quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Produção atrasa saída de DVD dos Da Weasel


“Da Weasel ao vivo no Pavilhão Atlântico”

em DVD adiado para 29 de Novembro


O DVD “Da Weasel Ao vivo no Pavilhão Atlântico” foi adiado para dia 29 de Novembro, devido a atrasos na produção.

O atraso deve-se à complexidade da embalagem da edição especial o que leva a que o prazo previsto (relembre-se que a edição foi inicialmente anunciada para o dia 26 de Novembro) não possa ser cumprido.

Perante este facto, foi decidido adiar as duas edições, de modo a que no dia 29 de Novembro os fãs dos Da Weasel possam ter ambas à sua disposição.

Relembre-se que “Da Weasel ao vivo no Pavilhão Atlântico” estará disponível em dois formatos: uma edição normal com o filme do concerto em dois DVD’s a que se juntam, como extras, o making-of do concerto e uma galeria de fotos; e uma edição especial que, além do conteúdo acima referido, contém dois cd’s com o áudio do concerto.

Esta última estará disponível numa embalagem especial. O grupo vem disponibilizando, há cerca de uma semana, clips retirados do DVD no site oficial – http://www.daweaselonline.com/.

Estratégias para a Cultura em sessão pública da CML


Estratégias para a Cultura

Primeira Sessão Pública

O projecto Estratégias para a Cultura em Lisboa inicia esta semana o seu ciclo de auscultação dos agentes culturais, económicos e institucionais sobre a situação da cultura na cidade e as perspectivas de acção do Município no campo cultural.
Rui Tavares, historiador, e Vladimir de Semir, jornalista e professor universitário de Barcelona, são os pivots desta primeira sessão, que buscará na história da acção cultural da Câmara na República elementos para uma reflexão sobre os caminhos da cultura na actualidade, e em particular sobre as suas ligações com a ciência e o conhecimento.
Será apresentado o sítio do projecto na Internet, que funcionará como plataforma de comunicação para os participantes neste movimento para a cultura em Lisboa.
Os trabalhos prosseguem ainda esta semana, no sábado, 22 de Novembro, das 15h00 às 01h00, no Palácio da Mitra, com uma maratona de discussão alargada sobre os temas CRIAR, PLANEAR, LEMBRAR, REPRESENTAR, PARTICIPAR, CONHECER E DISTRIBUIR, e sobre as condições para a produção artística em Lisboa.
O projecto é uma iniciativa do Pelouro da Cultura e conta com o apoio de um grupo de consultores, onde se incluem João Seixas; Nuno Artur Silva; Rui Tavares; Idalina Conde; António Pinto Ribeiro; Catarina Vaz Pinto; Delfim Sardo e Carlos Martins.

Os 120 anosde Fernando Pessoa comemorados na casa que temo seu nome



FERNANDO PESSOA EVOCADO ,NA CASA FERNANDO PESSOA,

NOS SEUS 120 ANOS


A TV Globo Portugal e a Casa Fernando Pessoa,comemoraram os 120anos do grande poeta português com a exibição de um documentário de seu nome "Fernando Pessoa o Poeta Fingidor".

Este documentário realizado por Claufe Rodrigues teve como linha condutora o amor brasileiro por Pessoa", segundo nos afirmou o mesmo Claufe.
Foram recolhidos comentários de vários escritores e críticos literários como Arnaldo Saraiva, José Blanco, Amélia Pinto Pais, Gonçalo Tavares, entre outros. Sobressai da análise feita que Pessoa sempre tentou a perfeição e sobretudo ultrapassar Camões, o poeta considerado maior desde sempre.

Interessante e comovedor foi ouvir as revelações de Manuela Nogueira, sobrinha do poeta e hoje com 82 anos,que se afadiga na organização do espólio do escritor em seu poder lembrando que se não o fizer muito se perderá daquilo que fez parte da vida desse poeta fingidor.

Uma iniciativa de louvar e que segundo a Directora da Casa Fernando Pessoa outras se lhe seguirão sobre Fernando Pessoa e não só.

Encontrados os vencedores das Melhores Escolas Europeias


Terminou hoje no ESTORIL o Encontro das Melhores Escolas Europeias que durante 3 dias apresentaram os seus melhores trabalhos perante um exigente júri composto por Siri Hustvedt, Emanuel Ungaro e Pascal Bonitzer
O Encontro de 7 das melhores escolas europeias que teve abertura de honra com a presença de Stephen Frears e a coordenação do evento esteve a cargo de Ben Gibson, produtor e director da London Film School, contou com a presença das seguintes escolas: · The National Film School of Denmark – Copenhaga, Dinamarca.· FAMU – Praga, República Checa.· The London Film School - Londres, Inglaterra.· La Femis – Paris, França.· German Film & Television Academy – Berlim, Alemanha.· Escola Superior de Comunicação Social – Lisboa, Portugal.· Faculdade de Ciências Sócias e Humanas - Lisboa, Portugal.
ESCOLAS E ALUNOS PREMIADOS
PRÉMIO DO JÚRI
Primeiro Prémio - PRÉMIO MEO (no valor de € 5.000)
The Second Act, de Olmo Omerzu – FAMU (Praga, Républica Checa)
SINOPSE. Cilie e o marido, Martin, um tradutor frustrado, são os protagonistas de uma história de amor terminal que, de forma lenta, mas todavia, consistente, vai perdendo os seus ideais. A história desenrola-se em torno de uma lua-de-mel tardia que começa quando, na realidade já está tudo perdido.
Tendo em conta a qualidade dos filmes apresentados, o júri decidiu ainda premiar outras duas obras:
Segundo PrémioOne Day, de Ditte Johnsen Haarlov – The National School of Denmark ( Copenhaga, Dinamarca)
SINOPSE: Um dia na vida de uma prostituta do Gana, em Copenhaga.
Terceiro PrémioForbach, de Claire Burger – La Femis (Paris, França)
SINOPSE:Samuel é um jovem actor que vive em paris. Regressa a Forbach, onde cresceu, para receber uma distinção do Presidente da Câmara. É também a ocasião de ver a mãe e o irmão e celebrar com eles.
A entrega dos 3 prémios terá lugar na Cerimónia de Encerramento do festival na 6ª feira, 21 de Novembro, e o público terá a oportunidade de rever os 3 filmes premiados no próximo sábado, 22 de Novembro, às 12h30, no Centro de Congressos do Estoril.
O Instituto Português da Juventude associou-se também a esta iniciativa onde elegeu o seu filme premiado e atribuíu uma Menção Honrosa:
PRÉMIO IPJ
A Tigela, de Tiago Sousa – Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, Portugal)
O público participou e elegeu o seu filme favorito:
PRÉMIO PÚBLICO
Wigald, de Timon Modersohn – The German Film and Television Academy (Berlim, Alemanha)

Conan , o detective magnífico, no Animax

F@NIMAX: ESPECIAL DETECTIVE CONAN NO ANIMAX



Aos Sábados em F@nimax, às 11h25 e às 17h25, o canal dá-te a oportunidade de desfrutar das aventuras de Detective Conan, com a emissão de 5 episódios seguidos.


O seu pai é escritor de novelas de mistério e a sua mãe uma actriz. Trabalha como detective amador, de forma extra-oficial e consentida pela polícia, que observa atónita a sua perspicácia para resolver os casos uns atrás dos outros.


A sua paixão revela-se contagiante para os própios polícias.
Um dia, no meio de um dos seus complicados casos, leva a um parque de atracções Ran, a capitã da equipa de karate do seu instituto, por quem está perdidamente enamorado.

Nessa fatídica jornada, a sua vida normal muda radicalmente... Aparecem os denominados Homens de Negro, e a sua vida dupla chega ao fim já que o fazem ingerir um veneno desconhecido que o devolve à idade de seis anos.
Voltará então à escola, onde na sua nova vida funda a Liga de detectives juvenis e dedica-se a descobrir o bando maléfico para tentar regressar ao seu aspecto normal.



Emissão: Sábados a partir das 11h25 e 17h25 – a partir de 22 de Novembro
Realização: Kenji Kodama, Yasuichiro Yamamoto
Baseado na manga “Meitantei Conan”

4 Corners no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre


O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre apresenta:
Sab. 29 Novembro – 4 Corners Grande Auditório - Jazz Inicio 21.30h


Ken Vandermark – clarinete, clarinete baixo, saxofone barítono

Magnus Broo – trompete

Adam Lane – contrabaixo

Paal Nilssen-Love – bateria

Os 4 Corners são um projecto especial criado para a editora Clean Feed em 2006 e cujo album de estreia, o homónimo “4 Corners”, recebeu os mais rasgados elogios um pouco por todo o mundo. Ken Vandermark e Adam Lane têm pelo menos um ponto em comum: são ambos grandes ouvintes das músicas dos outros, inclusive aquelas que parecem não ter qualquer familiaridade com a música que tocam, mas que acabam por moldar principalmente a forma como compôem.
Stockhausen, Black Sabbath, Funkadelic, The Ex, Lee “Scratch” Perry e Morton Feldman são referências tão importantes para o que fazem quanto os “mestres” Duke Ellington, John Coltrane, Sun Ra ou Charles Mingus.
As linhas com que se cose a música deste quarteto mistura de forma equilibrada liberdade e estrutura, fogo e paixão.
Bebe no free jazz e no hard bop mas também busca inspiração na chamada “música improvisada europeia”, estabelecendo um binómio cerebro/nervo.
Não será de espantar se se ficar com uma melodia no ouvido entre outros momentos de contornos mais subtis.
O que iremos ouvir prova que a “fire music” é finalmente universal e pode vir dos 4 cantos do mundo.

O Metal vem a Portugal no próximo ano


JUDAS PRIEST, MEGADETH E TESTAMENT
NUMA NOITE ÚNICA


Os fãs de metal têm finalmente uma noite pela qual ansiar - dia 17 de Março, o Pavilhão Atlântico vai vestir-se de preto para receber o Priest Feast com Judas Priest, Megadeth e Testament.

Liderados pelo carismático Rob Halford, os ingleses Judas Priest foram das bandas que mais ajudaram a divulgar e definir o Heavy Metal, ficando conhecidos como “Metal Gods”.

Os Megadeth foram fundados por Dave Mustain depois de o guitarrista ter abandonado os Metallica. Pioneiros do Trash Metal, venderam até à data mais de 20 milhões de álbuns! Menos conhecidos, mas não menos importantes, os norte-americanos Testament são senhores de uma profícua carreira, onde se contabilizam 9 álbuns de estúdio e 4 álbuns ao vivo.

" Perdidos na China " hoje em estrieia na NGC



National Geographic Channel estreia hoje às 21h 15

‘Perdidos na China’


Jeff e Peter Hutchens captaram a China no seu momento de viragem
Quarta-feira é dia de ‘Aventura’ no National Geographic Channel
Quarta-feira é dia de aventura no National Geographic Channel: o canal estreia no próximo dia 19, às 21h15, ‘Perdidos na China’.

Esta série documental levou Peter e Jeff Hutchens de volta à China – onde viveram quando eram crianças – para documentarem os acontecimentos da nação no meio de uma reinvenção social.
‘Perdidos na China’ é composta por seis episódios: ‘A Rota da Seda’ (dia 19 de Novembro); ‘A Barragem das Três Gargantas’ (dia 26 de Novembro); ‘A cidade de Gelo’ (dia 3 de Dezembro); ‘Misturando-se com os Locais’ (dia 10 de Dezembro); ‘Expulsos de Gansu’ (dia 17 de Dezembro) e ‘O Boom de Pequim’ (dia 24 de Dezembro), sempre à mesma hora.
Ao longo do caminho, os dois jovens irmãos captaram na perfeição a mistura da antiga China com a moderna: quer num jogo de basquetebol com um vaqueiro tibetano, numa festa de dança tecno fora dos tradicionais “yurts” do Kyrgyz ou numa visita de camelo guiada por telemóvel.
Em Yunnan, Peter e Jeff só conseguiram visitar a casa de Lisu, um praticante de tiro ao arco cuja casa está assinalada com uma ratazana pendurada do tecto.
Em Gansu, tiveram a oportunidade de presenciar as lutas políticas que acontecem na China depois de serem forçados a abandonar a área durante os recentes protestos tibetanos.

Em Hardin, Petter e Jeff voltaram a território familiar, e tentam fazer esculturas no gelo e nadar em águas geladas antes de se aquecerem com uns “shots” de vodka num bar local feito integralmente de gelo.
‘Perdidos na China’ também permite a Jeff e Peter darem mostras daquilo que fazem melhor: tirar fotografias fabulosas e filmar imagens que tornam a série um espectáculo visual para os espectadores.
Viajando pelo terreno acidentado da China Ocidental até à pictoresca Barragem das Três Gargantas ao longo do Yangtze e nas estepes desoladas do interior da Mongólia, Peter e Jeff expressam as sensações destas paisagens e o espírito daqueles que vivem nestas zonas.
Peter, um respeitado realizador de cinema, tornou-se o mais jovem realizador a produzir um programa para a aclamada série ‘Wide Angle da PBS; o seu documentário independente ‘Border Jumpers’ segue a vida de alguns dos milhares de imigrantes ilegais do Zimbabué que arriscam tudo para procurar refúgio no vizinho Botswana.
O seu irmão fotógrafo Jeff ganhou vários prémios da National Press Photographers Association dos EUA e fez vários trabalhos para o Times Magazine, Time Magazine e CNN, entre outras publicações.

Festival de Tunas na Aula Magna


O S. Vicente – Festival de Tunas Universitárias é considerado um dos acontecimentos académicos mais importantes, e de maior tradição cultural, no seio da Universidade de Lisboa.
Este ano, a décima edição do Festival recorda o escritor Júlio Verne cujas obras de ficção sempre englobaram a inovação científica e tecnológica.
O espectáculo é composto pela actuação da Tuna anfitriã e de cinco Tunas a concurso, a Tuna Académica de Lisboa, a Estudantina Universitária de Lisboa, a Tuna Académica do ISCTE e a ESTAtuna.
Vamos também ter interlúdios cómicos, e muitas surpresas inesperadas (como, alias, qualquer boa surpresa deve ser).
No seguimento da edição anterior, o S. Vicente torna-se num Festival solidário, levando a música tunante ao Instituto Português de Oncologia e doando 50% dos lucros a esta instituição.

Artistas de renome no XXII Salão de Outono no Estoril

IMPORTANTES NOMES
DA PINTURA E DA ESCULTURA
NO XXII SALÃO DE OUTONO DO ESTORIL




Inaugura-se no próximo dia 21 de Novembro, sexta-feira, às 22:00 horas, na Galeria de Arte do Casino Estoril, o XXII Salão de Outono, com a participação de quatro dezenas de artistas, escolhidos entre os nomes mais qualificados que habitualmente expõem nesta Galeria, como Nadir Afonso, Matilde Marçal, Carlos Lança, Artur Bual, Lima Carvalho, António Pedro, Jacinto Luís, Artur Ramos, Gonzalez Bravo, Sérgio Telles, António Joaquim, Paulo Ossião, Alfredo Luz, Diogo Navarro, Edgardo Xavier, Mário Vinte e Um, Cohen Fusé e Nélio Saltão, ou valores emergentes, que se têm distinguido nos últimos Salões de Primavera, como Ana Oliveira, Damião Porto, D. Anghel, Gil Maia, Mariana Sampaio, Pedro Castanheira e Rodrigo Machado.
Com o aproveitamento da grande dimensão e das excelentes condições expositivas da Galeria de Arte do Casino, foi possível voltar a incluir a Escultura no Salão de Outono deste ano, prática que terá continuidade nas futuras edições, com nomes como Rogério Timóteo, Jorge Pé-Curto, Carlos Ramos, Gabriel Seixas e Moisés.
Os nomes que integram esta exposição são uma garantia de qualidade, apesar da diversidade de linguagens, em que é dominante o neofigurativismo e o expressionismo, nas suas vertentes lírica e abstracta, não faltando, porém, outras correntes, desde o abstraccionismo ao hiperrealismo.
Como muitas vezes dizia o escultor Martins Correia, “as exposições colectivas são a arte em movimento”, pela diversidade de linguagens que nelas se encontra, e as diferenças de idades dos participantes e de formação.


Se é verdade que muitos qualificados artistas apreciam participar em “colectivas”, é também certo que muitos e também qualificados coleccionadores visitam-nas todas, porque é muitas vezes aí que encontram as “revelações” ou a obra de arte de que andavam à procura.
O Salão de Outono é, também, uma mostra representativa do estado da arte em Portugal nas modalidades da Pintura e da Escultura, como também uma das exposições mais visitadas por turistas de todos os continentes, que ao longo do ano passam pelo Estoril, hoje como sempre, um dos grandes polos do turismo, não simplesmente local, mas mundial.
Esta exposição vai ficar patente ao público até 8 de Janeiro de 2009, todos os dias, das 15 às 24 horas.

Hoje na, RTP, gente que dança por dançar


QUANDO O BAILE É TUDO!


A jornalista Mafalda Gameiro e o repórter de imagem Pedro Mateus revelam, neste trabalho, um peculiar salão de baile que funciona na margem Sul.
Todas as quartas-feiras à tarde e também durante as matinés de sábado e de domingo este salão de baile enche-se de pessoas, todas elas de uma faixa etária elevada, para dar um pezinho de dança.
Às 15.30 de quarta-feira, dia de trabalho, o salão está repleto de gente que chega a faltar ao emprego para se ir divertir.
“Quando o baile é tudo!”, conta quatro histórias de pessoas que têm em comum este espaço. São quatro divertidas histórias que provam que mesmo em tempo de crise há quem tenha ânimo para soltar as mágoas.
Uma reportagem com edição de imagem de Guilherme Brízido.

Agnès Varda vem ao Estoril Film Festival apresentar o seu mais recente filme.


JERZY SKOLIMOWSKI, AGNÈS VARDA e LISANDRO ALONSO

chegam ao Estoril

Jerzy Skolimowski, o famoso cineasta polaco que regressou ao cinema depois de uma paragem de 16 anos, altura em que estreou Ferdydurke, estará presente no Estoril.

O seu mais recente filme - FOUR NIGHTS WITH ANNA - aclamado pela crítica internacional, foi o filme de abertura da 40ª Quinzena dos Realizadores em Cannes este ano e será exibido no Estoril Film Festival ’08 em antestreia nacional na 5ª feira, 20 nov, às 22h00 no Centro de Congressos do Estoril.

Skolimowski realizou mais de 25 filmes, tanto dentro como fora da Polónia.

Entre as suas obras mais relevantes estão The Lightship (1986); Moonlighting (1982); Deep End (1971) ou Le Départ (1967).

O realizador, argumentista e actor polaco, que também fez participações especiais em filmes de Tim Burton (Mars Attacks) e David Cronenberg (Eastern Promises), irá participar num encontro com actores portugueses, dia 21, às 17h, na sala de conferências de imprensa do Centro de Congressos do Estoril.


AGNÈS VARDA apresenta no EFF’08 o seu mais recente filme LES PLAGES D’AGNÈS. VARDA na apresentação de LES PLAGES DE AGNÈS no dia 22 de Novembro pelas 17 horas no Centro de Congressos do Estoril.

A propósito da ante-estreia, no EFF’08, do seu mais recente filme em Portugal, Les Plages d’Agnès, a realizadora francesa de naturalidade belga, uma das figuras mais relevantes da “Nouvelle Vague”, vem ao Estoril onde irá dar uma aula aberta sobre cinema.

Os seus filmes, documentários e instalações misturam realismo documental e observações sociais num estilo marcadamente experimental.

O seu primeiro filme, La ponte Courte de 1956 é considerado uma antecipação da “Nouvelle Vague”. La Bonheur (1965);L’Une chante, l’autre pas (1977); Le Petit Amour (1987); Jane B. par Agnes V (1986-7); Jacquot de Nantes (1990); Les Cent et une nuits de Simon Cinéma (1994) ; Les Glaneurs et la glaneuse (2000).


LISANDRO ALONSO Dia 20, Quinta-feira às 20h00 no Centro de Congressos do Estoril

LISANDRO ALONSO apresenta LIVERPOOL.

O realizador argentino, autor de obras como Los Muertos (2004) ou La Libertad (2001), vem ao Estoril para apresentar a sua mais recente obra, Liverpool em antestreia em Portugal.

Santiago Alquimista acolhe última actuação dos Melech Mekaia


OS MELECH MEKAYA TERMINAM DIGRESSÃO
NO SANTIAGO ALQUIMISTA

Museu do Oriente organiza a primeira Festa do Livro


Feira de edições da Fundação Oriente


O Museu do Oriente celebra a primeira Festa do Livro, de 14 a 30 de Novembro, numa iniciativa que vai permitir ao público adquirir, a preços convidativos, os títulos do catálogo de edições da Fundação Oriente.
Testemunho de duas décadas de trabalho na área da edição, a colecção incide sobre o estudo da presença da língua, cultura e história dos portugueses na Ásia.
Durante estes dias, o público tem, ainda, a oportunidade de encontrar edições críticas de fontes históricas e traduções para chinês de textos relevantes da literatura e história portuguesa.
A Festa do Livro, de acesso gratuito, decorre no Lounge do Museu, de Quarta a Segunda-feira, entre as 10h00 e as 18h00 e, às Sextas-feiras, prolonga-se até às 22h00.

Luiz e Lata vão às FNAC's


LUIZ E A LATA AO VIVO NAS FNACS


27 de Novembro Fnac Viseu 17h

28 de Novembro Fnac Braga 22h

29 de Novembro Fnac Mar Shopping 17h

29 de Novembro Fnac NorteShopping 22h

1 de Dezembro Fnac Vasco da Gama 17h

2 de Dezembro Fnac Chiado 18:30h

6 de Dezembro Fnac CascaisShopping 17h

7 de Dezembro Fnac Alfragide 17h

Luiz e a Lata, um dos mais promissores grupos de pop português, está de volta com o seu segundo trabalho de originais, “9”, cujo primeiro single, “Palavras Ocas”, já roda nas rádios portuguesas.
Para a gravação de “9”, Luiz Caracol e Ivo Costa, dois dos elementos fundadores da banda, contaram com as participações de Rão Kyao, Sara Tavares, Tó Cruz, Alexandre Manaia, Yami, Ciro Cruz, Ruca Rebordão, Nélson Canoa e Guilherme Banza.
“9” fala de modo directo de temas comuns, em que as músicas equilibram as letras e, consequentemente, os elementos que as atravessam.
E mostra-nos uma lusofonia ainda mais presente na linguagem do grupo, que se traduz na particularidade de opor sonoridades tradicionais a estruturas e sonoridades pop, usando instrumentos como o acordeão, o cavaquinho ou a guitarra portuguesa.
Entre os dias 27 de Novembro e 7 de Dezembro, os Luiz e a Lata vão levar o seu pop lusófono até aos Fóruns das lojas Fnac, onde “esperamos conseguir fazer chegar, o mais possível, ao público presente o que são a nossa música e a nossa energia ao vivo” pois, “para nós, o palco é onde tudo se potencia, onde as canções ganham ainda mais força e peso”.

Os Luiz e a Lata são:Luiz Caracol – Voz e Guitarras Ivo Costa – Bateria e Percussão Carlos Lopes – Acordeão André Moreira – Baixo Tânia Lopes – Percussão

Japão e Portugal em uníssono musical no Museu do Oriente


Música une Portugal e Japão


A música tradicional portuguesa e os sons típicos do Japão fundem-se, no palco do Auditório do Museu do Oriente, para uma noite de espectáculo única, com as interpretações do Coro Sinfónico Lisboa Cantat e do japonês Shuyukai Choir, no dia 22 de Novembro, às 21h30.
Num encontro entre mundos diferentes, que celebra a musicalidade e hábitos culturais de dois povos que contam com traços comuns na sua História, o alinhamento do concerto inclui, ainda, alguns temas de música sacra dos séculos XVI a XIX.

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat é conduzido pelo maestro Jorge Alves e interpreta temas como Blue bird, de Stanford, e Sanhoane, de Carrapatoso.

O maestro Seiichi Akitani, do Shuyukai Choir, conduz, entre outras, as melodias Sanctus e Benedictus, de William Byrd.

As peças Nossa Senhora do Carmo, de Carrapatoso, e Kojo no Tsuki (A lua sobre o velho castelo) são interpretadas em conjunto.