domingo, 17 de agosto de 2008

Dia Mundial da Fotografia

Centro Português de Fotografia/Direcção-Geral de Arquivos
actividades especialmente programadas no âmbito da
Comemoração do Dia Mundial da Fotografia (19 de Agosto).


Workshop “O Aprendiz de Fotógrafo”

Esta actividade lúdica e pedagógica, especialmente direccionada para crianças entre os 7 e os 10 anos, permitirá aos mais novos aprender alguns princípios da fotografia brincando.
Estão programadas duas sessões (das 10.00h às 12.30h e das 15.00h às 17.30h) com a duração de 2.30h cada uma, para um número máximo de 12 participantes por sessão.
As inscrições são gratuitas.
Os interessados poderão inscrever individual ou colectivamente as crianças até às 12.30h do dia 18 de Agosto.
Contacto para inscrições:Tel. 222 076 310 (Ângela Carvalho ou Dinora Rodrigues)E-mail: secretariado@cpf.pt


Inauguração das Exposições “De um Chão Nosso” e “Viagens”


Bases fotográficas para um Inquérito à paisagem construída das aldeias do Douro Vinhateiro, trabalho de Mário João Mesquita (com a participação de Sónia Pinto Basto) e “Viagens, fotografias de Manuel Araújo, que terá lugar no edifício da ex-Cadeia da Relação do Porto, no próximo dia 19 de Agosto (terça-feira), pelas 19.00h.
Os autores estarão presentes.

Breve resumo das mostras

“De um Chão Nosso”, Bases fotográficas para um Inquérito à paisagem construída das aldeias do Douro Vinhateiro
Trabalho de Mário João Mesquita (com a participação de Sónia Pinto Basto)
O documento apresentado, produzido a partir de uma reportagem fotográfica realizada durante o ano de 2007, toma a forma de umas bases fotográficas para um Inquérito, um inquérito regional, através das quais se possibilita o entendimento da realidade construída de um conjunto abrangente de aldeias que, dispersas no território duriense, formam entre si uma rede com significado, sentido e conteúdo identitário.

Exposição patente até ao dia 2 de Novembro na Sala Aurélio da Paz dos Reis do Centro Português de Fotografia

“Viagens”, fotografias de Manuel Araújo
Com a sua câmara de 35mm, Manuel Araújo foi captando, a preto e branco, imagens que visualmente nos transportam para além fronteiras.
Deixam-nos as cores, os cheiros, as vestes, os monumentos e tudo o mais que nos deslumbra ao ter a visão ampliada de cada fotograma.

Exposição patente até ao dia 14 de Setembro na Sala de Reuniões do Centro Português de Fotografia

Alargamento do horário de abertura do CPF No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Fotografia, o Centro Português de Fotografia estará excepcionalmente aberto ao público até às 21.30h.

Presidente da AMI em Biografia



22h40

NUNCA É MEIA-NOITE Dr. NOBRE




50 Minutos de humanidade (a cores)... Este documentário biográfico sobre Fernando Nobre mostra, para além da sua carreira na medicina e na AMI que fundou e gere há mais de 20 anos, o humanitário, o homem que luta sem descanso por um mundo melhor onde viver possa ser não um luxo, mas uma possibilidade ao alcance de todos.

Pai de 4 filhos. Nascido em Luanda. Licenciado em actividade clínica e docência, doutor em medicina pela Universidade Livre de Bruxelas e especialista em Cirurgia Geral e em Urologia em 1984 especialidades feitas na Bélgica país onde residiu 20 anos (1966-1985).

A fantástica vida deste homem será mostrada com a ajuda de familiares, amigos, governantes e outros que, de uma forma ou outra, aplaudem e continuam a reconhecer o mérito e a dedicação da sua causa humanitária.
Uma ideia original de José Abreu realizada por Jorge Carvalho
Produção: Zabreu

Jesus Cristo Superstar no Arena de Portimão


Celebram-se hoje 400 apresentações da ópera-rock mais famosa de Filipe La Féria


A ópera-rock Jesus Cristo Superstar, da autoria de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, encenada por Filipe La Féria, assinala a 400.ª representação no próximo domingo, em Portimão.

Depois de ter tido mais de um milhão de espectadores, no Porto e em Lisboa, Jesus Cristo Superstar está no Portimão Arena até 31 de Agosto, com sessões diárias às 22h00, para 1.500 pessoas.

O espectáculo narra a história de Cristo através dos olhos de Judas e conta com as interpretações de Anabela no papel de “Maria Madalena”, David Ventura na figura de “Jesus Cristo” e Pedro Bargado na de “Judas Iscariotes”. O elenco tem no total 58 representantes, entre actores, cantores, bailarinos e músicos.

A peça foi criada em 1970, por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, em forma de álbum musical, e rapidamente alcançou um enorme sucesso de vendas. Só depois se tornou num espectáculo internacionalmente reconhecido. Cumpridos três anos em cena, Jesus Cristo Superstar passou para o cinema, através da criatividade de Norwan Jewison.

Inspirado na maior história de todos os tempos, Jesus Cristo Superstar mantém-se relevante e intemporal, tal como quando subiu, pela primeira vez, ao palco, identificando-se com as grandes audiências actuais.