quinta-feira, 24 de maio de 2007

Exposição sobre Laura Alves

“Laura Alves – Uma Actriz, um Teatro e um Empresário”

O espaço comercial Monumental recebe, entre os dias 29 de Maio e 07 de Junho, das 10 às 24 horas, a Exposição “Laura Alves – Uma Actriz, um Teatro e um Empresário”.
A ideia é do actor Miguel Villa, que em memória da artista e em virtude dos 21 anos do desaparecimento deste ícone do teatro português, vem avivar a memória daqueles que com ela partilharam o palco e dos que apenas a admiravam.
Com este gesto o actor pretende ainda dar a conhecer aos mais novos o trabalho de Laura Alves.
Miguel Villa apresenta ao público parte do seu espólio pessoal do qual fazem parte caricaturas, cartazes de época, fotografias de cartaz, fotografias de cena e programas das peças protagonizadas pela actriz.
O local escolhido para a exposição prende-se com o facto deste ter sido a casa onde a actriz trabalhou durante anos, o antigo Teatro Monumental, destruído em 1982.
Na apresentação vão estar presentes nomes da ribalta e colegas de trabalho da actriz como Alda Pinto, Alina Vaz, Carlos Quintas, Cláudia Martins, João Rodrigo, Jorge Sousa Costa, Paulo Alexandre, Ruy de Carvalho, Simone de Oliveira, entre outros.
Fernanda Baptista, José Raposo, Maria João Abreu, Maria de Lourdes Resende e Vasco Morgado, filho de Laura Alves e proprietário do Teatro Villaret, também assinalam presença nesta merecida homenagem.

Nascida a 08 de Setembro de 1921, na Rua de São Bento, em Lisboa, estreia-se como profissional a 20 de Agosto de 1935 na peça “Duas Garotas em Paris”, no Teatro Politeama.
A carreira da actriz prossegue no teatro de revista e no cinema.
Em 1951 inaugura o Teatro Monumental com a peça “As Três Valsas” ao lado de João Villaret e aí se mantém até 1982, ano em que pisa o palco pela última vez na peça “O Pai Precisa-se”. Aquela que foi uma das maiores actrizes portuguesas do século XX abandona-nos a 06 de Maio de 1986.

Inauguração
28 de Maio – 18:00 – Espaço comercial Monumental (Ao Saldanha)