segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Alcochete acolhe Festa das Comunidades


DIA 12 DE AGOSTO, EM ALCOCHETE

RDP INTERNACIONAL REALIZA

FESTA DE VERÃO DAS COMUNIDADES


A RDP Internacional realiza a sua habitual Festa de Verão das Comunidades na vila de Alcochete no dia 12 de Agosto, dedicando a edição deste ano ao Fado.

Os fadistas Rodrigo da Costa Félix e Ana Sofia Varela são os artistas convidados para a Noite de Fados, sendo acompanhados por três músicos guitarristas durante a sua actuação.


A RDP Internacional procederá à transmissão directa e integral da Noite de Fados da Festa de Verão das Comunidades, que integra uma programação mais geral que acompanha as iniciativas da Câmara Municipal de Alcochete e do Aposento do Barrete Verde.

Nesse âmbito, a RDPI fará a transmissão de um espectáculo musical do dueto “Os Anjos”, na noite de 11 de Agosto.

A Festa de Verão das Comunidades pretende, anualmente, criar um espaço de reencontro e convívio dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro e que se deslocam a Portugal para as férias de Verão, permitindo um relacionamento mais directo com os profissionais que diariamente trabalham para a sua melhor integração nos países de destino.

Para além dos espectáculos de Fado e dos “Anjos” a RDP Internacional procederá à transmissão dos seus programas mais emblemáticos, a partir e reflectindo a realidade da região de Alcochete – amplamente mediatizada – entre os dias 9 e 13 de Agosto.

A Festa de Verão das Comunidades tem percorrido o País (Continente e Ilhas) e, pela primeira vez, vai dedicar-se à região do Ribatejo.


Camané ao vivo em Portimão


O 14º Festival da Sardinha recebe hoje o fadista
Camané apresenta “Sempre de Mim”, o seu mais recente trabalho, na Zona Ribeirinha de Portimão, no dia 11 de Agosto, às 22h30.

Editado em 2008, o sexto trabalho de Camané reforça a postura sóbria do cantor perante o fado. O álbum, composto por temas como “Sei de um rio”, “Bicho-de-conta” e “Sonhar durante o fado”, inclui, ainda, interpretações inéditas de poemas de Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello, assim como a melodia “Lembra-te sempre de mim”, de José Mário Branco.










Byblos, a Livraria que deve conhecer






Segunda-feira, 11 › 19h00 ›

Espectáculo

Quarta-feira, 13 › 19h00 ›

Espectáculo
Mostra Restart



A Byblos apresenta um ciclo de filmes da Restart, Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, exibindo alguns dos melhores projectos realizados pelos seus alunos, muitos deles já seleccionados para conhecidos festivais de cinema.

A primeira sessão inclui trabalhos documentais e de ficção:
Ad Vitam, de Nuno Baptista e Paula González

Cães de Rua, de Tiago Almeida

Offside, de Frederico Weinholtz

Riders on the Storm, de Diogo Fançony
Filmes para maiores de 16 anos



Terça-feira, 12 › 19h00 ›

Espectáculo

Quinta-feira, 14 › 19h00 ›

Espectáculo
Mostra Restart



Na segunda sessão desta mostra de cinema, composta por trabalhos experimentais de diversas áreas, como a de vídeo-dança, poderá surpreender-se com as curtas-metragens apresentadas:


Agony, de Vasco Portugal e Vasco Santos


Untitled Sequence, de Edgar Santinhos e Telmo Ramos


Alkhass, de Vasco Portugal e Vasco Santos


Corpo, de Rafaela Salvador


Infra, de Mário Mateus Araújo e Victor de Souza


L. M. S., de Maria Carita, Nuno Baptista e Paula González


Moving Inside, de André Gaspar, António Faria e Guilherme Afonso


Of.Balance, de Edgar Santinhos e João Biscaia


Vago [a], de Edgar Santinhos e João Biscaia
Filmes para maiores de 16 anos





De segunda-feira a sábado › 15h00 › Juniores
Navio de letras - Jogo de Verão Byblos


Um jogo para leitores em férias, ou uma forma de usar o mês de Agosto para descobrir novas letras e o prazer dos livros.
Porque os tesouros também podem ser feitos de palavras, a Byblos propõe a grupos de crianças e jovens (dos 5 aos 13 anos, com variantes para os diversos conjuntos etários) a realização de um concurso em que os participantes são desafiados a ultrapassar diversas fases.


Tudo à volta de títulos literários que têm conquistado os mais jovens e que aqui são o ponto de partida para uma aventura de Verão na maior livraria do país.

Verão em Tavira




em Tavira...

Seminário de Estudos Históricos sobre o Algarve

No dia 16 de Agosto terá lugar, em Tavira, entre as 10h00 e as 20h30, o
IV Seminário de Estudos Históricos sobre o Algarve.










Rodrigo Leão e Cinema Ensemble na Fábrica Balsense


No próximo dia 16 de Agosto, Sábado, às 22h30, sobe ao palco da Fábrica Balsense o conceituado artista Rodrigo Leão acompanhado pelo grupo Cinema Ensemble.






Carlos Campaniço lança "Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos" na Biblioteca Municipal


No próximo dia 19 de Agosto, terça-feira, pelas 21.30 horas, terá lugar, na Biblioteca Álvaro de Campos, o lançamento do livro “Da Serra de Tavira ao Rif Marroquino. Analogias e Mitos”, da autoria de Carlos Campaniço.






Colecções Privadas de Pedro Cabrita Reis no Palácio da Galeria
Está patente até dia 21 de Setembro, no Palácio da Galeria/ Museu Municipal de Tavira, a primeira exposição antológica no Algarve “Colecções Privadas” de Pedro Cabrita Reis.




Pedro Abrunhosa canta e toca pelo país


PEDRO ABRUNHOSA FAZ 10 MIL KMS EM AGOSTO



Pedro Abrunhosa & Bandemónio têm um mês de Agosto repleto de concertos, em Portugal e nas Ilhas, durante o qual vão percorrer cerca de 10 mil quilómetros na estrada e no ar.

O disco LUZ, que atingiu recentemente o galardão de Platina, por vendas superiores a 20 mil unidades, vai manter a banda em digressão ainda até ao final de 2008.

Na passada 4ª Feira, dia 6, Pedro Abrunhosa actuou naquela que é conhecida como a “semana mais saborosa da Madeira”, na abertura da 23ª Semana Gastronómica de Machico. Depois de ter inaugurado o mês de Agosto em Cantanhede, no passado dia 1, onde estiveram presentes milhares de espectadores para assistir ao concerto “eléctrico” da banda.

No Sábado, dia 9, os Bandemónio estiveram nas Portas do Mar, em Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel, Açores), a partir das 22.00 horas locais.

Na segunda metade de Agosto a agenda de Pedro Abrunhosa & Bandemónio intensifica-se:
16 de Agosto Figueira de Castelo Rodrigo XI Feira Actividades Económica

18 de Agosto Bragança Festas da Cidade

22 de Agosto Cascais Festas do Mar

23 de Agosto Esposende Festival Sons de Verão

28 de Agosto Lagoa FATACIL

O mês de Setembro adivinha-se igualmente ocupado, já com diversas datas reservadas.

“Quem Me Leva os Meus Fantasmas”, “Pontes Entre Nós”, “Ilumina-me”, e “A Dor Do Dinheiro”, os 4 singles do disco LUZ, são, juntamente com “A Balada de Gisberta”, as canções mais entoadas pelos milhares de espectadores que assistem aos concertos de Pedro Abrunhosa & Bandemónio, a par dos grandes êxitos de discos anteriores, como “Eu Não sei Quem Te Perdeu”, “Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar”, e “Tudo O Que Eu Te Dou”.

Os Bandemónio, que acompanham Pedro Abrunhosa desde 1991, são constituídos por: Marco Nunes nas guitarras, Edgar Caramelo nos saxofones, Cláudio Souto nas teclas, João André no baixo e Pedro Martins na bateria.

Gala Amália no Centro Cultural Olga Cadaval

DIA 11, NA RTP1 24h00


III GALA AMÁLIA



O Centro Cultural Olga Cadaval abriu as suas portas para receber a terceira GALA AMÁLIA e premiar os melhores no fado...





Espectáculo realizado a 21 de Maio de 2008, no Centro Olga Cadaval, com o objectivo de premiar os melhores do fado, de divulgar, incentivar e premiar a criação deste género da música portuguesa.

Este espectáculo destina-se a premiar os melhores no fado, tendo como principal objectivo divulgar, incentivar e premiar a criação e divulgação da música portuguesa.

São sete os artistas escolhidos nas várias categorias, para receberem este prestigiado prémio:

Prémio Carreira BEATRIZ DA CONCEIÇÃO

Prémio Revelação MARCO RODRIGUES

Melhor Interprete ANA MOURA

Prémio Composição Poesia MONIZ PEREIRA

Melhor Instrumentista CARLOS MANUEL PROENÇA (Viola)

Melhor Álbum PEDRO MOUTINHO

Prémio Ensaio Divulgação VICTOR DUARTE MARCENEIRO

O Júri que teve a seu cargo esta difícil escolha foi composto por:

Dr. Machado Soares, (autor/compositor intérprete de Fado de Coimbra),

Dr.ª Gabriela Canavilhas, (pianista e presidente da OML),

Nuno Lopes (jornalista da Lusa),

Helder Moutinho (fadista),

Nelson Tereso (Advogado e vogal da Fundação Amália),

A. Lourenço (Juiz de Direito e vogal da Fundação Amália).

Jogos Olímpicos na RTP2 batem record de audiências


RTP2 BATE RECORDE DA ÚLTIMA DÉCADA

A RTP2 conquista esta Sexta-feira 13,4% de share, nada mais que o melhor resultado da estação desde 4 de Agosto de 1996 (13,5%), ou seja desde o dia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.

A Cerimonia de abertura dos jogos de Pequim alcança 30,5% de share e uma audiência média de 6,3%, o que equivalente a 591.400 espectadores.

Como se pode verificar na curva de share apresentada o directo de Pequim tomou a liderança do mercado cerca das 13:30hs, posição que manteve até ao final da emissão (17:10hs.).

Os resultados obtidos na Grande Lisboa (39,2%sh), Litoral Centro (40,3%sh), na Classe A/B (50,2% sh) e junto do segmento etário 35/44 anos (45,1%sh) merecem especial atenção.

Curva de Share da Emissão da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos :


Relembre-se que já esta quinta-feira, dia 7, a RTP2 tinha sido alvo de atenção ao conquistar 9,3%sh o melhor resultado desde 20 de Novembro de 2005 (9,7%sh).