segunda-feira, 15 de outubro de 2007

8ª Edição da Festa do Cinema Francês chegou ao fim

8ª Edição da Festa do Cinema Francês



Terminou hoje, com um concerto no Instituto Franco Português, a 8ª Edição da Festa do Cinema Francês. Enzo Enzo foi a artista convidada para encerrar esta Festa numa interacção com a cinematografia.

Durante mais de uma semana passaram pelo ecran do cinema S.Jorge, em estreia, películas de origem francesa de diversos realizadores e abordando os mais diversos temas.

No entanto três filmes são de salientar: " Le Scaphandre et le Papillon", " Mon Colonel" e " L'Avocat de la Terreur".

O primeiro retrata a história de Jean-Dominique Bauby que, ao sofrer um brutal acidente vascular cerebral, fica sómente com um olho disponivel para o ligar ao mundo exterior.
Só que esta forma de comunicação vai permitir-lhe escrever um livro que testemunhará toda a sua odisseia.
Com esse olho escreve este livro " O escafandro e a borboleta", cujas frases memorizou todas as manhãs, durante semanas, antes de as ditar.
É um filme belo, de emoções violentas, com uma excelente interpretação de Mathieu Amalric, no papel de JeanDo.
A excelente realização de Julian Schnabel conduz-nos numa viagem iniciática aos confins do humano.

Os outros dois filmes retratam aspectos da guerra da Argélia.
Aliás o primeiro é um filme, o segundo um documentário.
No entanto os dois revelam uma vontade desassombrada de enfrentar a questão Argélia, deixando aos outros o direito de julgar, interpretar e talvez esquecer.

Louva-se aqui a cinematografia francesa que traz à ribalta uma questão tão sensível e espera-se que também nós tenhamos a coragem de resolver o problema da guerra colonial que arrastamos e tentamos esquecer há mais de trinta anos.

Juanes não actua no Rock in Rio Lisboa e Madrid


Na sequência de algumas notícias recentemente publicadas, a organização do Rock in Rio informa que o cantor Juanes não está confirmado para as duas edições de 2008 do evento nem irá actuar da Gala de Lançamento do Rock in Rio-Lisboa 2008.

Actualmente, para os cartazes do Rock in Rio-Lisboa e do Rock in Rio-Madrid estão confirmadas as presenças de Ivete Sangalo e Alejandro Sanz, actuando nos dias de abertura de ambas as edições – 30 de Maio em Lisboa e 27 de Junho, em Madrid. A divulgação dos restantes nomes do cartaz será feita ao longo do processo de contratação através dos meios oficiais habituais.

Strip masculino e nu integral