sábado, 29 de setembro de 2007

MOZART EM BRAGA



“O EMPRESÁRIO”
Amadeus Mozart
no
DIA MUNDIAL DA MÚSICA


“O Empresário”, adaptação para português da obra “Der Schauspieldirektor”, de Mozart, sobe ao palco da sala principal no Theatro Circo na noite de 4 de Outubro (22h00) para, desta forma, evocar o Dia Mundial da Música.

Reescrito e interpretado pela Companhia de Teatro do Algarve e pela Orquestra do Algarve, cujo trabalho resultou da intenção de potenciar e actualizar as referências e debates internos sobre a arte e seus objectivos, “O Empresário”, que na circunstância conta com direcção musical do maestro Osvaldo Ferreira e dramaturgia e encenação de Paulo Matos, desenrola-se em torno do personagem do Director Queiroz e da sua tarefa de seleccionar actores e cantores para a Companhia de Artes Performativas do Sul.
Num registo de comédia, a acção prolonga-se num ciclo de peripécias ao longo das quais se revelam os talentos dos sopranos Carla Caramujo, Lara Martins e Liza Veiga, do tenor Fernando Guimarães e dos actores Luís Vicente, Elizabete Martins, Tânia Silva, João Jonas e Luís Miranda, entre outros.
Em palco, a acção centra-se no Director Queiroz que, tendo recebido uma carta do Ministério da Cultura a garantir financiamento para a Companhia de Artes Performativas do Sul, decide marcar audições para seleccionar actores e cantores. Com a chegada de uma multidão de candidatos, personagens interpretadas por todo o público presente na plateia, têm início as peripécias: o rico Sr. Azevedo tenta subornar a Companhia para que a sua amante seja contratada; uma jovem candidata, séria e profissional recita um monólogo de Medeia que encanta o Director Queiroz mas adormece o seu assistente e uma cantora, cheia de vocalizos agudos, reivindica o estatuto de prima donna, já prometido a outra candidata.

Contudo, o desfecho é marcado pelo concílio dos ânimos e vontades de todos, simplesmente, por “amor à arte”.
Com nove anos de actividade permanente na área da produção artística teatral a Companhia de Teatro do Algarve afirma-se actualmente como uma estrutura de referência no panorama cultural regional e no contexto teatral nacional.
Adoptando por missão o estímulo da apetência e do gosto pela fruição teatral, o que reflecte a acentuada vertente pedagógica e lúdica da sua acção, a estrutura de produção cultural sedeada em Faro tem vindo igualmente a distinguir-se pelas acções de formação e sensibilização de públicos.
Fundada em 2002 pela Região de Turismo, Universidade do Algarve e por um conjunto de autarquias locais, a Orquestra do Algarve, estrutura composta por um núcleo de 31 músicos seleccionados por concurso público internacional, desenvolve uma actividade multifacetada, realizando concertos para as populações locais e digressões nacionais e internacionais.
Com dois trabalhos discográficos editados, a Orquestra do Algarve que, apesar do ainda breve percurso, tem sido dirigida por maestros de envergadura internacional, designadamente Joji Hattori, Wolfgang Czeipek, Thomas Kalb ou Joel Levine, entre outros, distingue-se ainda pela participação em vários Festivais Internacionais de Música e pelas apresentações em espaços de renome como o Palácio Nacional da Ajuda, Sala do Senado da Assembleia da República ou o Teatro Nacional D. Maria II. Em 2004, a sua primeira digressão internacional leva a Orquestra a várias salas italianas, espanholas, belgas e mais recentemente, austríacas, para a apresentação de concertos que conquistaram os aplausos do público e da crítica.

Os ingressos para este espectáculo, a 20 euros, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.

Mais informação:
Luciana Queirós da Silva (imprensa@theatrocirco.com ou 913 093 094) ou em http://www.actateatro.org.pt/, http://www.theatrocirco.com/, reservas@theatrocirco.com e no “call center” 253 203 800.

Mundo MIx PT em Cascais

Mundo Mix PT
em Cascais este fim de semana


O Mundo Mix PT chegou a Cascais onde vaificar este fim de semana.
O público pode encontrar um "concentrado de criatividade " em diversas áreas: moda, design, música e fotografia.

Esta terceira edição do Mundo Mix PT dedica especial destaque aos trabalhos dos alunos finalistas do Curso de Design e Moda da Universidade de Arquitectura da Faculdade Técnica de Lisboa.
Os jovens estudantes têm a oportunidade de utilizar a infra- estrutura do Mundo Mix PT para expôr e comercializar o seu trabalho.
Alguns deles serão certamente o futuro da moda nacional.
Muita será a criatividade e animação na histórica Cidadela de Cascais com apresença de cerca de 80 expositores que vão apresentar uma diversidade de trabalhos originais e inivadores nas diferentes áreas.
Também se espera animação musical.
Para que tal suceda espera-se igualmente umas tréguas na intensa chuva que se abateu aquando da abertura da exposição.!!!