quinta-feira, 5 de junho de 2008

Exposição de Marta Ferreira


SHOWBIZE
Exposição Fotográfica (Marta Ferreira)
O principal mérito dos espectáculos "Jesus Cristo Superstar", "Música no Coração" e "O Principezinho" é que todos exploram não somente o canto, mas também a dança e a expressão corporal.
Na plateia, público extasiado e sem palavras, lágrimas, felicidade, arrepios e quase sempre uma mesma opinião: "simplesmente fabuloso".
No palco interpretações e performances grandiosas, encenação, vozes, postura, empenho, dedicação, maquilhagem, luxo.
Resumindo: um mundo de glamour, sonho e fantasia captado pelas lentes da fotógrafa portuguesa Marta Ferreira.

MTV celebra aniversário a 30.000 pés!




‘Vueling by MTV’:
experiência única de voo leva


arte urbana
a 30.000 pés de altitude



A MTV e a companhia aérea Vueling uniram-se para criar uma experiência única de voo que irá estender-se a toda a Europa durante este Verão.

Os passageiros da Vueling vão ter a oportunidade de voar em dois aviões exclusivos ao som da MTV, com vídeos musicais e alguns dos mais seus conhecidos programas como “Pimp my Ride” ou “The Fabulous Life Of...”
A arte que alcança os 30.000 pés de altitude é de Pepa Prieto e 3ttMan, artistas de origem espanhola e francesa, respectivamente, que “vestiram” com as suas obras únicas e gigantescas dois aviões Vueling.

Além da componente musical e audiovisual, desta parceria resultam também outras novidades como menus temáticos especialmente criados para a ocasião.
A MTV e a Vueling, duas marcas que partilham um público jovem, vanguardista e conhecedor das novas tendências, fazem com que a arte urbana abandone o seu habitat natural para conquistar o espaço aéreo através uma simbiose perfeita entre as duas empresas.
Para Lorenzo De Stefani, Director Geral da MTV Portugal, “não se trata apenas de aviões decorados pela MTV.

São aviões onde a música e o entertenimento a bordo transformam a viagem numa experiência única e inesquecível”.

Este projecto estende-se a Portugal, Espanha, Itália e França, países onde ambas as marcas estão presentes.
A MTV Portugal celebrará o seu 5º aniversário com “MTV ON BOARD - 5 Years On Air”

No âmbito da colaboração da MTV com a Vueling, a MTV Portugal irá celebrar o seu quinto aniversário com a festa “MTV on Board - 5 Years On Air”, na noite do 4 de Julho.


Este mega evento vai realizar-se a 30.000 pés de altitude, numa viagem com destino a Barcelona.
“Um avião MTV, uma viagem entre duas cidades cool como Lisboa e Barcelona, um DJ international a bordo, um grupo dos passageiros composto por artistas portugueses e sortudos “viewers” vencedores de passatempos… O que mais podemos desejar para celebrar cinco anos de música em Portugal com a MTV?”, afirma Lorenzo De Stefani, entusiasmado.
O projecto ‘Vueling by MTV’, que permite que o trabalho dos artistas seja exposto numa galeria nunca antes vista (o espaço aéreo), encontrou a arte de Pepa Prieto e 3ttMan, que decoraram a fuselagem de dois novos Airbus A-320 da Vueling, a que deram os nomes de, respectivamente, ‘Ain´t no Vueling high enough’ e ‘Absolute Vueling’.

Feist esgota Aula Magna

FEIST ESGOTA AULA MAGNA

LAWRENCE ARABIA NA PRIMEIRA PARTE


O concerto de Feist, dia 11 de Junho na Aula Magna, encontra-se completamente esgotado, restando ainda aos fãs da canadiana a possibilidade de se deslocarem ao Coliseu do Porto, no feriado de dia 10 de Junho.

A primeira parte de ambos os espectáculos fica a cargo da banda neozelandesa, radicada em Londres, Lawrence Arabia.
Quando se estreou em 1999 com “Monarch (Lay Your Jewelled Head Down)”, Leslie Feist estava longe de pensar até onde podia chegar a sua carreira

.Com o terceiro álbum, ”The Reminder”, Feist colocou-se nas bocas do mundo juntando ao, já habitual, sucesso junto da crítica, o êxito comercial - o disco atingiu o oitavo lugar do top de vendas americano, um feito raro para um músico independente.

O álbum garantiu-lhe ainda 4 nomeações para os Grammys, nas categorias de “Melhor Voz Pop Feminina”, “Melhor Novo Artista”, “Melhor Álbum Pop” e “Melhor Vídeo Curto”.

Além da carreira a solo, Feist fazia parte do colectivo canadiano Broken Social Scene, na companhia de Kevin Drew e Brendan Canning, entre outros.

Festival de Música em Braga

Festival de Música em Braga

ANDRÉ SARDET E BLIND ZERO
JUNTOS PELA SOLIDARIEDADE

André Sardet, Blind Zero, Adelaide Ferreira e Patrícia Candoso são alguns dos artistas presentes no Festival de Solidariedade que, no dia 21 de Junho, enche de música e alegria o Estádio AXA, em Braga, organizado pela Fundação AXA Corações em Acção em parceria com a Fundação do Gil.
Com apresentação de Fernanda Freitas, a receita angariada neste Festival de Música visa contribuir para equipar uma segunda Unidade Móvel de Apoio ao Domicílio (UMAD II) para a Fundação do Gil, permitindo, desta forma, alargar o apoio clínico e social ao domicílio a mais crianças vítimas de doenças crónicas.
Estima-se que cerca de 70 crianças por ano possam ser devolvidas ao seio familiar com este novo veículo.
Para além de André Sardet, Blind Zero, Adelaide Ferreira e Patrícia Candoso, o cartaz deste Festival de Solidariedade, cujo bilhete de entrada é uma t-shirt, com preço simbólico, inclui as participações dos Pequenos Violinos – Paganinus, das bandas Gentlemen Strip Club, Steel Velvet e da Azeituna, tuna da Universidade do Minho.
Ao longo de quase dez anos de carreira, André Sardet tem mantido o seu nome ligado a diversos projectos de solidariedade e à luta pelo fortalecimento da música portuguesa.
O Festival de Solidariedade é uma oportunidade para apreciar o seu trabalho ao vivo.

Herdeiros da geração rock internacional, os Blind Zero têm um papel interventivo na sociedade e são uma banda com causas.
Entre temas novos e alguns clássicos da carreira, a banda promete apresentar novidades neste concerto, com mais de quatro horas de duração.
Com o lançamento, já este ano, do álbum “O melhor de Adelaide Ferreira”, a artista promete subir ao palco do Estádio AXA para provar que continua a ser uma das melhores vozes femininas nacionais.
Patrícia Candoso, conhecida pela sua participação na série juvenil “Morangos com Açúcar” e na novela “Mundo Meu”, da TVI, apresentará o seu último trabalho, intitulado “Só um Olhar”, integrado na tournée deste ano.
As entradas para o Festival já podem ser adquiridas nos espaços comerciais AXA e nos balcões do Barclays Bank, onde foi aberta uma conta de solidariedade, com o número 003201510020352013122, para recolha de donativos.

Apresentação de " A Galeria Imaginária " de Nuno Barreto



A “Galeria Imaginária” de Nuno Barreto


O Museu do Oriente foi o palco do lançamento do livro “Galeria Imaginária”, de autoria de Nuno Barreto, com apresentação do professor Fernando António Baptista Pereira, no dia 4 de Junho, pelas 18h30.
O livro uma antologia da obra de Nuno Barreto, desde 1966 até 2006, apresenta mais de 100 reproduções divididas pelos seguintes capítulos: “O Pintor e a Pintura”, “Gente e Situações”, “Geometria e Motivos”, Janelas”, “Labirintos”, “Paisagens e Despedidas”, “Provérbios e outras Fábulas” e “Macau e China”.
Nuno Barreto está radicado há cerca de 20 anos em Macau, alternando com estadas longas no Porto, onde nasceu e realizou a sua formação artística.


A sua obra deixa transparecer um talento especial para captar o espírito de um lugar, assim como os sentimentos das pessoas que o povoam.


Porém, o artista fá-lo mediante uma capacidade de invenção que combina o gosto pela síntese com a ironia sobre determinados comportamentos e situações.

Pedrito do Bié edita em Portugal


Angola We editado a
2 de Junho em Portugal

Pedrito do Bié para além de cantar e tocar é o responsável por todas as composições deste seu primeiro CD intitulado Angola We.

Contou com a participação de vários artistas, tais como Wyza, Kituxi, Chico Santos, Moreira, Círilo Bertini e o guineense Manecas Costa.

As músicas falam de respeito, amizade, educação e de amor por Angola, bem como dos problemas enfrentados pelo cantor quando chegou a Luanda e da sua vontade de vencer todos os desafios impostos pela vida.

Angola We fala de histórias da vida do autor, narra passagens da sua infância, da sua chegada a Luanda e as dificuldades com a aplicação correcta da língua portuguesa, tanto nas ruas como na escola, onde era castigado pelos erros cometidos.

Pedro Chitumba Sapalo ou simplesmente Pedrito do Bié, de 15 anos de idade, nasceu na província do Bié.

Maré Baza reabre, em Fao


Punktaylor fest em Alvalade


PUNKTAILOR FEST 2
c/
DELLAMORTE DELLAMORE (ESP)Day Of The DeadHo-Chi-MinhHills Have EyesWe Are The DamendSatans RevolverRaised By Wolves

7 Junho - Sala Tuatara (Alvalade - Lisboa)Abertura de Portas: 15H00 - Entrada: 10€ (antecipado) ou 11€ (no dia)
Bilhetes à venda em PunkTailor.com, Discotecas Carbono, Reserva_Bilhetes@punktailor.com e no dia e local do evento a partir das 14H00.

Alterações no Canal Fox em Junho

CANAL FOX TEM ALTERAÇÕES
NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE JUNHO

FAMILY GUY
Dia 7 de Junho, às 13h40 + Dia 8 de Junho, às 08h40 - Emissão do Ep. 12 ('The Former Life of Brian') de 'Family Guy' [em vez da emissão do Ep. 1 ('Blue Harvest') - que será emitido em Agosto]

PERDIDOS
Dia 24 de Junho, às 21h30 - Emissão de Especial - Preparação do Grande Final da 4.ª Temporada de 'Perdidos' [o Ep. 13 será emitido, juntamente com o último episódio (14) no dia 1 de Julho]

Festival Alkantara na Politécnica


FESTIVAL ALKANTARA
MUNDOS EM PALCO NA POLITÉCNICA


O último espectáculo a ver na Politécnica no âmbito do Festival Alkantara é “No Dice”, um trabalho da companhia Nature Theater of Oklahoma, sediada em Nova Iorque.
Dirigidos por Pavol Liska, um dos encenadores mais criativos da cena nova-iorquina actual, os Nature oferecem ao espectador experiências tão invulgares que é inevitável que o público se questione sobre os limites daquilo a que tradicionalmente chama teatro.
Recorrendo frequentemente a textos clássicos, a companhia leva para a cena gestos do quotidiano – como dormir, andar, ouvir ou esperar – e transforma-os em actos performativos únicos.
Nos últimos dez anos, os Nature têm produzido teatro, cinema e eventos de multimédia.
A Lisboa trazem uma versão reduzida de quatro horas do seu lendário espectáculo melodramático “No Dice” (que, na versão original, dura onze).
Um épico do dia-a-dia, transformado em algo de proporções transcendentais, “No Dice” utiliza cem horas de registos telefónicos da companhia, filtrando-os pelas convenções do teatro amador, para chegar a uma experiência transformadora – com diversões fantásticas ao longo do caminho e preocupações pessoais urgentes como: “Será que devo deixar de beber?”; “Será que vou ser despedido?”; e “Como é que podemos chegar ao dinheiro de Hollywood?”
No meio da luta das suas carreiras artísticas, à beira do fracasso total, os artistas envolvem-se num combate grandioso para chegar ao centro da história e realizar a derradeira tarefa de transformar a rudeza das suas próprias vidas em arte.
Será que vão conseguir? Sobre o espectáculo, escreveu-se:“Não é fácil sentir, num sábado à noite nesta cidade alucinante, que estamos exactamente onde se queríamos estar, e até mesmo onde precisamos de estar.
Mas ‘No Dice’, dos Nature Theater of Oklahoma, é aquele evento raro e maravilhoso de sustentação teatral: partimos felizes e satisfeitos, mas a querer mais… ‘No Dice’ é uma obra prima.
As suas personagens reduzidas e profundamente humanas expressam o desejo grandioso de nos juntarmos ao “murmúrio cómico universal”, mas em vez disso elas personificam-no.
Resistir é inútil”
companhia Nature Theater of Oklahoma
com Anne Gridley, Thomas Hummel, Robert M. Johanson, Zachary Oberzan e Kristin Worrall
conceito e direcção Pavol Liska e Kelly Copper
construído a partir de conversas com Marc Dale, Anne Gridley, Teresa Gridley, Robert M. Johanson, Jo Liegerot, Zachary Oberzan, Adam Tsekman, Katarina Vizinova and Kristin Worrall
música Kristin Worrall e Lumberob
design Peter Nigrini

Cinema no Casino Estoril de 5 a 11 de Junho

Cinema Casino Estoril exibe
“Shine a Light”


O Cinema Casino Estoril exibe, na próxima Quinta-Feira, o filme “Shine a Light”, iniciando, assim, outro ciclo de sessões que se prolonga até 11 de Junho, sempre à meia-noite.
Trata-se do mais recente filme/concerto de Martin Scorsese, que revela o mundo dos Rolling Stones de uma forma como eles nunca foram vistos.
“Shine a Light” foi filmado, em 2006, no famoso Beacon Theater em Nova York.

O conceituado realizador reuniu uma experiente equipa de filmagem para capturar a energia única da lendária banda.
Com realização de Martin Scorsese, “Shine a Light” é protagonizado pelos Rolin Stones e Martin Scorsese.


Com um diversificado programa, o Cinema Casino Estoril apresenta, ainda, em cartaz o filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”.

Recorde-se que a nova película de Steven Spielberg continua, também, com exibições diárias até ao próximo dia 11 de Junho.
Com realização de Steven Spielberg, o filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” inclui um notável elenco com actores como Harrison Ford, Cate Blanchett e Karen Allen.

Alteração de Horário na Electrónica


Alterações de horários na Electrónica……
e bilhetes para o dia 6 de Junho já esgotados


A organização do Rock in Rio-Lisboa informa o público que houve pequenas alterações de horários na Electrónica devido a ajustes nas agendas dos artistas.

Na 5ª feira, dia 5 de Junho, a actuação dos 2 Many DJ’s foi antecipada para as 23h devido a compromissos profissionais da banda.


O alinhamento desse dia fica:

Miguel Quintão (03h-04h),

The Crystal Method – DJ Set (01h-03h),

2 Many DJ’s (23h-01h)

Zé Pedro & Miguel Quintão (21h-23h).


Já na 6ª feira, dia 6 de Junho, Sasha & Digweed também tiveram necessidade de trocar o seu horário dando ao “nosso” DJ Vibe a honra de encerrar a terceira edição do maior evento de música e entretenimento do mundo.


O alinhamento é o seguinte:

DJ Vibe (02h-04h),

Sasha & Digweed (23h-02h),

Tó Ricciardi (22h-23h) e

Stereo Addiction (21h-22h).


De salientar que os bilhetes para o último dia – 6 de Junho – já esgotaram.

Rock in Rio na fase final


Alterações de horários na Electrónica……
e bilhetes para o dia 6 de Junho quase esgotados


A organização do Rock in Rio-Lisboa informa o público que houve pequenas alterações de horários na Electrónica devido a ajustes nas agendas dos artistas.
Na 5ª feira, dia 5 de Junho, a actuação dos 2 Many DJ’s foi antecipada para as 23h devido a compromissos profissionais da banda.
O alinhamento desse dia fica: Miguel Quintão (03h-04h), The Crystal Method – DJ Set (01h-03h), 2 Many DJ’s (23h-01h) e Zé Pedro & Miguel Quintão (21h-23h).
Já na 6ª feira, dia 6 de Junho, Sasha & Digweed também tiveram necessidade de trocar o seu horário dando ao “nosso” DJ Vibe a honra de encerrar a terceira edição do maior evento de música e entretenimento do mundo.
O alinhamento é o seguinte: DJ Vibe (02h-04h), Sasha & Digweed (23h-02h), Tó Ricciardi (22h-23h) e Stereo Addiction (21h-22h).
De salientar que os bilhetes para o último dia – 6 de Junho – estão prestes a esgotar, existindo já poucas unidades em algumas FNAC e certos postos da BP em Lisboa.

Novo trabalho de António Pinho Vargas


António Pinho Vargas “Solo”


Doze anos depois, um disco de Jazz, pela primeira vez, a solo 12 anos depois de “A Luz e a Escuridão”, o seu último disco de jazz, António Pinho Vargas publica o primeiro disco a solo da sua carreira na Música Improvisada, iniciada há um quarto de século com o álbum “Outros Lugares” e continuada com mais três álbuns editados nos anos 80 e dois na década seguinte.
Executante e compositor, em princípio nada seria mais natural do que gravar um disco sozinho com o piano.
Mas a verdade é que este projecto antigo foi sendo sempre adiado, por esta ou aquela razão. Sobretudo, os últimos anos dedicou-os António Pinho Vargas à chamada Música Erudita, onde tem desenvolvido intensa actividade: como compositor interpretado em todo o Mundo e com diversos discos publicados - peças para solistas, música de câmara e sinfónica, óperas e outras obras vocais -, como professor, programador, ensaísta.
Mesmo ao vivo, passaram mais de seis anos sem qualquer actuação como músico de Jazz, intervalo apenas quebrado com um concerto recente no CCB, muito aplaudido pelos jornalistas e pelo público que rapidamente esgotou a sala.
De facto, poucos músicos de Jazz terão tido tantos trechos acolhidos até nas estações comerciais de rádio, músicas como “Tom Waits”, “Dança dos Pássaros” ou “As Mãos”.
Vargas tem um talento especial para a melodia que lhe é tão peculiar como a vocação para a improvisação.
E haverá melhor veículo para esses dons do que um disco de piano... solo? Em “Solo”, António Pinho Vargas, sublinhando sempre a melodia e a liberdade da interpretação, revisita as suas músicas mais conhecidas, lança uma luz nova sobre trechos que quase tínhamos esquecido e estreia dois temas novos.
“Solo” foi gravado em Dezembro passado, no Pequeno Auditório do CCB.
É editado no dia 23 de Junho.

Teatro Nacional de D.Maria II assinala Dia do Ambiente

TEATRO NACIONALABRE PORTAS NO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
UM CONTO AMERICANO – THE WATER ENGINE

O Teatro Nacional D. Maria II assinala o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora na próxima quinta-feira, dia 5 de Junho, com a oferta de entradas gratuitas para o espectáculo “Um Conto Americano – The Water Engine”, de David Mamet, em cena na Sala Garrett.
Com encenação de Maria Emília Correia, este trabalho conta a história de Charles Lang (personagem interpretada por Luís Gaspar), jovem cientista que inventa um motor que funciona apenas a água e julga assim ter conseguido o direito à independência económica.
O seu sonho é viver com a irmã, Rita (Paula Neves), numa casa no campo, fugindo a uma cidade cinzenta e desumanizada.
No entanto, o que vai descobrir, à sua custa, é que o mundo nem sempre está preparado para a inovação, e quando o seu invento choca de frente com os interesses das grandes instituições, Lang aprenderá uma lição muito dura.
De uma actualidade gritante – face à actual crise energética – a peça de David Mamet volta a enfatizar um problema que, nas últimas, tem repetidamente vindo a ser questionado pela comunidade científica e pela sociedade civil: como procurar fontes de energias alternativas, que nos permitam livrar-nos da excessiva dependência do petróleo?
Aproveitamos para lembrar que, a propósito deste espectáculo, o Teatro Nacional está a promover um ciclo de debates subordinado ao tema “Um Conto Americano – pelo olhar de…”, que cruza perspectivas de diferentes especialistas sobre Teatro, História e Sociologia.

Cinemas históricos do Porto em exposição fotográfica



“A Tela de uma história que não se acende”
é da autoria de Ana Pereira
Cinemas históricos do Porto em exposição
fotográfica no Silo-Espaço Cultural

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura, no próximo dia 5 de Junho, uma exposição de fotografia da autoria de Ana Pereira, constituída por 24 imagens em suporte de caixa de luz sobre as salas de cinema do Porto.
“A tela de uma história que não se acende” é a segunda exposição integrada no ciclo de fotografia temático “Ausências” programado pela Direcção Geral de Arquivos/Centro Português de Fotografia/Ministério da Cultura, que contará com mais uma exposição temática até ao final do ano.
Nesta exposição, a autora realizou um trabalho fotográfico sobre as salas de cinema da cidade do Porto que foram determinantes na introdução do cinema no país, algumas actualmente encerradas ou com actividades paralelas à exibição de filmes.

Numa compilação de imagens melancólicas que evocam a memória colectiva, salas históricas com as do Cinema Batalha, do Passos Manuel (Salão Jardim) ou do Cinema Trindade parecem ganhar vida nas fotografias de Ana Pereira.
Segundo Maria do Carmo Serén “É legítimo, melancolicamente legítimo, que as salas de cinema do Porto sejam assim recordadas através das fotografias de Ana Pereira.”

Projecto " Querida África" adiado


Projecto “Querida África”
adiado para Outubro

A Cruz Vermelha Portuguesa e o Vila Sol Premium Golf Resorts anunciam o adiamento da iniciativa para angariação de fundos a favor das vítimas das cheias em Moçambique, marcada para o dia 7 de Junho, para o próximo mês de Outubro em Vila Sol Vilamoura Spa & Golf Resort.
O adiamento desta iniciativa, a realizar no âmbito do Projecto Querida África, deve-se ao facto de a presidente da Comissão de Honra, Graça Machel ter cancelado a sua presença no evento, por motivos de força maior.
O Vila Sol Premium Golf Resorts é Membro Grande Benemérito da Cruz Vermelha Portuguesa, e apoia a Acção do Movimento Internacional da Cruz Vermelha.