domingo, 10 de agosto de 2008

Madeira em Festa no mês de Agosto


Madeira em festa durante o mês de Agosto


Durante o mês de Agosto a Madeira apresenta uma agenda cultural diversificada, com eventos para todos os gostos, desde a celebração no dia 21 dos 500 anos da cidade do Funchal, passando pelo festival Porto Santo Megadance à popular celebração religiosa da Nossa Senhora do Monte.

Até dia 12 de Agosto, decorre na freguesia da Camacha a 20ª edição do Festival Art Camacha 2008, dedicado às tradições locais.

O evento é organizado pela Casa do Povo da Camacha e este ano conta com a participação especial do grupo português Xaile e dos venezuelanos Puerto de la Cruz, além dos grupos folclóricos da freguesia e uma exposição de artes plásticas.

O Penedo do Sono, na ilha de Porto Santo transforma-se até dia 19 num palco para dj’s de renome internacional, nacional e regional.

O evento, organizado pela Creatives RAM, conta com a participação de Laidback Luke, Dirty South, Mark Knight, Peace Division e a dupla Hoxton Whores, enquanto que a aposta nacional passa por Sexy Sound System, Overule, Pedro Tabuada, Jiggy, Lady M e Luís Leite.

A nível regional a música electrónica fica a cargo de Marco Camacho, Sil, Ricardo Gouveia, Pedro Afonseca, Filipe Quintal, Nélio Fabrício, Carl Ruas e Sérgio Soares.

A programação prevê ainda a actuação do cantor Jaba e animação nos bares Dokaki, Yatch Club e Keops.

A principal festa de devoção popular da região, Nossa Senhora do Monte acontece a 14 e 15 de Agosto.

Nos dois dias da celebração a freguesia do Monte transforma-se num dos locais mais animados da ilha da Madeira.

Para o dia 21 de Agosto estão agendados os festejos dos 500 anos da elevação do Funchal a cidade por D. Manuel I.

A Câmara Municipal do Funchal juntamente com a Funchal 500 Anos convidam todos os locais e visitantes para um programa repleto de iniciativas que vão desde um cortejo histórico à actuação dos acrobatas do ar da Força Aérea “Asas de Portugal”, paradas militares, música e uma prova de estafeta que envolverá 500 pessoas e unirá todos os concelhos da região em redor da capital madeirense.

Os últimos dias do mês, entre 26 e 31 de Agosto estão reservados à XXVII Volta à Madeira em Canoa.

Uma prova de 141 quilómetros, dividida em nove etapas.

O evento, organizado pelo Centro Treino Mar, está integrado numa prova internacional da Federação Portuguesa de Canoagem e International Canoeing Federation.

Movimento contra a Obesidade a ver na RTP


A RTP alia-se à luta contra a obesidade, com a emissão da campanha de sensibilização, a partir de 10 de Agosto, a favor do Movimento Energia Positiva / Plataforma Contra a Obesidade.

A campanha de sensibilização conta com a participação de diversas figuras públicas, numa chamada de atenção que culmina na formação de um logótipo humano – o logótipo do Movimento Energia Positiva.

Várias figuras públicas entre as quais: António Aguiar, Aurora Cunha, Francisco Gentil, Fernanda Lapa, Fiona, Hugo Sequeira, Margarida Pinto Correia, Rosa Mota, Pedro Lamy, Pedro Guedes, José Avillez, Ana Guiomar, entre muito outros, associam-se a esta causa pela necessidade de combater os números que falam por si.
E para que a alteração de comportamentos seja uma realidade importa fazer chegar, ao maior número possível de portugueses, informação directa, concisa e objectiva sobre alimentação (nas suas diferentes vertentes), obesidade (perigos desta epidemia e ligação a outras patologias), actividade física (rejeitar o sedentarismo e passar a ter um estilo de vida motivador, física e psicologicamente) e bem-estar (controlar o stress e manter a parte psicológica liberta das pressões diárias).
E é neste contexto que nasce o Movimento Energia Positiva (http://movimentoenergiapositiva.com/).

O Movimento Energia Positiva (MEP), resulta da parceria estabelecida entre a Direcção Geral da Saúde (DGS) e a Galp Energia.

E é o eixo de viabilização de acções de luta contra a obesidade (via MEP/Plataforma Contra a Obesidade).
A RTP associou-se desde o primeiro momento a esta iniciativa, tendo garantido, entre outras questões, o desenvolvimento de conteúdos que promovem os princípios do Movimento Energia Positiva/ Plataforma Contra a Obesidade.
O primeiro conteúdo visível é o "Vida Positiva" (rtp.pt/vidapositiva), programa emitido de segunda a sexta-feira na RTP1, RTP África e RTP Internacional.

O programa, produzido pela Companhia de Ideias, pretende ser uma arma para diminuir a incidência e a prevalência da pré-obesidade e obesidade.
Recria-se nestes SPOTS, de 30 e 15 segundos, o conceito do bater do coração.

Todos simulam o movimento do seu coração a bater.

No final surge o logótipo humano do MEP: um logótipo que o nasceu a partir da imagem de um coração. O coração do Movimento Energia Positiva.
As gravações decorreram na passada segunda-feira, dia 28 de Julho, no relvado do Estádio Primeiro de Maio (INATEL) em Lisboa, com realização de Telmo Dourado.

RTP apresenta mais um " Ainda bem que apareceste"


AINDA BEM QUE APARECESTE


Um programa de humor onde o improviso é a palavra de ordem...Situações inesperadas aguardam Cristina Cavalinhos, José Diogo Quintela, Carlos Moura e Joaquim Bastinhas, os convidados desta semana no Ainda Bem Que Apareceste.

Cristina Cavalinhos ver-se-à perante toda a sua família no dia do seu inesperado casamento, José Diogo Quintela será um cowboy de muito má reputação ou talvez não, Joaquim Bastinhas terá de demonstrar a sua destreza como mestre de artes marciais e Carlos Moura será um soldado que regressa a casa depois de muitos anos na guerra.

No final vestirão a pele de reclusos descontentes com as condições da prisão.

Ainda Bem Que Apareceste é produzido para a RTP por Fremantlemedia Portugal.