quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ricardo Pais apresenta, em Lisboa, Turismo Infinito

O Teatro Nacional D. Maria II apresenta, de 11 a 26 de Janeiro, o espectáculo “Turismo Infinito”, trabalho cénico em que o encenador Ricardo Pais retoma a obra pessoana, depois de ter assinado, no palco da mesma Sala Garrett que agora o acolhe, “Fausto. Fernando.
Fragmentos”, em 1988. Com dramaturgia de António M. Feijó – recorrendo à obra de Pessoa, dos heterónimos e das cartas de amor de Ofélia Queirós – o encenador propõe-nos uma viagem ao polifónico e complexo universo de Pessoa, num dispositivo cénico concebido pelo arquitecto Manuel Aires Mateus.

“Sou a cena viva onde passam vários actores representando várias peças.” A frase que Bernardo Soares escreve pelo punho de Fernando Pessoa é uma das muitas epígrafes possíveis de Turismo Infinito, espectáculo em que Ricardo Pais dobra a esquina de diversas sínteses, empreendendo uma viagem ao fulgurante universo de Fernando Pessoa.

O impressivo dispositivo cénico concebido por Manuel Aires Mateus figura a psyche de Pessoa, “porto infinito” onde chegam ou de onde partem o guarda-livros Bernardo Soares, o histérico e futurista Álvaro de Campos, o interseccionista “Fernando Pessoa” e o bucólico mestre Alberto Caeiro.

Também Ofélia Queirós – a mulher com quem o poeta teve o único envolvimento amoroso conhecido – é convocada pela dramaturgia finamente urdida por António M. Feijó, que supera a redutora clivagem entre “vida” e “obra”, e põe em relevo alguns ritmos maiores do universo Pessoa.

De novo com João Reis no elenco, quase, residente do TNSJ, mas também com a inspirada inventividade de colaboradores que o acompanham desde 2003, Ricardo Pais experimenta a performatividade da(s) escrita(s) de Pessoa, tecendo um poderoso enredo de estímulos auro-visuais e pondo-nos em contacto com a obra de um homem que, de modo heróico, pretendeu – e conseguiu – “introduzir beleza no mundo”.

foto ©TNSJ/João Tuna.

encenação RICARDO PAIS
com a colaboração de NUNO M CARDOSO
dispositivo cénico MANUEL AIRES MATEUS
figurinos BERNARDO MONTEIRO
desenho de luz NUNO MEIRA
sonoplastia FRANCISCO LEAL
voz elocução JOÃO HENRIQUES

COM

JOÃO REIS EMÍLIA SILVESTRE PEDRO ALMENDRA
JOSÉ EDUARDO SILVA LUÍS ARAÚJO

Duração aproximada: 1h30 sem intervalo
Classificação etária: M12