sábado, 25 de outubro de 2008

My Dream!


MY DREAM


‘My Dream’ ou um sonho chinês tornado realidade , melhor dizendo , como uma Companhia dos Artistas Deficientes da China consegue encantar, emocionar e brilhar de forma inexcedível.
Têm limitações porque elas foram anunciadas, mas para nós elas não entraram no palco.
Saltam, pulam , dançam ,cantam como se vissem, ouvissem, ou não tivessem qualquer deficiência motora..

My Dream é a história de um sonho, mas na verdade o sonho começou há 21 anos, quando a própria companhia foi fundada, devido à teimosia de 30 adolescentes portadores de deficiência que quiseram mostrar, no 1. º Festival de Arte da China, que também tinham uma palavra a dizer em cima de um palco.
Entretanto, os artistas da companhia já foram nomeados Artistas para a Paz pela Unesco, e recentemente protagonizaram a cerimónia de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
As referências ao imaginário oriental são imensas: nos cenários com os lagos ou as árvores em flor, nas sombras chinesas que pontuam a apresentação aqui e ali, ou nos números inspirados nas artes marciais.
No entanto, a mensagem de My Dream é universal: amor, paz, esperança, união entre os povos.
Existe um número que é sem dúvida a grande atracção do espectáculo: a deusa dos mil braços (Avalokitesvara Bodhisattva).
São 20 bailarinas com deficiência auditiva que, para darem a ilusão dos “mil braços”, estão todas colocadas em fila e em sincronia absoluta.
O efeito é extraordinário, assim como é o método pelo qual elas comunicam entre elas: através da respiração.
Perante tamanha entrega ao espectáculo, uma tão tremenda vontade de ultrapassar uma deficiência que inoportunamente surgiu na suas vidas só nos resta retirar a lição de Vida, Amor e Vontade a que acabámos de assistir.
De salientar a simpatia com que brindaram o público português ao interpretarem de forma excelente duas canções bem conhecidas de todos nós-Canção do Mar e Adio,adieu.
Também de salientar que contrariamente ao que tem acontecido nos paises onde actuam, não tiveram em Portugal qualquer entidade oficial a dar-lhes as boas vindas. Foi pena!

Buruka Som Sistema nos EMA MTV


Depois de terem sido os escolhidos dos portuguêses na categoria de melhor banda para o prémio MTV, é necessário que continuemos a apoia-los com o nosso voto.

Buraka Som Sistema foi nomeado Artista Português do Ano e está agora competir com os vencedores das 20 outras regiões para o título de Actuação Preferida da Europa.

Buraka Som Sistema foi o vencedor entre Slimmy, Rita Redshoes, Sam the Kid, e The Vicious Five e ficou com a coroa local.
Agora, cabe-lhe a si fazer com que Portugal seja devidamente representado.
Vote nos Buraka Som Sistema para Actuação Preferida da Europa. Para votar basta clicar aqui.
Os MTV Europe Music Awards 2008 terão lugar a 6 de Novembro de 2008 na Echo Arena, em Liverpool.
O maior espectáculo europeu de prémios musicais vai arrasar com actuações ao vivo fenomenais, apresentadores do outro mundo e vencedores escolhidos por quem realmente importa... VOCÊS.

Fuzileiros Especiais Americanos





“Fuzileiros Especiais” - Quando os 150 homens da "Classe 234" iniciaram o treino para o curso Básico de Demolições Submarinas dos SEALs, a força de operações especiais da Marinha norte-americana, tinham diante de si os mais árduos seis meses da sua vida. Seleccionados entre mais de 1500 candidatos, ao final do curso chegarão apenas trinta e dois elementos, aqueles considerados aptos para integrar esta força de elite da U.S. Navy, a Marinha de Guerra dos Estados Unidos.

Esta é uma série documental em quatro episódios, que leva os espectadores a conhecer por dentro um mundo altamente estruturado de sacrifícios, concebido para levar quem nele participa aos limites da resistência física e emocional.

Esta série é um estudo sobre as tácticas de treino dos U.S. Navy SEALs.

Desde o primeiro ao último dia, iremos conhecer os homens do “Curso 234” e acompanhá-los nos seus difíceis exercícios, ficando a saber no final quem são os “eleitos”, aqueles que conseguem completar o curso de treino militar mais rigoroso de todo o Mundo.

Emissão: Quintas às 21h00 no Discovery Turbo


O MISTÉRIO DAS PRENDAS
Quem não tem o desejo de acordar mais cedo para poder espreitar as prendas que nos dão? Mas atenção! Muito cuidado porque, quem as abre antes da hora, corre o risco de ficar sem elas!
É que o Duende Malandro anda à espreita! Rouba todas as prendas que são abertas antes do tempo e leva-as para a sua loja de brinquedos!
Mas o nosso amigo Baly, está sempre atento às traquinices do Duende Malvado.
Conseguirá o nosso amigo salvar as prendas das garras do temível Duende e levá-las a são e salvo para casa?
O MISTÉRIO DAS PRENDAS
Local : Auditório do Espaço Monsanto (Parque Florestal de Monsanto - Lisboa)
Lotação:144
Datas e Horários:Outubro dias 25 e 26 às 15h00 (Sábado e Domingo) Novembro dias 15, 16, 22 e 23 às 15h00 (Sábados e Domingos)(durante a semana às 10h30 e 15h00 para escolas ou grupos por marcação).
Bilheteira: Adultos – 7 euros / Crianças (4 aos 14) – 6,50 euros / Crianças com menos 3 anos - entrada livre / público escolar – 6,50 euros
Marcações : tel. 218460738 / 966004227
Duração do Espectáculo:60 m
Classificação : Maiores de 4
Nota: Auditório com acesso a cadeiras de rodas

"A Lâmpada de Aladino" de Luis Sepúlveda


A Lâmpada de Aladino e outras histórias para vencer o esquecimento é o título da mais recente obra de Luis Sepúlveda, que será apresentada na Póvoa de Varzim, mais concretamente no Diana Bar, a 27 de Outubro, às 21h30.


Esta obra marca “o tão esperado regresso à ficção de um grande contador de histórias”, como se pode ler em nota de imprensa da Porto Editora, que lança o livro em Portugal.

Sepúlveda transporta-nos para o território mágico dos sentimentos, dos lugares imemoriais e das personagens inesquecíveis, com as quais se criam laços difíceis de romper”.

São treze as histórias em A Lâmpada de Aladino, romances em miniatura que nos levam a locais como Alexandria, Ipanema, Hamburgo, Patagónia, Santiago do Chile dos anos sessenta, entre outros.



Chileno, Luis Sepúlveda é um dos grandes nomes da literatura Latino-Americana, tendo já marcado presença em várias edições do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que se realiza anualmente (em Fevereiro) na Póvoa de Varzim.

Este seu retorno à ficção corresponde a um desejo dos leitores, como o próprio confessa em entrevista, disponível para visualização na página da Porto Editora.

O autor explica que a ficção “é mais complexa”, mas considera que ela é, verdadeiramente, “a mãe da Literatura”.

" Debaixo do Tapete" com pianista prodígio


“No fundo andamos todos a fingir”.
Esta afirmação está na base do mais recente livro de Carlos Mateus, Debaixo do Tapete, que vai ser apresentado hoje dia 25, às 17h00, no Auditório Municipal, por Aurelino Costa, a que se seguirá um recital para piano de Raul Peixoto Costa.
Neste livro o autor explora o universo de Marco, um órfão que cedo aprendeu a ser rude, que perdeu os valores morais e se tornou indiferente perante o sofrimento das pessoas.
Depois de combater na Guerra de África e de ingressar na Polícia Judiciária, Marco torna-se detective privado.
“Vai dando golpes aqui e acolá, para poder singrar na sua profissão”, explica o autor.
E aqui começa uma história onde os vícios da sociedade são também personagens, numa obra onde tudo é ficção mas ao mesmo tempo retrata factos que são do conhecimento geral e que envolveram algum trabalho de pesquisa por parte do autor.
“É um livro sempre actual, que tem apenas a pretensão de contar uma história”, explica Carlos Mateus. “Todos os personagens têm uma face negativa, vivem no irreal. E colocam debaixo do tapete os problemas que não têm a coragem de enfrentar”.
Carlos Mateus nasceu em 1959 na cidade de Lobito, Angola. Reside na Póvoa de Varzim e é advogado.
É autor de vários estudos jurídicos, e de outros dois livros:
Restinga (2003), e A Metrópole de Savimbi (2004) ambos com Angola como pano de fundo.
Inserido na apresentação deste livro, vai decorrer também um recital para piano de Raul Peixoto Costa, com a interpretação de obras de Johannes Brahms, Claude Bolling (com a flautista convidada Catarina Costa), Frédéric Chopin e Sergei Prokofiev.

Nascido a 18 de Fevereiro de 1993 na Póvoa de Varzim, Raul Peixoto Costa iniciou-se nos estudos de piano aos 7 anos, na Escola de Música da Póvoa de Varzim.
O seu talento levou a que tivesse sido laureado em todos os concursos de piano em que participou.

Realizou recitais em diversos Conservatórios de Música do país, tendo também participado em diversos recitais como convidado do Maestro Victorino D’Almeida.
Aos 13 anos foi solista no Concerto para cravo e orquestra de Carlos Seixas na Casa da Música, integrado na Maratona Musical.
Participou, a par do seu actual professor Álvaro Teixeira Lopes, em concertos de obras de Amílcar Vasques-Dias nas localidades de Monte de Fralães e na Universidade de Évora.
Galardoado com o Prémio de Mérito no ano lectivo 2004/2005 e igualmente em 2005/2006 pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Convidado pela RTP nas comemorações dos 250 Anos de MOZART e no Dia Mundial da Música, 2006.

Em Junho de 2007, participou no Concerto de Beneficência na Casa da Música, no Porto.
Foi admitido na Piano-Akademie 2007 sobre direcção do Prof. Dr. Lev Natochenny em Frankfurt, Alemanha.

Em Setembro de 2008, no programa do Ministério da Educação “1001 Músicos” no Centro Cultural de Belém, foi seleccionado, por mérito, para encerrar o evento como solista no Grande Auditório.
Trabalhou em cursos de aperfeiçoamento com Miguel Borges Coelho e António Rosado e em masterclasses como executante com Jean-Marc Luisada, Roger Muraro, Álvaro Teixeira Lopes, Pedro Burmester, Nami Ejiri, Valentina Igoshina e Boris Berezovsky.
Em Outubro de 2008 gravou para a Antena 2 CD com obras de Martinú, a fim de ser ouvido nas rádios europeias.
Sob orientação pianística do professor Álvaro Teixeira Lopes estuda na Academia de Música S.Pio X em Vila do Conde, onde terminou o curso básico de piano com a classificação de 20 valores.

My Dream é uma realidade magnífica

Depois de os termos visto nas cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Para-Olimpicos, chegou a oportunidade de os vermos ao vivo em Portugal. Isso aconteceu na noite passada no Coliseu dos Recreios onde surpreendeu e deliciou muitos dos presentes.

Muita cor, dança, magia e encanto foi o que a companhia "My Dream" trouxe a Portugal.
De salientar que todo o elenco tem uma deficiência física, auditiva ou visual.

O espectáculo é acompanhado por uma "Mestre de Cerimónias", deficiente auditiva, que vai traduzindo para linguagem gestual o que se vai passar em cada número de actuação.

Não posso deixar de destacar o facto de em apenas duas semanas dois, dos três, cantores terem aprendido a música, letra e interpretação de temas nacionais bem conhecidos. A interpretação quer do cantor quer da cantora foram, simplesmente, perfeitos. Pode mesmo dizer-se que eram uns sosia vocais de José Cid e Dulces Pontes.

A Portugal "My Dream" trouxe um elenco de 40 pessoas para interpretarem números de dança, com momentos coreógrafos bem interessantes, interpretados por deficientes auditivos; momentos de música tocada por deficientes visuais, três, magníficas, vozes de deficientes visuais e físicos e um bailarino deficiente físco.

Saliento, ainda, um aspecto negativo, alheio à companhia e à produção; o facto de nenhum membro do governo ou Presidente da República ter estado presente.

Pela maioria dos países por onde passaram foram sempre recebidos, ao mais alto nível. Ou seja o Presidente da República, o Rei ou a Chanceler assistiam ao espectaculo e no fim felicitaram-nos em palco perante a plateia. Infelizmente Portugal foi uma excepção, mas negativa.

Deixo aqui o alerta que o "My Dream" estará hoje, novamente, no Coliseu dos Recreios e não deveriamos ser a excepção, pois para além do belissimo espectáculo, os artistas merecem ser recebidos pelo Prf. Dr. Cavaco Silva e ou o Eng. José Socrates.
Créditos fotográficos: My Dream