sábado, 2 de junho de 2007

Believer de Carlos Bica no TAGV de Coimbra

Aclamado pela crítica internacional com os mais entusiásticos elogios e reconhecido pelo seu mérito no mercado nacional, o trio Azul de Carlos Bica subiu ao palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), na segunda noite dos V Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra.
Como já vem sendo hábito, um espectáculo de Carlos Bica é sinónimo de casa cheia e desta vez também não fugiu à regra.
Após um início de concerto um pouco atribulado com o guitarrista à procura da sua palheta, os muitos músicos presentes na sala rapidamente solucionaram este percalço.
Carlos Bica (contrabaixo), o alemão Jim Black (bateria) e o americano Frank Möbus (guitarra), tocaram temas do álbum «Believer» e revisitaram temas mais antigos da sua discografia.
No final do concerto e por insistência do público os músicos voltaram uma vez mais ao palco, brindando os presentes com mais algumas músicas.
Na baixa da cidade, Steve Lehmam Quartet actuou pela segunda noite no Salão Brazil.

Gal Costa na Figueira da Foz



GAL COSTA NO CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULO DA FIGUEIRA DA FOZ

VOZ E VIOLÃO NO DIA 8 DE JUNHO, PELAS 21.30

Festa do Fado no Castelo de S.Jorge

Festa do Fado


Mais uma vez, este ano de 8 a 30 de Junho, inserido nas Festas de Lisboa vai decorrer a Festa do Fado tendo como cenário o Castelo de S. Jorge.
Neste mítico símbolo de Lisboa vamos poder ver:

Maria Ana Bobone convida Tetvocal – 15 de Junho (22h)

Esta parceria teve início com a participação dos Tetvocal no último disco de Maria Ana Bobone, “Nome de Mar”, onde dividem o tema “Súplica” criando uma ligação harmoniosa entre a conjugação das várias vozes pelo arranjo de Ricardo Rocha, também produtor musical do disco.

Neste concerto, para além de interpretarem, individualmente, alguns temas de ambos os repertórios, vão juntar-se para interpretar temas de fado com arranjos especiais para as vozes dos Tetvocal e, Maria Ana Bobone, vai cantar temas do universo dos seus convidados, incluindo temas retirados dos seus discos “Tetvocal” e “Lado A”... ficam por revelar quais...

A acompanhá-los estarão Ricardo Rocha (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Marino de Freitas (viola baixo).

Maria Alice ao lado de Ana Maria– 16 de Junho (22h)

Maria Alice continua a espalhar o calor do seu último trabalho “Lágrima e Súplica”, um misto de coladera, mornas e salsa crioula que nos trazem o sabor a sal de Cabo Verde e a doçura de uma voz sensual e intensa. Ana Maria, angolana de nascença, canta fado como se sempre tivesse vivido em Lisboa. “Trago Fado nos Sentidos”, o seu último disco, é uma simbiose de temas clássicos do fado e dos ritmos quentes das suas raízes cantados num tom límpido e cristalino.


Esta parceria vai mostrar-nos uma outra forma de fado. A fusão entre o fado clássico e África. Amor, saudade e tristeza cantadas de forma universal através da música.

Ana Moura convida Amélia Muge – 22 de Junho (22h)

Tal como confessa Ana Moura, um dos desejos secretos sempre foi gravar um tema da autoria de Amélia Muge por considerar ser uma das mais importantes e talentosas cantautoras da música portuguesa. Essa oportunidade, tão aguardada, surgiu para o recente CD editado – “Para Além da Saudade” – com “Fado da Procura” especialmente “talhado” para a sua voz tão característica.

O convite acontece, então, como consequência natural dessa parceria, estando a fadista a apresentar o seu mais recente trabalho discográfico e tendo descoberto no repertório de Amélia Muge canções que fariam todo o sentido no âmbito desta festa que homenageia não só o fado como os nossos letristas e poetas.

Para além do acompanhamento musical do fado, vão interpretar a solo e em dueto alguns temas com piano, mas do alinhamento ainda não vamos levantar o véu!