de Fernanda Canário, anfitriã das Lojas Viva e de Carlos Morais, presidente da empresa 37Design, representantes das empresas que apoiam este projecto de responsabilidade social.
A exposição, que é o ponto de partida para muitas outras que vão estar nas várias Lojas Viva, pretende ainda divulgar o livro “O Outro Lado da Linha”, um trabalho de Rosa Reis, com design de Henrique Cayatte, que dá a conhecer a realidade das populações do Bairro 6 de Maio, às Portas de Benfica, cujas receitas da venda revertem para Bolsas de Estudo destinadas a apoiar a escolarização de muitos dos jovens deste bairro carenciado.

A Informação da RTP tem nova imagem


NOVA IMAGEM DA
INFORMAÇÃO DA RTP


A partir de hoje, os principais noticiários da RTP1 vão ter nova imagem.

O “Telejornal” e o “Jornal da Tarde” vão apresentar-se com mais dinamismo, mais ritmo e cores mais arejadas.

Entre as mudanças incluem-se novos genéricos, novas texturas musicais e novas soluções gráficas que vão conferir maior ritmo aos principais blocos informativos do Canal 1 da Televisão Pública.

Ao fim de quatro anos da actual imagem, a Direcção de Informação considerou que chegou a hora de modernizar os espaços informativos de eleição dos portugueses.

A nova imagem foi concebida internamente, com a criatividade e empenho da equipa de Infografismo da RTP e constitui o primeiro passo de uma renovação mais aprofundada que se tornará progressivamente visível em antena, nos próximos meses.

A ideia da renovação é conferir um aspecto de maior modernidade aos principais noticiários do Canal 1, através de um processo de refrescamento, que mantenha a capacidade de atracção, que os torna uma referência aos olhos dos telespectadores.

Hoje, às 20h00, não perca a nova imagem do “Telejornal”.

E na terça-feira, às 13h00, veja a nova imagem do “Jornal da Tarde”.

Susana Felix no Maxime


Susana Félix vem ao Maxime cantar as músicas de “Pulsação”, o seu mais recente CD, amanhã dia 27 de Maio, e festejar o início da sua tournée de 2008!
Co-produzido por Renato Jr., “Pulsação” aproxima os temas do princípio da carreira da “diva da voz doce”, com as sonoridades do disco anterior, “Indigo”, e ainda inclui duas novas canções assinadas pela própria Susana Félix.
Por isso o mesmo naipe de músicos que construiu o som em estúdio, vem reproduzir os seus desempenhos em palco: Alexandre Frazão (bateria), Pedro Gonçalves (contrabaixo), Nuno Rafael (guitarra-leslie) e Renato Jr. (teclas).
“Pulsação” é uma bela oportunidade para re-descobrir – agora ao vivo – grandes canções assinadas por Sérgio Godinho, Mafalda Veiga, a própria Susana Félix, Pedro Malaquias ou Diogo Mello Caiado.
Oito anos depois da sua estreia, com o CD “Um Pouco Mais”, Susana Félix revisita os temas emblemáticos da sua carreira, em novas e surpreendentes versões.