segunda-feira, 3 de março de 2008

VITA MIA

Vita Mia, espectáculo escrito e encenado por Emma Dante em 2004, é a tentativa desesperada de uma mãe adiar, até ao limite, a última dança antes da morte. A peça está em cena nos dias 3, 4 e 5 de Março as 21.00h no Pequeno Auditório.

Entramos numa sala vazia com uma cama no centro. Que cama é esta, interrogamo-nos: um refúgio? Um local de repouso tranquilo? Um fim? Há uma viagem no tempo e espaço à volta deste catafalco, e o que move tudo é algo que não se pode entender/perceber/compreender. A sala onde entramos é um buraco para o nada. É o lugar onde, por um momento, a alma fica suspensa antes de se descolar do corpo. Está tudo imóvel: os gestos, as memórias, as palavras de conforto, o remorso, o último batimento do coração que se repete até ao infinito. Vita Mia é uma vigília. A cama é um barco de pedra e a sala é o mar que nos consome e desaparece.

4.ª TEMPORADA DE “LEI & ORDEM: INTENÇÕES CRIMINOSAS”

A quarta temporada de “Lei & Ordem: Intenções Criminosas” estreia no dia 3 de Março, às 21h30, no canal FOX CRIME. Este drama legal diferencia-se das séries do género ao explorar e analisar os mais diversos casos a partir do ponto de vista dos criminosos. Esta excelente série é uma adaptação da original “Lei & Ordem” do mesmo criador Dick Wolf.

Robert Goren é um brilhante investigador de homicídios com instintos bem treinados ao longo de uma carreira que lhe granjeou uma grande reputação profissional. A colega Alexandra Heames traz uma abordagem mais leve e independente ao trabalho, para formar uma eficiente equipa com Goren. O chefe dos dois detectives é o Capitão James Deakins, um homem competente e ambicioso que sabe movimentar-se nos jogos políticos de bastidores. Todos enfrentam, frequentemente, o implacável procurador Ron Carver, um profissional dedicado e sempre atento aos mínimos detalhes legais.

Ao contrário de outras séries, “Lei & Ordem: Intenções Criminosas” foca detalhadamente as acções e motivações dos criminosos, mais do que descrever o trabalho policial e judicial no combate à criminalidade: esta é uma série acerca das razões que levam a cometer um crime, e não só apenas sobre os seus autores.

Ao integrar uma componente psicológica, este formato oferece à audiência uma visão pessoal e pormenorizada dos processos necessários na resolução de um crime, na companhia de detectives que dominam a psicologia criminal.

“Lei & Ordem: Intenções Criminosas” é uma produção da Wolf Films em associação com a Universal Media Studios e é a segunda adaptação do sucesso “Lei & Ordem”, a série com a segunda maior longevidade de emissão na história da televisão. Dick Wolf, Warren Leight, Peter Jankowski e Norberto Barba são os produtores executivos.

Estreia: Segunda-feira, dia 3 de Março, às 21h30 / Emissão: Segundas-feiras, às 21h30 / Repetição: Terças-feiras, às 17h00; Sextas-feiras, às 00h30; Sábados, às 15h00 e Domingos, às 11h15

Carlos Bica em dueto com Mário Delgado

Carlos Bica em dueto com Mário Delgado

Fotografia – Teresa Arsénio

O Festival Itinerante de Jazz - Portugal Jazz voltou a Coimbra e com ele regressou o consagrado contabaixista Carlos Bica. O concerto foi na passada quinta-feira no carismático Salão Brazil.
Carlos Bica apresentou-se com o seu convidado, o amigo e exímio guitarrista Mário Delgado. Depois do concerto em Julho de 2007 no castelo de Penela esta é a segunda vez que o Festival trás esta dupla à zona centro do país. Desta vez o mote foi o álbum “SINGLE” (Borland), o trabalho de contrabaixo solo do músico radicado na Alemanha.
O público acorreu em massa ao convite do Portugal Jazz e foi uma sala repleta de amantes das sonoridades jazzisticas e também alguns curiosos que recebeu de pé os artistas. É notória a cumplicidade que reina entre os músicos quando se juntam em palco. O diálogo entre o contrabaixo e a guitarra eléctrica, umas vezes melancólico outras vezes electrizante, resultou numa harmonia perfeita de notas que se entrelaçaram nos ecos da noite. Para além do reportório do trabalho a solo as sonoridades também revisitaram o álbum “Believer”, do Trio Azul liderado por Carlos Bica e que já tinha sido apresentado nos V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra.
O Portugal Jazz continua em viagem pelo país nesta missão que é descentralizar os espectáculos das capitais de distrito e tornar o jazz acessível a todas as faixas etárias através dos ateliers pedagógicos. A HARDMUSICA.COM irá acompanhar a tournée com todo o destaque que esta iniciativa louvável merece.
Teresa Arsénio
Pedro Vila Nova