domingo, 14 de setembro de 2008

Uma semana na Byblos






Quarta-feira, 17 › 13h15 › Conversas à Hora do Almoço
Elsa BotoAlimentação - Fonte de saúde

Nesta breve conversa de 30 minutos à hora do almoço, com transmissão pela televisão online TVNET.pt, a dietista Elsa Boto abordará de uma forma clara de que modo a alimentação poderá influenciar a nossa saúde e quais os segredos de uma alimentação saudável.
Organização: Byblos Amoreiras e TVNET, com a parceria de ITAU - Instituto Técnico de Alimentação Humana

Quarta-feira, 17 › 10h00 › Encontro com...
RFID Field Trip 2008


O desenvolvimento do sistema RFID, de identificação por radiofrequência, que faz da Byblos Amoreiras um caso único no mundo, vai trazer até esta livraria especialistas de todos os continentes.
Na Byblos Amoreiras poderão verificar in loco como funciona esta estrutura, que permite a identificação de todos os livros, discos e outros artigos com o máximo conforto para o utilizador.
Entrada por inscrição. Mais informação em http://www.rfidsherpas.com/



Quinta-feira, 18 › 13h15 › Conversas à Hora do Almoço
Gonçalo Mendes O exercício na 3.ª idade e a osteoporose

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, facilitando o aparecimento de fracturas.
Nesta breve conversa de 30 minutos à hora do almoço, com transmissão pela televisão online TVNET.pt, o master trainer Gonçalo Mendes explica como minorar os efeitos deste problema na saúde.
Organização: Byblos Amoreiras e TVNET, com a parceria de Holmes Place de Amoreiras

Sexta-feira, 19 › 13h15 › Conversas à Hora do Almoço
Ana RosaO Yôga no dia-a-dia


Nesta breve sessão de 30 minutos à hora de almoço, com transmissão pela televisão online TVNET.pt, a instrutora Ana Rosa explicará como alguns princípios do Yôga, uma prática física e espiritual de grande antiguidade, podem ser facilmente aplicados no dia-a-dia.
Organização: Byblos Amoreiras e TVNET, com a parceria de Espaço IN - Escola de SwáSthya Yôga

Sábado, 20 e Segunda-feira, 22 › 10h00 - 19h00 › Encontro com...
Taku Furukawa, Kei Suyama e Ricardo BlancoAnime Japão - Workshop de Animação

Este programa dedicado ao cinema de animação japonês vai trazer à Byblos, durante dois dias, filmes, uma exposição de livros e uma conferência, no dia 22, pelas 18h30, com Taku Furukawa e Kei Suyama, da Universidade Politécnica de Tóquio.
O programa começa no sábado de manhã com o workshop conduzido pelo realizador Ricardo Blanco, que aborda as técnicas de produção de um filme de animação.
Organização: Embaixada do Japão com NCreatures e Byblos Amoreiras

Sábado, 20 › 19h30 › Exibição de filme
Anime Japão O Túmulo dos Pirilampos

Este filme dos Estúdios Ghibli, realizado por Isao Takahata, conta o percurso de sobrevivência de dois irmãos, Seita e Setsuko, durante a Segunda Guerra Mundial no Japão, no meio da fome e de situações de injustiça causadas pelo conflito.
Uma história comovente no meio da tragédia.
Organização: Embaixada do Japão com NCreatures e Byblos Amoreiras

Veja se lhe interessa...


1as JORNADAS em Constelações e

suas áreas de intervenção


De 27 de Setembro a 04 de Outubro de 2008

LisboaFamília - Escola - Saúde - Organização


O EspaçoPsi promove, pela primeira vez em Portugal, as Jornadas de Constelações e suas Áreas de Intervenção.

Entre 27 de Setembro e 4 de Outubro, Lisboa acolhe facilitadores e participantes desta abordagem para dar a conhecer o trabalho das Constelações a Pais, Educadores, Psicólogos, Terapeutas, Profissionais de Saúde, Médicos e pessoas que se interessam por processos de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.

Este encontro é pioneiro e vocacionado para a observação dos temas relacionados com Famílias, as Escolas, a Saúde e as Empresas.


Paula Matos, coordenadora do EspaçoPsi, considera que “É sempre possível fazer diferente, relacionar-se de formas mais saudáveis, ampliar as percepções e estar em paz e harmonia” e que as constelações são uma excelente ferramenta nesse sentido.

Com o intuito de alargar horizontes o Espaço Psi apostou em organizar uma semana dedicada às constelações e ao potencial das mesmas em vários campos.

Ingala Robl formadora internacional da abordagem Sistémica e mais de 20 facilitadores apresentam nessa altura a sua aplicação criativa desta metodologia.

Estas jornadas contam com a apresentação de vários temas, entre os quais o papel do feminino, o papel do masculino, sexualidade, prazer, o sintoma como caminho, trauma, os segredos familiares e suas Constelações: O trabalho das constelações surgiu com Bert Helliger na Alemanha e está difundido em vários países.

A sua experiência de vida pessoal e profissional muito contribuiu para o desenvolvimento do método, que alia a experiência, teoria e a genialidade.

Em Portugal contamos com alguns facilitadores deste método.

O EspaçoPsi organiza a formação dentro dessa abordagem, ao qual Paula Matos se dedica já há 12 anos, tendo escrito o livro: “Constelações Familiares – Um Olhar Sistémico para: Relacionamentos, Sentimentos e Sintomas”, Editora Ariana.
As constelações podem ser realizadas em grupo no modelo de workshops ou em sessões individuais, a partir do uso de objectos ou com bonecos tipo playmobil. O cliente coloca o seu tema e o facilitador orienta a sessão de modo a aceder a pistas para soluções saudáveis trazendo a luz a dinâmica oculta.


Cursos EspaçoPsi.

Em Setembro, começa a formação da quinta geração do curso de Constelações Familiares e a primeira geração do curso de Pedagogia Sistémica.

Durante cerca de um ano, os alunos participam em 8 workshops com diferentes professores e formadores, tendo a possibilidade de praticar na “Clínica Social” com supervisão e orientação de Paula Matos.

Para mais informações, consulte o site: www.espacopsi.com

Semana de Cultura em Santarém



SEMANA CULTURAL EM SANTARÉM


17 de Set._Quarta-Feira 21h45
Às 4as. No Bar do Sá
Música e Canções da Venezuela
Interpretação de músicas e canções da Venezuela por Eduardo Ramírez Castro (instrumentista de Quatro) e Norka Baíz (cantora).
Diálogo com o público sobre os instrumentos característicos da Venezuela e sobre a história da música da Venezuela – Orquestra Típica Nacional da Venezuela.

19 de Set._Sexta-Feira 21h30
A Guitarra Portuguesa encontra o Jazz
Org. Conservatório Música Santarém
Do gosto partilhado pelo Jazz deu-se encontro, do improviso a composição.
Em A Guitarra Portuguesa Encontra o Jazz, Fernando Alvim e Ricardo Marques estreiam um conjunto de peças originais com influências de Jazz e Bossa Nova, aqui interpretadas à Guitarra e à Viola.
Intérpretes: Fernando Alvim viola dedilhada Ricardo Marques guitarra portuguesa
21 de Set._Domingo 16h00
Mobile – espectáculo de pranchas
Companhia Chabatz D’Entrar
"Fazer tudo com nada"
, este poderia ser o fio conductor de MOBILE.
MOBILE explora a manipulação e a colocação no espaço através de combinações improvisadas e equilíbrio incerto…
Criação e Interpretação: Damien Caufepé Olivier Léger Cyrille Tillé

01 a 26 de Set.
Exposição bibliográfica
Ruy Belo
Casa do Brasil

19 de Set._Sexta-Feira 10h30
Workshop no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer
A Câmara Municipal de Santarém e a Associação Alzheimer Portugal assinalam o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer com um workshop sobre "Os direitos das pessoas com Incapacidade – O seu exercício e formas de suprimento no Direito Português e soluções previstas noutros ordenamentos jurídicos".

20 de Set. a 19 de Out.
Bar/Galeria
Exposição de pintura a óleo de Maria Helena Serrão

Além de pintura, Maria Helena Serrão trabalha em artes cerâmicas porcelana, azulejo, gesso, faianças e olaria.
A Exposição inaugura às 15h30.

Jornadas Europeias do Património
No Património... Acontece
18 a 28 de Set.
Em Santarém

Animax repete episódios de NANA

ESPECIAL NANA
NO ANIMAX



Para todos os que perderam episódios ou para aqueles que ainda não descobriram o mundo de Nana, no dia 14 de Setembro o Animax oferece a oportunidade de ficarem em dia e não perderem nem um detalhe relevante desta produção, com a emissão de dois episódios que resumem a história do que se passou até aqui nas vidas de Nana Osaki e Nana Komatsu.




NANA


Nana Osaki e Nana Komatsu são duas jovens que partilham o mesmo nome e um mesmo comboio que as leva até Tóquio, onde começam a viver juntas depois de uma série de coincidências.

Enquanto os sonhos de Nana Osaki começam a tornar-se realidade depois de “ressuscitar” o seu antigo grupo de música, a relação entre Nana Komatsu e o namorado Shôji vai-se debilitando.
Depois da ruptura com Shôji, Hachiko (nome pelo qual é tratada Nana Komatsu) apoia-se na estreia dos Blast, a banda de Nana Osaki, em Tóquio para seguir em frente com a sua vida.

É então que conhece Misato, uma grande fã do grupo, graças à qual descobre a relação entre Nana Osaki e Ren, o baixista actual da banda Trapnest, tendo no entanto começado nos Blast.

Depois de um concerto dos Trapnest, o casal reencontra-se e Hachiko conhece Takumi, de quem se torna íntima.
A indecisão de Hachiko leva-a a oscilar constantemente entre Takumi e Nobu, guitarrista dos Blast e apaixonado por Hachiko.

Quando finalmente se decide por Nobu, a rapariga descobre que está grávida.
Perante esta situação, Takumi oferece-se para assumir a paternidade da criança e, contra todas as expectativas, pede a Hachiko que se case com ele...


Estreia: Domingo 14 de Setembro às 19h55 e 20h20 – episódio duplo
Realização:
Morio Asaka

Ao Domingo o Terreiro do Paço é do Povo


“Aos Domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas”


P R O G R A M A


ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO


09:30 – 13:00 SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADEPasseio de bicicleta em Lisboa

Concentração e partida: 09:30 Placa central – lado sul da estátua Placa Central Z


15:00 – 16:00 TRIO DE CLARINETESMúsica Clássica Ministério das FinançasClaustros P


17:00 – 18:00 UXU KALHUSMúsica trad-folk-rock. Projecto de fusão baseado em música tradicional portuguesa + workshop Placa Central U


OUTRAS ACTIVIDADES


11:00 – 19:00 EXPOSIÇÃO “LISBOA 1758, O PLANO DA BAIXA HOJE”Aberto ao público todos os diasEntrada livre aos DomingosOrganização: Câmara Municipal de Lisboa Páteo da Galé A


11:00 VISITA GUIADA À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Por Técnicos do Departamento de Apoio aos Órgãos do Município -CML Paços do ConcelhoLargo do Município C


11:00 – 19:00 LIVRARIADa responsabilidade da Ler Devagar Páteo da Galé A


10:00 – 17:00 BIBLIOTECA MUNICIPAL ITINERANTEEspaço de LeituraDa responsabilidade da Divisão de Gestão de Bibliotecas – CML Placa central T


EXPOSIÇÃO “FABRICO PRÓPRIO”Comissariado: Pedrita (Rita João, Pedro Ferreira) e Frederico DuarteOrganização: Fabrico Próprio


MUPIS - ArcadasAla poente X


EXPOSIÇÂO “JOSÉ SARAMAGO SEGUNDO AGOSTINHO SANTOS”Pintura e DesenhoMuseu Nacional da ImprensaGaleria de Exposições do Ministério das Finanças ArcadasAla nascente P


JOGOS DE MESA E TRADICIONAIS PORTUGUESESDa responsabilidade do Departamento de Desporto – CML ArcadasAla poente L


ESPAÇO JUSTIÇA – acesso a informação sobre o MinistérioMinistério da Justiça ArcadasArco da R. Augusta G


DIVULGAÇÃO E PROVA DE VINHOS NACIONAIS VINIPORTUGAL ArcadasAla poente Y


FLORISTAS ArcadasArco da R. Augusta H


COLECCIONISMO ArcadasArco da R. AugustaF


ARTESANATO URBANO ArcadasArco da R. AugustaM


PIPOCAS, FARTURAS E OUTRAS GULODICES Diversos pontos de venda Placa Central E

NOTA: TRÂNSITO ENCERRADO DAS 10H00 ÀS 17H00