quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pai da Turma da Mónica vem à Byblos

MAURICIO DE SOUSA

O Pai da Turma da Mónica vem à Byblos.



Maurício de Sousa, criador da turma da Mónica e tantas personagens de banda desenhada no Brasil, nasceu em Santa Izabel, interior de São Paulo e, antes de ser cartunista, trabalhou como repórter policial do jornal Folha de São Paulo.

Em 1959, publicou a primeira tira do Bidu, criando logo depois Cebolinha, Monica, Magali, Cascão e o caipirinha Chico Bento - Todos baseados nos seus próprios filhos ou em pessoas que Maurício conhecia, numa galeria que hoje conta com mais de 200 personagens.
Em 2006, lançou a personagem Ronaldinho Gaúcho que foi bem recebida pelo mercado internacional e já teve publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.

Os números comprovam a popularidade dos personagens da Mauricio de Sousa Produções Ltda.

A tiragem de um bilião de revistas e livros da turma da Mónica já foi alcançada. 100 indústrias brasileiras produzem mais de 3.000 diferentes produtos com a turminha.
O Parque Temático da Turma da Mónica ocupa 3 andares de um centro comercial em São Paulo.

O site da turma da Mónica na Internet tem mais de 16.000 páginas grátis com um pouco de tudo o que é criado nos estúdios da MSP.


FILOSOFIA DE MAURíCIO DE SOUSA

A filosofia das histórias de Maurício de Sousa centra-se no respeito pela criança e no que ela tem de mais genuíno: a sua curiosidade, alegria de viver e confiança no futuro.

As mensagens são divertidas e optimistas e, mesmo quando existe a preocupação em ensinar ou orientar, a informação é transmitida de forma leve e bem humorada.

Entrega de prémios das Marchas Populares

Entrega de Prémios das

Marchas Populares de Lisboa 2008




A cerimónia de entrega dos prémios das Marchas Populares de Lisboa 2008 terá lugar na próxima sexta-feira, dia 31 de Outubro, às 19h00, na Estufa Fria (Parque Eduardo VII), com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.



Na ocasião, actuarão a artista Vanessa Alves, acompanhada por dois guitarristas, a marcha vencedora e todos os marchantes presentes na cerimónia, numa interpretação conjunta da Grande Marcha de Lisboa.


Recorde-se que do desfile na Avenida, na noite de 12 de Junho, saiu vencedora a Marcha de Marvila.









A lista das classificações 2008 ficou ordenada da seguinte forma:

Marvila - 1º Lugar


Alfama - 2º Lugar

Madragoa - 3º Lugar

Beato - 4º Lugar

Castelo - 5º Lugar

Alcântara - 6º Lugar

Carnide - 7º Lugar

Bairro Alto - 8º Lugar

S. Vicente - 8º Lugar

Lumiar - 10º Lugar

Stª Engrácia - 11º Lugar

Mouraria - 12º Lugar

Bica - 13º Lugar

Graça - 13º Lugar

Campolide - 15º Lugar

Alto do Pina - 16º Lugar

Bairro da Bela Flor - 17º Lugar

Olivais - 18º Lugar

Ajuda - 19º Lugar

Benfica - 20º Lugar


Classificações Especiais 2008

Prémio Desfile na Avenida - Marvila

Melhor Figurino - Castelo

Melhor Letra - Bica

Musicalidade - Alfama

Cenografia - Beato

Coreografia - Alfama e Marvila

Concurso de Desenho sobre a Banda da Covilhã



1º Concurso de Desenho
“A Banda da Covilhã vista pelas Crianças” 2008


No âmbito das comemorações do 64º Aniversário da Banda da Covilhã a ter lugar no fim de semana prolongado 1 de Dezembro, a Banda da Covilhã acaba de lançar mais uma iniciativa: 1º Concurso de Desenho “A Banda da Covilhã vista pelas Crianças” 2008.
O principal objectivo do Concurso é divulgar, dinamizar, e mobilizar os mais novos para ficarem a conhecer a Banda da Covilhã e as suas actividades.

Ao mesmo tempo despertá-los para a aprendizagem da música, um dos pilares estruturantes da acção pedagógica e formativa da Banda da Covilhã.
O Concurso encontra-se aberto à participação de todos os alunos que frequentam as Escolas públicas e privadas do 1º Ciclo, dos Agrupamentos de Escolas da Covilhã.


Podem participar neste concurso todas as crianças entre os 6 e os 9 anos, que frequentam as Escolas publicas e privadas da área de intervenção dos Agrupamentos de Escolas da Covilhã.

Podem concorrer em duas categorias: Categoria A – 1º e 2º ano de escolaridade. Categoria B – 3º e 4º ano de escolaridade.

Os concorrentes podem apresentar-se individualmente ou em equipas. Cada equipa deverá ser constituída até ao limite máximo de 4 participantes. O prazo para entrega dos trabalhos termina no dia 20 de Novembro de 2008.
Serão atribuídos prémios aos dois concorrentes melhor classificados nas duas categorias. Categoria A - 1º Prémio – 1 Computador Magalhães; 2º Prémio – 1 MP3; 3º Prémio – 1 Pen; Categoria B - 1º Prémio – 1 Bicicleta; 2º Prémio – 1 Jogo Didáctico; 3º Prémio – 1 Livro.

Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.

A cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar no decurso do Concerto de Aniversário da Banda da Covilhã – 2º Covilhã em Directo a decorrer no dia 30 de Novembro (domingo) no Teatro-Cine da Covilhã, pelas 21:30 com entrada livre (levantar bilhetes).

Carvalho da Silva comenta filme de Coppola em Famalicão


Secretário-geral da CGTP é convidado da iniciativa

“Um Livro, Um Filme”

O secretário-geral da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional), Manuel Carvalho da Silva, é o próximo convidado da iniciativa “Um Livro, Um Filme”, promovida pela Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, na próxima sexta-feira, 31 de Outubro, pelas 21h30, em S. Miguel de Seide, no Centro de Estudos Camilianos, uma unidade de investigação literária gerida pelo município de Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa, que já trouxe a Vila Nova de Famalicão diversas personalidades da sociedade portuguesa, desafia o convidado a escolher e comentar um filme, preferencialmente adaptado de uma obra literária.

Neste âmbito, Carvalho da Silva escolheu o filme “O Padrinho”, uma obra marcante do cinema e da carreira de Francis Ford Coppola, cuja exibição, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, com capacidade para 150 pessoas, é gratuita.

Manuel Carvalho da Silva nasceu em Viatodos, Barcelos, em 1948, no seio de uma família de pequenos agricultores.


Formou-se em electricista na Escola Industrial Carlos Amarante, em Braga.


Dedicando-se desde o início da sua actividade à defesa dos trabalhadores, foi eleito coordenador da CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional), em Junho de 1986 e, em Dezembro de 1999, passou a exercer o cargo de Secretário-geral.


Em representação da CGTP-IN, é membro do Comité executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) e membro do Conselho Económico e Social, onde preside, actualmente, à Comissão Especializada Permanente da Política Económica e Social.

No exercício do seu cargo sindical, adquiriu formação profissional na área de organização de trabalho e tem participado ao longo dos anos em congressos, conferências e colóquios nacionais e internacionais e em trabalhos e actividades de várias universidades.


É autor de múltiplos artigos sobre sindicalismo, trabalho, economia e desenvolvimento em revistas da especialidade.


CICLO "UM LIVRO UM FILME"



“O Padrinho”, de Francis Ford Coppola, 1972.


A épica obra-prima de Francis Ford Coppola apresenta Marlon Brando no papel que lhe valeu o Óscar de melhor actor, em 1972, como patriarca da família Corleone.


O realizador mostra-nos um frio retrato da ascensão e queda do clã Siciliano e do poder na América, equilibrando majestosamente a história entre a vida da família Corleone e os negócios criminosos em que estão envolvidos.


Baseado no romance de Mario Puzo e apresentando brilhantes interpretações de Al Pacino, James Caan e Robert Duvall, este marcante e excepcional filme, obteve dez nomeações para os Prémios da Academia em 1972, vencendo três deles incluindo o de Melhor Filme.

Em Campo de Ourique há debates na Livraria Bulhosa


Debate organizado pela CML no Forum Lisboa


Fórum Boas Práticas e Aprendizagem ao Longo da Vida

Contributos das Universidades e Academias Seniores



A Câmara Municipal de Lisboa, através do Departamento de Acção Social, vai realizar, no dia 30 de Outubro, entre as 14h00 e as 18h00, no Fórum Lisboa, Av. de Roma nº 14, a iniciativa Fórum Boas Práticas e Aprendizagem ao Longo da Vida - Contributos das Universidades e Academias Seniores.
O evento tem como objectivo divulgar as boas práticas levadas a cabo por estas Instituições e conta com a participação da Academia de Cultura e Cooperação, Academia de Seniores de Lisboa, Universidade Intergeracional de Benfica e Universidade de Lisboa para a 3ª Idade.
Para além de apresentarem os trabalhos realizados, estas entidades asseguram também a animação do evento.

Seminário sobre Touring e Património em Tomar



Especialistas internacionais debatem

Património Mundial português


O Turismo de Portugal organiza o seminário internacional “Touring e Património”, de 31 de Outubro a 1 de Novembro, no Convento de Cristo, em Tomar, com o objectivo de debater a valorização e promoção do património nacional em benefício do turismo.

O seminário conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.

Durante o seminário serão apresentados exemplos de sucesso nacionais e internacionais na valorização do património cultural, transformando-o em atracção turística, como “A gestão de uma cidade Património Mundial de Arles” e as “Redes de Património em Castela e Leão”, entre outros.

O director do Instituto Europeu dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa, Michel Thomas-Penette, o arquitecto responsável pelo projecto do novo Museu Nacional dos Coches, Paulo Mendes da Rocha, o director do Centro Nacional de Cultura, Lourenço de Almeida e o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Fernando Andresen Guimarães, são alguns dos oradores presentes no seminário, que culmina com uma visita técnica aos mosteiros de Tomar, Batalha e Alcobaça, considerados Património Mundial da Humanidade.

O Touring Cultural e Paisagístico é um dos dez produtos estratégicos incluídos no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), representando 18 por cento do total de viagens de lazer realizadas pelos europeus.

Rui Vargas no halloween de Guimarães


Zon pactua com publicidade enganosa

Na passada segunda feira foi apresentado à comunicação social a árvore de natal e as iluminações de, uma parceria com a Zon Multimédia, autarquia, sendo a Better World a empresa responsável pelo projecto, tendo inauguração marcada para dia 22 de Novembro no topo do Parque Eduardo VII.
Para implantar a árvore foi necessário retirar a bandeira nacional que lá se encontrava e que se via de vários pontos da cidade, uma vez que o mastro servirá de base à árvore. Mas segundo António Costa a bandeira transitará para o castelo de S. Jorge.
Este ano não se baterão recordes de tamanho de árvores, uma vez que a "Árvore Millenium BCP" não existirá. Segundo Roberta Medina, vice presidente da empresa responsável pelo projecto, "é um projecto mais amplo e que percorrerá todo o país".

No final da apresentação Rodrigo Costa, presidente da Zon Multimédia, foi abordado sobre uma questão de "publicidade enganosa". Após ter ouvido atentamente solicitou ao jornalista em causa, que lhe enviasse um email com o caso, sendo interrompido pelo seu assessor. Paulo Camacho, que disse prontamente" deixa estar que eu dou o meu".
Afastando-o do jornalista e passou o caso a Irene Luís, que se intitulou assessora de imprensa da Zon Multimédia, que o questiona "Que se passa? Que precisa de saber?".
Quando o jornalista lhe começa a explicar, interrompe exclamando "é essa a sua questão?; mande-me um email, está no material que lhe foi entregue.".
Pelo que o hardmusica apurou esse email foi enviado nesse mesmo dia e até à presente data não existiu qualquer explicação por parte da empresa.
O caso da "publicidade enganosa", segundo o hardmusica apurou tratou-se de uma abordagem por alguém da empresa aliciando-o com ofertas de internet e telefone, mas na realidade não passou de uma, possível "arma de venda", porque o prometido não foi cumprido.
Antes eram imputadas as culpas à Portugal Telecom, grupo onde a Tv Cabo estava inserida, mas agora que a Tv Cabo faz parte da Zon Multimédia os problemas que existiam no passado continuam.
Ficamos a aguardar novas informações sobre o caso que publicaremos logo que nos seja possível.

Fotos: Agência Zero

Cinema na Embaixada do Brasil


“Terra Estrangeira”,
dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas e protagonizado pelos atores Fernando Alves Pinto, Fernanda Torres e Alexandre Borges,hoje, às 18:30 horas, no Auditório da Embaixada do Brasil.

Sinopse

Brasil, 1990. O plano Collor é anunciado. Sem perspectiva em um país tomado pelo caos, Paco, um jovem de 20 anos de idade, opta pelo exílio após a morte da mãe.
Parte para Portugal, aceitando uma encomenda suspeita para pagar a viagem. Em Lisboa, Alex, uma brasileira de 25 anos, acaba de deixar o namorado, envolvido na mesma teia de contrabando.
Os destinos desses dois jovens vão se aproximar, inexoravelmente, numa fuga desesperada... Mesclando o thriller, o filme de estrada e um romantismo à flor da pele, Terra Estrangeira se tornou um filme-culto pela liberdade de sua narrativa e originalidade de suas imagens.
Um filme lírico e poético, com atores luminosos, que marcou o cinema brasileiro dos anos 90.

Elenco
Fernando Alves Pinto....Paco
Laura Cardoso ... Manuela (mãe)
Luís Mello ... Igor
Fernanda Torres ... Alex
Alexandre Borges... Miguel
Tchéky Karyo...João Lagarto
PedroBeth Coelho...Gerald Thomas

Noites de fado no Café Santa Cruz

Noites de Fado
30 e 31 de Outubro às 21h45
Café Santa Cruz - Coimbra

Informações: www.cafesantacruz.com

Exposição de Joalharia no Edifício Chiado

20 Anos de Joalharia em Contacto Directo
30 de Outubro a 15 de Novembro
Edifício Chiado - Coimbra

Victor Gonçalves - anel em ouro e prata(1999)

A exposição revela o que de melhor se faz no presente e fará no futuro, ao nível da Joalharia, apostando na criatividade dos novos joalheiros portugueses.
Apresentam-se trabalhos inovadores, representativos de um mercado cada vez mais exigente e em constante mutação como é o da área da Joalharia.

A Contacto Directo, Escola de Joalheiros, foi fundada em 1988, por Filomeno Pereira de Sousa (actual director), para disponibilizar, em Lisboa, um espaço-Escola e Galeria, com formação técnica rigorosa, estimulando a criatividade dos formandos, numa perspectiva contemporânea.

Horário - Terça a Sexta10h00 - 18h00; Sábado10h00 -13h00 e 14h00 – 18h00; Encerra Domingo, Segunda e feriados.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt