sábado, 22 de novembro de 2008

Brandi Carlile despede-se de Portugal com apoteose de aplausos

Brandi Carlile despede-se de Portugal com apoteose de aplausos

Três cidades, quatro concertos. Segunda noite em Coimbra, último concerto em Portugal. Mais uma sala com lotação esgotada.
A cantora de “The story” veio a Portugal com a sua banda para uma mini tournée que passou pelas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra.
O álbum “The story” foi lançado nos EUA em 2007, mas só este ano chegou a terras lusas e desde logo alcançou o top de downloads do iTunes. A canção que dá nome ao álbum e lançou a jovem cantora de Seattle para a fama, foi amplamente difundida nas rádios e sonorizou um spot da uma marca de cerveja. Talvez por isso mesmo, esta digressão organizada pela Música no Coração contou com o apoio da Rádio Comercial e da Super Bock.
Neste concerto intimista Brandi Carlile agarrou o público do início até ao fim. Público, este, que não se fez rogado e participou de forma entusiasta em todos os reptos que a cantora lançou. “Late morning lullaby”, “Turpentine” ou “Josephine” foram algumas das muitas canções que foram acompanhadas com um compasso de palmas imposto pelo ritmo da banda.
Devido à boa acústica da sala do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), a cantora fez uma alteração em relação ao concerto da noite anterior e pelo meio houve ainda lugar a uma canção totalmente unplugged com som directo. Só uma artista, como Brandi Carlile, que tem uma voz poderosa e bem trabalhada se pode aventurar a cantar sem rede perante uma sala com mais de 700 lugares completamente esgotada.
Para além das músicas que integram o último álbum a banda também tocou temas mais antigos, como “Follow” que faz parte do penúltimo trabalho com o nome da artista.
No ambiente intimista que pautou todo o concerto, Brandi partilhou com o público algumas curiosidades que estão na origem das letras que fazem sonhar os fãs. Foi de uma forma simples que confidenciou que o tema “We’re Growing Up” foi escrito quando tinha apenas dezassete anos.
O tema mais aguardado da noite “The Story”, chegou já perto do fim e foi dedicado, nas palavras de Brandi, à “beautiful audience” que a acarinhou em Coimbra. A resposta do público não se fez esperar e retribuiu a dedicatória com um canto em uníssono.
A torrente de palmas que teimava em não se calar trouxe de novo a banda ao palco para um encore. Nesta segunda aparição interpretaram mais meia dúzia de temas com incursões pela música country e indie que acompanha a banda desde a sua formação.
Num dos diálogos com o público Brandi revelou estar encantada com Portugal, com simpatia dos portugueses e teceu rasgados elogios ao público que a acarinhou fazendo-a sentir-se em casa.
Para o fim estava reservada mais uma surpresa. A cantora brindou o público com um tema inédito que irá fazer parte do próximo disco. A avaliar pelas reacções e boa aceitação, será mais um sucesso na carreira desta jovem que com apenas oito anos de idade se estreou a interpretar um tema de música country "Tennessee Flat Top Box" com a sua mãe.
Para quem esteve no TAGV o tempo passou depressa demais quase sem se dar por ele. No ar ficou o desejo de que o próximo trabalho da banda seja rapidamente editado.
Teresa Arsénio
Fotografia – Teresa Arsénio
O HARDMUSICA.COM agradece à Música no Coração as facilidades concedidas para a realização deste trabalho.

Filme russo vence 2ª Edição do Estoril Film Festival 08



RÚSSIA VENCE A 2ªEDIÇÃO DO ESTORIL FILM FESTIVAL 08

Com o anúncio do filme vencedor terminou esta madrugada a 2ªedição do Estoril Film Festival 08.

Wild Field de Mikhail Kalatozishvili venceu esta 2ªedição de um Festival que se deseja venha a ter muitas mais.Trata-se da história de um jovem médico que , no seu consultório no Cáucaso, se vê mergulhado em situações que lhe surgem como uma ameaça perturbadora, invisivel, mas real.

Ficando entre a tradição de cinema russo clássico e uma modernidade ousada este filme é sem dúvida a grande descoberta deste Festival.

O segundo prémio foi atribuido ex-aequo a Involuntary de Ruben Ostlund, e a Hooked de Adrian Sitaru.

O prémio Cine-europa coube a mais um cineasta russo,Bakur Bakuradze, com o filme intitulado Shultes.

Estas são as primeiras notas sobre os vencedores. Voltaremos ao assunto dentro de algumas horas.