quarta-feira, 9 de julho de 2008

Festival Monsaraz Museu Aberto espera por si!



Música, dança e exposições na vila medieval de Monsaraz
Festival Monsaraz Museu Aberto

com Ana Moura, Ballet Flamenco de Maria Carrasco
e Blasted Mechanism


A bienal cultural Monsaraz Museu Aberto vai decorrer na vila medieval de Monsaraz entre os dias 12 e 20 de Julho com um programa que pretende abordar o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo, a nível nacional e internacional.

Organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz desde 1986, o Monsaraz Museu Aberto tem atingido elevados índices de notoriedade pela qualidade e diversidade da programação e pelo cenário arquitectónico e histórico que envolve o festival, considerado de referência no Alentejo e em Portugal.
A 18ª edição do Monsaraz Museu Aberto, que desde 1998 se realiza com periodicidade bienal, terá a abertura oficial no sábado, dia 12 de Julho, pelas 18:30 horas, com as actuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Os Ganhões de Castro Verde e os Ceifeiros de Cuba, no jardim da Casa da Universidade.

Em seguida, haverá a visita às exposições e às 20:00 horas será apresentada mais uma edição especial do vinho tinto reserva “Monsaraz Museu Aberto”, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, numa associação entre a arte do vinho e a criação artística.

A Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana sobe ao palco do Castelo na primeira noite do festival, pelas 22:00 horas, contando com participação nalguns números do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

No segundo dia, domingo, pelas 18:00 horas, na Igreja de Santiago, decorre a apresentação do livro “As Pinturas Murais da Capela de São João Baptista em Monsaraz (1622), Estudo do Programa Artístico e Iconológico e Fixação de Autoria”, realizado por Vitor Serrão.

Um trabalho iniciado em 1998 que decorreu durante o processo de restauro e tratamento do acervo pictórico, levando a bom termo um plano ambicioso de análise pluridisciplinar que permite devolver o conjunto ao olhar da comunidade e saber alguma coisa de seguro sobre o seu programa artístico, a sua significação iconológica e a sua filiação oficinal.
A partir das 20:30 horas, no Adro da Igreja Matriz, o Grupo de Danças Medievais “Compassos do Tempo”, de Castro Marim, anima o início de noite, seguindo-se pelas 22:00 horas, no Castelo, o espectáculo de Ballet Flamenco de Maria Carrasco que apresenta Carmen, de Bizet.

A companhia de bailado oferece a Monsaraz a sua mais recente produção do clássico de Bizet, numa estreia ibérica que conta com 20 artistas em palco, quatro músicos e 16 bailarinos, entre os quais o famoso Juan de Juan.

O espectáculo inclui muitas mudanças de cenário e de vestuário e uma deslumbrante iluminação cénica.
Na segunda-feira, dia 14 de Julho, pelas 19:00 horas, a Igreja de Santiago recebe o Quarteto São Roque, uma formação de música de câmara que tem trabalhado composições dos séculos XVIII, XIX e primeira metade do século XX.

A partir das 22:00 horas, o palco do Castelo será preenchido pela Orquestra Planície, formada por 17 elementos e com um repertório actual e diversificado.
O Monsaraz Museu Aberto continua na terça-feira, às 19:00 horas, com o desfile e actuação pelas ruas da vila medieval do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral de Campinho Gente Nova e Grupo Coral de Perolivas.

À noite, pelas 22:00 horas, no Castelo, haverá um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
O festival prossegue na quarta-feira com o espectáculo de Mário Moita e os Trovadores do Sul, às 22:00 horas, no Castelo, com interpretações de fado ao piano, fado tradicional e cantares alentejanos.

Mário Moita é um artista de Reguengos de Monsaraz que tem levado o fado e a cultura portuguesa a países onde normalmente não se faz sentir a língua de Camões.

Neste espectáculo, o início será com fado ao piano, de seguida, Mário Moita será acompanhado por guitarra portuguesa e uma viola de fado, e termina com cantares alentejanos enriquecidos pelo acordeão, cavaquinho e contrabaixo dos Trovadores do Sul.
No dia 17 de Julho, os Adiafa e muitos convidados sobem ao palco do Castelo, pelas 22:00 horas, para apresentarem o espectáculo “Água Vida”.

O grupo incluiu no seu último trabalho discográfico uma moda que referencia a importância da água na vida de todos, alertando para que seja preservada e respeitada, como uma riqueza essencial ao ser humano.

O tema “Água Vida” é uma fusão entre a dança da chuva dos índios e o cante alentejano, proporcionando uma sonoridade verdadeiramente inovadora e actual que é o mote do espectáculo a apresentar no festival.
Na sexta-feira, às 22:00 horas, o Castelo de Monsaraz recebe a Orquestra de Balalaicas de Helsínquia.

Considerada a segunda orquestra de balalaicas mais antiga do mundo, com 98 anos de idade, foi fundada por cidadãos russos residentes em Helsínquia quando a Finlândia era Grão-Ducado da Rússia.

Nesta terceira digressão em Portugal, depois dos anos 2004 e 2006, a orquestra traz 25 músicos, é dirigida por Guennadi Glikov e inclui os cantores Heli Jormanainen e Viacheslav Druzhinin.

A Orquestra de Balalaicas de Helsínquia vai apresentar no festival instrumentistas de domras, balalaicas, acordeãos, instrumentos de percussão e guitarra portuguesa.
O cante alentejano dos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Mourão vai estar em debate no dia 19 de Julho, pelas 10:00 horas, na Igreja de Santiago.

“O Cante e os Grupos... Que futuro?” será o mote para um fórum que vai abordar os apoios, incentivos e as infra-estruturas do cante alentejano, o que une e separa os grupos corais, o papel das escolas básicas do 1º ciclo no ensino do cante e o património cultural municipal.
A noite de sábado no festival Monsaraz Museu Aberto será preenchida pela fadista Ana Moura, que vai subir ao palco do Castelo pelas 22:00 horas.

Ana Moura actuou com os Rolling Stones no último concerto desta banda em Portugal e está a viver desde a edição de “Para Além da Saudade” o período mais rico da sua carreira, com a atribuição do Prémio Amália na categoria de Melhor Intérprete e a nomeação para um Globo de Ouro na mesma categoria.

Na última semana de Junho, a fadista actuou nos coliseus de Lisboa e do Porto e tem agendado para os próximos meses vários espectáculos em Portugal e no estrangeiro.
No último dia do Monsaraz Museu Aberto haverá a apresentação do Catálogo do Arquivo Histórico-Musical da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, às 18:00 horas, na Igreja de Santiago.

Este trabalho, da responsabilidade do musicólogo Rui Vieira Nery e de José Mariz, especialista em arquivos do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, permite conhecer várias décadas da história cultural local, agora de forma organizada e estudada.
A música regressa ao Adro da Igreja Matriz, pelas 21:00 horas, com o espectáculo Quarteto em Mim apresenta “Coisas do Tango”.

Composto por quatro músicos de formação clássica (dois violinistas, uma violoncelista e um pianista), o Quarteto em Mim pretende transportar o público para a sensualidade apaixonante do Tango, através da música de Astor Piazzola, da dança, das palavras, luzes e cores que constroem os passos do Tango e envolvem o público na sua poesia traçada pelos sentimentos.

O espectáculo vai contar com a participação dos bailarinos Pedro Candeias e Ana Candeias e do acordeonista Ricardo Alves.
A fechar o Monsaraz Museu Aberto, pelas 22:30 horas, o Castelo vai vibrar com os Blasted Mechanism.

O concerto, integrado na segunda parte da digressão do disco “Sound in Light”, o mais recente da banda, funde sonoridades vindas dos quatro cantos do mundo.

Com uma imagem bastante forte que vai beber de inspiração a vários elementos universais e que é mutável de disco para disco, os Blasted Mechanism contam já com a edição de vários discos ao longo da sua carreira de 12 anos.

No estrangeiro, o grupo actuou em clubes e festivais internacionais no Reino Unido, México, Suiça, Alemanha e Holanda.
Nos últimos anos, tocaram com os Rage Against The Machine, Moby, Marilyn Manson, Nick Cave, Beck, The Prodigy, Chemical Brothers, System Of A Down e Asian Dub Foundation, entre muitos outros.
O Monsaraz Museu Aberto terá várias exposições permanentes que poderão ser apreciadas entre as 18:00 horas e as 24:00 horas.
Na Torre de Menagem estará patente a exposição “Borboletas”-guaches sobre papel de Alhinho Ferreira, na Igreja de Santiago os visitantes poderão ver “Trabalhos sobre Papel”, de Margarida Lagarto e no edifício da Junta de Freguesia de Monsaraz haverá uma mostra de bordados de Cornélia Cojocaru.

A Casa dos Sapos recebe a exposição “Os Porquinhos do Montado”, que reúne um conjunto de porcos em terracota decorados por 25 artistas convidados e na antiga Escola Primária estará patente uma retrospectiva constituída por fotografias, vídeos e projecções do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsara

Portugal Jazz em Penela

Portugal Jazz
"El Fad"
11 Julho às 21h30
Castelo de Penela




Depois de uma colaboração nos finais dos anos oitenta e de um CD “Cacus” editado em 2005, Carlos Zíngaro e José Peixoto voltam a reunir-se para estrear o projecto “El Fad”. Recuperando algum material temático de José Peixoto e revigorando-o numa expressão criativa colectiva, este quarteto, que conta com o credenciado contrabaixista Miguel Leiria e com o sólido percussionista/baterista Vicky, (que neste concerto é substituído por José Salgueiro) pratica uma música aberta, enérgica e subtil. É nas zonas de fronteira em que tudo se mistura, dilui e em que se criam e circulam dialectos vários, que podemos encontrar a expressão final da música deste grupo.
Ponto de escuta: www.myspace.com/elfad

Informações:www.portugaljazz.org; geral@portugaljazz.org ;Tel. 239 837 078

Moby Dick koje na RTP


DIA 09 DE JULHO 22h40 -

MOBY DICK

Baseada num conto clássico uma excelente mini série cheia de acção e aventura .
O único sobrevivente de um baleeiro perdido relata a história da destrutiva obsessão do seu capitão em caçar a baleia branca, Moby Dick.

Uma excelente mini série baseada no clássico conto de Herman Melville, acerca do vingativo capitão que deseja obsessivamente encontrar e destruir “Moby Dick”, uma enorme baleia que lhe arrancou a perna e o desfigurou violentamente para o resto da vida.
Mas, quando encontram a baleia, Ahab e os seus homens vão ser arrastados para uma trágica morte!

A história é relatada do ponto de vista de Ishmael, um jovem que se junta pela primeira vez à tripulação do "Pequod", para a sua primeira viagem pelo mar com a ajuda do seu amigo arpoador, Queequeeg.

Realização: Frank Roddamm

Com: Henry Thomas, Bruce Spence, Hugh Keays Byrn, Robin Cuming

"Nascer" de João Paulo

"NASCER" é o projecto do pianista João Paulo

10 de Julho às 21h30 - Fórum Municipal Luísa Todi - Setúbal
12 de Julho às 21h00 - Centro Cultural de Belém - Lisboa
João Paulo - piano Peter Epstein - saxofone Ricardo Dias - acordeão
Informações
raquellains@letstartafire.com
www.letstartafire.com
www.ladob.pt

Julho no Café Santa Cruz

Café Santa Cruz
Coimbra
12 de Julho às 17hoo - Lançamento do novo Cd de FADO do grupo "Guitarras de Coimbra







Concertos FNAC Forum Coimbra


Concertos FNAC Forum Coimbra
Bunnyranch
"Teach Us Lord…"
10 de Julho às 22H00


Depois do EP Too Flop To Boogie, de Trying To Lose e de Lunadance, os Bunnyranch regressam com Teach Us Lord. Este pode ser considerado o lado A de um disco que ficará completo em Outubro com How To Wait. A banda liderada por Kaló gravou o EP nos Hed Studios (Nova Iorque) e contou com a co-produção de Ivan Julian, guitarrista de bandas como Richard Hell & the Voidoids, The Clash, The Outsets e Osaka Popstar. Top Top To The Top é o exemplo de uma canção pop de eleição com uma piscadela de olho aos The Clash.


Os Tornados
Novos Talentos Fnac 2008
11 de Julho às 22H00


O Conjunto Contrabando, que percorreu o país e tornou a colocar no mapa o som vintage português, apresenta-se agora sob outra designação. Os Tornados preparam um primeiro trabalho em época de celebração da Portugalidade. A convite de Henrique Amaro da Antena 3, Veludo Azul integra a compilação Novos Talentos Fnac 2008. A banda pretende continuar a abraçar as mesmas paisagens e a percorrer os mesmos caminhos do passado numa tentativa de provar que a boa música é intemporal.

Dixie Gringos
12 de Julho às 22H00


Os Dixie Gringos são uma formação de jazz tradicional, composta por oito jovens músicos de Coimbra que, desde 2000, exploram as sonoridades do Dixieland, género nascido na América do Norte, no início do século XX. Um dos objectivos da banda é perpetuar este estilo de Nova Orleães e mostrar o que de mais divertido tem o jazz. Louis Armstrong, Duke Ellington, King Oliver e Jelly Roll Morton integram o vasto repertório do grupo que espalha bom humor por onde quer que passa.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24hE-mail:
fnac.coimbra@fnac.pt

Rota da música em Coimbra

Rota da Música
12 de Julho
Fonoteca
Coimbra



Das 15h00 às 18h00 _ Terraço da Fonoteca _ DJ Gadzé (Fábio)
Das 22h00 às 23h59 _ espaço “Xuven” _ DJ Babel (Luís Filipe Antunes)

A ROTA DA MÚSICA é uma iniciativa que visa promover o espólio da Fonoteca, espaço integrado na Biblioteca Municipal de Coimbra (Casa da Cultura).
As selecções dos DJ convidados permitem aos participantes viajar e dançar através de sonoridades com raízes ao lado das novas tendências musicais.
Local _ Terraço contíguo à Fonoteca
Horário _ 15h00-18h00
Periodicidade _ mensal
Acesso livre
PRÓXIMAS SESSÕES:
Dias 8 e 20de Agosto
Tema_ Celebração dos 50 Anos da Bossa Nova e MPB
Dia 20 de Setembro
Tema _ Música Balcânica
3h59 _ espaço “Xuven” _ DJ Babel (Luís Filipe Antunes)
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Coimbra Contemporânea

PERCURSO TEMÁTICO
COIMBRA CONTEMPORÂNEA

Pavilhão Centro de Portugal

11 e 25 de Julho às 14h30
Inscrições Abertas

Nos últimos anos Coimbra assistiu à construção de diversas obras de autores de reconhecido mérito nacional e internacional. É neste âmbito que se pretende divulgar o património da cidade, com relevo para o que de mais inovador e contemporâneo se vai inscrevendo na malha urbana da cidade.
O percurso – pedonal – propõe uma visita por vários pontos de interesse, designadamente:
Ponte de Santa Clara (Engenheiro Edgar Cardoso)
Parque Manuel Braga (Jacinto de Matos)
Parque Verde do Mondego (Arquitecto Camilo Cortesão)
Ponte Pedonal Pedro e Inês (Engenheiros Cecil Balmond e Adão da Fonseca)
Pavilhão Centro de Portugal (Arquitectos Siza Vieira e Souto Moura)
Zona envolvente do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Arquitecto Gonçalo Byrne)
Periodicidade quinzenal: Sexta -feira Público alvo: geral Limite mínimo participantes: 5 Limite máximo participantes: 20
INSCRIÇÕES: Museu Municipal – Edifício Chiado telef. 239 840 754

Exposição "Teatro e Arquitectura" no TAGV

Exposição Teatro e Arquitectura
Centro Cultural Município do Cartaxo
8 a 26 de Julho
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra

Ciclo de exposições, conferências e visitas à obra
Centro Cultural Município do Cartaxo, Cristina Veríssimo E Diogo Burnay
O novo Centro Cultural do Cartaxo localiza-se na praça principal da cidade, o Largo Vasco da Gama, junto ao centro administrativo e social onde se encontra a Câmara Municipal.
Situado entre duas empenas, o edifício introduz um carácter iconográfico de sentido público que permite equilibrar a relação entre a exiguidade do lote e o extenso programa pedido. O edifício chama a atenção pelo espaço sob a consola de betão que, como uma “barriga de baleia”, se projecta sobre a rua e sobre o “foyer” para albergar a sala do teatro. As relações de transparência deixam que, tanto do interior se estabeleça uma relação visual com a extensão do largo, como do exterior se sinta o movimento e o uso do edifício. Parte da fachada é ocupada por um elemento mediador de escalas, um pórtico em betão e vidro. Por este meio habita-se a periferia e trabalha-se a parede exterior como um espaço utilizável. O Centro Cultural apresenta duas salas: a mais pequena, para 90 pessoas, proporcionando um ambiente mais acolhedor sendo destinada a cinema; a sala maior, para 330 pessoas, procura transformar palco e plateia numa única entidade espacial através do alinhamento das paredes em betão com a boca de cena.
CVDB ARQUITECTOS
Concepção e programação Carlos Antunes e Manuel Portela
Produção TAGV

Horário: SEG A DOM 10H00-01H00
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Recital na Reitoria da Universidade de Lisboa


Recital de piano e flauta


QUARTA-FEIRA, 9 JULHO 16h30 AULA MAGNA


O Recital que terá lugar às 16h30, na Aula Magna, contará com a participação do pianista Paulo Pacheco e do flautista Nuno Inácio que interpretarão Nocturno, de Georges Hüe, e História do Tango, de Astor Piazzollla.

Neste concerto será inaugurado o piano de concerto Petrof, cuja recuperação foi totalmente financiada pela Fundação Amadeu Dias.









Teatro Académico "Fulano, Beltrano" em Leiria


FULANO, BELTRANO (tropeças neste mundo enquanto pensas noutro)

Projecta figuras que tentam reencontrar-se num espaço desmemoriado.

(Esquisito, esquisito) O jogo dramático explora a condição de personagens e intérpretes, os problemas da diversidade e da identidade.

Essas coisas. (Tudo muito esquisito)


Observações:

PIRATAUTOMÁTICO, grupo de teatro da Escola Superior de Educação- IPL, leva a cena a segunda peça FULANO, BELTRANO de Simão Vieira.