segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Bruxas à solta em Leiria



A NOITE DAS BRUXAS TAMBÉM EM LEIRIA

Catarina de Bragança um livro de Isabel Stilwell













DançArte apresenta “Um lago sem água e 100 barbatanas” em Coimbra

“Um lago sem água e 100 barbatanas”
29 de Outubro às 11h00 e às 14h30
Teatro da Cerca de S. Bernardo - Coimbra



Pela DançArte Companhia residente no Teatro de S. João (Palmela)
Público-alvo
: Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
SINOPSE
Como é que um Lago não tem água mas tem 100 barbatanas?
Obra do Crocodilo Dilo, da Tartaruga Guga, do Hipopótamo Potamo e do Pinguim Guim.
Quatro animais especiais, que sabem pensar, falar e dançar e que se encontram por acaso num lago sem água.
Sozinhos no mundo, estes animais procuram uma família, um lar e amigos para viver em paz, como ouviram falar nas histórias que os avós contaram.
Porque se encontram no meio de muitas barbatanas, descobrem que não são iguais e aprendem a aceitar as diferenças de cada um;
Através da dança criam amizades.
Para se conhecerem melhor, trocam conhecimentos sobre ambiente, segurança, vida saudável e boa alimentação.
Nesta viagem aprendem as palavras comunidade, partilha e solidariedade.
Espantados?!? Não!...
Não se esqueçam, o Dilo, a Guga, o Pótamo e o Guim são quatro animais, muito especiais…
Divertidos, trocam passos de dança, partilham músicas, ensinam princípios mágicos e criam surpresas únicas aos olhos dos mais novos.
FICHA ARTÍSTICA
Coreografia: Sofia Belchior
Composição musical: António Machado
Cenografia e desenho de luz: António Machado e Sofia Belchior
Figurinos: Sofia Belchior e Mariana Santos
Interpretação: DançArte – Companhia residente no Teatro S. João, Palmela
Beatriz Pereira - Hipopótamo Potamo
perfil: simpático e espanta-se com os seus grandes saltos
Lucinda Melo - Crocodilo Dilo
perfil: fugaz e não se cansa de correr
Sofia Crispim - Tartaruga Guga
perfil: inteligente e diverte-se com cambalhotas
Rita Cardoso - Pinguim Guim
perfil: inteligente e diverte-se com cambalhotas
Produção: Passos e Compassos – Associação
Apoio: A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra
Inscrições: telef.: 239702630
Acesso gratuito
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt;

"Fado" de Malhoa gera polemica entre museus

O quadro "O Fado" de José Malhoa está no epicentro de uma polémica entre dois museus da Câmara Municipal de Lisboa.

A tela, que pertence ao espólio do Museu da Cidade, está agora no Museu do Fado, um espaço que foi, recentemente reaberto e reformulado. O quadro emprestado ao Museu do Fado apenas até Janeiro embora no Museu da Cidade é possível ler uma placa que indica que a obra está para restauro.

Ao que o hardmusica apurou o quadro foi, mesmo, emprestado ao Museu do Fado, exposto numa sala especialmente concebida para o receber.

O empréstimo deste Malhoa, pertença do espólio municipal, está, assim, a gerar polémica entre os dois museus da câmara.

O do Fado, agora reestruturado, preparou-se para receber "O Fado" por um longo período. A directora do Museu do Fado, Sara Pereira, já confirmou à rádio Renascença que quer renegociar o empréstimo: “Eu espero que este ‘temporariamente’ seja renegociado e vamos fazer por isso. Não faz muito sentido, depois de um investimento destes, que a peça fique aqui por tão pouco tempo”.

Por sua vez, o Museu da Cidade, que não quis gravar declarações, alega que o quadro é um ícone do seu espólio, por isso apenas o empresta a um museu também da autarquia e por tempo limitado.

O musicólogo Rui Vieira Nery, que ajudou a conceber o renovado museu do Fado, considera que o quadro deveria mesmo mudar de casa, porque “tanto é Património Municipal no Museu da Cidade como aqui. As condições de segurança são idênticas, se é que não são melhores no Museu do Fado. Portanto, faz muito mais sentido tê-lo envolvido neste contexto do que perdido num canto do Museu da Cidade”.

Primeira Exposição de Gundula Friese em Portugal

28 de Outubro, às 22 horas na gAD – Galeria Antiks Design
Inaugura amanhã a primeira exposição de Gundula Friese em Portugal

MINHA AVÓ A ESTEPE, MEU AMOR O MAR

este o título da exposição de Gundula Friese que estará patente ao público a partir de amanhã



Madeira candidata-se a Destino de Excelência




O Turismo da Madeira candidatou-se ao Centro Mundial de Excelência de Destinos (CED), um projecto pioneiro no âmbito da Organização Mundial de Turismo, cujo objectivo é identificar destinos de excepção que obedeçam a critérios internacionais que foram definidos por aquela organização.

Numa fase inicial várias entidades parceiras da Secretaria Regional de Turismo e Transportes foram convidadas a responder a um questionário sobre a Madeira.


Neste momento está a decorrer o processo de aferição do destino tendo sido feita uma visita de inspecção pela equipa do Centro Mundial de Excelência de Destinos, que está sedeada no Canadá.

O processo ficará concluído quando forem recebidos os resultados dos inquéritos e do processo de aferição e a Madeira for consagrada como Destino de Excelência.

Esta candidatura, a verificar-se, posiciona a Madeira como um dos melhores destinos turísticos do Mundo, elevando substancialmente o seu prestígio internacional.

O Turismo da Madeira investiu nesta primeira fase de adesão ao projecto 40 mil euros, sendo que a entrada dos parceiros locais é totalmente livre de encargos.

Teatro em Portimão

A cidade abre as portas no mês do Novembro a mais um ciclo de dramatologia


Novembro é o mês do teatro em Portimão e este ano a primazia vai ser dada aos grupos da região, através da Mostra de Teatro, que apresentam propostas para todos os gostos, do drama à comédia.

Nos dias 1 e 2, “Primeiro Amor”, pel’A Gaveta - Associação Cultural e Pesquisa Teatral, é o espectáculo de abertura e terá lugar na antiga Lota de Portimão, seguindo-se “Shadow-play”, uma co-produção entre o Projecto Ruínas e o Al-Masrah Teatro, de Tavira, em 4 e 5 de Novembro, no mesmo espaço.



O programa continua com “A Arca”, peça que o Teatro da Caverna apresenta na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (auditório do Bloco B) nos dias 7 e 8. Trata-se de uma adaptação livre de sete contos dos “Bichos”, obra escrita por Miguel Torga.

No dia 11 tem lugar na antiga Lota de Portimão, “Jus ou a solidão da Justiça”, excertos da revisão da sentença de Cristo, por João Luís Gonçalves, a cargo do te-Atrito. No dia seguinte, este grupo apresenta, ainda naquela sala, a comédia de Jackues Prevert “O Retábulo das Maravilhas”.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve traz aos Cinemas de Portimão entre 14 e 16 de Novembro, “Dom Quixote”, texto do colectivo a partir de Cervantes e Luís Mourão.

Bem diferente é a proposta do dia 17, já que o Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande exibe o melhor da revista à portuguesa “Mas que rica caldeirada”, que poderá ser visto no Centro Comunitário de Alvor.

Em 18 e 19 do corrente, no mesmo estilo, o Grupo de Teatro Boa Esperança recupera a sua revista carnavalesca “É Bicha a dar com o pau!”, com espectáculos marcados para a sala do Boa Esperança.

Outro agrupamento local, o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, traz como atractivo a comédia de Pedro Santos “... E Dobraram as Tormentas”, que poderá ser vista nos dias 21 e 22 na antiga Lota. De referir que paralelamente ficará patente uma exposição itinerante sobre os Descobrimentos, intitulada “Tesouros do Mar”, de Manuela Rocha.

O Teatro Análise de Loulé encerra a programação com “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, drama que poderá ser apreciado na antiga Lota, no dia 23.

Todos os espectáculos da Mostra de Teatro, organizada pelo Município de Portimão, são de entrada gratuita e começam às 21h30.










Movimentos Culturais em Vila Real de St António















Festa de Samhain / Halloween

Lançamento de Mandrágora - O Almanaque Pagão

O Chamado dos Velhos Deuses

Associação Cultural Art of Living


A noite de Samhain é celebrada desde a Antiguidade como a Noite dos Antepassados. Esta é a noite em que os dois planos, visível e invisível, se tocam entre si.
Para inúmeras tradições, esta celebração é uma das mais importantes do ano.

Por todos estes motivos e mais alguns, não haveria melhor data possível para o lançamento do primeiro Almanaque Pagão português - Mandrágora - e do primeiro livro de Bruxaria Tradicional publicado em Portugal - O Chamado dos Velhos Deuses, da autoria de Nigel Jackson.
A apresentar estas obras estarão Gilberto de Lascariz e Melusine de Mattos, juntamente com os editores Alexandre Gabriel e Sofia Vaz Ribeiro.

Vista-se a rigor e junte-se a nós nesta noite sem tempo... Após o lançamento assista a um recital de música celta, com Alexandre Gabriel & Gonçalo do Carmo, na harpa céltica, low/thin whistle e guitarra folk.

Ao soar da meia-noite terá início o tradicional ritual da Queimada Galega, que será oferecida a todos os presentes.
À sua disposição estarão deliciosas iguarias e beberes tradicionais desta época do ano...

MANDRÁGORA O ALMANAQUE PAGÃO
Um Calendário para a Vivência da Alma durante o Ano

Desde os calendários megalíticos aos almanaques sumérios, gregos e egípcios, que o Tempo era o mediador das fainas terrestres da vida agrária e pastoril e das fainas mágico-religiosas da vida da alma.

A função deste almanaque é de restaurar através do rito e de uma nova consciência essa época arcaica em que homens, plantas, animais e deuses conviviam em harmonia.

Este é um calendário para viver o ano de uma forma artística, poética e mágica . Trata-se de viver o ano não só com o corpo mas também com a alma.

Por isso, era necessária uma nova linguagem e uma nova filosofia de almanaque.

Aqui descobrirá não apenas como celebrar as festividades sazonais do ano pagão, mas também roteiros mágicos para a sua vivência mística, um calendário detalhado dos dias festivos pagãos ao longo dos 12 meses, bem como muitos outros assuntos e saberes tradicionais.

Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia Calendário de Festividades e Mistérios Pagãos para 2009 As Festividades Pagãs, Néctares e Manjares, A Horta e o Jardim da Bruxa Os Deuses Lusitanos, Ervas Mágicas, Roteiro de Peregrinação Pagã, Os Mistérios das Constelações ...entre outros

O CHAMADO DOS VELHOS DEUSES
Nigel Jackson
Uma Introdução à Bruxaria Tradicional

Esta é a primeira obra de Bruxaria Tradicional publicada em Portugal

Através desta obra invulgar e fascinante, um repositório inestimável de saberes sobre Bruxaria Tradicional, somos levados pela mão de Nigel Jackson a penetrar os mistérios secretos de uma antiga Arte Iniciática que estava até agora reservada apenas a alguns.

Aqui encontrará a oportunidade de conhecer a Antiga Sabedoria das Fadas e seguir o Caminho-da-Bruxa Extática, palmilhando as Linhas-de-Espíritos elevadas na paisagem icónica do Sabat.

Com o armamentário tradicional da Velha Arte, a vassoura e a furca, o caldeirão e a pedra, a faca e a estaca, caminhando ao longo do Compasso deste livro como galgasse as fronteiras do mundo visível, todos nós voltamos a descobrir o eco perdido de uma religião oculta e ancestral, até agora dissimulada sob o véu do Cristianismo. (Gilberto de Lascariz Autor do Posfácio)

Nigel Jackson nasceu no ano de 1963.Vive em Manchester, Inglaterra, e é um reconhecido artista e ilustrador especializado no simbolismo da Tradição Esotérica Ocidental.
Dedica-se, desde há duas décadas, a expressar a "linguagem simbólica dos deuses" através da sua arte, que ele descreve como "alquimia da imaginação".

É um iniciado em diversas tradições esotéricas.Nos anos 90 fundou a Via Nocturna, uma recensão da Arte Sem Nome, designação conhecida entre iniciados de Bruxaria Tradicional.



Os Incognito estreiam-se, hoje, no Casino Lisboa
em Concerto Arena Live




Em estreia absoluta no Casino Lisboa, os Incognito são os grandes protagonistas do próximo Concerto Arena Live.

É já hoje que , pelas 22 e 30, a banda inglesa sobe ao palco do Auditório dos Oceanos para partilhar os melhores temas do seu novo álbum “Tales From The Beach”, assim como outros sucessos, com o público do Arena Lounge.

Num ritmo de festa, a noite prossegue com o Dj Premier, um dos mais conceituados produtores do mundo e pioneiro na fusão do hip-hop com o jazz.
Editado, este ano, “Tales From The Beach” constitui, assim, um dos pontos altos do concerto dos Incognito, que convidam os visitantes do Casino Lisboa a acompanhar as sonoridades do seu novo disco.
Numa assinalável sucessão de ritmos, “Tales From The Beach” distingue-se, ainda, pelos registos de vozes sensuais.

O álbum conta com as participações especiais de Maysa Leak, convidada para interpretar “I’ve Been Waiting”, e Tony Momrelle, que surge com uma deslumbrante performance vocal na balada “When the sun Comes Down”.
Formados em 1979, os Incognito editaram 13 álbuns, tendo vários temas remisturados por prestigiados produtores como Masters At Work, David Morales, Roger Sanchez ou Jazzanova.
No início da década de oitenta, a banda lançou os primeiros registos discográficos, adoptando o Jazz e a Soul como ponto de partida para chegar a algo absolutamente diferente, experimental para a época, fruto de uma extrema criatividade e de uma sólida relação entre estilos.
Na vanguarda do movimento acid jazz, os Incognito editaram, em 1981, “Jazz Funk”, que permaneceu no top30 inglês durante dois meses.

Canções como "Always There", “Everyday” e "Don't You Worry 'Bout A Thing" são revividas, habitualmente, nos seus concertos.
Considerados um dos maiores fenómenos da música inglesa, os Incognito protagonizam uma actuação inédita no Casino Lisboa, conciliando, numa só noite, os temas originais de “Tales From The Beach” com outros êxitos importantes da sua carreira.
Num programa aguardado com expectativa, a animação prolonga-se até de madrugada com o Dj Premier.
Com um estilo inconfundível, Premier distingue-se pelo scratching poderoso sobre loops corrosivos, sempre no beat perfeito - o famoso som de Brooklin.

Desde o início da sua carreira tem produzido artistas como Jay-Z, Mos Def, D'Angelo, Snoop Dogg, Amerie e Christina Aguilera.
Até ao final do ano, o ciclo de “Concertos Arena Live”, decorre às Segundas-Feiras, pelas 22 e 30, excepto no Dia de Natal e no Reveillon.

No Arena Lounge actuarão diferentes intérpretes, a solo, e grupos musicais, sendo a entrada gratuita.


COLISEU DOS RECREIOS



EXTREME-O AGUARDADO REGRESSO


COM “SAUDADES DO ROCK”



VOODOO SIX NA PRIMEIRA PARTE

Os londrinos Voodoo Six vão actuar na primeira parte do aguardado regresso a Portugal dos Extreme, do português Nuno Bettencourt, dia 29 de Outubro no Coliseu de Lisboa.
Depois de terem sido banda suporte de concertos de Iron Maiden e de partilharem o palco com grandes nomes como Metallica e Guns n’Roses, os Voodoo Six, chegam agora a Portugal.

Esperámos treze longos anos pelo regresso dos Extreme a estúdio... e valeu a pena! “Saudades do Rock”, o quinto álbum de originais, devolve-nos os riffs orelhudos, o groove e as baladas que colocaram os Extreme nos top’s mundiais, nas rádios e nas salas de espectáculos esgotadas por toda a parte.

Nuno Bettencourt, guitarrista, compositor, uma das vozes e “alma” da banda e Gary Cherone, vocalista e letrista, não escondem a alegria de voltarem aos palcos.

”Saudade”, diz Bettencourt, “foi sempre uma palavra muito marcante para mim; neste caso, ilustra a nossa saudade do Rock’n’Roll”.