quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O próximo Rock in Rio


Sunset Rock in Rio

Um novo palco com

actuações únicas e surpreendentes


A organização do Rock in Rio-Lisboa apresentou ontem à Imprensa o novo palco do maior evento de música e entretenimento do mundo.

O Sunset Rock in Rio é um espaço dedicado à experimentação, a encontros inesperados e a concertos únicos.

Será mais do que um palco; será talvez o primeiro passo de um projecto que pretende estender-se por muitos anos.


Segundo Roberta Medina, Vice -Presidente do Rock in Rio - Lisboa " ... não temos dúvidas de que a partir desta primeira edição, muitos artisrtas internacionais vão querer aproveitar este espaço para mostrar novos trabalhos e novas experiências musicais".

Certamente que este convite não deixará de ser ouvido e aproveitado por quem certamente quererá ter o seu nome conhecido no espaço musical internacional.


Este Festival , como o nome indica, é um convite a asssistir ao pôr do sol ao som de boa música.

Tudo vai acontecer ao fim da tarde aí pelas 17 horas e até perto das 21, em momentos únicos que certamente irão marcar a terceira edição portuguesa do evento.

Aguardemos e esperemos que as expectativas criadas se confirmem.

SPOON na Aula Magna

Dia 23 de Fevereiro está a chegar e com ele vem um dos mais aguardados concertos do ano, Spoon na Aula Magna. Para a antecipação ser ainda maior, a primeira parte vai ficar a cargo de Mazgani. Após ter sido considerado um dos 20 novos artistas mais promissores da Europa pela prestigiada revista francesa Les Inrockuptibles, os poemas de Mazgani (e de alguns outros poetas) estão prontos para serem apresentados ao público: num formato maioritariamente acústico, intimista e de uma paixão rara.

A actuação serve de apresentação a “Song of the New Heart”, o primeiro álbum de Mazgani, recentemente editado. São treze temas, todos da autoria de Mazgani (música e letra) com a excepção de “Song of the Old Mother”, com poema de William Butler Yeats, e “How Sweet I roam’d from field to field”, poema de William Blake, numa celebração da música que nasce da palavra. Ao ouvirmos “Song of the New Heart” damos por nós a ouvir na voz e no som de guitarra de Mazgani (assim como da banda que o acompanha) influências tão díspares como Leonard Cohen e Echo & the Bunnymen, Tom Waits e The House of Love.

Aula Magna / 23 de Fevereiro / Abertura de Portas - 20H00

Asas Sobre a América – Wings Over America

De Fevereiro a Julho, a Fundação Luso-Americana (FLAD) organiza o ciclo Asas Sobre a América – Wings Over America como estímulo à divulgação e reflexão sobre os intercâmbios literários entre Portugal e os Estados Unidos da América, no passado e no presente.

A coordenação do ciclo Asas Sobre a América está a cargo da jornalista e escritora Filipa Melo. As sessões têm entrada livre e iniciam-se na próxima quinta-feira às 18h30, no auditório da FLAD, com a palestra Imagens da América, proferida pelo filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço. No mesmo dia, os críticos de cinema, João Lopes, Francisco Ferreira e Vasco Câmara, debatem O regresso dos cowboys.

A partir de 28 de Fevereiro, sete autores portugueses dissertam sobre o seu autor e obra literária norte-americanos de eleição. Três ensaístas abordam os EUA através do cinema, da relação de Fernando Pessoa com Walt Whitman ou das correntes literárias modernistas e pós modernistas. Dez críticos, editores e académicos discutem a relação do cinema norte-americano com a literatura, a edição e o ensino da literatura norte-americana em Portugal.

Gonçalo M. Tavares falará sobre Philip Roth; Manuel António Pina sobre Ezra Pound; Inês Pedrosa sobre Carson McCullers; Lídia Jorge sobre William Faulkner; Pedro Mexia sobre Flannery O’Connor; Ana Luísa Amaral sobre Emily Dickinson e Rui Zink sobre Saul Bellow.
A influência da poesia de Walt Whitman na obra de Fernando Pessoa será abordada pelo tradutor, investigador e ensaísta Richard Zenith, no dia 24 de Abril. A cada palestra segue-se um debate com a assistência.

Em três debates paralelos, dez críticos, académicos e editores discutirão o cinema norte-americano e o que se ensina e edita da literatura norte-americana em Portugal, respectivamente a 21 de Fevereiro, 29 de Maio e 19 de Junho. As sessões são complementadas com projecções e poesia.

Em parceria com várias Universidades situadas fora de Lisboa, a FLAD patrocina a deslocação de estudantes de Estudos Anglo-Americanos e Ciências da Comunicação para assistirem às sessões do ciclo Asas Sobre a América. Será atribuído um prémio, em livros, ao melhor relato por sessão elaborado por um estudante. Este prémio será definido por um júri composto por docentes de cada universidade convidada.

Impressing the Czar no CCB

Estreia o espectáculo, Impressing the Czar de William Forsythe, pelo Royal Ballet of Flanders, no Grande Auditório do CCB, nos dia 21 E 22 Fevereiro às 21.00h.

Impressing the Czar é um bailado em três actos onde a acção narrativa dá lugar à história da civilização ocidental. Forsythe oferece-nos a frenética e espirituosa ironia do bailado clássico na corte do czar – dito por outras palavras, o repertório que a maior parte dos teatros “oficiais” continua a apresentar. Na primeira parte, “Potemkins Unterschrift” (“a assinatura de Potemkin”), Forsythe desenvolve uma profusão de referências às convenções clássicas, passando em revista toda a história da arte e do bailado clássico, desde a Renascença até aos nossos dias. Esta herança cultural surge na terceira parte, “La Maison de Mezzo-Prezzo”. Entre as cenas exuberantes do início e o burlesco da venda em leilão, está a essência desta obra, a dança requintada de “In the middle somewhat elevated”. Esta é a peça que tornou Forsythe mundialmente famoso. Criou-a na Ópera de Paris, um local tão consagrado como o Teatro Mariinsky de São Petersburgo. Em “Bongo Bongo Nageela”, Forsythe apresenta uma peça de um humor extraordinário, uma dança agressiva e atávica interpretada por rapazes e raparigas em fardas escolares inglesas, com saias plissadas. Este momento conduz inexoravelmente a “Mr. Pnut Goes to the Big Top”, onde o “maître des plaisirs”, Mr. Pnut, executa um final surpreendentemente empolgante.

FICHA ARTÍSTICA:
Coreografia - William Forsythe Música, Thom Willems, Leslie Stuck, Eva Crossman-Hecht e Ludwig van Beethoven
Cenografia - Michael Simon
Figurinos -Férial Simon
Consultor técnico - Olaf Winter
Desenho de som - Bernhard Klein

Duração aproximada: 1H30 c/2 intervalos

PORTUGAL JAZZ ruma a ODEMIRA

Festival Itinerante de Jazz
PORTUGAL JAZZ
23 de Fevereiro às 21H30
Cine-teatro Camacho Costa
Odemira


Odemira é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e é para onde o Portugal Jazz se dirige, no próximo dia 23 de Fevereiro. Vamos re-encontrar a Joana Machado com o seu projecto CRUde no Cine-Teatro Camacho Costa. Joana Machado apresentou-se, no Portugal Jazz, pela primeira vez no ano de 2007, em Vila Nova de Cerveira e vai voltar para encantar Odemira. Durante a tarde Afonso Pais, director musical e responsável pelos arranjos deste projecto, vai realizar um Workshop/palestra com elementos das bandas filarmónicas locais. A sua proposta tem como objectivo envolver e informar o educando dos diversos métodos e estruturas constituintes do processo de criação em tempo real, característica mais universal e definitiva do jazz: o improviso. Nós prometemos estar lá para dar a conhecer e oferecer também a revista " jazz.pt" a todos os participantes e espectadores que connosco arriscam a viagem pela hisória do jazz, sempre em português.www.portugaljazz.org

Sítio: http://www.joanamachado.com/
Ponto de Escuta: http://www.myspace.com/joanamachado

PORTUGAL JAZZ 2008
www.portugaljazz.org
Concepção e Produção de JACC - Jazz ao Centro Clube de Coimbra
www.jacc.pt
Para consulta das galerias de fotos e artigos Portugal Jazz viaje até ao endereço
www.portugaljazz.org
Informações
E-mail:
geral@portugaljazz.org
Telefone 239 837 078

Rechenzentrum em Coimbra

Senses 2
Ciclo de música electrónica e multimédia
Rechenzentrum / Alemanha
23 de Fevereiro às 21H30
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra


Os berlinenses Marc Weiser (áudio) e Lillevän (imagem) são responsáveis pelo projecto multimédia Rechenzentrum. Desde a sua formação, em 1997, que procuram explorar novos processos de música e produção de imagens em movimento, que explanam nas suas apresentações em palco, através da depuração do diálogo áudio-vídeo ­ utilizando o vídeo como instrumento, com o auxílio de computadores e maquinaria digital, tratam a música visualmente.
Não fazendo distinção entre essas duas vertentes, convertem-nas em ferramenta e veículo da produção de desejos multimédia. Nesse sentido, as suas intervenções ao vivo revestem-se de um carácter orgânico que lhes permite criar um universo sensorial, longe da frieza maquinal que caracteriza alguns criadores que se movem na mesma área. O seu mais recente trabalho, Silence (DVD, ed. Weiser Music, 2007), permite contactar a dimensão épica e visionária do universo em que se movimentam, além de antecipar a sua actuação no TAGV
Fotos http://www.rechenzentrum.org/pics.html
Site Oficial http://www.rechenzentrum.org
Preçário
Preço normal 8,00€
Preço estudante e sénior 6,00€ Preço Amigo/a TAGV 4,00€

Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Concertos e recitais TAGV "A cor do som"

A Cor do Som
Concertos e Recitais TAGV
Luz e Sombra

22 de Fevereiro às 21H30
Manuela Moniz (Soprano) e João Vasco (Piano)




«Luz e Sombra» incide sobre o Lied alemão e a Mélodie francesa como expoentes da canção lírica na Europa novecentista. O título «Luz e Sombra» alude a alguns dos grandes arquétipos do romantismo, como a eterna oposição entre luz e trevas ou amor e morte. Schubert, Brahms e Strauss surgem no panorama alemão como três dos mais influentes e emblemáticos compositores de Lied. Schubert o precursor, Brahms o progressista e Strauss como expoente de modernidade assente na tradição. Por outro lado, seleccionámos Fauré e Satie como reflexo da França da viragem de século. O contraste entre a suave simplicidade, leveza e nobreza da Mélodie de Fauré e o universo dadaísta, boémio e irónico de Erik Satie.

Programa
1ª Parte
F. Schubert (1797-1828)
Heidenröslein
An die Nachtigall
Der König in Thule
Gretchen am Spinnrade
J. Brahms (1833-1897)
Wie Melodien zieht es mir
An die Nachtigall
R. Strauss (1864-1949)
Allerseelen
Zueignung
2ª Parte
E. Satie (1866-1925)
Gnossiène III
G. FaurÉ (1845-1924)
Le papillon et la fleur
Après un rève
En prière
Fleur Jetée
E. Satie
Daphénéo
Le Chapelier
Je te veux
Preçário
Preço normal 10,00 €
Preço estudante e sénior 8,00 €
Preço escolas 3,00 €
Preço família 15,00 €
Preço amigo/a TAGV e estudantes dos Conservatórios 5,00 €

Organização TAGV
Apoio Reitoria da UC
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

FESTIVAL “SEIA JAZZ & BLUES”

FESTIVAL “SEIA JAZZ & BLUES”
Minnemann Blues Band
22 de Fevereiro às 21H45




Wolfram Minnemann chegou a tocar com Jimmy Hendrix e ao mudar-se para Portugal, teve como primeiro guitarrista na sua banda de Blues, Rui Veloso. É um apaixonado pelos blues, na maioria da sua autoria e é um verdadeiro entertainer em palco.

Informações
Casa Municipal da Cultura de Seia
Telf.: 238 310 251 / 238 310 230 Fax: 238 310 236 Telemóvel: 964862521
E-mail:
seia-cultura@mail.telepac.pt
site: www.casadaculturadeseia.com
Bilheteira do Cinema: Telf. 238 310 249
Horário da bilheteira
Segunda a sexta-feira das 14 horas às 17h30
Sextas e sábados das 20h30 às 23 horas
Domingos das 14h30 às 17h30 e das 20h30 às 23 horas

Obesidade em Reportagem na RTP


Vidas XXL” é um trabalho da jornalista Paula Rebelo, com imagem de Pedro Bryton Nunes e edição de José Vilas Boas.

Neste Programa - Os custos da Obesidade em Portugal ultrapassam anualmente os 550 milhões de euros por ano e em Inglaterra, país que connosco partilha o pódio dos mais gordos, mais de 1,5 mil milhões sendo igualmente responsável por 13% das mortes.

Nas escolas inglesas podemos encontrar crianças que nunca viram uma maça ou uma laranja, nas portuguesas alunos que bebem refrigerantes em vez de leite, croissants e chocolates em vez de um almoço equilibrado nas cantinas. Esta realidade não explica totalmente porque seis em cada dez crianças europeias têm excesso de peso mas é um flagrante indício de que se está a perder a luta contra a Obesidade.

O problema dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento mata mais que o SIDA ou a Subnutrição. Nos Estados Unidos, a Obesidade afecta já 119 milhões de habitantes e os números continuam a "engordar". No Velho Continente, a União Europeia pensa programas de urgência para atacar a doença que está a pôr à prova os serviços de saúde.

O Em Reportagem mostra o quadro da doença em Portugal e estratégias que também o Reino Unido adoptou para tentar travar a patologia a que Organização Mundial de Saúde chama Epidemia do Século XXI.

“Vidas XXL” é um trabalho da jornalista Paula Rebelo, com imagem de Pedro Bryton Nunes e edição de José Vilas Boas, hoje pelas 21h.