sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

The Martinez Brothers

The Real Thing

Festival Being Big

LOU RHODES, A ANGELICAL VOZ DOS LAMB EM PORTUGAL

A doce voz que os Lamb deram a conhecer ao mundo, Lou Rhodes, vem a Portugal para dois concertos em nome próprio, onde vai apresentar os dois álbuns da carreira a solo. Depois do sucesso à escala global que os Lamb alcançaram, Lou Rhodes decidiu enveredar por uma carreira a solo onde pode afastar-se da electrónica dos Lamb e abraçar uma vertente mais folk e intimista da música.

O primeiro disco, “Beloved One”, lançado em 2006 pela editora que entretanto criou, “Infinite Bloom”, foi alvo de estrondosa recepção por parte de crítica especializada, tendo inclusive sido nomeado para o prestigiado prémio britânico, “Mercury Music Prize”. O trabalho a solo deixava para trás o trip-hop dos Lamb, optando por uma sonoridade mais orgânica e ligada às raízes, Lou Rhodes deixou a citadina Londres e mudou-se para o campo inglês.

Já em 2007 editou o segundo álbum, “Bloom”, que adiciona à palete de guitarras acústicas e precursões do primeiro disco, delicados arranjos de cordas que acrescentam profundidade à voz de Rhodes. A cantautora inglesa apresenta-se ao público português, dia 29 de Fevereiro no Santiago Alquimista e dia 1 de Março na Casa da Música, para dois concertos intimistas onde se juntam a extraordinária voz de Lou Rhodes e a beleza das suas composições.


COUPLE COFFEE AND BAND

Os Couple Coffee promovem a 1 e 2 de Março (Sábado e Domingo), dois espectáculos ao vivo no Musicbox onde serão gravados os temas para o seu novo álbum: "Young and Lovely" - 50 anos de Bossa Nova.

Há meio século que a bossa nova se recusa a envelhecer, eterna lição de balanço num mundo para sempre em dívida com o legado de Jobim e Gilberto. Os Couple Coffee de Luanda Cozetti e Norton Daiello apresentam agora uma visita a esse universo.

Depois do toque tropical impresso em Zeca Afonso, vem o olhar sobre a grande invenção da modernidade brasileira, quando o samba se cruzou com o jazz e João Gilberto impregnou a canção de classe.

Luanda Cozetti seleccionou 18 temas de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Nilton Mendonça, entre outros, Norton Daiello assume de novo a direcção musical e Ruca Rebordão e Sérgio Zurawski completam a equipa criativa do quarteto. O resultado poderá ser visto e ouvido em primeira mão, no MusicBox

Concerto no Music Box, Lisboa / 1 de Março: 00h /2 de Março: 22h / Entrada: 8€

Mayra Andrade no Theatro Circo

Música cabo-verdiana com um estilo muito próprio é a proposta que Mayra Andrade traz, a 1 de Março (22h00), ao palco da Sala Principal do Theatro Circo.

Assumidamente apaixonada pela liberdade dos palcos em detrimento da clausura dos estúdios, Mayra Andrade não aprecia o rótulo de «próxima Cesária Évora», diva da música cabo-verdiana a quem é frequentemente associada. «Ela faz música cabo-verdiana e eu também, embora de formas muito diferentes», afirma a jovem cantora, que aos tradicionais ritmos da morna, coladeiras, funaná e do batuque acrescenta influências do “jazz” e da música brasileira, criando um estilo próprio e inconfundível.

Dona de uma voz grave, sensual e escrupulosamente afinada, Mayra, que lançou em 2006 o seu já galardoado álbum de estreia, “Navega”, propõe para Braga uma noite de ritmos quentes com a interpretação de temas como “Lua”, “Nha Nobreza”, “Tunuka”, “Comme s’il en pleuvet” ou “Lapidu na bo”, entre muitos outros. Recentemente nomeada pelos “BBC Radio 3 Awards” para o “Prémio Música do Mundo” na categoria de “Artista Revelação do Ano”, Mayra conquistou já o reconhecimento com o “Preis der Deutschen Schallplattenkritik”, prémio atribuído por um júri de 114 jornalistas especializados em música ao projecto “Navega”, neste contexto distinguido como “Melhor Álbum Revelação de 2006”.

Natural de Cuba, onde nasceu há 21 anos, Mayra Andrade, que vive em Paris desde 2003, cresceu em constante mudança de país e mesmo de continente, passando por Cabo Verde, Senegal, Angola e Alemanha. Com uma postura inquestionavelmente cosmopolita, a cantora , que com apenas 16 anos conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia (Canadá) com um tema interpretado em crioulo cabo-verdiano, começou a afirmar-se pela presença notável nos palcos de vários países, inclusive no Brasil, onde, ao lado de Lenine e Chico Buarque, interpretou um “single” a favor da luta contra a Sida ou em França onde Aznavour a convidou para um dueto. Para além dos concertos em Portugal, Mayra Andrade tem já espectáculos agendados para salas tão prestigiadas como o “Barbican” de Londres (Inglaterra), Ópera de Nuremberga (Alemanha), Edwz-untterwerk Selnau, na Suíça, ou De Roma, na Bélgica.

Os ingressos, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Vagabond Opera

Serão cerca de 750 (setecentos e cinquenta) os exemplares das mais variadas raças que no próximo fim-de-semana (1 e 2 de Março) vão marcar presença na 15.ª Exposição Canina Internacional de Vila Franca de Xira.

O certame, promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Pelouro de Turismo, com o apoio do Clube Português de Canicultura, vai realizar-se no Pavilhão do Parque Urbano do Cevadeiro (Vila Franca de Xira) e deverá atrair, ao longo dos dois dias, alguns milhares de visitantes.

Sábado – 1 de Março
10.00 Horas - Monográfica dos Cães de Pastor Britânicos.
12.00 Horas – Admissão dos exemplares – Grupos 1.º, 3.º, 7.º, 8.º e 9.º.
13.00 Horas – Julgamentos(Após os Julgamentos, Demonstração com Cães de Busca e Salvamento).

Domingo – 2 de Março
09.00 Horas – Admissão dos exemplares – Grupos 2.º, 4.º, 5.º, 6.º e 10.º.
10.00 Horas – Julgamentos.
16.30 Horas – Finais dos Grupos, seguindo-se a eleição do BIS (Best in Show) – Melhor
Exemplar da Exposição.

“Março - Mês do Sável”

O inconfundível e delicioso sabor do sável frito com açorda continua à mesa do Concelho de Vila Franca de Xira, numa campanha gastronómica com a participação de 24 Restaurantes de 6 freguesias do Concelho: “Março – Mês do Sável”, promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira.

A Campanha, que já vai na sua 19.ª Edição, irá decorrer a partir de 1 de Março e até 30 de Abril, indo ao encontro das expectativas dos empresários da restauração e dos milhares de visitantes que se dirigem ao nosso Concelho. O “Março - Mês do Sável” assume-se, a cada ano que passa, como um cartão de visita do Município de Vila Franca de Xira, reforçando até a sua identidade histórica e cultural.

De notar que o Concelho de Vila Franca de Xira é, na Área Metropolitana de Lisboa Norte, o que maior extensão de frente ribeirinha apresenta (23 Kms). A ligação ao Rio tem, por isso, assumido, ao longo de vários períodos da história, uma importância insufismável. Entre outros factores de relevante importância, o Tejo foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. O Sável é uma das espécies que pontifica as águas deste nosso Tejo e que assumiu, ao longo dos anos, a sua importância para as comunidades da beira rio. Das águas saltou para as mãos de quem tão bem o
sabe confeccionar, caindo no goto dos bons gastrónomos, que nesta campanha se habituaram a encontrá-lo à mesa de Vila Franca de Xira. Apresenta-se a listagem dos Restaurantes Participantes:

Freguesia / Restaurante / Contacto / Dia de Encerramento

Alhandra /A Grelha /219 511 777 /3.ª Feira
Alhandra / Golfinho Branco / 219 502 670 /Domingo
Alhandra /U14 / 219 511 554 /Domingo Jantar / 2.ª Feira
Alhandra / Voltar ao Cais / 219 512 373 / 4.ª Feira
Alhandra / Fonte dos Sabores /219 500 254 / 2.ª Feira
Alverca do Ribatejo / Os Magníficos /219 580 324 / 3. ª Feira
Forte da Casa / Paladium / 965 523 580 / Domingo
Póvoa de Santa Iria / Cabana / 219 590 581 / Não encerra
Póvoa de Santa Iria / Canoa / 219 594 980 / Domingo
Vialonga / Refúgio do Mocho / 219 524 096 / 2.ª Feira
Vialonga / O Cherne / 219 521 830 / 3.ª Feira
Vialonga / O Américo / 219 520 980 / Domingo
Vila Franca de Xira /Aquarius / 263 276 670 / Não encerra
Vila Franca de Xira / A Canoa / 263 273 640 / Sábado
Vila Franca de Xira / Espeto Real / 263 272 564 / 4.ª Feira
Vila Franca de Xira / A Horta da D. Aurora / 263 271 858 / Não encerra
Vila Franca de Xira / O Forno / 263 282 106 / 3.ª Feira
Vila Franca de Xira / Milénio / 263 274 267 / Não encerra
Vila Franca de Xira / O Redondel / 263 272 973 / 2.ª Feira
Vila Franca de Xira /Regional / 263 273 096 / Sábado
Vila Franca de Xira / O Retiro / 263 274 453 / Domingo
Vila Franca de Xira / Residencial Flora / 263 271 272 / Domingo
Vila Franca de Xira / Sal-Ibérico / 263 273 116 / Domingo
Vila Franca de Xira / A Mina / 263 272 526 / 3.ª Feira

“Conhecer o Património de Vila Franca de Xira”

“Conhecer o Património de Vila Franca de Xira” é um projecto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que tem por objectivo o desenvolvimento de um conhecimento mais profundo do património do Concelho de Vila Franca de Xira, por forma a que cada vez mais se promova a sua salvaguarda e valorização.

A sessão terá lugar amanhã, Sábado, dia 1 de Março, pelas 16.00 Horas, no Auditório do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

"Parado é que Não!"

Já a partir do próximo Domingo (2 de Março), está de volta - para a sua 2.ª Edição - o Programa “Parado é que Não!”, de Promoção de Actividade Física ao Ar Livre, organizado pelo Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O “Parado é que Não!” decorrerá até Junho, todos os domingos de manhã, em quatro freguesias diferentes. Os munícipes são convidados a participar em modalidades de exercício físico em espaços aprazíveis, tornando esta prática, além de saudável, agradável.

As modalidades incluídas neste programa são as denominadas actividades fitness, tais como: Body Balance, Aérobica, Body Pump, Dança do Ventre, Step, Yoga entre outras, que terão lugar aos domingos, entre as 10.00 e as 12.00 Horas. Apresenta-se a programação para o mês de Março:

2 de Março - Jardim Municipal José Álvaro Vidal – Alverca do Ribatejo
Gym Fighting e Tai Chi Chuan | Org. Instituto Nacional Tao Budo

9 de Março - Parque Urbano de V. F. Xira (Cevadeiro) – Vila Franca de Xira
Aeróbica e Mix | Org. Divisão de Gestão de Equipamentos - CMVFX

16 de Março - Parque Público da Quinta da Piedade - Póvoa de Santa Iria
Yoga e G.A.P. | Org. Ginásio Quinta da Piedade

30 de Março - Passeio Ribeirinho – Alhandra
Hip Hop e Yoga | Org. Sociedade Euterpe Alhandrense

Este Programa resulta de parcerias entre o Município de Vila Franca de Xira e diversos
ginásios e colectividades do concelho, contando com o apoio do Instituto de Desporto de
Portugal, através do programa “Mexa-se”.

Lançamento do livro "O milagre de Isabel e Dinis"

Lançamento do livro
"O milagre de Isabel e Dinis"
2 de Março às 16:00
Igreja Rainha Santa
Coimbra





Através desta obra, os pequenos leitores aproximam-se dos protagonistas da narrativa, apresentados ainda muito jovens, mas cheios de qualidades que os fazem ser admirados pelos súbditos e pelos contemporâneos.
Num registo simples, pedagógico e, simultaneamente, divertido, é dado relevo a vários aspectos que marcaram de forma significativa o reinado de D. Dinis.
Sinopse
Escrito numa linguagem adaptada às crianças, e com extraordinárias ilustrações, o livro narra a história do rei D. Dinis e da Rainha Santa Isabel, da construção do pinhal de Leiria e do milagre das rosas. Um episódio da nossa história «contado aos pequenotes».
Vanda Furtado Marques é professora do liceu e mãe de três filhos. "O Milagre de Isabel e Dinis" é o seu segundo livro, depois de "O Amor de Pedro e Inês" e tem muitos outros pensados, para a mesma colecção.
Susana Silva é ilustradora e estudante universitária. Está já a trabalhar no terceiro título.
Informações
Casa Municipal da Cultura de Coimbra
Tel. 239 702 630
www.cm-coimbra.pt
cultura@cm-coimbra.pt