sábado, 28 de junho de 2008

Na RTP 2 hoje pode ver

Dia 28 de Junho 22:40h

NOS PASSOS DE MAGALHÃES







Ao longo de sete meses, percorrendo 15 países e atravessando três oceanos, Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.



Da luminosidade equatorial das ilhas Molucas ao vento gelado da Patagónia, dos caminhos medievais de Espanha aos monumentos coloniais das Filipinas, da Lisboa de D. Manuel I ao Marrocos português de quinhentos, seguimos Gonçalo Cadilhe numa moderna e trepidante volta ao mundo.


Com a imprescindível mochila às costas e o polegar estendido, apertado nos autocarros precários do terceiro mundo ou sentado em tascas onde o prato do dia é cão esquartejado com molho de malaguetas, Gonçalo Cadilhe propõe-nos um documentário algures entre um programa de viagens e um programa de História universal, com uma abordagem divertida, despretensiosa e informada.



A versão televisiva "Nos Passos de Magalhães" resultou de uma ideia de Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, a partir da viagem desenhada por Gonçalo Cadilhe.


Uma expedição que se tornou numa singular série televisiva de oito episódios nunca antes realizada.


Cinco séculos depois, o feito de Magalhães continua – apesar de considerado um dos mais notáveis de toda a história da navegação – relativamente pouco explorado.



Gonçalo Cadilhe segue a rota do navegador, mostra as terras e as gentes que ele terá visto e revela-nos quem era o homem que realizou a primeira viagem de circum-navegação.




Último Programa -


Quando Magalhães chega às Filipinas constata a verdadeira dimensão da Terra.



E descobre uma verdade terrível. Será que Magalhães não pode regressar à Europa?


Será que procura a morte na batalha de Mactan? Das Filipinas a Sevilha, Gonçalo Cadilhe regressa ao ponto de partida.




23:35h – A MULHER ABSOLUTA -


«PAT AND MIKE»




George Cukor reuniu o irresistível par Katharine Hepburn-Spencer Tracy numa comédia desportiva e de conflito de personalidades.


Pat Pemberton, uma decidida e atlética professora de um liceu na Califórnia, participa em várias provas desportivas, onde nunca consegue bons resultados quando o seu noivo está presente.


Um dia, conhece num torneio de golfe Mike Conovan, um promotor desportivo de meia-idade, que repara na sua potencialidade e aceita ser o seu agente.


Pat começa a obter alguns sucessos no golfe e no ténis, pelo menos quando o noivo não está presente, e por fim apaixona-se por Mike.




"A Mulher Absoluta" foi o sétimo filme da celebérrima dupla Hepburn-Tracy que, sob as ordens de George Cukor e com argumento de outra dupla lendária em Hollywood, Garson Kanin-Ruth Gordon, terá aqui alcançado um dos momentos mais perfeitos dos seus fabulosos choques de personalidade em cinema.


Desta vez, Hepburn é uma ginasta de grandes dotes e Tracy um promotor desportivo, hábil e oportunista, que decide lançá-la em torneios de golfe e ténis.


Uma comédia em atmosfera desportiva que vive do delicioso, espirituoso e irresistível relacionamento entre Katharine Hepburn e Spencer Tracy, num filme de Cukor que obteve um estrondoso sucesso no início dos anos 50


Autoria: Ruth Gordon e Garson Kanin


Produção: Lawrence Weingarten


Realização: George Cukor

Fotografia: William Daniels

Sem comentários: