quarta-feira, 30 de maio de 2007

Trienal de Arquitectura

Na Trienal de Arquitectura de Lisboa
“a vida é bela®” cria
Gourmet Lounge


No Pavilhão de Portugal, de 31 de Maio a 31 de Julho, espaço de restauração e animação surge em parceria com a “Lágrimas Catering”.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa, que decorre em Lisboa de 31 de Maio a 31 de Julho, convidou “a vida é bela®” para criar na área do evento dois espaços distintos – uma zona lounge com animação, designada Lounge Bar, bem como uma área de restauração – reconhecendo dessa forma a qualidade e o desempenho da empresa de Experience Marketing.

“a vida é bela®”, em parceria com a “Lágrimas Catering”, vai criar para a Trienal o restaurante “Gourmet Lounge”, associando uma proposta gastronómica moderna e descontraída a um ambiente muito urbano de conforto e animação, onde o show-cooking vai imperar.
As refeições, também servidas na deslumbrante varanda do Pavilhão de Portugal, serão à base de produtos frescos, entradas de Verão, saladas e tapas do Mundo.

Apresentado como o rendez-vous da Trienal, o espaço situa-se no primeiro andar do Pavilhão de Portugal, numa área de 325 metros quadrados, e estará aberto, todos os dias, das 9h00 às 24h00.

Como animação, o espaço propõe a presença diária de um DJ, a partir das 17h00, criando um ambiente propício a uma oferta variada de propostas: teatro, música e diversas performances. Este ambiente lounge de final de tarde vai sendo progressivamente transformado num local de animação nocturna, com música de dança, seduzindo o público a permanecer e a gozar o espaço.

O Gourmet Lounge funcionará ainda como área expositiva, onde dois ecrãs de grande dimensão oferecem um palco de projecção para os trabalhos inéditos de jovens artistas e arquitectos.

Versátil e animado, este local afigura-se como a opção ideal para organização de almoços de negócios e outros eventos, durante a Trienal de Arquitectura. A qualidade gastronómica da marca Lágrimas Catering associada à criatividade dos eventos a vida é bela®, serão uma oportunidade que as empresas poderão beneficiar durante este limitado período de tempo.

De acrescentar que a Trienal vai funcionar como um verdadeiro ‘Festival’ de arquitectura, destinado à reflexão, debate, prospecção e divulgação desta disciplina, com a presença de alguns dos mais relevantes autores e pensadores mundiais da actualidade. Em 2007, o tema será “Vazios Urbanos”.
“a vida é bela®” é pioneira mundial no desenvolvimento do experience marketing, reunindo num só guia, para particulares e empresas, mais de mil experiências, divididas por nove categorias: Top, Air, Zen, Speed, Natural, Water, Personal, Tasty, Escape e Kids. A empresa está também presente em Espanha e no Brasil, onde promove as mais diversas experiências. Em Portugal, “a vida é bela®” pode ser visitada na loja do Restelo – Rua Gonçalves Zarco, 21 D – em www.avidaebela.com ou contactada pelo telefone 707 200 292.

Fundação Oriente atribui bolsas

Fundação Oriente atribui bolsas de curta duração


As candidaturas para as bolsas de estudo de curta duração da Fundação Oriente, a atribuir no primeiro semestre de 2008, decorrem de 1 a 29 de Junho.

As bolsas destinam-se a cidadãos de países asiáticos que pretendam realizar em Portugal cursos, estágios ou visitas de estudo, e a candidatos de nacionalidade portuguesa que queiram levar a cabo semelhante experiência em países asiáticos.

As bolsas têm uma duração mínima de 15 dias e máxima de 90.

No programa de atribuição de bolsas de curta duração, a Fundação Oriente privilegia as áreas de Artes Plásticas, História, História de Arte, Património, Design, Fotografia, Arquitectura, Museologia, Conservação e Restauro.

Largas centenas de estudiosos, investigadores e artistas têm beneficiado das bolsas de estudo da Fundação Oriente para realização de trabalhos de investigação, mestrados, doutoramentos, aperfeiçoamento artístico, estudos de língua e cultura portuguesas e de línguas e culturas orientais, estágios e visitas de estudo.

Os programas de bolsas são um dos elementos fundamentais da actuação da Fundação Oriente no domínio da formação e têm como principais objectivos incentivar a investigação nas áreas das ciências sociais, humanas, literárias e artísticas, em temas relacionados com o Extremo Oriente, epromover o intercâmbio científico entre universidades e comunidades científicas portuguesas e orientais, ao mesmo tempo que proporcionam o acesso à formação média e profissionalizante a estudantes orientais.

Os formulários e informações podem ser obtidos em http://www.foriente.pt/.

Todas as candidaturas deverão ser entregues na sede da Fundação Oriente, dentro dos prazos previstos.

Encontros Nicola

ENCONTROS NICOLA

Um café-concerto de qualidade no centro de Lisboa – à quinta-feira, pelas 20.00 horas.

Os ENCONTROS NICOLA retomam a tradição cultural que o Café Nicola detém desde os tempos áureos de Bocage. De acesso livre, o Café Nicola do Rossio propõe uma série de encontros com o Jazz, marcados para as noites de quinta-feira, entre as 20h e as 21h, nos meses de Maio, Junho e Julho.

A programação aposta na qualidade de novos projectos, jovens talentos que surgem no panorama do jazz português e alguns nomes já bem conhecidos.

Este é um espaço de encontro com a música, de encontro com novos projectos e com novos artistas.

A ideia é ouvir, jantar, beber um café e, essencialmente, vir e experimentar.

Em parceria com a VH Produções, responsável pela programação musical, o Café Nicola propõem ainda até ao final de Julho, nos ENCONTROS NICOLA, os seguintes concertos:

PROGRAMAÇÃO MAIO

24 Maio 20H

    À Descoberta de Novas Vozes Mariana Zenha
    a convite de Gualdino Barros

Mariana Zenha voz

    Gualdino Barros bateria

Diogo Vida piano

Zeca Neves contrabaixo

31 Maio 20H

Conversas (Improvisadas) de Café Conversa a 2

    Gonçalo Marques trompete
    André Carvalho contrabaixo

PROGRAMAÇÃO JUNHO


    14 Junho 20H

    O Nicola Descobre... Zurugudo


    Gonçalo Prazeres saxofone alto

    Nuno Costa guitarra
    João Custódio contrabaixo

    João Rijo bateria


    21 Junho 20H

    À Descoberta de Novas Vozes Joana Castro e Costa
    a convite de Gualdino Barros

    Joana Castro e Costa voz

    Gualdino Barros bateria

Piano e contrabaixo (a designar)

    28 Junho 20H

    Conversas (Improvisadas) de Café Conversa a 2

    Beatriz Portugal voz
    Nuno Ferreira guitarra



    PROGRAMAÇÃO JULHO

    5 Julho 20H

    O Nicola Descobre… G2CB


    Vasco Agostinho guitarras

    Francisco Costa Reis guitarras

    Contrabaixo (a designar)

    12 Julho 20H

    Conversas (Improvisadas) de Café Conversa a 3

    Gonçalo Prazeres saxofone alto
    Bruno Santos guitarra
    João Custódio contrabaixo


    19 Julho 20H

    À Descoberta de Novas Vozes Marta Mira
    a convite de Gualdino Barros


    Marta Mira voz

    Gualdino Barros bateria

    Piano e contrabaixo (a designar)

    26 Julho 20H

    O Nicola Descobre… Four & More

    Alexandre Dahmen piano

    Ivan Silvestre saxofone alto e soprano

    Pedro Pinto contrabaixo

    Rudolfo Neves trompete

    Joel Silva bateria

    Prepare-se para uma noite diferente...


Ena Pá 200 em Montemor o Novo


A boa fama da má fama do Cabaret Maxime não fica por mãos alheias: pela primeira vez desde o 28 de Maio, esta mít®ica sala lisboeta apresenta um espectáculo para maiores de 18 anos: os “famosos” Ena Pá 2000!!

A noite do escândalo é a sexta-feira - 1 de Junho do annus sanctum (não, não é o cú do Papa!) de 2007.
Os rapazes vão ter que esperar…

Este espectáculo só para homens (e mulheres!) de barba dura e de maior idade, vai ter cenas de nú integral, sexo não-simulado, ejaculações peitorais, sado-masoquismo (masoquismo de Setúbal), o inevitável concurso de mamas, e ainda um divertido festival de xôxos – tudo por conta da banda-fetiche que projectou Lello Minsk para o estrelato inter-tuso-planetário!

Tudo isto será acompanhado de música da boa, mas cujos títulos – também eles para maiores de 18 – não podem ser aqui reproduzidos. Enfim: são canções inocentes com nomes parecidos com “Quero Copular Contigo”, “Ó Vulva, a Quanto Obrigas”, “Meretriz”, “Omo Sexual”, etc.

Sortido fino!
Este grande festim democrata-cristão será também abrilhantado pelo MD Gimba, recém-chegado de Ibiza, de Goa, e de Al Bufeira.

Pede-se a todos os interessados que tragam documentos identificativos, pois à porta estará um fiscal do SENIL (Secretariado Nacional de Informações Libidinosas), para confirmar as idades e os… … … (arrrgh!)… …sexos!


Logo após o espectacular evento, esta banda mítica embarcará no seu jactinho particular, com destino ao Moinho de Ananil – Montemor-o-Novo, e aterragem prevista para o Aeroporto Agrícola de Nossa Senhora da Vila da Pouca Roupa.

No sábado dia 2 Junho, repetirá o seu magnífico espectáculo, para gáudio da população local!


Sexta, 1 junho 07 .

Abertura de portas às 22h .

Bilhetes 10 €

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa

Tel. 213467090


Sabado, 2 junho 07 .

Moinho de ananil .

entrada livre

evento cultural .

montemor-o-novo .

V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra



Programa V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

Como já vem sendo habitual nos últimos anos, o JACC – Jazz ao Centro Clube apresenta a primeira parte dos V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho.
Os concertos irão decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e no Salão Brazil às 21:45 e 23:55 respectivamente.
Baldo Martinez Grupo, Carlos Bica Azul e Evan Parker Trio são as formações que terão a honra de pisar o palco do TAGV. Quanto às after-hours do Salão Brazil serão animadas por Lehman Quartet, nas três noites deste festival.


Quinta 31 Maio TAGV 21:45


BALDO MARTÍNEZ GRUPO


BALDO MARTÍNEZ contrabaixo
ANTONIO BRAVO guitarra
DAVID HERRINGTON trompeta
EDUARDO ORTEGA violino
PEDRO LÓPEZ bateria

O contrabaixista galego Baldo Martinez é um dos músicos mais representativos do jazz que hoje se faz na vizinha Espanha. Afastado das actuais correntes americanas, Baldo Martinez alterna a sua actividade musical entre um jazz dito europeu e a música livre improvisada. Destacam-se as suas colaborações com os trompetistas Kenny Wheeler e Paolo Fresu, o duo gravado com Carlo Actis Dato (membro da celebrada Italian Instabile Orchestra) e o seu envolvimento com nomes tais como Butch Morris ou Peter Kowald. Dirigiu o projecto miño, o qual consiste na apresentação ao vivo de um colectivo de nove músicos (entre os quais a cantora Maria João) que, numa linguagem contemporânea interpretam reportório tradicional da zona limítrofe
entre Portugal e a Galiza. Em 1994, o contrabaixista forma aquele que será o projecto central da sua carreira, o Baldo Martinez Grupo, tendo com ele já gravado quatro discos. É com uma formação pouco vulgar no jazz (violino, trompete, guitarra, percussão e contabaixo) que o Baldo Martinez Grupo estará entre nós para apresentar Tusitala (Karonte), o seu último disco.


Sexta 1 Junho TAGV 15:00


Concerto Didáctico «O Jazz Visita as Escolas»
Pedro Costa – Animador
ALÍPIO CARVALHO NETO – Saxofone


Sexta 1 Junho TAGV 21:45


CARLOS BICA «Believer»
CARLOS BICA contrabaixo
Jim Black bateria
Frank Möbus guitarra


Com um novo álbum, Believer (ENJA), a merecer os mais entusiásticos elogios da crítica internacional, o trio Azul de Carlos Bica vai a Coimbra apresentar o seu jazz instrumental, em formato de canção, constituído por melodias simples com um assumido pendor pop. É esta a marca pessoal do excelente contrabaixista e compositor que é Carlos Bica. Músico capaz de um grande lirismo e de um refinado sentido de modernidade, aliando uma formação clássica a um investimento no jazz que o tornou numa das principais figuras deste género musical entre nós, Bica tem neste trio com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista americano Jim Black o seu projecto de fusão com o rock. Um dos segredos deste trio reside na extrema simplicidade dos arranjos, permitindo assim destacar o valor das composições. Fundamentais para o produto final são os seus parceiros de há 15 anos. Frank Möbus é a figura central do grupo Der Rote Bereich e produto da prestigiada Berklee School of Music, faz um uso muito límpido da guitarra eléctrica, recorrendo apenas a delays e a um pedal de volume.
Jim Black é líder dos AlasNoAxis e um dos mais requisitados bateristas, numa variedade de estilos que vai desde o avant jazz de Ellery Eskelin à revisitação dos clássicos protagonizada por Uri Caine.


Sábado 2 Junho TAGV 21:45


EVAN PARKER Trio (lançamento novo CD)
EVAN PARKER soprano e tenor saxofone
JOHN EDWARDS contrabaixo
CHRIS CORSANO bateria


Evan Parker é sobretudo conhecido pelo seu contributo no desenvolvimento, nos anos 1960, da música improvisada de cariz europeu. É na assimilação da herança, que Evan Parker forja o seu estilo imediatamente identificável, baseado numa técnica que lhe permite criar camadas sonoras polifónicas, graças a um perfeito domínio da respiração circular, resultando, em vez de uma melodia, uma sonoridade de fluidos movimentos multi-direccionais. Evan Parker, por muitos assinalado como um dos mais importantes saxofonistas desde John Coltrane, dará conta do motivo por que ganhou fama como um inovador, não só de processos de execução como até da linguagem que vem abraçando. Seja num típico formato do trio de free jazz (como é o caso), seja no domínio da música electrónica (o seu Electro-Acoustic Ensemble) ou em contextos de música étnica (o duo que manteve com Richard Nunns), Parker é um músico criativo em constante mutação de parâmetros. Com ele só podiam estar os melhores, são eles o contrabaixista John Edwards, colaborador dos experimentais Spring Heel Jack, e a grande revelação da bateria que é Chris Corsano, aplaudido tanto no jazz (com Paul Flaherty) como no rock (com Björk).
Aquando deste espectáculo será lançado oficialmente o primeiro CD do trio, A Glancing Blow (Clean Feed).


31 Maio – 1-2 Junho Salão Brazil 23:55


STEVE LEHMAN Quartet
STEVE LEHMAN saxofones alto e sopranino (gravação novo CD)Jonathan Finlayson trompeteJohn Hebert contrabaixoNasheet Waits bateria


As sessões “after hours” no Salão Brazil estarão a cargo do quarteto de Steve Lehman e serão objecto da gravação de um disco (JACC Series 3). Apontado como um dos novos, mas já confirmados, valores do jazz nova-iorquino, o antigo aluno de Jackie McLean e Anthony Braxton, reivindica a influência dos seus mentores, tanto ao nível de uma abordagem virtuosa do saxofone, como através da reflexão da composição como metodologia fundadora da improvisação. Lehman é bem o exemplo de uma geração de músicos que estende a sua curiosidade a outros sons além dos que escolheu como base da sua intervenção. No que respeita a tais cruzamentos, é de assinalar a ligação do saxofonista à corrente M-Base (que propunha na década de 1980 a elaboração de um síntese de toda a música negra americana), o que fez com que alistasse para o seu grupo instrumentistas próximos dos maiores representantes dessa filosofia unificadora. É o caso do baterista Nasheet Waits, do contrabaixista John Hebert e do trompetista Jonathan Finlayson, todos passaram pelos Five Elements de Steve Coleman. Com companhias destas a incentivar as excepcionais qualidades de Steve Lehman, é de esperar o melhor das madrugadas conimbricenses desta Primavera.

Crazy Horse prolonga até finais de Junho


Devido ao excepcional acolhimento do público do Casino Lisboa, as representações de “Crazy Horse” vão continuar, em cartaz, no Auditório dos Oceanos, até ao final de Junho.


A partir do incontornável número “God Save our Bareskin” que inicia, desde 1962, o “Crazy Horse” em Paris, sucede-se mais de uma dezena de quadros que privilegiam a beleza feminina.


Num espectáculo esteticamente invulgar, o elenco exibe sensuais movimentos de dança, ao ritmo de diferentes sonoridades. “Leçon d’Erotisme”, “Attitude”, “Champagne Taste”, “Vestal’s Desire”, “Good Girl”, “Lola”, Chair Me Up”, Teasing”, “Chain Gang”, “Adagio” ou “Lay, Laser, Lay” elevam o nú a um estatuto de Arte.


Ao longo de hora e meia, as 12 bailarinas interpretam várias personagens a solo, em dueto ou em grupo.
Um intenso jogo de luzes, “veste” de várias cores os corpos femininos, combinando, ainda, com atraentes acessórios, como as plumas ou as lantejoulas.

Com efeito, “Crazy Horse” distingue-se, também, pela importante componente audiovisual, conciliando o lado poético do conceito de “belo” com a projecção de imagens de pura sensualidade.
Da autoria de Alain Bernardin, “Crazy Horse” concretiza o ideal da beleza feminina actualizando este conceito de acordo com os modelos ditados pelos criadores de sectores tão variados como a moda, os audiovisuais, o cinema e a publicidade. Os seus espectáculos evoluíram da sucessão de quadros musicais, cómicos e striptease para o visual intimista, pleno de charme e de efeitos visuais que definem a verdadeira Arte do Nu.


O Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa apresenta “Crazy Horse” às Terças, Quartas, Quintas-Feiras e Domingos, pelas 22 horas, enquanto às Sextas-Feiras e aos Sábados estão agendadas duas sessões, respectivamente, para as 20. 30 h e 23.30h.

Festas da Cidade

Festas de Lisboa 2007

Marchas e Arraiais populares chegam à cidade!


A EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural apresenta mais uma edição das tradicionais Marchas Populares de Lisboa.
As primeiras exibições vão acontecer no Pavilhão Atlântico, nos dias 1, 2 e 3 de Junho, e o grande desfile vai encher e animar a Avenida da Liberdade na noite de 12 para 13 de Junho. Paralelamente decorrem, durante o mês de Junho, os tradicionais arraiais populares nos bairros lisboetas.

No Pavilhão Atlântico, as marchas desfilam pela seguinte ordem:

1 de Junho (sexta-feira):

21h00 Marcha Infantil “A Voz do Operário”
21h30 Marcha de São Vicente
22h00 Marcha da Bica
22h30 Marcha de Campolide
23h00 Marcha da Graça
23h30 Marcha do Castelo
00h00 Marcha da Madragoa

2 de Junho (sábado):

21h00 Marcha dos Mercados
21h30 Marcha de Carnide
22h00 Marcha do Lumiar
22h30 Marcha do Bairro Alto
23h00 Marcha do Alto do Pina
23h30 Marcha dos Olivais
00h00 Marcha de Alfama
00h30 Marcha de Marvila

3 de Junho (domingo):

21h00 Marcha de Benfica
21h30 Marcha do Beato
22h00 Marcha da Bela Flor
22h30 Marcha de Santa Engrácia
23h00 Marcha da Ajuda
23h30 Marcha da Mouraria
00h00 Marcha de Alcântara

No dia 12 de Junho, a partir das 20h45, a Avenida da Liberdade recebe o tradicional desfile das Marchas Populares de Lisboa, do qual fazem parte 22 marchas.
Desfilam em primeiro lugar as marchas extra concurso - Marcha Infantil “A Voz do Operário” e Marcha dos Mercados.
Depois, é a vez das marchas concorrentes, que se apresentam pela seguinte ordem: Mouraria, Olivais, Alto do Pina, Alcântara, Bica, Marvila, Alfama, Bairro Alto, Graça, Beato, São Vicente, Madragoa, Campolide, Benfica, Bela Flor, Lumiar, Santa Engrácia, Castelo, Carnide e Ajuda.

Desfilam ainda o agrupamento Afro, de Salvador da Bahia e o agrupamento de Castéllon de la Plana, integrados na iniciativa Festas em Trânsito.
Um intercâmbio cultural que levou a Espanha a Marcha de Alcântara em 2006 e que levará ao Brasil a marcha vencedora de 2007.

As Marchas Populares de Lisboa nasceram em 1932; dois anos mais tarde a autarquia lisboeta ficou responsável pela sua organização e integrou-as no que chamaria de Festas da Cidade.
Doze Bairros, cada um com uma marcha, saíram para a rua e desfilaram com música, traje e coreografia inspirados num tema que se pretendia que reconstituísse um uso ou costume local, entoando canções que recuperavam o cariz popular.
Em poucos anos, a cidade atribuiu às marchas o símbolo de identidade que permanece até hoje.


Marchas Populares no Pavilhão Atlântico
1, 2 e 3 de Junho 21h00
Entrada: 5€

Desfile na Avenida da Liberdade
12 de Junho 20h45

Corrida do Oriente apoiada pelo Casino Lisboa


Casino Lisboa associa-se
à Corrida do Oriente


Com cerca de dois mil atletas inscritos, a 6ª edição da “Corrida do Oriente”, está agendada para o próximo dia 3 de Junho, no Parque das Nações, sendo apadrinhada por Carlos Lopes, campeão olímpico da Maratona.
Trata-se de uma prova que tem alargado a sua importância, tanto no plano desportivo como social, e que conta novamente, este ano, com o apoio da Estoril Sol, através do Casino Lisboa.
Com a partida marcada para as 10 horas da manhã, na Zona Norte, no Parque do Tejo, perto do Casino Lisboa, este evento propõe duas corridas: uma certificada e de cariz competitivo, com a extensão de 10 quilómetros; e outra de puro convívio, intitulada “Correr para Viver”, com apenas dois quilómetros.
A “Corrida do Oriente” assegurou a participação de credenciados atletas de fundo, tanto a nível masculino como feminino.

São os principais favoritos para ganhar o primeiro prémio, no valor de 500 euros; o segundo, no montante de 400 euros; ou o terceiro, de 300 euros.
Num evento dedicado, também, às famílias e amigos, estão programadas múltiplas iniciativas como animação musical e circense, com números de palhaços, treinos, exercícios de aeróbica e de “stretching”, além de distribuição de brindes.
Sem fins lucrativos, a “Corrida do Oriente” foi instituída com o objectivo de auxiliar diferentes obras sociais.

A 6ª edição visa apoiar a construção da futura Igreja do Parque das Nações e a instituição Ajuda de Berço.

Festival de Sintra comemora 50 anos


O Festival de Sintra 2007 celebra os seus 50 anos e mais uma vez os magníficos palácios e quintas centenárias abrirão as suas portas para o cenário de momentos de música e dança porventura inesquecíveis…

Na Música, o piano continua a ser o instrumento de referência do Festival de Sintra que nesta 42ª edição convida Músicos de primeiro plano – Sequeira Costa, Nelson Freire, Trio Pizarro entre outros – e jovens revelações que continuam a desfilar em 2007 pelos Palácios Nacionais da Pena, Queluz, da Vila e pelas quintas da Regaleira e da Piedade.
Os repertórios abrangem mais de 20 compositores entre os quais Chopin, Bach, Liszt, Prokofiev, Strauss, Beethoven, Schubert, Rachmaninov, Debussy, Dvórák…

O não menos aplaudido Centro Cultural Olga Cadaval recebe quatro grandes companhias de dança.
A Cullberg Ballet da Suécia é considerada há quatro décadas como a companhia modelo da dança moderna.
«O melhor dos melhores» assim considerou o Sydney Morning Herald a Cloud Gate Dance Theatre de Taiwan.
A Introdans, considerada desde 1971 a maior e mais activa companhia de dança holandesa.
E por fim, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Vasco Wellenkamp, ao nível das melhores companhias europeias…

Sintra em Contrapontos chega também a novos públicos com os teatros, leituras e concertos para as crianças, com a Musica sacra na Igreja de S. Martinho, e com a grande «Macbeth’s» no Centro Cultural Olga Cadaval.

Novo Romance de Fernando DaCosta


V Encontros de Jazz de Coimbra


O Teatro Académico de Gil Vicente apresenta

Dia 31 de Maio_ 21h45
Dia 1 de Junho_ 15h00 e 21h45
Dia 2 de Junho_ 21h45

V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra - I parte

Organização Câmara Municipal de Coimbra e JACC - Jazz ao Centro Clube

Para a primeira parte dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, Baldo Martinez Grupo, Carlos Bica Azul e Evan Parker / John Edwards / Chris Corsano são as formações que subirão ao palco do Teatro Académico Gil Vicente, cabendo ao Steve Lehman Quartet animar as "after-hours" do Salão Brazil, nas três noites desta quinta edição do festival.
Os nomes envolvidos neste evento são figuras de relevo no jazz que hoje se pratica e têm projectos muito próprios, mas as músicas que nos apresentam seriam certamente diferentes se não tivessem com eles os parceiros com que contam.

E é assim que trazem consigo na função de "sidemen" algumas das grandes referências hoje existentes.
É o caso de Jim Black, Chris Corsano e Nasheet Waits, três dos mais ilustres bateristas da cena internacional, ou de John Edwards e John Hebert, dois contrabaixistas de maior importância na actualidade.

Mesmo quando individualizado num nome, o jazz é uma prática musical intrinsecamente democrática em que todos os participantes estão entre iguais.
Podem ter papéis distintos, mas a contribuição de cada um é fulcral para os resultados alcançados.

Em Coimbra, isso será particularmente evidente, confirmando o género como a expressão da vivência numa sociedade constituída por homens livres ou a que tal aspira.
A arte será sempre o espelho da vida, ou o quadro em que esta é idealizada.

Programa:
Dia 31, 21h45
BALDO MARTÍNEZ GRUPO
Baldo Martínez contrabaixo
António Bravo guitarra
David Herrington trompeta
Eduardo Ortega violino
Pedro López bateria

O contrabaixista galego Baldo Martinez é um dos músicos mais representativos do jazz que hoje se faz na vizinha Espanha. Afastado das actuais correntes americanas, Baldo Martinez alterna a sua actividade musical entre um jazz dito europeu e a música livre improvisada. Destacam-se as suas colaborações com os trompetistas Kenny Wheeler e Paolo Fresu, o duo gravado com Carlo Actis Dato (membro da celebrada Italian Instabile Orchestra) e o seu envolvimento com nomes tais que Butch Morris ou Peter Kowald. Dirigiu o projecto miño, o qual consiste na apresentação ao vivo de um colectivo de nove músicos (entre os quais a cantora Maria João) que, numa linguagem contemporânea interpretam reportório tradicional da zona limítrofe entre Portugal e a Galiza. Em 1994, o contrabaixista forma aquele que será o projecto central da sua carreira, o Baldo Martinez Grupo, tendo com ele já gravado quatro discos. É com uma formação pouco vulgar no jazz (violino, trompete, guitarra, percussão e contrabaixo) que o Baldo Martinez Grupo estará entre nós para apresentar Tusitala (Karonte), o seu último disco.

1 Junho, 15h00
CONCERTO DIDÁCTICO
«O Jazz Visita as Escolas»
Pedro Costa animador
Alípio C. Neto saxofone

O concerto didáctico está estruturado em duas partes, cada uma equivalente a uma aula (aproximadamente 50 minutos cada parte com um intervalo pelo meio), e tem como objectivo de mostrar ao alunos os princípios básicos do Jazz, nomeadamente dar-lhes uma noção de improvisação. Não se pretende iniciar os alunos em qualquer instrumento, antes despertar o interesse por esta música, ou pela música em geral, fazendo-os perceber os rudimentos de um estilo musical completamente desconhecido para a maior parte deles.
O espectáculo é de entrada gratuita entrada gratuita (mediante marcação prévia) e direccionado para todas as crianças a partir dos 12 anos de idade.

1 Junho, 21h45
CARLOS BICA BELIEVER
Carlos Bica contrabaixo
Jim Black bateria
Frank Möbus guitarra

Com um novo álbum, Believer (ENJA), a merecer os mais entusiásticos elogios da crítica internacional, o trio Azul de Carlos Bica vai a Coimbra apresentar o seu jazz instrumental, em formato de canção, constituído por melodias simples com um assumido pendor pop. É esta a marca pessoal do excelente contrabaixista e compositor que é Carlos Bica. Músico capaz de um grande lirismo e de um refinado sentido de modernidade, aliando uma formação clássica a um investimento no jazz que o tornou numa das principais figuras deste género musical entre nós, Bica tem neste trio com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista americano Jim Black o seu projecto de fusão com o rock. Um dos segredos deste trio reside na extrema simplicidade dos arranjos, permitindo assim destacar o valor das composições. Fundamentais para o produto final são os seus parceiros de há 15 anos.Frank Möbus é a figura central do grupo Der Rote Bereich e produto da prestigiada Berklee School of Music, faz um uso muito límpido da guitarra eléctrica, recorrendo apenas a delays e a um pedal de volume. Jim Black é líder dos AlasNoAxis e um dos mais requisitados bateristas, numa variedade de estilos que vai desde o avant jazz de Ellery Eskelin à revisitação dos clássicos protagonizada por Uri Caine.

2 Junho, 21h45
EVAN PARKER Trio
Lançamento novo CD
Evan Parker soprano tenor saxofone
John Edwards contrabaixo
Chris Corsano bateria

Evan Parker é sobretudo conhecido pelo seu contributo no desenvolvimento, nos anos 1960, da música improvisada de cariz europeu. É na assimilação da herança de, e, que Evan Parker forja o seu estilo imediatamente identificável, baseado numa técnica que lhe permite criar camadas sonoras polifónicas, graças a um perfeito domínio da respiração circular, resultando, em vez de uma melodia, uma sonoridade de fluidos movimentos multi-directionais. Evan Parker, por muito assinalado como um dos mais importantes saxofonistas desde John Coltrane, dará conta do motivo por que ganhou fama como um inovador, não só de processos de execução como até da linguagem que vem abraçando. Seja num típico formato do trio de free jazz (como é o caso), seja no domínio da música electrónica (o seu Electro-Acoustic Ensemble) ou em contextos de música étnica (o duo que manteve com Richard Nunns), Parker é um músico criativo em constante mutação de parâmetros. Com ele só podiam estar os melhores, são eles o contrabaixista John Edwards, colaborador dos experimentais Spring Heel Jack, e a grande revelação da bateria que é Chris Corsano, aplaudido tanto no jazz (com Paul Flaherty) como no rock (com Björk). Aquando deste espectáculo será lançado oficialmente o primeiro CD do trio, A Glancing Blow (Clean Feed).

Preçário:
Preço normal 10,00 euros
Preço sócios JACC/Estudantes 8,00 euros
Preço normal geral (3 dias) 25,00 euros
Preço sócios JACC/Estudante geral (3 dias) 20,00 euros
Concerto Didáctico_ entrada gratuita, mediante marcação prévia
Espectáculo com desconto para os AMIGOS TAGV

Bilheteira:
Aberta das 17h00-22h00 de segunda a sábado
Telefone: 239 855 636

O 1º de Junho na Póvoa do Varzim






A Póvoa de Varzim aliou-se a outras 13 cidades portuguesas e fundou o projecto “Cidades Amigas das Crianças”, que consiste na atribuição de maiores responsabilidades para com os munícipes, particularmente crianças.
É um projecto patrocinado pela UNICEF e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e defende que numa “Cidade Amiga das Crianças”, os seus direitos, necessidades e prioridades fazem parte integrante das decisões e das políticas.
Para dar início ao projecto, a Póvoa de Varzim foi a cidade escolhida para a assinatura do protocolo, que vai ter lugar a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.

Para além de representantes dos municípios fundadores desta rede em Portugal, vai estar presente o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, em representação do Governo.

A cerimónia protocolar tem início previsto para as 10h00, no Estádio Municipal.
A rigidez protocolar vai depois dar lugar ao rebuliço infantil, já que os Pelouros da Educação e do Desporto estão a preparar um dia repleto de jogos, música e dança, no Estádio Municipal, a partir das 09h30.

Os convidados de honra são, como não podia deixar de ser, os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de instituições da rede pública de ensino, de IPSS’s e de instituições particulares.

Contas feitas, mais de cinco milhares de crianças vão participar nos festejos, alternando as várias actividades desportivas que vão desenvolver nos campos sintéticos com os espectáculos de música e de dança, elaborados pelas próprias escolas e pelas academias Centro do Corpo e ArtDança, a que vão poder assistir nas instalações do Estádio Municipal.


Os espectáculos estão marcados para as 9h30, 11h00, 14h30 e 16h00.

Vitorino na Casa da Música


VITORINO

Porto, Casa da Música (Sala Suggia)
31 de Maio 22h00

Salazar à solta em Lisboa

Salazar está de regresso às ruas de Lisboa.

Até dia 5 de Junho, poderá ser visto e fotografado em locais como a Rua Augusta, Largo Camões, Amoreiras, Rossio e Rua do Carmo.

Venha ver.


Mas se não vier, ninguém o censura.

Dia 31 Maio - 13H/14H - R. Augusta e 18H30/19H30 - Amoreiras
Dia 2 Junho - 17H/19H - R. Augusta + Lg. Camões
Dia 3 Junho - 17H/19H - R. do Carmo + Rossio
Dia 4 Junho 13H/14H - Amoreiras e 18H/19H - R. Augusta
Dia 5 Junho - 13H/14H - R. Augusta e 18H30/19H30 - R. do Carmo


É já a 5 de Junho, SALAZAR, THE MUSICAL sobe ao palco do Teatro Villaret.
Uma comédia visual/musical (jeitosa) para ver de 3ª a Sábado às 21h30 e Domingos às 16h30.

Direcção JOHN MOWAT com JOSÉ PEDRO VASCONCELOS, MIGUEL MELO, MARGARIDA GONÇALVES e JOSÉ CONDE, JOSÉ OLIVEIRA e RITA NUNES cenário ERIC COSTA direcção musical RAMON GALARZA figurinos DINO ALVES apoio musical RUI REBELO

Bilhetes à venda Teatro Villaret, FNAC, Agências Abreu, ABEP e Alvalade e em www.ticketline.sapo.pt


Informações e reservas 707 234 234


Preço 18€ e 20€