sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nova série estreia no Sony Entertainment



SONY ENTERTAINMENT TELEVISION
– OS OLHOS DA LEI –

No Sábado 8 de Novembro às 20h05 o Sony Entertainment Television estreia a série dramática Os Olhos da Lei, protagonizada por Kathleen Quinn (Apollo 13) e que conta com a emissão de 2 episódios todos os Sábados.
Os Olhos da Lei conta-nos a história de Lynn Holt (Kathleen Quinlan), uma advogada tenaz e bem sucedida especializada em Direito da Família que sofre um duro golpe quando o seu marido, e também seu sócio na firma de advogados, lhe anuncia uma noite que quer o divórcio e que a vai deixar por outra mulher, que por acaso é também outra advogada.

O choque é tanto maior quando Lynn se apercebe que, além do divórcio, o marido também sabotou a firma de ambos ao ficar com todos os clientes, a mobília e também os empregados. Tudo o que ele lhe deixou foi: um escritório caríssimo, ainda por pagar, com uma vista “privilegiada” para... o outro lado da rua, onde fica o novo escritório do agora ex-marido!
Lynn está furiosa, mas com a ajuda de Danni Lipton (Julie Warner – Tommy Boy), a sua associada ambiciosa e decidida, ela percebe que tem que se recompor muito rapidamente e reconquistar a sua vida e carreira.
Assim, recorre a manobras pouco usuais e sub-aluga o escritório para o poder rentabilizar, passando a dividir o espaço com outros advogados especializados em Direito da Família: Randi King (Dixie Carter – Lei e Ordem, Donas de Casa Desesperadas), uma advogada de defesa com um passado obscuro, especialista em divórcios e que detesta os homens; e Rex Hamilton (Christopher McDonald – Veronica’s Closet, Thelma & Louise), um advogado charmoso mas que não inspira grande confiança.

Estreia: Sábado 8 de Novembro às 20h05 (episódio duplo)
Emissão: Sábados às 20h05 (episódio duplo)
Intérpretes: Kathleen Quinlan, Dixie Carter, Julie Warner, Christopher McDonald

Dois Filmes brasileiros no centenário da morte de Machado de Assis

Centenário de Morte de Machado de Assis

"O ALIENISTA E AS AVENTURAS DE UM BARNABÉ" Dia 10 de Novembro
"O ENFERMEIRO"Dia 11 de Novembro

Manoel de Oliveira homenageado na RTP2


O século de Manoel de Oliveira

Viagem ao Princípio do Mundo
Sábado, 8 de Novembro de 2008, 22h40


Realizador: Manoel de Oliveira
Intérpretes: Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gautier, Leonor Silveira, etc.

Um actor francês, Afonso, desloca-se a Portugal, para participar num novo filme.
Durante a rodagem, esse actor, que é filho de pai português (morto era ainda ele muito jovem) e mãe francesa, exprime o desejo de ir visitar a aldeia da sua família e tentar encontrar uma tia que crê ainda viva.
O realizador e dois dos seus colegas actores propõem-se acompanhá-lo nessa viagem para o ajudar.

Durante a viagem, Manoel, o realizador, vai evocando algumas das suas memórias de infância, que passou nessa região de Portugal.
Chegados à aldeia, os viajantes encontram a casa da tia de Afonso, que reage de uma forma extremamente fria e reservada em relação a esse seu sobrinho, que não fala a "sua fala".

Na sua desconfiança, a tia só é convencida quando Afonso, já desesperado, lhe mostra o braço e lhe diz que o sangue que corre nas suas veias é o mesmo.

Evocando a figura do pai de Afonso, acabam todos por se dirigir ao cemitério, para visitar a campa dos seus antepassados.



Semana dedicada a Manoel de Oliveira
Cinco noites com o realizador
De segunda a sexta, sempre às 23h30, de 10 a 14 de Novembro




No mês de Novembro, a RTP2 antecipa a comemoração dos 100 anos de Manoel de Oliveira (a celebrar no dia 11 de Dezembro).

Nesta homenagem, a RTP2 exibe cinco dos seus filmes (Non ou a Vã Glória de Mandar, Viagem ao Princípio do Mundo, O Quinto Império, Espelho Mágico e Belle Toujours), bem como documentários e outros programas que a RTP ao longo dos anos produziu com e sobre o realizador.




Segunda-feira, 10 de Novembro, 23h30
ÉCRAN (1981)
Este foi o primeiro programa pensado como de homenagem e de leitura da obra do realizador portuense. Programa de Augusto M. Seabra, um dos mais atentos críticos portugueses.


Terça-feira, 11 de Novembro, 23h30
OLIVEIRA, O Arquitecto (1995)
Uma belíssima homenagem conduzida por Paulo Rocha.



Quarta-feira, 12 de Novembro, 23h30
POR OUTRO LADO (2002)
Ana Sousa Dias entrevista Manoel de Oliveira sobre a sua vida cinematográfica, sem esquecer pormenores mais íntimos como o relacionamento com a sua esposa, Maria Isabel.


Quinta-feira, 13 de Novembro, 23h30
DIGA LÁ EXCELÊNCIA (2004)
Francisco Sarsfield Cabral e Sérgio C. Andrade entrevistam Manuel de Oliveira, realçando as muitas homenagens que o realizador tem conhecido por vários países. Aproveitam para debater o cinema como arte.


Sexta-feira, 14 de Novembro, 23h30
MANOEL DE OLIVEIRA: O CASO DELE (2007)
Documentário da autoria de Sérgio C. Andrade, narrado por Leonor Silveira, em que se traça um esboço biográfico de Manoel de Oliveira, recorrendo a fotografias e excertos dos filmes do realizador e a entrevistas inéditas com o mesmo.

Hamburgo 112 a nova série do AXN


- HAMBURGO 112 -


O AXN estreou mais uma série de grande qualidade produzida na Alemanha e que promete prender a atenção dos espectadores do primeiro ao último episódio: Hamburgo 112.
Sirenes a apitar, flashes de luzes, veículos a acelerar ao longo da noite… É mais uma emergência na movimentada zona do porto de Hamburgo.

Hamburgo 112 é uma série que se destaca pelo seu impressionante realismo e pela originalidade do formato, ao juntar numa mesma história os procedimentos policiais e o drama médico.
Polícias e médicos, todos eles respondem às incessantes chamadas de emergência: a série centra-se na personalidade forte de Nils Meermann, inspector-chefe da divisão policial que tem a seu cargo a zona das docas e do porto de Hamburgo, um polícia duro, pragmático, que prefere deixar a psicologia para os outros; a sua namorada é a Dra. Anna Jacobi, destacada para o serviço de emergência médica.

Os dois vêem-se muitas vezes envolvidos nos mesmos casos, embora em campos opostos: enquanto Nils e os seus agentes perseguem os infractores, Anna e os colegas têm como prioridade assistir todos aqueles que precisam de cuidados médicos imediatos, sejam eles vítimas ou criminosos. Assim sendo, os conflitos entre os dois são inevitáveis…


Emissão: Quartas às 21h30
Produtor executivo: Jörg Schneider, Bernhard Stephan
Intérpretes: Thomas Scharff, Sanna Englund, Frank Vockroth, Peer Jäger, Rhea Harder

Chefe Silva volta a ensinar como se cozinha



AULAS DE COZINHA DA TELECULINÁRIA RECOMEÇAM NO RESTAURANTE DOM PEPE


Lição n.º1: Cozinha Tradicional Portuguesa com Chefe Silva

As aulas de cozinha da TeleCulinária recomeçam em Novembro e Dezembro em parceria com o Restaurante Dom Pepe, depois do sucesso alcançado nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho.

O Chefe Silva, fundador da TeleCulinária, fez questão de conduzir a primeira aula de Novembro.
No diversificado programa para estes meses, destacam-se as aulas de “Cozinha Portuguesa”, “Cozinha Italiana”, “Cozinha Japonesa”, “Cozinha Grega”, “Gourmet”, “Menu de Natal” e ainda uma aula especial de “Maridagem” (conjugação entre vinhos e gastronomia), da responsabilidade do enólogo Mário Louro.
O “Menu de Natal” motiva duas aulas essenciais: uma sobre Salgados de Natal, a 13 de Dezembro e outra sobre os imprescindíveis Doces desta quadra, no dia 20.

Estas aulas são conduzidas por Theodora Sarioglou Lello, proprietária do restaurante Dom Pepe e dinamizadora desta iniciativa, em colaboração com a TeleCulinária.
A “Época de Outono” das aulas de cozinha da TeleCulinária começou da melhor forma possível, com uma aula de cozinha tradicional portuguesa dirigida pelo próprio Chefe Silva que, para além de ensinar a confeccionar excelentes petiscos e doces, transmitiu muitos dos seus conhecimentos e conselhos de culinária aos presentes.
As aulas, seguindo um formato original, incluem a aprendizagem teórica de alguns conceitos relativos ao tema abordado em cada sessão e aos ingredientes utilizados nas diversas receitas, uma parte prática, na qual os alunos aprendem todas as técnicas de preparação e confecção directamente na cozinha e, para finalizar, uma refeição que permite a degustação de todos os pratos, petiscos e sobremesas cozinhados e o convívio, entre todos os participantes.
As inscrições para as aulas de Novembro e Dezembro estão abertas e podem efectuar-se através dos números de telefone 21 3568250 e 93 3006006, e ainda através do email: teleculinaria@edicoesplural.com.
O programa destas aulas pode ser consultado nas edições da revista TeleCulinária e também no site
http://restaurantedompepe.com.

Espectáculo de Burlesco e Magia no Maxime


SÁBADO . 8 NOV 08
VINTAGE deLUXE
CAIS SODRÉ CABARET!
CANTORES ROMÂNTICOS
BURLESCO (vintage strip)
VAUDEVILLE
URSOS E MAGIA

Miss SuzieJimmy Lopez (Gimba)Francis Martini (Francisco Ferro)Orgasmo di Carlo (Manuel João Vieira)maestro Jürgen Lukas (João Lucas) Estrela convidada:Mariana (Soaked Lamb) BURLESCO (vintage strip)Go Go LolitaLady Gin
VAUDEVILLE Lucky LuMiss Scarlett Michelle d’Orleans The Charisse Sisters
DJ: Miss Scarlett & Carlos
reserva mesas: 213467090 . 916350427

Prémio Manuel Teixeira Gomes

XI Edição de novos talentos literários de Portimão


A Câmara Municipal de Portimão volta a promover o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, aberto à recepção de trabalhos na modalidade de novela, com o objectivo de promover e estimular a criação literária.

As produções a concurso deverão ser em língua portuguesa, inéditas e assinadas com pseudónimo, terminando o prazo de recepção a 15 de Dezembro.

Os concorrentes deverão enviar em envelope fechado um único original a concurso, em três exemplares, para a Divisão de Acção Cultural da Câmara, com a menção exterior “Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes”, contendo no interior outro envelope fechado com a respectiva identificação e morada.

Os resultados do certame serão oficialmente divulgados durante o mês de Março de 2009, sendo o respectivo júri constituído por três individualidades de reconhecido mérito.

Ao vencedor será atribuído um prémio monetário de 3.000 euros e a obra deverá ainda ser publicada a expensas da Câmara Municipal de Portimão até mil exemplares. O júri poderá ainda atribuir uma menção honrosa, no valor de 1500 euros.

As normas de participação no concurso encontram-se disponíveis para consulta no sítio da Câmara Municipal de Portimão, em www.cm.portimao.pt


Portimão no centro da Cultura Cinematográfica

Mostra Internacional de Cinema

A decorrer desde o passado dia 4 de Novembro, a I Mostra Internacional tem hoje figuras de destaque na apresentação de cada filme, no museu de Portimão.
Pedro Mexia, escritor, crítico literário e actual Subdirector da Cinemateca Portuguesa, tem publicados livros de poemas Duplo Império (1999), Em Memória (2000), Senhor Fantasma (2007), diários, como Prova de Vida (2007), entre outros e mantém o blog Estado Civil, é o primeiro convidado do dia de hoje.
Ás 21h30 segue-se Joana Amaral Dias, Mestre em Psicologia clínica, integrou várias ONGs ligadas à defesa dos direitos das minorias, antes de filiar-se no Bloco de Esquerda. A ex-deputada escreve regularmente no blog 5 Dias assim como em vários jornais.
Convidados de peso para um programa de referência carismático politico.

Termina primeiro ciclo temático na Byblos


Última sessão do primeiro ciclo temático da TERTÚLIA Byblos, no próximo Sábado, às 18h30.

COM AS PRESENÇAS DE Júlia Nery, Pedro Almeida Vieira e
Miguel Real (coordenador deste módulo, dedicado ao ROMANCE HISTÓRICO).


Um convite a todos os amantes do livro e da literatura portuguesa para uma Tertúlia, com coordenação geral de Annabela Rita, que, em sucessivos módulos, de Outubro a Julho, vai abordar os mitos, a história, o presente e o futuro das letras lusófonas, discutindo até a geopolítica da língua.

Olha quem Dança hoje na RTP1


OLHA QUEM DANÇA! - 6ª FEIRA, ÀS 22H00 NA RTP1

A competição continua entre os pares do OLHA QUEM DANÇA

Os dois pares nomeados desta semana, Daniela+José e Miguel Ângelo+Dina aguardam a decisão do público.

Iremos saber qual foi salvo logo na primeira parte da Gala desta semana.

E quem herdará o título de favorito conquistado pela Mónica e pelo José Brás na última gala? Esta semana será apresentada durante a Gala, a acção de Natal promovida pela RTP em parceria com a Modalfa e a Endemol, apadrinhada pelo recordista Olímpico Nelson Évora e que reverterá para a Fundação do Gil.

Os concorrentes irão ajudar a vender a nova colecção de cachecóis que estarão à venda nos supermercados Modelo e Continente.

" Um Sol Maior" o novo album do "Origem"


COLECTIVO BRACARENSE APRESENTA
“UM SOL MAIOR”


“Um Sol Maior” é o título do recém-editado álbum que o grupo “Origem” apresenta a 9 de Novembro (16h00) no Theatro Circo.

A comemorar 30 anos de actividade no contexto da música tradicional portuguesa, o grupo “Origem”, colectividade inserida no Grupo Cultural de São Mamede d’Este, regressa aos palcos com uma nova selecção de temas, de que se destacam “Cantiga da Segada”, “Claralinda”, “No Lagar”, “Saudade” ou “Água Sagrada Arribada”.

Com Casimiro Pereira (voz solo e guitarra), Daniel Pereira (bandolim, braguesa, gaita de foles, acordeão e voz), Carlos Cruz (cavaquinho, braguesa e voz), Ana Pereira (flauta, percussão e voz), Eduardo Castro (baixo acústico e voz), Raquel Ferreira (voz solo), Francisco Serafim (percussão) e Pedro Guimarães (bandolim, braguesa e coros), o Grupo Origem traduz mais uma vez «a paixão pela música tradicional» que o acompanha desde 1978 e que o levou ao estudo e divulgação do património etnomusicológico minhoto, consubstanciado em ritmos como o vira, malhão ou a chula.

Os " Dealema" na Recepção ao Caloiro em Mirandela


Aproxima-se o final de 2008, um ano importante para os Dealema, que continuam as suas apresentações de “V Império” o Álbum editado no passado mês de Abril.

A próxima paragem é já hoje em Mirandela, no âmbito da recepção ao Caloiro da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela no Pavilhão da Reginor

Entretanto os Dealema preparam-se para encerrar o 1º Capitulo deste V Império com um concerto especial no Porto em Dezembro no Cinema Batalha, o espectáculo que será sem dúvida uma festa para o Grupo e o seu público!

Basta lembrar os espectáculos no Saudoso Hard-Club para se perceber que o V Império terá uma dimensão maior neste dia.

Cinema Batalha
Porto
06 de Dezembro
22.00 horas