quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Exposição de Espantalhos em Coimbra

V Exposição de Espantalhos
18 de Outubro das 10h00 às 17h30
Praça Velha - Coimbra

Programa
10h00 - Abelhinha Amiga, pela Associação Integrar
Cenas de Espantar, por jovens dos Grupos Folclóricos da Palheira e de Assafarge
11h00 - Gaiteiros do Grupo Folclórico Camponeses do Mondego
Todo o dia
Passeios de burro, pela AEPEGA – Associação para o Desenvolvimento e Protecção do Gado Ansinino
Jogos tradicionais: jogo da pesca, latas, arco, pião, saltar à corda, andas…
Animação Musical, pelo Grupo Pifaradas e Zabumbadas dos Pastores de Unhais da Serra
Participantes
Comissão Pró-Desporto e Cultura da Póvoa; Junta de Freguesia de Santa Cruz; Obra Social de Torre de Vilela (Centro de Dia); Grupo de Ceifeiros da Corujeira; Rancho Típico Estrelas do Cabouco; Grupo Folclórico Camponeses do Mondego; Grupo Folclórico de Taveiro; Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 222 da Adémia; Grupo Etnográfico Cantares e Danças de Assafarge; Grupo Folclórico de Torre de Bera; Rancho Típico de Anaguéis;Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral; Estabelecimento Prisional de Coimbra; Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca - Eiras; Casa dos Pobres de Coimbra; Rancho Típico da Palheira; Centro de Apoio Social de Souselas; Jardim de Infância de Arzila; Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”; Escola Secundária José Falcão; Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação Recreativa e Cultural de Cova de Ouro e Serra da Rocha; Centro Social de S. João; Caritas Diocesana de Coimbra (Jardim de Infância “A Semente”; Creche Nª Srª de Fátima; Nª Srª dos Milagres); Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila; Grupo Folclórico da Casa de Pessoal da Universidade de Coimbra; Associação Integrar; Grupo Folclórico da Região de Coimbra; Grupo Desportivo e Recreativo de Carvalhais de Baixo; ARCIL – Associação de Cidadãos Inadaptados; Centro Social Legião da Boa Vontade; Associação de Moradores do Bairro da Rosa, Associação Cultural e Desportiva de Vila Verde, Lar de S. Martinho; Ludoteca Municipal de Coimbra.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt;www.cm-coimbra.pt

Pintura de Carlos Gomes & Patrícia Roque

Pintura de Carlos Gomes & Patrícia Roque
histórias STORIES histórias
De 17 Outubro a 8 Novembro
Casa Municipal da Cultura - Coimbra



HORÁRIO - Segunda a Sexta9h00 - 19h30; Sábado13h30 - 19h00; Encerra Domingos e feriados.
Informações
Casa Municipal da Cultura
; Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Anaquim lança hoje EP

Anaquim lança EP em concerto
Hoje às 22h30
Centro Norton de Matos
Coimbra

(Re)Descubra Anaquim em http://www.myspace.com/anakinrebolla
Entrada: 4€
Entrada + EP: 8€
Informações
www.csaproducoes.com

Thievery Corporation no Coliseu dos Recreios


UMA VIAGEM SONORA NAS FRONTEIRAS DO

LOUNGE, POP, REGGAE E MÚSICA ELECTRÓNICA



Pela primeira vez, as famosas DJ Battles da rádio Oxigénio trocam o estúdio pelo palco do Coliseu de Lisboa, para animar as hostes até ao aguardado momento da actuação dos Thievery Corporation.
Isilda Sanches e Tiago Santos costumam ser as vozes que saem das colunas quando estamos em 102.6, mas desta vez, vão também ser as caras que nos dão os ritmos para dançar.
Dia 19 de Outubro, o palco do Coliseu de Lisboa vai encher-se de músicos e música, quando os Thievery Corporation vierem apresentar o novo álbum, “Radio Retaliation”, editado dia 23 de Setembro.


Oriundos de Washington, Rob Garza e Eric Hilton, proprietários do famoso clube Eighteenth Street Lounge, pegaram numa enorme variedade de sons que lhes servia de inspiração para criarem os Thievery Corporation.


O resultado são quatro álbuns de originais que revolucionaram o conceito da música electrónica através da mistura de sonoridades dub, acid jazz, boss nova, cantadas em várias línguas e de onde resultaram colaborações com os Wayne Coyne (Flaming Lips), Perry Farrell (Jane’s Addiction / Porno For Pyros), Emiliana Torrini, entre outros.


Em palco, o duo apresenta-se com um vasto leque de convidados, que transformam os espectáculos dos Thievery Corporation em experiências únicas e variadas.

Jay-Jay no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre



Jay-Jay Johanson

Grande Auditório


Jay-Jay Johanson - Voz

Johan Skugge - Baixo

Erik Jansson - Teclas

Magnus Frykberg - Bateria


Jay-Jay Johanson é um cantor e compositor de origem sueca, que professa como influências para o seu trabalho artistas tão diferentes como Elvis Presley, Modern Jazz Quartet, Rod Stewart, Chet Baker, Kraftwerk e David Bowie.

Tornou-se mundialmente conhecido com a música "So tell the Girls that i am back in Town", retirada do seu álbum inicial de 1996, “Whiskey”, canção que o fez aproximar-se sonoramente de um compositor do calibre do mítico Scott Walker, passando das sonoridades iniciais de jazz e bossanova para um estilo mais aproximado ao “crooner” pop, utilizando todas estas roupagens musicais para pôr em evidência a sua extraordinária voz, que convida à dança e ao arrebatamento.

Professando sempre um estilo muito pessoal, Johanson tem conseguindo manter uma carreira de razoável sucesso comercial, com várias digressões pela Europa e América, ao mesmo tempo que continua uma carreira paralela como DJ em clubes de Nova Iorque, Miami, Paris e Barcelona, além de trabalhar com artistas como os Daft Punk, actuar ao lado de Tina Turner e compôr bandas sonoras para filmes franceses.

Em 2007 editou o seu sexto álbum, "The Long Term Physical Effects are Not Yet Known", que mantém a sua paixão pelo jazz, continuando no entanto a aproximação aos universos da pop e da electrónica que têm vindo a cultivar nos últimos anos.

Os " Deolinda" vão actuar na Aula Magna





"DEOLINDA" EM DIGRESSÃO PELO PAÍS
CONCERTOS EM AVEIRO, LEIRIA, PORTALEGRE, FAMALICÃO
E EM LISBOA NA AULA MAGNA

" Público " oferece músicas do novo album de João Gil



Público oferece 3 faixas do novo álbum de João Gil


Amanhã,sexta-feira dia 17 de Outubro, o Público distribui senha de acesso que permite efectuar o download de 3 faixas do novo álbum de João Gil.

Pela primeira vez em 30 anos de carreira, João Gil, um dos maiores compositores portugueses, verdadeiro artesão da canção pop clássica, edita o seu primeiro disco em nome próprio.
No Ípsilon do dia 17 de Outubro (sexta-feira), o leitor encontrará uma senha que lhe permitirá efectuar o download de 3 músicas do novo álbum em www.publico.pt/joaogil, 3 dias antes do lançamento oficial do novo álbum, que sairá no dia 20.
Dos 13 temas inéditos que compõem “João Gil”, estão várias vozes conhecidas como Rui
Veloso, Nuno Norte, António Zambujo
entre outros.
As letras pertencem a velhos cúmplices de sempre – João Monge ou Margarida Gil – mas
também a poetas e escritores como David Mourão-Ferreira, Sophia de Mello Breyner
Andresen ou José Eduardo Agualusa
, e há até uma assinatura do rapper Sam the Kid.
As músicas que os leitores poderão descarregar são Tudo Contigo, Que Sorte! e Hoy el
Mar es más azul que el Cielo.

“João Gil” é editado a 20 de Outubro. Contém 13 inéditos que confirmam o estatuto à
parte de João Gil na música portuguesa: como um verdadeiro artesão da canção.

Museu do Oriente exibe Ciclo de Cinema chinês



Ciclo Made in China em exibição em Lisboa

O Museu do Oriente apresenta o ciclo Made in China, no âmbito do doclisboa 2008 – Festival Internacional de Cinema Documental, entre os dias 17 e 26 de Outubro, com sessões às 21h30, legendadas em português.

Os 12 filmes em exibição traçam um retrato da China profunda, desde 1994 até à actualidade, com um especial enfoque nas relações do indivíduo com a sociedade.

Zhang Yuang, Jia Zhang-ke e Huang Wenmei, são alguns dos realizadores em destaque, que representam o profícuo cinema documental chinês.
Made in China, composto por curtas e longas-metragens, inclui o filme A day to remember, de Liu Wei, uma reflexão sobre o mutismo inquieto no qual caiu a memória do dia 4 de Junho, que assinala os confrontos na Praça de Tiananmen, e como a revolta desse tempo se mantém, ainda hoje, um tema proibido na China.


Neste documentário, filmado no dia 4 de Junho de 2005, o realizador, acompanhado por uma câmara, dirige-se à Praça Tiananmen com uma pergunta: “Que dia é hoje?”.
À medida que questiona as pessoas com quem se cruza, confronta-se com inúmeras respostas evasivas e a recusa da maioria em relembrar os protestos estudantis de há 16 anos.

Muitos afirmam desconhecer os acontecimentos e afastam-se rapidamente, outros limitam-se a olhar para a câmara.
Oportunidade, ainda, para ver Floating Dust, de Huang Wenhai, sobre um grupo de desempregados que, diariamente, se junta num clube de jogos para discutir estratégias de jogo, probabilidades de vencer a lotaria, fórmulas matemáticas que desvendem os segredos da sorte, e códigos escondidos da série televisiva Teletubbies.

Tomando a obsessão pelo jogo como ponto de partida, o filme segue um conjunto de personagens entregues às ilusões de uma vida melhor.

As tradições não são esquecidas neste ciclo e, o filme Little Feet, de Bai Budan, dá a conhecer o costume milenar dos pés enfaixados.
O documentário acompanha a história de Bai Danu, que tem os pés enfaixados desde os sete anos, e Liu Buhan, casados há mais de 40 anos, cujos filhos não concordam sobre a melhor forma de cuidar dos seus velhos pais.

Embora já tenham mais de 80 anos, as duas personagens principais continuam a sair de casa cedo, e a regressar muito tarde, para passarem o dia a trabalhar nos campos.
Por causa dos seus pés enfaixados, Bai Danu caminha com a ajuda de duas bengalas e tem de se sentar enquanto trabalha.

A narrativa é entrecortada pelos testemunhos de outras idosas que falam da tradição dos pés enfaixados.

Na edição deste ano, o doclisboa tem como objectivo, além de mostrar ao público português filmes multipremiados internacionalmente e que ainda não foram exibidos nas salas nacionais, permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e dar a conhecer, de forma mais sistemática, a cinematografia de outros países.

PROGRAMA: 17 de Outubro21h30

The Last Lumberjacks (Mubang) Realização: Yu GuangyiChina, 2006, 90’, Cor

Língua: legendado em portuguêsM/12

O filme retrata a vida de um grupo de lenhadores, na província de Heilongjiang, e o seu trabalho sob condições climatéricas adversas.

Documentando um modo de vida condenado à extinção pelo progresso civilizacional, o filme revela o modo como as florestas são exploradas para a sobrevivência destes povos, há mais de 100 anos.
Devido à grande dificuldade de transporte, os habitantes desta província usam os métodos artesanais que foram passando ao longo de gerações.

O Inverno é a melhor altura para cortar madeira e o ritual repete-se todos os anos: os aldeões são contratados e reunidos para subir às montanhas onde irão passar a estação inteira a cortar árvores.
Dias a fio, debaixo de neve e gelo, os madeireiros enfrentam, com dignidade, uma dura luta contra os elementos da natureza.

18 de Outubro21h30

Crime and Punishment (Zui Yu Fa)
Realização: Zhao Liang DeChina, 2007, 123´, Cor

Língua: legendado em portuguêsM/12

Filmado na fronteira entre a Coreia do Norte e a China, Crime and Punishment acompanha o dia-a-dia de jovens polícias chineses numa esquadra local.

Como em qualquer outra esquadra do mundo, eles lidam com um variado leque de situações, desde ladrões a pessoas em dificuldades.

O documentário retrata também a competição que se gera entre os jovens guardas em busca de uma promoção e da progressão na carreira, sempre que um guarda mais velho se aposenta.

Um raio-X da China contemporânea que tenta descobrir a sua identidade, no meio de uma luta entre o progresso que chega e a resistência à mudança.

19 de Outubro21h30

We (Wo Men)

Realização: Huang WenhaiChina, 2005, 85´, Cor

Língua: legendado em portuguêsM/12


Em We, as vozes que ouvimos pertencem a cidadãos conscienciosos de que dão o seu melhor na tentativa de aperfeiçoar o estado da Nação chinesa.
A sua ética é clara e simples: quando estão em causa os interesses do Estado, não podemos ficar sentados à espera.

E, contudo, a recompensa por este tipo de dedicação e preocupação resulta, muitas vezes, numa vida de agitação política, anos de constante intimidação e vigilância apertada.

We é um documentário que ilustra os perigos de buscar a liberdade num tempo de obscuridade e numa época em que a crítica requer transformação.

Ao descrever a dura realidade enfrentada por três gerações distintas, desde os jovens aos adultos e aos mais velhos, este é um filme que nos leva a compreender as suas angústias, esperanças, desesperos e, acima de tudo, a sua persistência.

20 de Outubro21h30

A Day to Remember (Wangque de Yitian)

Realização: Liu WeiChina, 2005, 13´, Cor

Língua: legendado em portuguêsM/12

Estamos a 4 de Junho de 2005. O cineasta Liu Wei pega na câmara de filmar e dirige-se à Praça Tiananmen e à Universidade de Beijing com uma pergunta na cabeça: que dia é hoje?

À medida que vai colocando esta questão aos vários estudantes e às pessoas com que se cruza, confronta-se com inúmeras respostas evasivas e a recusa da maioria em relembrar os protestos estudantis de há 16 anos.

Muitos afirmam desconhecer os acontecimentos e afastam-se rapidamente, outros limitam-se a olhar para a câmara.

A Day to Remember reflecte o mutismo inquieto em que a memória do dia 4 de Junho caiu e como a revolta desse tempo se mantém, ainda hoje, um tema proibido na China.

E, contudo, com este filme Liu Wei rompe o silêncio explorando o sentimento de negação de uma nação inteira.

Crazy English (Fengkuamg Yingyu)

Realização: Zhang YuanChina, 1999, 52´, Cor

Língua: legendado em português


Promovendo o estudo do inglês como uma obrigação patriótica, Li Yang organiza, desde 1988, centenas de eventos em cerca de 60 cidades chinesas, para mais de 13 milhões de pessoas. Reunindo gente em sítios tão diversos como a Cidade Proibida, a Grande Muralha ou a ponte Marco Polo, Li conduz as pessoas gritando slogans propagandísticos como: “Isto é o sonho americano” e “Eu quero que isto seja o sonho chinês!”.

Retrato do verdadeiro self made man, a quem o público corresponde como se estivesse perante uma estrela pop ou um carismático político, rendido à sua paixão e energia.


22 de Outubro21h30


The Square(Guang Chang)

Realização: Hang Yuan e Dua Jing-chuanChina, 1994, 100’, PB

Língua: legendado em portuguêsM/12

Uma das praças mais conhecidas do mundo – a Praça Tiannamen – vista pela câmara dos realizadores Hang Yuan e Dua Jing-chuan que, deliberadamente, se afastam de quaisquer considerações políticas ou históricas do local.

O documentário é um retrato meticuloso da actividade diária naquela praça: a estátua de um polícia, turistas a tirarem fotografias, o içar e o arriar da bandeira, pessoas a fazerem exercício...

23 de Outubro21h30

In Public (Gong Gong Chang Suo)

Realização: Jia Zhang-Ke China, 2001, 32´, Cor

Língua: Chinês. Legendado em portuguêsM/12

Um documentário que, mais uma vez, sintetiza as preocupações estéticas de Jia Zhang-Ke, mostrando como pessoas diferentes podem viver em diferentes espaços.

Algures num tempo e dimensão suspensos, entre a luz e a penumbra, somos transportados através de vários cenários: estações de comboio, paragens de autocarro, pistas de karaoke ou discotecas.

Filmado em Xanxi, uma das mais antigas províncias da China, o espectador partilha aqui a mesma observação e solidão das personagens que apanham o comboio e depois o autocarro durante o seu trajecto através de uma paisagem de trabalho, de uniformes, de silêncios e solidão. Com In Public, Jia Zhang-Ke construiu mais uma das peças que têm vindo a contribuir para uma visão sensível e complexa da China moderna.

Dong

Realização: Jia Zhang-KeChina, 2005, 70´, Cor

Língua: legendado em português

Dong transporta-nos até à velha cidade de Fengjie, na região das Três Gargantas, condenada a ficar submersa pelas águas da maior barragem do Mundo.

Os trabalhos de demolição contrastam com o trabalho do pintor Liu Xiadong que escolhe 11 trabalhadores para personagens de uma tela que ele quer incluir numa colecção que está a pintar.

Absorvido pela realidade dos trabalhadores e daquela região, o pintor sente a agonia de um mundo que finda.

Da China, Liu Xiaodong parte para a Tailândia, onde prossegue o seu trabalho de pintura escolhendo desta vez para modelos 11 jovens raparigas.

Sob um calor abrasador e uma luz violenta, o artista trabalha sem conhecer a língua nem os costumes do país.

Um retrato da condição humana em duas situações distintas mas que têm em comum a imagem da Ásia.


24 de Outubro21h30

Floating Dust

Realização: Huang WenhaiChina, 2003, 111’, Cor

Língua: legendado em português.M/12

Floating Dust revela os sonhos de gente comum, que se junta num clube de jogos, numa pequena vila de uma das mais pobres províncias do sul da China.

Esta é a história de um grupo de desempregados que, diariamente, se reúnem para discutirem estratégias de jogo, probabilidades de vencerem a lotaria, fórmulas matemáticas que desvendem os segredos da sorte e códigos escondidos na série televisiva Teletubbies.


Os sonhos da fortuna fácil confundem-se, aqui, com um mundo de frustrações e o fim da era das ideologias, apresentando-nos a um universo e a uma realidade completamente novos na China. Tomando a obsessão pelo jogo como ponto de partida, o filme segue, assim, um grupo de personagens entregue ao próprio jogo das suas ilusões de uma vida melhor.





25 de Outubro21h30

Mum (Mama)




Realização: Zhang YuanChina, 1990, 90’, PB e Cor

Língua: legendado em portuguêsM/ 12


Mama, a primeira longa-metragem de Zhang Yuan, foi também o primeiro filme independente a ser concretizado na China desde 1949.

O realizador, que desde o início revelou uma forte inclinação pelos temas controversos da sociedade chinesa, contou com a ajuda financeira de diversos amigos.

O filme centra-se na relação entre uma mãe solteira e o filho deficiente, de 11 anos, desenvolvida no cenário de algumas escolas e instituições especiais de apoio a crianças com necessidades especiais.
Captado num tom realista, Mama combina ficção com documentário e conduz a história num contacto muito próximo com a realidade social em que as suas personagens vagueiam.


26 de Outubro21h30


Red Paradise (Hongse Shenjiang)

Realização: Bai BudanChina, 2007, 7´, Cor




Língua: legendado em portuguêsM/12

Num vale incrustado entre sete portentosas montanhas, está uma pequena aldeia onde os habitantes trabalham arduamente na exploração de carvão, sob a supervisão do grande Partido Comunista.

A aldeia de Laoyaogou situa-se naquela que em tempos foi a terra de Jin do Norte, nos subúrbios de Datong, província de Shanxi.


Nos últimos anos, a aldeia tem ultrapassado todo o tipo de dificuldades e realiza “milagres” consecutivos.
Em 2006, o rendimento total da aldeia era de 75.430.000 yuan e os habitantes pagavam 8.830.000 yuan de impostos.
O rendimento per capita era de 6,187 yuan. Nesse mesmo ano, a aldeia recebeu a distinção de “Civilizada e Harmoniosa Aldeia da Província de Shanxi”.

Os habitantes estão muito gratos a todos os que os ajudaram e, também, ao Partido Comunista.

Little Feet (Xiaojiao Renjian)




Realização: Bai BudanChina, 2005, 114´, Cor

Língua: legendado em português


Aldeia de Xiayao, província de Shanxi. Bai Danu, que desde os sete anos tem os pés enfaixados, e Liu Buhan casaram-se há mais de 40 anos.

Como ambos eram viúvos juntaram os filhos de ambos (dois rapazes e uma rapariga de Bai e as três filhas de Liu). Os seus filhos são já avós e não concordam na melhor maneira de cuidar dos seus velhos pais.

Por isso, embora já tenham mais de 80 anos, os dois saem de casa muito cedo e regressam muito tarde, passando o dia a trabalhar nos campos.

Por causa dos seus pés enfaixados, Bai Nu caminha com a ajuda de duas bengalas e tem de se sentar enquanto trabalha no campo.
A narrativa é entrecortada pelos testemunhos de outras idosas que falam da tradição dos pés enfaixados.

Adiada reposição de Guernica


"LIRA" ACIDENTOU-SE E NÃO ESTARÁ HOJE

NO SANTIAGO ALQUIMISTA


A peça de Fernando Arrabal, com encenação de Adolfo Gutkin, "Guernica" não subirá hoje à cena no Santiago Alquimista devido a acidente sofrido pela intérprete de " Lira", Alexandra Marques.


Desejando rápido restabelecimento, aqui fica a notícia do adiamento deste espectáculo.

" Mad Men" estreia hoje no Fox Net-Nova Temporada



FOX Next estreia 2.ª temporada de

‘Mad Men’ hoje, às 21h30



A série que vai fazer-nos recuar no tempo e viver o clima dos anos 60 estreia hoje, dia 15 de Outubro, às 21h30, a segunda temporada.


‘Mad Men’, uma série de luxo que arrecadou recentemente seis Emmy Awards e que conta também com dois Golden Globes, estará em exibição às quartas-feiras, no FOX Next – um canal exclusivo do Meo, na posição 62 (pack Meo MIX) – com o patrocínio da Volkswagen.
Ontem e hoje, a cidade de Lisboa foi invadida por ardinas espalhados em locais de muita afluência de traseuntes e promotores vestidos à época a passearem pela cidade “montados” em carros americanos e a distribuir o jornal ‘Mad Men News’, com destaque para a chegada da segunda temporada de ‘Mad Men’ e com conteúdos alusivos aos anos 60.
Para além da acção de marketing de guerrilha, o FOX Next e o Meo estão a promover ‘Mad Men’ através de uma campanha de publicidade em imprensa e internet, a decorrer durante o mês de Outubro, um microsite no portal Sapo – http://especial.sapo.pt/MadMen/index.html – e um passatempo on-line direccionado aos clientes ‘sapo.pt’ e promovido através de e-mail marketing. “Os publicitários mais premiados da TV” é um dos claims desta campanha.
‘Mad Men’: o dia a dia da publicidade e dos publicitários dos anos 60.


‘Mad Men’ é uma série provocadora que se desenrola na Nova Iorque dos anos 60 e acompanha os competitivos publicitários de Madison Avenue, um mundo liderado pelo ego onde os protagonistas fazem do negócio uma arte, enquanto as suas vidas são vendidas na praça pública. ‘Mad Men’ foi premiada em 2008 com dois Golden Globes – Melhor Série Dramática e Melhor Actor em Série Dramática (Jon Hamm) – e com seis Emmy Awards, entre os quais se destaca o de Melhor Série Dramática.
Em 1960, as agências de publicidade eram um potente poder de influência sobre as massas.
A coacção pessoal e profissional e os escândalos sexuais definiam os locais de trabalho e ajudavam à conclusão dos negócios.


A Sterling Cooper Advertising Agency criava campanhas de publicidade – desde a marcas de cigarros a campanhas de candidatos políticos – melhor do que qualquer outra concorrente.
Era uma altura de grande crescimento e as mulheres começavam a fazer parte integrante da sociedade e dos escritórios.



‘Mad Men’ retrata as aventuras sexuais e conflitos morais num ramo profissional inovador e de alta pressão, ao mesmo tempo que expõe os homens e mulheres que moldaram as esperanças, sonhos e desejos, explorando a verdadeira natureza humana escondida nos tradicionais e reprimidos valores familiares da América dos anos 60.
‘Mad Men’ desenrola-se em torno da personagem principal desta série dramática, Don Draper (Jon Hamm), um publicitário/director criativo e homem ambicioso, confiante, e de grande sucesso junto dos seus colegas de trabalho na Sterling Cooper Advertising Agency e também junto das mulheres.

Don Draper tem um passado tão misterioso que nem a sua própria mulher, Betty Draper (January Jones), o conhece.
À medida que Don Draper planeia as suas campanhas nas salas de reunião e nos quartos de hotel, ele tenta estar sempre à frente das últimas tendências e dos jovens que chegam à profissão com o objectivo de os destronar.
Entre os diversos personagens secundários, aqueles que maior destaque têm na trama de ‘Mad Men’ são: Peggy Olsen (Elisabeth Moss), a nova secretária de Draper; Pete Campbell (Vincent Kartheiser), um jovem ambicioso que inveja o lugar de Draper; e Roger Sterling (Jonh Slaterry), um dos sócios e bom amigo do protagonista.
Nesta segunda temporada a série continuará a esbater a linha que separa a verdade da mentira e a percepção da realidade.

A vida privada de Don Draper encontra novas complicações, e ele novas maneiras de as ultrapassar em grande estilo. O mundo da publicidade começa a mover-se numa nova direcção, conseguirá a Sterling Cooper acompanhar o ritmo?
Matthew Weiner é o criador e produtor executivo de ‘Mad Men’ – e também de ‘Os Sopranos’, cuja estreia está agendada para dia 30 de Outubro no FOX Crime –, uma série produzida pela American Movie Classics (AMC).

Festival de Curtas Metragens em Braga


“FAST FORWARD” 2008

FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS


As curtas-metragens são as protagonistas da final do “Fast Forward Portugal-Film Festival”, evento organizado pela Associação Cultural Velha-a-Branca que o Theatro Circo acolhe a 18 de Outubro (21h45).

Partindo de um tema específico, o “Fast Forward”, festival de curtas-metragens que este ano concretiza a sua terceira edição em Braga, desafia as equipas concorrentes a, num prazo limite de 24 horas, escrever, filmar e editar um filme com duração máxima de três minutos.

Após o processo de realização dos projectos cinematográficos, o festival culmina, pela primeira vez no palco da sala principal do Theatro Circo, com a projecção dos trabalhos entregues e a selecção dos vencedores, distinguidos com o “Prémio de Melhor Filme” e “Prémio do Público”.

Realizado inicialmente em Chicago (EUA), o festival “Fast Forward”, que acontece igualmente em Dublin (Irlanda), repete-se em Braga desde 2006, ano em que passou a integrar o conjunto de eventos desenvolvidos pelo Estaleiro Cultural-Velha-a-Branca.

Constituída em 2004 como cooperativa sem fins lucrativos, a Associação Cultural Velha-a-Branca surgiu com o objectivo de promover a criação e divulgação artística e cultural, recorrendo, para tal, ao desenvolvimento de actividades tão variadas como sessões de poesia, conversas, lançamento de livros, concertos, exposições ou cursos de história.


A Festa do Sexta nas ruas de Lisboa

SEXTA volta a trazer “festa” às ruas de Lisboa

“Música” será o tema da próxima “Festa na Rua” organizada pelo SEXTA

Dia 17 de Outubro, das 17h às 19h, workshop de percussão na Alameda das Universidades No âmbito das comemorações do seu 1º aniversário, dia 26 de Outubro, o semanário gratuito SEXTA está a levar a cabo uma série de iniciativas, que se prolongarão durante todo o mês de Outubro, e que têm como mote, “O SEXTA comemora consigo”.

O tema da próxima animação de rua, já no dia 17, será a MÚSICA, e o desafio é fazer com que as pessoas façam parte de uma orquestra muito sui generis.

Será criado um espaço inteiramente dedicado à música, onde o transeunte poderá observar e até mesmo interagir com instrumentos à sua disposição.

A intenção é criar pequenos momentos em que serão feitos workshops de percussão e bombos portugueses, onde o objectivo é conseguir criar orquestras de rua compostas pelos cidadãos amadores.

Uma experiência divertida e enriquecedora para quem observa e para quem participa.

A “Festa na Rua”, que se baseia em várias animações de rua temáticas, terá lugar na Alameda das Universidades em Lisboa, (cidade Universitária), entre as 17h e as 19h, durante todas as sextas do mês de Outubro.

Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos leitores experiências de entretenimento, lazer, descontracção e muita diversão.

As próximas acções do SEXTA terão lugar nos dias 24 e 31 de Outubro, e os temas serão “Crianças” e “Saúde e Bem-Estar”, respectivamente.

A produção destes eventos é da responsabilidade do semanário SEXTA, com a associação de alguns dos seus anunciantes, e os espectáculos serão levados a cabo pela “Artelier?” - Companhia das Artes de Animação e do Teatro de Rua.

Esta companhia é conhecida pelo seu trabalho inovador e de referência na animação e no teatro de rua a nível nacional e internacional, tendo já desenvolvido inúmeras performances para manifestações de cultura popular, como o Carnaval, festas de cidade, animação de parques e inaugurações de sítios públicos.


Simone de Oliveira no Maxime-Sábado!


Sábado, 18 de Outubro

SIMONE DE OLIVEIRA




Personalidade nunca faltou a Simone de Oliveira. Um temperamento marcado pelo excesso: excesso de talento, de vontade, de querer. Excesso de expressão e paixão.Iniciando bastante nova uma carreira de cantora, Simone revela ainda rapariga, uma intensidade interpretativa que imediatamente a distingue das restantes vozes femininas da época.O seu reportório de cançonetista não foge, nesses primeiros anos de carreira, aos estereótipos criativos dos compositores consagrados da época. Desses tempos iniciais guardam-se vivas memórias de prémios e consagrações sucessivas. Mas Simone quererá sempre mais da sua arte. Por sua iniciativa vai procurar cada vez melhores compositores e letristas, aproximando-se assim de grandes nomes tais como: Ary dos Santos, Nazareth Fernandes, entre outros.
Simone de Oliveira consegue fazer história: história da música popular urbana mas também a história das mentalidades.

50 anos de uma vasta carreira marcada por festivais da canção, peças de teatro, musicais, programas de televisão e rádio, cinema, cerca de 80 títulos discográficos, digressões no estrangeiro e inúmeros espectáculos.
O espectáculo Intimidades que apresenta no ambiente único do Cabaret MAXIME traz-nos de novo a voz profunda de Simone de Oliveira num espectáculo apaixonante, onde sobressai a cumplicidade entre a cantora e o maestro Nuno Feist.