sábado, 28 de junho de 2008

Companhia do teatro do Mar no Mimarte em Braga


"Nusquam" Festival de Teatro de Braga

MIMARTE LEVA TEATRO DO MAR À ARCADA


A Companhia Teatro do Mar, de Sines, estreia este sábado (28 de Junho, 21h45) no "Mimarte - Festival de Teatro de Braga", a peça "Nusquam".

Da autoria e encenação de Julieta Aurora Santos, o trabalho dramático sobe ao palco da Arcada, espaço ao ar-livre de acesso gratuito.

"Nusquam", interpretado por Carlos Campos, Luis Mosteias, Sandra Santos e Sérgio Vieira, apresenta «o retrato possível do Homem contemporâneo na busca de si próprio e da sua razão de ser no mundo».

Especializada num género teatral designado por "teatro físico", o Teatro do Mar construiu este trabalho em torno de uma busca de modelos/ideais e do conflito gerado entre o idealismo e respectiva incapacidade de concretização de quatro personagens que, consequentemente, as isola e conduz a uma gradual ruptura com a realidade.

Tendo por objectivo constituir a base para uma reflexão sobre um sistema que através de ideais de beleza, status, competição ou, contrariamente, da exclusão social, têm vindo a provocar uma maior alienação e isolamento, "Nusquam" coloca em cena personagens que representam o limbo do Homem contemporâneo, cada vez menos predisposto ao questionamento e ponderação.

Fundado em 1986 como companhia de teatro físico, itinerante e vocacionada para audiências mais jovens, o Teatro do Mar diferencia-se pela linguagem multidisciplinar de carácter contemporâneo que aplica nas suas criações, agregando ao teatro outras artes como o novo circo, dança, música, artes plásticas e novas tecnologias, por forma a produzir uma significação comum e global.

Estreante no Mimarte, o Teatro do Mar já produziu mais de cinquenta produções teatrais que levou não só a festivais nacionais – FITEI (Porto), Imaginarius (Santa Maria da Feira), Festival Gil Vicente (Guimarães), entre outros – mas também a eventos internacionais, designadamente na Alemanha, Polónia e Espanha.

Sem comentários: