sexta-feira, 4 de abril de 2008

Leitura encenada de "O Sermão da Sexagésima"

Leitura encenada de "O Sermão da Sexagésima"
de Padre António Vieira por António Fonseca
4 de Abril às 21h30
Mosteiro de Celas
Coimbra Óleo sobre tela de autor desconhecido, 1680 x 1280 mm. Casa Cadaval, Muge, Portugal
A Câmara Municipal de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra apresentam:
O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA (Padre António Vieira)
Leitura comentada pelo actor
António Fonseca


ACESSO GRATUITO
Informações
Casa Municipal da Cultura
Rua Pedro Monteiro;Coimbra
Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496

Exposição de pintura de Vasco Berardo

Exposição de pintura de VASCO BERARDO
De 4 a 26 de Abril

Casa Municipal da Cultura
Coimbra

Vasco Berardo nasceu em Coimbra, em 1933. Autodidacta convicto, a sua obra é uma das mais extensas e variadas a nível nacional. Foram seus mestres José Contente, António Vitorino, Manuel Pereira e o Arquitecto Fernandes.
Fez a sua primeira exposição em 1951 com os Novos de Coimbra. Colaborou com o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) e foi um dos fundadores do Movimento Artístico de Coimbra (MAC).
Escultura em bronze e madeira, cerâmica , azulejaria, pintura, tapeçaria, metais e obra gráfica fazem parte do seu mundo, da sua inovação e criatividade.
Destacou-se como medalhista tendo executado obras de medalha para museus estrangeiros, na Polónia e na Hungria. Mereceu, ainda, um lugar entre os vinte primeiros artistas da Arte da Medalha em França. Recebeu um louvor da Ordem dos Advogados pela Medalha dos 70 Anos, cabendo-lhe executar a Medalha comemorativa dos 700 Anos da Universidade de Coimbra.
De entre as distinções que recebeu, destaca-se o 1º Prémio Internacional de Escultura para Medalha – FIDEM (Polónia), em 1975. O Governo Português ofereceu obras suas ao Governo Brasileiro e executou uma obra para a “Anglo Portuguese Society” que lhe mereceu louvor da Câmara dos Lordes. Está representado na Fundação Henrique de Amorim e na Fundação Egas Moniz. Foi convidado pela Assembleia da República Portuguesa a executar a obra destinada ao 1º Aniversário da tomada de posse de Sua Ex.ª o Presidente General Ramalho Eanes.
HORÁRIO
Segunda a Sexta: 9h00 - 19h30; Sábados: 13h30 - 19h00 encerra ao Domingo, Segunda-feira e feriados
Informações
Casa Municipal da Cultura de Coimbra
Rua Pedro Monteiro
Telef. 239 702 630 Fax 239 702 496
www.cm-coimbra.pt

M-PeX ao vivo na FNAC Forum Coimbra

M-PeX
Phado

Dia 05 SÁB 22H00

FNAC Forum Coimbra


M-PeX é um projecto que alia a guitarra portuguesa à música electrónica, e que ousa explorar diferentes paisagens musicais. Imagine-se o som cristalino de uma guitarra portuguesa. Imagine-se também um laptop a debitar ritmos electrónicos. Marco Miranda cruza estilos aparentemente inconciliáveis e o resultado não é fado, nem electrónica, nem apenas a soma dos dois. Phado é algo de indefinível que nasce do casamento da tradição com a inovação.

Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h

Dealema na FNAC Forum Coimbra

Dealema
V Império

Dia 06 DOM 17H00
FNAC Fórum Coimbra


Os Dealema são formados por quatro Mc’s: Mundo, Ex-Peão, Maze, Fuze e Dj Guze. Cinco anos após o álbum de estreia, V Império é o título do novo trabalho. Numa era em que a música se distancia cada vez mais da sua verdadeira essência, o clã dealemático resiste à industrialização da arte. Sala 101 faz um retrato social de Portugal XXI e conta mais uma vez com a participação vocal de Marta Ren (Sloppy Joe). O império nascerá das cinzas. E o poder da reflexão, é a grandiosidade da escrita, é a força de um pensamento, é a elevação espiritual.

Informações
Departamento de comunicação

Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h

À conversa com Irene Pimentel segunda -feira no TAGV

Os Livros Ardem Mal
Irene Flunser Pimentel
7 de Março às 18:00
Teatro Académico de Gil Vicente
Coimbra


Mensário de Actualidade Editorial
Convidado Irene Flunser Pimentel
Com a participação de António Apolinário Lourenço, Luís Quintais, Osvaldo Manuel Silvestre e Rui Bebiano
Co-organização TAGV, Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra
Apoios Rádio Universidade de Coimbra, Campo das Letras, Tinta da China, Fenda Editores, Antígona, Bertrand Editora, Quetzal Editores, Relógio d`Água, Quidnovi, Saída de Emergência, Assírio & Alvim, Edições Afrontamento, Quasi, D. Quixote, Edições Asa, Livros Cotovia, Fim de Século, Livros Horizonte, Círculo de Leitores (Temas e Debates), Editorial Caminho, 90º editora, A Esfera dos livros, Editorial Presença, Publicações Europa-América, Alêtheia Editores, Editora Húmus, Esfera do Caos, Instituto de Ciências Sociais, Edições Chimpanzé Intelectual e Gradiva
Produção TAGV
Entrada livre
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Ricardo Soler actua pela 1ª vez a solo depois do Festival da Canção


Ricardo Soler actua hoje, pela primeira vez a solo, integrado na Semana da Juventude da autarquia local, no Forum Romeira, em Alenquer pelas 00h.

Depois de ter concluiudo o seu curso de enfermagem, Ricardo Soler concorre a aluno da Escola de Música da Operação Triunfo, onde ao longo de 16 semanas mostrou ser uma pessoa humilde, inteligente e com um imenso talento.

Nessas 16 semanas o hardmusica.com, no seu contacto com o artista, constatou as qualidades acima referidas.

Hoje é com grande expectativa que aguardamos a subida de Ricardo Soler ao palco do Forum Romeira para ver como os seus conterrâneos o acolhem, neste que será "um espectáculo muito dificil, pois sinto que, ainda, não estou preparado", disse, ontem o artista, humildemente, ao hardmusica.com.
O espectáculo de Ricardo Soler é antecedido de um Festival de Tunas.
Amanhã no encerramento, musical, da Semana da Juventude actuam os Tara Perdida.

No próximo Domingo irá actuar ao lado de Filipa Sousa, sua colega da Escola de Música da Operação Triunfo pelas 17h no Pavilhão de Alenquer.

Quarta Edição de Pisa Papéis já está visivel





O aguardado lançamento do PISA-PAPÉIS 2008/09 – o Roteiro das Artes do Espectáculo, teve lugar ontem, sexta-feira, na Sala Visconti da Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.

O Pisa-Papéis aumentou em relação ao ano passado, com muitas entidades e artistas a optar por módulos maiores.

Um quarto do Pisa-Papéis será representado por módulos bilingues em português e castelhano. As áreas que mais apostaram na presença bilingue foram Música e Organizações.


Por outro lado as diferentes áreas geográficas do país encontram-se representadas, com inscrições das diversas regiões.Urbano Fiel à realidade do país, o Pisa-Papéis será constituído por 48% de módulos de entidades e artistas das cidades de Lisboa e Porto, ficando os restantes 52% distribuídos pelo resto de Portugal, Madeira incluída.

Registe-se também a entrada de módulos internacionais. A opção por módulos de maiores dimensões foi nítida este ano, com um aumento dos módulos 2, 3 e 4.

O Pisa-Papéis apresenta-se visualmente mais agradável, com a maior extensão dos módulos permitindo maior visibilidade das imagens e textos mais longos. A introdução da cor torna também todo o Roteiro mais apelativo.

Mais Organizações, Teatro e Pluridisciplinares

Estas três áreas estão significativamente reforçadas este ano, em especial a área das Organizações, com um crescimento contínuo ao longo dos anos.

Para mais informações, não hesitem em contactar-nos. Procur.arte Rua do Norte, 14 - 3º - 1200-286 Lisboa tel: 964 591 711/ 213 468 011 press@pisa-papeis.com http://www.pisa-papeis.com/ _________________________________________________________________________________________________________

Ciclo Segundas TAGV 7 de Abril

Ciclo de cinema segundas TAGV
12:08 A este de Bucareste
7 de Abril às 21:30
Teatro Académico de Gil Vicente


12:08 A este de Bucareste
De Corneliu Porumboiu [Roménia, 2006, 89’, M/12]
Dezasseis anos depois de Ceausescu ter sido forçado a abandonar Bucareste, numa pequena cidade, o dono da estação de televisão local, convida duas pessoas a partilharem os seus momentos de glória revolucionária. Um é um idoso reformado, Pai Natal de vez em quando, o outro um professor de história enterrado em dívidas. Juntos irão recordar o dia em que invadiram a Câmara Municipal gritando "Abaixo Ceausescu!". Mas será que foram realmente heróis? E terá a cidade participado mesmo activamente na revolução?

Produção TAGV

Preçário Preço normal 4,50€ Preço estudante 3,50€
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Inês Pedrosa na Fundação Luso-Americana

Asas Sobre a América
Wings Over America
Ao encontro das literaturas portuguesa
e norte-americana
Meeting portuguese and north american literature

INÊS PEDROSA FALA SOBRE CARSON MCCULLERS


No auditório da Fundação Luso-Americana (FLAD), Inês Pedrosa falou sobre a escritora norte-americana, Carson Mc Cullers ( 1917-1967 ), dando destaque às características bem vincadas desta autora.
Esta iniciativa está integrada no Ciclo de Conferências Asas sobre a América - Wings over America.

Inês Pedrosa nasceu em Coimbra em 1962, e não em Tomar porque não havia maternidade!
Trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão.
No semanário Expresso assina, desde 2002, a coluna «Crónica Feminina».
Actualmente é directora da Casa Fernando Pessoa.
Publicou os romances A Instrução dos Amantes (1992), Nas Tuas Mãos (1997, Prémio Máximo de Literatura), Fazes-me Falta (2002) e A Eternidade e o Desejo (2007), bem como duas novelas fotográficas a quatro mãos: Cartas a Uma Amiga (com fotografias de Maria Irene Crespo) e Do Grande do Pequeno Amor (em co-autoria com o fotógrafo Jorge Colombo). Além de contos, ensaios biográficos, crónicas e antologias, os seus livros têm sido publicados em Espanha, em Itália, no Brasil e na Alemanha.

Com The Heart is a Lonely Hunter, de Carson McCullers, descobri que a adolescência é eterna e que a poesia pode nascer da limpidez da prosa.
(Inês Pedrosa)

O ciclo Asas Sobre a América – Wings Over America decorre até Julho e tem como objectivo divulgar os intercâmbios literários entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Exposição teatro e arquitectura no TAGV

8 a 30 de Abril



Teatro e Arquitectura
Ciclo de exposições, conferências e visitas à obra
Teatro Municipal da Guarda, Carlos Veloso
Inauguração da exposição no dia 8, às 18h00, seguida de conversa com a presença de Carlos Veloso e de Américo Rodrigues (director do Teatro Municipal da Guarda)


O Teatro Municipal da Guarda do arquitecto Carlos Veloso revela influências evidentes da nova arquitectura helvética. Mas, a partir deste ponto, o edifício faz o seu próprio percurso. Partindo de uma resposta só aparentemente formal, o projecto revela um cuidado extremo na formulação de percursos, exteriores e interiores, que criam uma evidente qualidade da experiência física na visita ao lugar e o afastam, em absoluto, de qualquer possibilidade de leitura meramente retórica e formalista da solução.
Para responder à grande massa de construção que o programa de concurso pedia, Veloso desdobrou o programa em dois edifícios, autónomos e diferenciados, implantados a cotas diferentes, de forma a vencer o grande declive do terreno e impondo uma total autonomia formal na relação com a envolvente. São duas estruturas de obsessivo rigor e pura geometria. O edifício principal, que contém os dois auditórios e serviços administrativos, e um outro edifício, de menor dimensão, que integra o café-concerto e uma galeria de exposições.
Mais do que a criação de dois notáveis edifícios, o que impressiona nesta obra é a ideia de criação de um lugar. Daí que, a imagem que melhor define o conjunto é a da criação de uma acrópole. CARLOS ANTUNES




Concepção e programação Carlos Antunes e Manuel Portela
Produção TAGV
Visita guiada ao Teatro Municipal da Guarda por Carlos Veloso (data a confirmar)
Nota: a realização da visita depende de um número mínimo de 20 inscrições.
Horário
Segunda a sexta: 10h00-12h30, 14h00-22h00
Sábado: 14h00-22h00
Domomingo: encerrado
Café-Teatro
Informações e reservas
Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República, Coimbra
http://www.uc.pt/tagv
http://blogtagv.blogspot.com
Bilheteira
Horário 17h00-22h00
Telefone 239 855 636
E-mail
teatro@tagv.uc.pt

Chiado com Rock



4 e 5 de Abril 2008 @ Rock in Chiado
Rua Paiva de Andrade nº 7/13 Chiado Lisboa

6ª feira (4 de Abril) 23H – 10€

THE HIGH NOTES (rock'n'roll)
www.myspace.com/thehighnotesrock
49 SPECIAL (country/honky tonk)
http://www.49special.com/ www.myspace.com/49special

Sábado (5 de Abril) 23H – 15€

TEXABILLY ROCKETS (rockabilly)
www.myspace.com/texabillyrockets
LOS VOLIDOS - Gijon/Astúrias/Espanha - (rockabilly/roots music/Americana)
www.myspace.com/losvolidos
THE MEAN DEVILS (rockabilly)
http://www.themeandevils.com/ www.myspace.com/themeandevils

DJ’s:
Vicent Vegas
Wildcat Daddy’O
Cabaret! DJ’s

Os eslovenos "Laibach " actuam em Braga

“LAIBACH”
BANDA ESLOVENA APRESENTA “VOLK”

EM EXCLUSIVO





“Volk”, palavra alemã que significa povo ou nação, é o título do novo trabalho dos eslovenos “Laibach”, que a 5 de Abril (22h00) se apresentam em concerto exclusivo no Theatro Circo.

Em “Volk”, a banda que já se encontra no activo desde a década de oitenta e que foi erroneamente identificada com o neofascismo devido ao guarda-roupa e símbolos com que subia ao palco, inclui uma perspectiva muito particular de 14 países através dos seus hinos, símbolo maior de todas as nações.

Misturando instrumentos de cordas, electrónica e música industrial, contraponto sobre o qual a banda sempre construiu as suas composições, os “Laibach” adornam cada hino, interpretado, no seu próprio idioma, por cantores representantes de cada país, com comentários em inglês.


Com a interpretação dos temas “Germania”, “America”, Anglia, “Yisr’el” “Slovania”, “Vaticanae” ou “NSK” (Neue Slowenische Kunst, Estado de carácter ideológico que formaram em 1984), entre outros temas, os “Laibach” afirmam ter como objectivo para este décimo segundo trabalho uma «abordagem pertinente ao contexto político actual, deixando uma mensagem de alerta para as gerações futuras».
Nunca se acomodando ao rótulo de simples banda musical, o colectivo esloveno propôs-se, desde a sua formação em 1980, a derrubar barreiras não só físicas, mas acima de tudo, mentais e ideológicas.


Caracterizados por um estilo industrial, que, ao longo dos anos, assimilou outras tendências, os “Laibach”, que preferem ser conhecidos pelo nome do projecto, deixando para segundo plano as identidades individuais dos seus membros, distinguem-se pela controversa dimensão política que imprimem a todos os projectos.
Com a primeira actuação cancelada pelas autoridades devido à ostentação de símbolos polémicos e mantidos, pelos serviços militares, longe dos palcos até 1981, os “Laibach”, afirmam-se, perante as acusações de fascistas, «tão fascistas quanto Hitler foi pintor».
Actuando pela primeira vez em Liubliana, capital da Eslovénia, em 1982, a banda apresenta-se em palco com a sua já inconfundível postura radical e prossegue com espectáculos por toda a Jugoslávia.


Após uma polémica primeira apresentação televisiva, altamente censurada pelas autoridades, os “Laibach” dedicam-se à digressão “Occupied Europe Tour” que os levou a 16 cidades de 8 países da Europa Ocidental e de Leste.

Nos anos que se seguiram, prosseguiram com o seu projecto, embora constantemente envolvidos num jogo de “gato e rato” com várias autoridades.
A polémica em torno das suas tendências políticas, designadas de comunistas por uns e de fascistas por outro, só aumentou, contudo, o interesse generalizado em torno dos seus projectos musicais.
Em estúdio, a banda estreia-se em 1983 com o lançamento em formato cassete de “Last Few Days”, a que se seguem álbuns como “Rekapitulacija 1980-1984”, primeiro trabalho editado internacio-nalmente, ou “Opus Dei”, projecto que inclui versões de “One Vision”, dos Queen, e “Life is Life”, da banda “Opus”, aqui transformada numa marcha militar.


Em 1989, os “Laibach” entraram pela primeira vez nos Estados Unidos para uma digressão com 16 datas agendadas, a que se seguiu uma digressão pela Jugoslávia, país onde não actuavam, entretanto, desde que Slobodan Milosevic ascendeu ao poder.
Com as alterações políticas ocorridas na Europa e as intervenções da NATO em diversos focos de conflito, reúnem inspiração para lançar o álbum “NATO” (1994), em que introduzem versões de “In the Army Now”, dos “Status Quo”.

Após vários anos de dedicação a projectos paralelos, designadamente a colaborações com músicos de electrónica da Eslovénia, género que ajudaram a consolidar, os “Laibach” reaparecem em 2003 com “WAT”, álbum que regressa com o típico som da banda, centrando-se em temáticas como a guerra no Iraque, anti-semitismo, terrorismo e as crises do mundo moderno e que intensifica a análise que o polémico colectivo faz sobre as traumáticas relações entre música e poder, arte e ideologias, vida e morte.

Os ingressos, a 20 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.