quinta-feira, 8 de maio de 2008

Exposição sobre a obra de Baptista Bastos



“Baptista Bastos – Prosador do Mundo”

A inauguração da Exposição Biobibliográfica “Baptista Bastos – Prosador do Mundo” terá lugar no próximo Sábado, dia 10 de Maio, pelas 17.00 Horas.

Baptista-Bastos (1934), considerado um dos exímios prosadores contemporâneos,
distinguiu-se no jornalismo, no romance e no ensaio, tendo recebido variadíssimos prémios
literários.
Em termos de narrativa ficcional aproximou-se inicialmente de uma estética Neo-
Realista.
Contudo, na sua evolução como escritor, nunca abandona um teor marcadamente
urbano e de representação social, pois como afirmou “Escrever é moral em acção”.

A Exposição, com curadoria de David Santos e Luísa Duarte Santos, estará patente até 19 de Outubro.
Horários: 3.ª a 6.ª feira das 10.00 às 19.00 Horas
Sábados das 15.00 às 22.00 Horas
Domingos das 11.00 às18.00 Horas
Encerra às 2.ªs feiras e feriados.

Inscrições abertas para o Rock na prais


O Rock é Imortal.
Rock na Praia Também
Inscrições Abertas para o concurso do Festival Rock na Praia 08.
Rock na Praia renasceu maior e melhor que nunca.
O festival de bandas de garagem por onde já passaram nomes como Reckless, Bed Noise, Mad Dogs, Spinning Shalk, este ano conta com duas eliminatórias em bares do concelho de Esposende, dias 12 e 19 de Julho.
As bandas finalistas sobem ao palco dia 9 de Agosto, na praia da Apúlia, onde a organização espera uma afluência maior do que na edição anterior e promete muitas surpresas.
Estão abertas as inscrições, termina a 13 de Junho o prazo de entrega, envia já a tua maqueta!

Rock in Rio começa a 30 deste mês


A organização do Rock in Rio-Lisboa 2008 comunica que os bilhetes VIP para o dia 30 de Maio já esgotaram – tal como o ROCKCard CP.
Prevê-se que também os bilhetes regulares para esse mesmo dia – em que actuam as grandes estrelas Lenny Kravitz, Amy Winehouse, Paul Van Dyk, Sam The Kid & Cool Hipnoise, entre muitas outras – venham a esgotar na semana que antecede a abertura do evento, por isso, os fãs destas bandas deverão apressar-se para garantir a sua presença no primeiro dia do maior evento de música e entretenimento do mundo que promete ser um dia em cheio!
Esta é uma novidade que reflecte o sucesso de vendas para a terceira edição do evento em Portugal, situando-se 25% acima do registado em igual período na edição anterior.
De salientar que até hoje apenas se registou uma situação em que os bilhetes esgotaram, que foi o dia da actuação de Shakira no Palco Mundo, em 2006, e o último bilhete terá sido vendido apenas no dia anterior.
Esgotado também está já o ROCKCard CP para o dia 6 de Junho.
Este produto, desenvolvido em conjunto com a CP e direccionado para a população do Norte do país, tem tido também grande procura por parte do público.

Mafalda Veiga no Centro Cultural Olga Cadaval


MAFALDA VEIGA


Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra
Dia 9 de Maio às 22h
Mafalda Veiga está em digressão com o seu novo espectáculo CHÃO, que será apresentado integralmente, pela primeira vez, em Sintra, no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval.
Com o mesmo nome, o seu mais recente disco (com entrada directa para o segundo lugar do Top de vendas) traz-nos, de forma surpreendente e inesperada, o single que se encontra a passar em alta rotação nas rádios nacionais, "Estrada", que nos agarra de imediato pela inovação das sonoridades e harmonia com versos profundamente optimistas.
O espectáculo integra ainda canções incontornáveis da carreira da Artista e, tal como em 2003, quando da apresentação do seu disco “Na Alma e na Pele “, haverá toda uma componente cénica especialmente preparada para mais “uma noite para comemorar”.
Mafalda Veiga será acompanhada por :
Filipe Raposo – piano ,
Rhodes e Wurlitzer António Pinto – guitarras
João Barbosa – guitarras
Paulo Jorge Ferreira – baixo
Vicky – bateria

Concerto no Fragil, HOJE!


Grande entrevista com Luiz Felipe Scolari





5ª Feira, dia 8, 21h00



GRANDE ENTREVISTA COM

LUIZ FELIPE SCOLARI


O seleccionador de Portugal até ao Euro2008, é o convidado de Judite de Sousa.

A primeira grande entrevista televisiva de Luiz Felipe Scolari na véspera da Selecção Nacional entrar em estágio para o Euro 2008.

Nascido a 9 de Novembro de 1948, em Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Formado na Universidade de Educação Física de Porto Alegre, com especialização em futebol e voleibol,
Luiz Filipe Scolari começou a sua carreira de profissional de futebol aos 19, num pequeno clube do Brasil chamado Aymoré da cidadezinha de São Leopoldo.
Por via das suas capacidades de liderança, cedo se transformou no «capitão» de equipa.
Jogando como defesa, de estilo duro e autoritário, nunca foi um jogador tecnicamente muito dotado, mas fazia-se notar pela sua tenacidade.
Em 1973, transferiu-se para o Caxias e por lá se manteve durante seis anos.
Em 1987, no Grémio, venceu o Campeonato Gaúcho, e passou ainda pelo Novo Hamburgo e pelo Juventude de Caxias antes de por um ponto final na carreira, aos 32 anos, no CSA de Maceió.
Estreou-se como treinador no Brasil de Pelotas, levando-o à fase final do Campeonato Gaúcho em 1993.
Estava no Juventude de Caxias quando lhe acenaram com convites asiáticos: treinou o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e o Al-Qadsia, do Kuwait, com o qual venceu a Taça do Kuwait.
Como seleccionador do Kuwait, venceu a Taça do Golfo Pérsico.
De regresso ao Brasil, no Palmeiras e no Grémio, tornou-se um triunfador: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Taça dos Libertadores, Recopa Sul Americana, Taça Mercosul.

Os títulos conduziram-no ao cargo de seleccionador brasileiro, em 2001, pegando no «escrete» numa fase difícil na qual até o apuramento para o Mundial da Coreia e do Japão parecia posto em causa.
O seu carisma impôs-se e Luiz Filipe Scolari atingiu o topo da vida de treinador de futebol: Campeão do Mundo em 2002.
Em 2003 tomou conta da Selecção Portuguesa e levou-a à final do Euro 2004.
Dois anos mais tarde, após uma excelente fase de qualificação, conduziu a Selecção Nacional ao quarto lugar do Mundial 2006, confirmando a magnífica série de resultados obtidos à frente da "equipa de todos nós".

XV Congesso da Sopa de Tomar

XV Congresso da Sopa
10 de Maio
Ilha do Mouchão Parque
Tomar


"O já famoso Congresso da Sopa que se realiza todos os anos em Tomar, já vai na sua 15ª edição que este ano regressa ao seu local de origem, à idílica ilha do Mouchão Parque no coração da cidade e banhado pelas águas do rio Nabão.
É já este sábado, 10 de Maio 2008, a partir das 12h30.
A entrada custa 8€ e inclui um kit completo por participante (tabuleiro, copo, colher, guardanapo e malga), tal como o acesso livre e ilimitado a todas as sopas e bebidas.
As sopas são da autoria dos vários restaurantes da cidade e concelho, nas bebidas há água e vinho da região."
Informações

ARTIS 2008 em Seia

ARTIS 2008
Festa das Artes e Ideias de Seia
10 de Maio às 21h30
Casa Municipal da Cultura
Seia

Concerto com a
Kumpania Algazarra

Tiago Silva no Café Santa Cruz

Tiago Silva
9 de Maio às 23h30
Café Santa Cruz
Coimbra

" Nos Passos de Magalhães" começa sábado na RTP


NOS PASSOS DE MAGALHÃES






SÁBADOS, ÁS 22,30,


A PARTIR DE 10 DE MAIO


Durante sete meses, percorrendo 15 paises e atravessando três oceanos, Gonçalo Cadilhe seguiu a vida e as viagens de Fernão de Magalhães, o maior navegador português da História da Humanidade.

Da luminosidade equatorial das ilhas Molucas ao vento gelado da Patagónia, dos caminhos medievais de Espanha aos monumentos coloniais das Filipinas, da Lisboa de D.Manuel I ao Marrocos português de quinhentos, seguimos Gonçalo Cadilhe numa moderna e trepidante volta ao Mundo.

A versão televisiva " Nos Passos de Magalhães " resultou de uma idéia de Daniel Deusdado e Nuno Artur Silva, a partir da viagem desenhada por Gonçalo Cadilhe.

Cinco séculos depois, o feito de Magalhães continua pouco explorado. Gonçalo Cadilhe segue a rota do navegador, mostra as terras e as gentes que ele terá visto e revela-nos quem era o homem que realizou a primeira viagem de circum-navegação.

Sobre o autor e realizador do Programa

Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz em 1968. Tem uma licenciatura em Gestão de Empresas e durante os anos de Universidade frequentou também a Escola de Jazz do Porto
Depois de uma breve passagem pelo mundo da Gestão de Empresas, em Abril de 1993 começou a viajar e a escrever sobre viagens de forma profissional.

A partie de 1996 dedica-se exclusivamente à escrita e publicação de reportagens de viagem.

Em Dezembro de 2002 inicia uma viagem à volta do mundo sem transporte aéreo que irá durar 19 meses.

Marionetas, Música e Dança na Festo do Oriente



Marionetas, música e dança
em destaque
na festa do Oriente

O Museu do Oriente apresenta, nos dias 9, 10 e 11 de Maio, com entrada gratuita, espectáculos de marionetas, música e dança, numa homenagem à cultura asiática que dá a conhecer, no Ocidente, o melhor da arte oriental.
Um espectáculo de marionetas, inserido no FIMFA Lx8, no qual as sombras chinesas se cruzam com o cinema mudo, o humor e a música, é uma das sugestões no programa do fim-de-semana inaugural do Museu do Oriente.



“Não toquem nas minhas mãos” é protagonizado por Valeria Guglietti, exímia marionetista de sombras com as mãos.

Apenas com um foco de luz e os dedos, Valeria Guglietti cria imagens fantásticas, que se movem em pequenas histórias, apelando à imaginação do espectador.

A festa prossegue com um espectáculo de música hindustani, num recital de sitar de Manuel Leão e Francisco Cabral nas tablas, e com demonstrações de música e danças tradicionais de Goa, pelo grupo Ekvât.

O Quarteto Capela apresenta, nos dias 9 e 11 de Maio, um concerto de música chinesa com instrumentos ocidentais, enquanto as danças do Rajastão, a cargo de Carolina Fonseca, animam o Museu do Oriente neste fim-de-semana de tributo à Ásia.


Espectáculos – Museu do Oriente – Avenida Brasília, Doca de Alcântara Norte
Dias 9, 10 e 11 de Maio

Fox e National Geographic Chanel disponiveis na plataforma móvel


FOX, FOX News e National Geographic Channel:
os novos canais Meo Mobile da TMN

A FOX International Channels (FIC), empresa multimédia dedicada à produção e distribuição de conteúdos para televisão e serviços digitais, reforça a sua parceria com o MEO e lança os seus primeiros canais mobile em Portugal – FOX, FOX News e National Geographic Channel – no Meo Mobile, o serviço de Mobile TV da TMN, estando os mesmos acessíveis através de um telemóvel TMN, 24 horas por dia.

O FOX News Mobile é um canal noticioso que transmite 24 horas de informação em inglês, à semelhança do que acontece na emissão em televisão.

No FOX Mobile serão transmitidos, nas versões originais, os melhores momentos de séries como ‘House’, ‘A Lei do Mais Forte’, ‘Simple Life’, ‘Ossos’, entre outros.


Por seu turno, o National Geographic Channel Mobile vai emitir clips de aventura, viagens, desportos radicais, vida selvagem, ciência e os mais divertidos e excitantes momentos do canal.

Os canais FOX Mobile e National Geographic Channel Mobile vêm reforçar a actual categoria de ‘Entretenimento’ e estão acessíveis em três pacotes: ‘Meo Séries e Kids’, ‘Meo Total’ e ‘Meo Total 24H’. Já o FOX News Mobile integra a categoria de ‘Notícias’ e está disponível nos pacotes ‘Meo Notícias e Desporto’, ‘Meo Total’ e ‘Meo Total 24H’.

O Meo Mobile, serviço de Mobile TV disponível para os clientes TMN, tem agora 31 canais, a maior oferta do mercado, organizados segundo 7 categorias (‘Generalistas’, ‘Notícias’, ‘Entretenimento’, ‘Desporto’, ‘Infantil’, ‘Música’ e ‘Adultos’) e com 4 diferentes pacotes de subscrição, segmentados de acordo com as preferências dos clientes.

Para aderir basta aceder ao portal i9 num telemóvel TMN, seleccionar a opção Meo Mobile e escolher o pacote que desejar.






Recordar Maio de 68 com Claudia Cardinale



Dia 8 de Maio às 00:30h



CLAUDIA CARDINALE


Ser Claudia Cardinale é o sonho de muita gente e ao mesmo tempo um grande compromisso para uma pessoa só: a própria Claudia Cardinale.


No princípio a mais bela rapariga italiana na Tunísia depois a "namoradinha" de Itália que seguia atentamente o início da sua carreira no cinema mais tarde a "CC" para os franceses Claudia seguiu em frente no cinema desde os anos sessenta até aos nossos dias e ainda está preparada para fazer um novo filme.


Monicelli, Bolognini, Fellini, Visconti, Leone, Lelouch são apenas alguns nomes de famosos cineastas que dirigiram Claudia Cardinale considerada uma das mais misteriosas mulheres do cinema italiano.


Este documentário inclui depoimentos de nomes famosos como Marco Bellochio, Liduio Bozzini, Liliana Cavani, Jacques Perrin e a própria Claudia Cardinale.


Realização: Stefano Mordini


Nascida Claude Josephine Rose Cardinale de pais sicilianos na capital tunisina iniciou-se no cinema após ganhar um concurso de beleza em 1957.


O seu primeiro filme foi Goha em (1958) e nesse mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti.


No início a sua carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi.


Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: Il Gattopardo (O leopardo1963) e Rocco e i suoi fratelli (Rocco e seus irmãos1963) de Luchino Visconti, de Federico Fellini e no épico de Sergio Leone Once Upon a Time in the West (Era uma vez no oeste1968).


A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido à sua falta de interesse em deixar a Europa.


Os seus filmes em Hollywood incluem Circus World (1964), The Pink Panther (1964) e The Hell With Heroes (1968).


Pode-se dizer que ela actuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos.


Algumas das suas actuações consideradas memoráveis são: em Vaghe stelle dell'Orsa de Visconti onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão.

Em La Storia de Luigi Comencinicom a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial.


Além desses filmes podemos citar também La ragazza con la valigia de Valerio Zurlini e Libera de Mauro Bolognini.

Ela permanece activa no cinema europeu e os seus últimos filmes incluem Qui comincia l'avventura (1975), Fitzcarraldo (1982), La Storia (1985) e Un homme amoureux (1987).


Claudia Cardinale é uma liberal com fortes convicções políticas.

Uma mulher de esquerda preocupada com os problemas das mulheres e dos homossexuais.

Tem orgulho na sua herança árabe e envolve-se em inúmeras causas humanitárias.

Semana Académica de Lisboa leva bandas ao Rock in Rio







O cartaz do Festival Académico de Lisboa, que decorre entre os dias 14 e 17 de Maio no Parque Tejo, está fechado.



No palco principal, a surpresa deste ano é o concerto de uma All Star Band composta por Sam The Kid, Tim, Santos e Pecadores, Cool Hipnoise, Sara Tavares, Expensive Soul e Prince Wadada especialmente para o Festival Académico de Lisboa.

Este projecto foi criado e produzido em colaboração com o Rock In Rio-Lisboa e promete tornar inesquecível a noite de sexta-feira, dia 16.

Além dos já confirmados Da Weasel, Marcelo D2, Quim Barreiros, Blasted Mechanism e Sizzla, entre outros, a edição deste ano contará ainda com actuações dos Soulbizness, Kalashnikov e Primitive Reason.

Este ano, o Festival Académico de Lisboa organiza, pela primeira vez, um concurso de bandas de garagem que dará acesso ao Rock In Rio-Lisboa.

A banda vencedora actuará no Sunset Rock in Rio a 6 de Junho.

A tenda electrónica Fly London contará com as presenças de Erb’n’Dub (dia 14), Rita Zukt (dia 15), Elektro Fighterz (dia 16) e Party Sheet (dia 17), entre muitos outros.

Os bilhetes para o festival já estão à venda na Associação Académica de Lisboa, Associações de Estudantes e nos locais habituais, com preços que variam entre os 10 euros para estudantes (bilhete para o 1º dia) dia e os 30 euros (passe para os 4 dias).

O Festival Académico de Lisboa insere-se na Semana Académica de Lisboa, que se realiza entre os dias 12 e 17 de Maio.

A Serenata a Lisboa, na Praça do Município, na noite de segunda-feira, dia 12, inaugura a 24ª edição da semana em que os estudantes do ensino superior da capital celebram o espírito académico.

A festa continua e só acaba na última noite do festival.

Antena 3 no Rali de Portugal




Antena 3 no Rali de Portugal


De quinta a sábado, das 10h00 às 21h00, a Antena 3 vai estar no Fun Park do Vodafone Rally de Portugal com jogos, prémios e muita animação.

No espaço Antena 3, o desafio está lançado… Pit Stop Antena 3: quem sintonizar rapidamente a Rádio pode ganhar prémios.

Há ainda a oportunidade de testar as habilidades dos participantes ao volante dos carros telecomandados na pista da Antena 3, disputando os melhores tempos de prova.

Para o nosso piloto mais veloz há ainda uma surpresa especial.

Pit Stop Antena 3. Encontro marcado no stand da Antena 3 no Fun Park do Estádio do Algarve com a promessa de momentos muito divertidos.

Lançamento do Livro " Karley Aida, O Circo , A Vida "

Lançamento do Livro

"Karley Aida, O Circo, A vida"

- 10 Maio, 18h30 Tenda -

Jardim da Luz - Carnide



Com o título – Karley Aida, o Circo, a Vida – surge a primeira biografia sobre um(a) artista de circo no mercado editorial português, iniciativa concretizada pela Junta de Freguesia de Carnide e assinada por Fátima Freitas.

Nesta obra conjuga-se a curiosidade - quem é esta artista de circo (?) - ao interesse por saber o que significa ser artista de circo(?).


Karley Aida é uma artista que desenvolveu diversificado currículo no estrangeiro tendo alcançado fama de ‘vedeta’ no âmbito das artes do espectáculo, em particular no circo e na música ligeira.

Quando regressa Portugal, o seu nome reaparece em funções destacadas em várias estruturas profissionais ligadas à actividade circense, da qual se tornou uma combativa representante.

Seguir o relato desta vida – escutar a interioridade da sua estória – é, também por isso, acrescer material de informação e de reflexão sobre a história e evolução da Arte do Circo (a ‘Arte do Instante’) e suscitar, ainda, renovadas questões prementes pela sua actualidade. Designadamente, as que permitem vislumbrar nos ‘entreluzes’ desta pista a urgência do diálogo entre duas linguagens e realidades circenses – ‘circo tradicional’ / ‘novo circo’, equacionando alguns dos pontos nodais que emergem do seu confronto.

Pois, afinal, o Circo – não o esqueçamos – é uma metáfora da Vida.
Este evento insere-se no âmbito da programação “Haja Circo”, que ocorrerá em diferentes locais da freguesia de Carnide de 9 a 11 de Maio, com o objectivo de promover e divulgar as actividades circenses.