terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aniversário da Banda da Covilhã comemorado com um concerto monumental


64º Aniversário da Banda da Covilhã
CONCERTO - Onde a Música encheu a Alma!



O Concerto de Aniversário, foi um dos pontos altos das comemorações do 64º Aniversário da Banda da Covilhã.

A organização fez questão de sublinhar o mesmo, uma vez que a música é a principal e única actividade em exclusividade da Associação Recreativa Musical Covilhanense.

O Concerto foi preenchido por 4 momentos – a participação da Orquestra Juvenil – onde os mais novos foram as estrelas, tendo recebido numerosos e calorosos aplausos. Um estímulo, um incentivo e uma promessa de que o futuro da Banda da Covilhã está assegurado.

Seguiu-se a Banda com 3 momentos – bandas sonoras onde a música fez viajar a plateia pelo filem - pequeno elefante e “American Pie”.

Na música clássica seguiu-se a famosa e difícil abertura – Guilherm Tell de Rossini, em que cada um na plateia sabe de cor quase cada acorde, cada movimento, o que torna a responsabilidade dos músicos acrescida.

A forma brilhante como Elmano Pereira dirigiu esta obra, tornaram possível executar uma das obras mais difíceis do repertório da Banda da Covilhã.

A terminar a festa – a música ligeira dos Quinta do Bill e os tradicionais temas portugueses de sempre que fizeram vibrar a numerosa assistência.

Por último ouvimos o novo hino da Banda da Covilhã, uma obra original escrita pelo nosso monitor e colaborador – Alain Rosa.

Em dia de aniversário, no final o forte aplauso ficou bem patente demonstrando que ao fim de 1 mês desde o último Concerto (Gala), o trabalho desenvolvido foi apreciado e aplaudido.

Museu do Oriente organiza conferência por Monge Budista


Monge budista ensina segredos para

“Uma vida digna”

O Museu do Oriente, a Autoridade de Turismo da Tailândia e a Embaixada da Tailândia promovem a conferência “Uma vida digna”, proferida pelo monge budista Ajahn Vajiro, membro da comunidade monástica de Amaravati, no dia 7 de Dezembro, domingo, às 17h30, no Auditório, com entrada livre.
A conferência, organizado pela Fundação Maitrya, aborda um conjunto de temas que explicam a evolução da religião budista neste país do sudeste asiático, e a sua influência na cultura local, com o objectivo de dar a conhecer a religião oficial da Tailândia – o Budismo Theravada.
O Budismo Theravada, da Tradição da Floresta da Tailândia, designa a linha monástica fundada pelo mestre Ajahn Mun, no século XIX.

Continuada pelo seu discípulo, Ajahn Chah, tem entre os seus seguidores de hoje muitos ocidentais, entre os quais o americano Ajahn Sumedho, que fundou o mosteiro Amaravati, em Inglaterra.
O monge Ajahn Vajiro nasceu em Kuala Lumpur, na Malásia, e licenciou-se em Economia, em Inglaterra.
Conheceu Ajahn Chah e Ajahn Sumedho quando estes fizeram uma visita a Hampstead, Inglaterra.
Após o regresso à Tailândia, recebeu, em 1980, a Upasampada (ordenação superior), de Ajahn Chah.
Entre 1993 e 1998 liderou a comunidade Bodhinyanarama em Wellington, Nova Zelândia.
Na Austrália, perto de Melbourne, viveu três anos em retiro no ermitério Sanghaloka, antes de regressar a Amaravati, onde reside actualmente.

Concertos em Dezembro pelo País

DEZEMBRO DE 2008
ESPECTÁCULOS


Dia 4 – QUINTA-FEIRA MAFALDA VEIGA
LOCAL: Leiria – Teatro José Lúcio da Silva
HORA: 21:30
BILHETES: Entrada Paga

Dia 19 – SEXTA-FEIRA PEDRO ABRUNHOSA & BANDEMÓNIO
LOCAL: Matosinhos – Cine-Teatro Constantino Nery
HORA: 22:00
BILHETES: Entrada Paga

Dia 31 – QUARTA-FEIRA SANTOS & PECADORES
LOCAL: Açores, S.Miguel – Portas do Mar
HORA: 23:00
BILHETES: Entrada Livre

Concerto de Fim de Ano PEDRO ABRUNHOSA & BANDEMÓNIO
LOCAL: Figueira da Foz – Avenida de Abril
HORA: 23:45
BILHETES: Entrada Livre

Concerto comemorativo do centenário de Messiaen no CCB


Orquestra Metropolitana de Lisboa
Messiaen e Mozart, uma relação musical
8 de Dezembro CCB 17H00 (Pré-Concerto)
Foyer Grande Auditório19H00 - Grande Auditório




No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Olivier Messiaen, a OML apresenta um programa que assenta na forte relação que o compositor francês manteve com a música de Mozart.
Olivier Messiaen nasceu no dia 10 de Dezembro de 1908. É esta a efeméride que se pretende assinalar com estes dois momentos musicais.
No "pré-concerto" são interpretadas duas partituras do compositor francês: uma de música de câmara e três peças escolhidas entre os Vingt Regards sur l'Enfant-Jésus, uma das obras para piano mais importantes do século XX.
Depois, é dado lugar à música de Mozart, com a qual Messiaen manteve uma forte afinidade ao longo de toda a sua vida – ou não fosse ele mesmo um músico “clássico” na sua matriz. Esta influência fez-se reflectir sobretudo nas obras datadas dos seus últimos anos de vida, onde se denota uma grande sobriedade discursiva e ecoam inúmeras referências à tradição musical austro-germânica.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Nuno Silva, clarinete
Michel Béroff, piano
Antoine Tamestit, viola
Augustin Dumay, violino / maestro

Programa 1
Olivier MESSIAEN
Tema e Variações para Violino e Piano
Trois Regards

Programa 2

Wolfgang Amadeus MOZART
Trio para Piano, Clarinete e Viola, K. 498
Sinfonia Concertante, para Violino e Viola, K. 364
Abertura da ópera cómica As Bodas de Fígaro
Concerto para Piano e Orquestra, K. 453

RTP lança novo Serviço de Legendagem Automática no Jornal 2

RTP LANÇA NOVO SERVIÇO DE
LEGENDAGEM AUTOMÁTICA NO JORNAL 2.



Esta iniciativa integra o projecto da RTP, desenvolvido na área das Acessibilidades, que tem como objectivo a adaptação de conteúdos de rádio e de televisão para Pessoas com Necessidades Especiais.

Para aceder a este serviço, basta accionar a página 884 do Teletexto RTP. As normas têm vindo a ser definidas em colaboração com a Federação Portuguesa de Associações de Surdos, entidade com a qual a RTP colabora activamente na procura de soluções inovadoras e no desenvolvimento de novos serviços.
Com esta iniciativa, a RTP passa a assegurar a Legendagem Automática de três dos principais serviços noticiosos diários, nomeadamente o Jornal da Tarde, o Telejornal e, agora, o Jornal 2.
O Sistema de Legendagem Automática, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa em colaboração com a RTP, baseia-se num Sistema de Reconhecimento Automático de Fala, o qual realiza a transcrição para texto do áudio produzido nos programas de televisão a partir de um vocabulário de 100.000 palavras, actualizado diariamente com modelos de linguagem baseados em textos de carácter noticioso. Esta versão do sistema apresenta as legendas em 2 linhas de tamanho duplo, fundo preto e colocadas no topo da página do Teletexto.
A transcrição da fala é mostrada em cores diferentes para os oradores masculinos (branco) e para os oradores femininos (amarelo).
Como o sistema produz erros de transcrição apenas são visualizadas legendas cujo grau de confiança do sistema de reconhecimento seja superior a 85%. As legendas ficam activas durante um intervalo de tempo correspondente à duração respectiva do áudio produzido. A legenda apresenta uma tentativa de pontuação, tarefa difícil para fala espontânea.
Com este novo serviço, a RTP reforça a sua oferta de conteúdos adaptados dirigidos a públicos com necessidades especiais na área da deficiência, mas visa um contexto bastante mais alargado que inclui outros segmentos de público como os jovens (estímulo à leitura), as comunidades estrangeiras residentes em Portugal (aprendizagem do Português), as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro e todos os falantes de português, assumindo-se como um elemento de promoção da Língua Portuguesa no mundo.
Com uma estratégia assente na promoção e integração Social das Pessoas com Deficiência, a RTP tem vindo a desenvolver e a formatar serviços destinados a Públicos com Necessidades Especiais como garante do Acesso Universal, sem necessidade de recorrer a equipamento específico, sem custos adicionais para o utilizador e sistemas não impositivos, permitindo o acessos às funcionalidades disponíveis em função das respectivas necessidades.

Em Dezembro sessão dupla aos sábados na RTP2

O melhor do “music hall” e o melhor do terror


Sábado, 6 de Dezembro de 2008, 22h40



CASAMENTO REAL (Royal Weding)
Realizador: Stanley Donen
Intérpretes: Fred Astaire, Jane Powell, Peter Lawford, etc.

Tom e Ellen Bowen são dois irmãos que entram num espectáculo de dança em Nova Iorque. Quando o espectáculo fecha, o agente consegue que eles sejam contratados para irem para Londres, ao mesmo tempo que decorre o Casamento Real.
Na viagem de barco, Ellen envolve-se com Lorde Brindale o que a leva a falhar um ensaio com o seu irmão.
Alguns dos momentos musicais mais célebres de Fred Astaire encontram-se neste filme que atinge momentos de grande talento.

A CASA DE CERA (The House of Wax)
Realizador: André De Toth
Intérpretes: Vincent Price, Frank Lovejoy, Phyllis Kirk.

Henry Jarrod, um famoso escultor de figuras de cera enlouquece quando grande parte do seu trabalho fica destruído num incêndio que teve origem num acto criminoso promovido por Burke que quer o trabalho se torne mais comercial.
Tempos depois, um museu, dirigido por , é inaugurado e as figuras de cera dão a extraordinária impressão de serem demasiadamente humanas. Que se passa?

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 22h40





UM DIA EM NOVA IORQUE (On the Town)
Realizador: Stanley Donen e Gene Kelly
Intérpretes: Gene Kelly, Frank Sinatra, Betty Garrett, etc.

Três marinheiros chegam ao porto de Nova Iorque e aí vão poder passar uma licença de 24 horas. Vão aproveitar para conhecer aquela grande cidade e para conhecer algumas das mais belas mulheres.
“New York, New York it's a wonderful town” é um dos momentos musicais mais célebres da história do cinema.



Este filme tem ainda a particularidade de ser um dos momentos mais felizes (porque alegre e narrativamente coeso) do chamado cinema musical.

Destaque ainda para a presença de Gene Kelly (que também realiza) e Frank Sinatra.


COMA (Coma)
Realizador: Michael Crichton
Intérpretes: Genevieve Bujold, Michael Douglas, Richard Widmark, etc.

A Dra. Susan suspeita que algo de estranho se passa no Boston Memorial General Hospital quando alguns pacientes submetidos a cirurgias de rotina entram em estado de coma irreversível.
Michael Crichton (escritor, realizador e produtor, nomeadamente de E.R.) adapta com competência este romance de Robin Cook, fazendo com que a tensão vivida num hospital passe para o ecrã.


Sábado, 20 de Dezembro de 2008, 22h40


ALTA SOCIEDADE (High Society)
Realizador: Charles Walters
Intérpretes: Bing Crosby, Grace Kelly, Frank Sinatra

Tracy Samantha Lord, vive em Newport, no seio de uma família de milionários e decide casar com C. K. Dexter-Haven, que adora velejar no seu iate.

Mike Connor desloca-se para a cidade para fazer a reportagem sobre o último relacionamento de Tracy.
Se este é o último filme de Grace Kelly antes de se casar com o príncipe Rainer de Mónaco é também a oportunidade para ver Louis Armstrong, bem como alguns dos momentos mais célebres do género musical como o interpretado por Bing Crosby quando canta True Love.

FOME DE VIVER (The Hunger)
Realizador: Tony Scott
Intérpretes: Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon, etc.

Miriam e John Blaylock são dois vampiros que vivem num luxuoso apartamento em Manhattan.
John envelhece aceleradamente pois foi contaminado por Miriam que lhe sugou a sua vida e a sua juventude.

Ela, a cada nova vítima de que suga o sangue, rejuvenesce e fica mais bela, ao passo que a vítima tem morte instantânea, ou envelhece gradualmente como é o caso de John.
A Dra. Sarah escreve um livro sobre a velhice prematura, as causas e os efeitos, e como combater esta degeneração.
Miriam convida então Sarah para o seu apartamento para estudar o envelhecimento de John, mas nessa visita tudo vai acontecer. Filme elegante e estilizado.


Sábado, 27 de Dezembro de 2008, 22h40




O FEITICEIRO DE OZ (The Wizard of Oz)
Realizador: Victor Fleming
Intérpretes: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger

Dorothy é apanhada no meio de um tornado no Kansas e é levada para a Terra de Oz, terra esta habitada por leões (alguns cobardes), espantalhos que falam, homens de lata e bruxas que têm de ser derrotadas, o que vai fazer com que Dorothy tenha de percorrer um longo caminho para trazer de novo a alegria àquele fantástico mundo.
Considerado por muitos como o filme de família por excelência, este filme consegue transmitir uma imagem de alegria que é justo realçar.

Destaque ainda para alguns momentos musicais, onde se destaca, por exemplo, Somewhere Over The Rainbow, considerada como uma das mais belas canções da história do cinema.



SHINING (Shining)
Realizador: Stanley Kubrick
Intérpretes: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, etc


Jack Torrance aceita um trabalho como guarda de Inverno no hotel Overlook que durante essa estação estará fechado ao público. Jack considera que aquele será o emprego perfeito já que irá aproveitar para escrever um romance. Leva a sua família (esposa e filha) para aquele local isolado.
Este é um dos maiores títulos da obra de Kubrick e onde Jack Nicholson dá uma excelente demonstração do seu talento enquanto actor.

Tailândia em Festa no Museu do Oriente


Festa da Tailândia chega ao Museu do Oriente
Animação garantida em Dezembro

A Autoridade de Turismo da Tailândia, a Embaixada da Tailândia e a Fundação Oriente inauguram amanhã, dia 3 de Dezembro, às 18h30, a Festa da Tailândia que acontece no Museu do Oriente, durante o mês de Dezembro.
A inauguração oficial é marcada por um cocktail oferecido pelo Embaixador da Tailândia, Kasivat Paruggamamont, no lounge do Museu onde vai estar patente a exposição de fotografia “Tailândia: Rostos e Paisagens” de José Pinto Ribeiro e Miguel Valle de Figueiredo.
A festa da Tailândia decorre, durante todo o mês, com animação diversificada: buffets e workshops de gastronomia, sessões de massagens, demonstrações de muay thai, exposição e venda de artesanato, conferências sobre turismo e religião, contos tradicionais tailandeses, ateliês para crianças e adultos e visitas guiadas ao espólio do Museu mais ligado à tradição Tailandesa.

INAUGURAÇÃO DA FESTA DA TAILÂNDIA
Dia 3 de Dezembro de 2008, 18h30
Museu do Oriente, Avenida de Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-362 Lisboa
Animação: Cocktail Tailandês, exposição de fotografia, carving, massagens tailandesas e muay thai.

Novo trabalho de Rita Guerra nas lojas já no dia 9


À VENDA DIA 9 DE DEZEMBRO


Rita Guerra Acústico reúne os melhores temas dos seus 25 anos de carreira, cantados num espectáculo preparado em exclusivo para a edição deste disco.
Considerada uma das maiores vozes nacionais, Rita Guerra provou em 2005 ser uma das artistas mais queridas do público português, com a conquista de duas platinas e um Coliseu de Lisboa cheio.
Temas como “Chegar a Ti”, “Secretamente”, “Sentimento” e “Brincando com o Fogo” são garantia de mais um disco de êxitos.
Destaque para um surpreendente dueto com Cifrão.