quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Balanço Positivo do Festival Internacional de Cinema Jovem

No ano em que conjugou o cinema de eleição com o melhor da música


FESTIVAL INTERNACIONAL
DE CINEMA JOVEM
TERMINA COM BALANÇO POSITIVO



O FEST – Festival Internacional de Cinema Jovem, que decorreu de 28 de Outubro a 4 de Novembro, em Santa Maria da Feira, contou com um balanço bastante positivo a todos os níveis.
Considerado como uma “edição de Ouro”, o FEST apresentou dois grandes eventos em simultâneo – Festival de Cinema e Fest Sound - reforçando a sua missão de diversificar a oferta cultural e de a promover junto de todos.
Com mais de 1160 filmes inscritos nesta edição, o FEST levou a concurso 79 obras que foram visionadas por mais de 14 000 espectadores.

Segundo Filipe Pereira, Director do FEST, “Esta edição do FEST veio provar a relevância da iniciativa no contexto cultural português.

Isto é visível pelo elevado número de participantes a concurso, pela elevada qualidade dos seus trabalhos e pelo número de espectadores.

Vamos continuar a apostar na legitimação dos jovens talentos do cinema a nível nacional e internacional”.
A sessão competitiva oficial contou com várias áreas a concurso, tendo o Português Filipe Araújo recebido o Prémio FEST Cidade de Santa Maria da Feira com “Selvagens: A Última Fronteira”.
o Prémio Experimental e Telediscos foi arrebatado pelo Reino Unido, ao Brasil foi entregue o Prémio de melhor Documentário, a Alemanha destacou-se com melhor Animação, Suécia ganhou na área de Ficção e a República Checa recebeu Menção honrosa na categoria de animação.


Já na Sessão Competitiva Castelo de Prata, o impressionante filme Das Fräulein foi o grande vencedor desta edição do FEST.
O filme da realizadora Andrea Staka, conta a história de uma mulher sérvia radicada em Zurique que vê a sua vida mudar radicalmente quando conhece Ana e estabelece com ela uma
profunda relação de amizade.


Ainda no âmbito do Prémio Castelo de Prata, foram galardoadas com menções honrosas as obras Wristcutters – A Love Story, de Goran Dukic, e Bal-Can-Can de Darko Mitrevski.( imagem ao lado)

Abertura do Ano Académico na Universidade de Lisboa


Abertura do Ano Académico da Universidade de Lisboa de 2007 2008

8 NOV 2007 AULA MAGNA 15h

CERIMÓNIA REITORIA – AULA MAGNA


15h Sessão Solene


16h00 Cerimónia de Outorga das Insígnias de Doutor Honoris Causa aos Doutores Peter Badura, Professor Emérito da Universität München, Peter Häberle, Professor Jubilado da Universität Bayreuth, Christopher Joseph Mathias, Professor da University of London.

Os homenageados serão apadrinhados, respectivamente, pelos Doutores Canuto Joaquim Fausto de Quadros e Jorge Manuel Moura Loureiro de Miranda, ambos Professores Catedráticos do grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito, e pelo Doutor José Luís Bliebernicht Ducla Soares, Professor Associado com Agregação na área de Medicina Interna da Faculdade de Medicina. Coro da Universidade de Lisboa, Direcção Maestro José Robert


16h45 Sessão de Atribuição do Prémio Universidade de Lisboa – Caixa Geral de Depósitos, aos melhores alunos finalistas, do 1.º ciclo, de cada unidade orgânica da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 2006/2007. Coro da Universidade de Lisboa, Direcção Maestro José Robert


17h10 Cerimónia de imposição de Insígnias e entrega de Diplomas aos Doutorados pela Universidade de Lisboa, no Ano Lectivo de 2006 2007.
Grupo de Metais e Percussão, Coro da Universidade de Lisboa e Coro Infantil da Universidade de Lisboa Direcção Maestro José Robert e Maestrina Érica Mandillo


17h40 Encerramento da Sessão Solene.


ALMADA NEGREIROS Mostra de Originais

REITORIA – SALÃO NOBRE 15h


É com muita gratidão e orgulho, que a Universidade de Lisboa vai realizar esta mostra de desenhos, de um mestre incontornável da Cultura portuguesa, cuja história e temática está fortemente relacionada com a Universidade e a cidade de Lisboa.

De facto, no passado mês de Junho a viúva do Dr. António Manuel Gouveia de Almeida fez a doação de dez mil euros, o que permitiu à Reitoria adquirir os originais dos desenhos de Almada Negreiros que serviram de base aos desenhos incisos do mesmo autor que se encontram na fachada da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Trata-se de um investimento que vem enriquecer o património e prestigiar a Universidade, ligando-a de forma indelével ao nome do seu ilustre mecenas, diplomado pela Faculdade de Letras.


EXPOSIÇÃO ÍCONO-BIBLIOGRÁFICA Comemorativa do Centenário do Professor Barahona Fernandes “Um trabalhador apaixonado pelo saber”

REITORIA – ÁTRIO PRINCIPAL 18h30

Henrique Barahona Fernandes (Vinhais, 1907 – Lisboa, 1992), uma das maiores figuras da Psiquiatria portuguesa do nosso tempo, foi o primeiro Reitor da Universidade de Lisboa depois de Abril de 1974, como Prof. Catedrático de Medicina e Decano desta Universidade.

A influência de Barahona sobre a Psiquiatria Portuguesa do séc. XX foi imensa, a muitos níveis – docência, teorização, actualização de conceitos e métodos clínicos, investigação, direcção, saúde pública e organização dos hospitais e Clínicas Universitárias em termos científicos modernos. “Um trabalhador apaixonado pelo saber” foi a faceta da sua própria personalidade a que Barahona se referiu… Comissariado: Dr. Armando Caeiro, Dr.ª Graça Barahona Fernandes, Prof. Doutora Isabel Barahona Simões da Fonseca .

«Seu Jorge» no CAEPortalegre

Seu Jorge, brasileiro de 36 anos, é um homem elegante e com esti­lo. O género de homem que se destaca no meio de uma multidão. Uma longa silhueta escura que parece vestir um smoking dentro da t-shirt, ou trazer uma t-shirt dentro do smoking!

Seu Jorge, de Jorge Mário da Silva, já participou até agora em mais de dez filmes, entre eles, “Cidade de Deus”, onde ficou famoso com a personagem Mané Galinha, e «The Life Aquatic With Steve Zissou» (“Um peixe fora de água”) de Wes Anderson, produzido pelos estudios Disney e com a participação de Bill Murray, Angelica Houston e William Daffoe.

Ao longo deste tempo, Seu Jorge também compôs para as bandas sonoras das longas metragens «Amores Possíveis» de Sandra Wernack e «A Partilha» de Daniel Filho.

Antes de ter participado no filme “Cidade de Deus”, como Mané Galinha, Seu Jorge já conhecia muito bem todo o universo descrito neste filme: toda a sua infância foi vivida nas favelas do Rio, o que lhe deu uma formidável determinação e comprometimento polí­tico.

Entre 1990 e 1997, ele esteve praticamente fora de combate. Vivia nas ruas do Rio de Janeiro, como um sem-abrigo. Diz que tinha que passar por isto. Em 1997 foi parar ao grupo de teatro “Tá na Rua”, de Amir Haddad. Foi então "recolhido", por assim dizer, por um grupo de admiradores e convidado a integrar um grupo que fez furor durante algum tempo nos bares da Lapa ca­rioca: o Farofa Carioca.

De novo sozinho, após o fim da banda, o cantor lançou o seu primeiro disco a solo - “Samba Esporte Fino” – editado em Portugal com o título “Carolina”, produzido por Mario Caldato Jr., o mesmo dos Beastie Boys. A procura do CD foi grande, mesmo depois de esgotado. Ao mesmo tempo estreava o filme - Cidade de Deus. E, de repente, Seu Jorge era o Mané Galinha. O sucesso foi inevitável!

Hoje, define-se como um compositor po­pular, que gosta de inúmeros géneros musicais, mas o seu grande trunfo é o samba. «O samba é a nossa vida, a nossa particularidade, nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro», diz Seu Jorge.

O seu álbum, “Cru” que já vendeu dezenas de milhar de cópias em França. O vídeo-clip da música “Tive razão” foi rodado em Roma, com a participação dos actores William Dafoe e Bill Murray e sob a direcção da cineasta Mariana Jorge.

No centro de Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, dia 9, no Grande Auditório as 21.30h. Preço único 25 euros.

Inauguração da exposição de Inês Ramos


No dia 8 de Novembro, pelas 23:30, no Fragil, a inauguração da exposição de Inês Ramos, com convidados musicais os Alfa Arroba, mais dois Dj's convidados Nuno Miguel Guedes e Zé Diogo Quintela.

Ines Ramos é uma jovem artista formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura, frequencia da opção de Antropologia Artística. Aulas de Dança durante nove anos em Lisboa. Aulas de formação musical e piano durante três anos em Faro, e durante dois anos na Academia de Amadores de Música em Lisboa. Workshops de percussão (Darbuka) em Lisboa.

Participou em várias exposições como Exposição de Finalistas da Faculdade de Belas Artes de Lisboa na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, 1997, participação na exposição de trabalhos seleccionados de Pintura e Escultura do Prémio D. Fernando II de 2004 em Sintra, participação e concepção da exposição, iniciativa da Exstare, integrada em Faro2005, e realizada em Olhão, « “Os Maios” – Encontro entre Arte Regional e Arte Global », Junho-Julho, 2005.

Sons tradicionais portugueses, do mundo e composições originais, misturadas com uma pitada de "groove", boa disposição e um pezinho de dança, eis os ingredientes que fazem os bailes dos Alfa Arroba um evento único. Danças em grupo, a pares, em trios, em filas ... Um convívio dançante, embalado ao som da concertina de José Oliveira e dos clarinetes de Gonçalo Lopes. Orientado pela Rita Duarte nas danças, todos os ouvintes se tornam participantes através do movimento.

08 nov 2007, 23:30
FRAGIL - Rua da Atalaia 126, Bairro Alto - Lisboa

Preço : 5euros

Associação Laço e Samsung- lançam campanha conjunta contra o cancro da mam


Campanha contra o cancro da mama


A Laço é uma associação de voluntariado fundada em 2000. O seu objectivo é lutar contra o cancro da mama em Portugal e melhorar significativamente a sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

Nesta perspectiva a Samsung Electrónica Portuguesa juntou-se-lhe e a partir de 7 de Novembro de 2007 até 7 de Novembro de 2008, parte do valor de um telemóvel Laço da Samsung reverterá para a Associação Laço.

Com esta iniciativa inédita pretende-se sensibilizar a população para o problema do cancro da mama e promover a recolha de fundos para acções de educação, prevenção e rastreio desta doença.

O cancro da mama é a doença maligna mais comum na mulher. Representa cerca de 24 por cento dos casos de cancro e 18 por cento de todas a mortes por cancro. No entanto em 90 por cento dos casos de cancro da mama é uma doença curável se detectado a tempo e tratado correctamente.

A vigilância e a prevenção podem baixar significativamente os números acima indicados.

"European Film Festival " no Casino Estoril


Almodóvar tem primazia
no “European Film Festival” no Estoril

O Casino Estoril acolhe a primeira edição do “European Film Festival”, de 8 a 17 de Novembro.
Trata-se de um programa, que inclui a exibição de um notável elenco de filmes, bem como um conjunto diversificado de eventos complementares.
A Estoril Sol associa-se, assim, a este certame que pretende entrar na rota dos grandes festivais de cinema europeus.
Aguardada com expectativa no Salão Preto e Prata, a Gala de abertura do “European Film Festival” está agendada para amanhã, Quinta-Feira.
Pedro Almodóvar será distinguido com um prémio e a noite inaugural inclui, ainda, dois grandes concertos protagonizados por Rodrigo Leão e Bernardo Sassetti.

Equipado com os melhores meios técnicos de projecção, o Teatro-Auditório exibe a maioria dos 14 filmes a concurso.
Paralelamente, estão marcadas três conferências que propõem uma abordagem sobre a relação do cinema com outras formas de arte.
No dia 9, Pedro Almodóvar pronuncia-se sobre “O Cinema e a sua Obra”, enquanto a 11, será a vez de Dominique de Villepin falar sobre “A Politica, a Cultura e os Artistas”, e Emanuel Ungaro enveredar pelo tema “A Moda e as suas ligações inevitáveis ao Cinema”.

Por sua vez, a Galeria de Arte do Casino Estoril inaugura uma Exposição de Fotografia de Werner Schroeter, no dia 9.
Esta mostra inédita reúne as melhores fotografias do cineasta alemão, que tem dividido a sua carreira cinematográfica pelas mais diversas áreas da realização, produção, escrita, direcção de fotografia, montagem e som.

No espaço intimista do Du Arte Lounge estão anunciados três concertos.
Victoria Abril, e os “Putcheros do Brasil” actuam, também, no dia 9, enquanto o Bernardo Sassetti Trio e Julee Cruise, sobem ao palco, respectivamente, a 11 e 15 de Novembro.
Com outra proposta inédita, a Discoteca Jezebel acolhe a festa de lançamento do filme “Control”, no dia 10.
Pela noite dentro, actuarão, em concerto, os The Gift e os Sétima Legião.

O “European Film Festival” assegura, ainda, a maior e mais completa retrospectiva da obra de Pedro Almodóvar, assim como uma homenagem ao realizador norte-americano David Lynch.

Programa do “European Film Festival” agendado para o Casino Estoril:

- Dia 8 – Gala de Abertura do “European Film Festival” no Salão Preto e Prata
- Apresentação do Festival
- Entrega de Prémio a Pedro Almodóvar
- Concerto de Rodrigo Leão
- Concerto de Bernardo Sassetti, ao piano a tocar um medley de temas de filmes de Pedro Almodóvar.

- Dia 9 – Pedro Almodóvar – “Master Class” – “O Cinema e a sua Obra”, no Teatro-Auditório, pelas 17 e 30.
– Inauguração da Exposição de Fotografia de Werner Schroeter na Galeria de Arte, às 21 horas.
– Concerto de Victoria Abril, “Putcheros do Brasil”, no Du Arte Lounge, a partir da meia-noite.

- Dia 10 – Festa de lançamento do filme “Control”, que inclui um concerto com os The Gift e os Sétima Legião, na Discoteca Jezebel, a partir da meia-noite.

- Dia 11 – Dominique de Villepin - – “Master Class” – “A Politica, a Cultura e os Artistas”, às 15 horas.
– Emanuel Ungaro – “Master Class” – “A Moda e as suas ligações inevitáveis ao Cinema”, no Teatro-Auditório, pelas 17 e 30.
– Concerto de Bernardo Sassetti Trio, no Du Arte Lounge, à meia-noite e trinta.

- Dia 15 – Concerto de Julee Cruise com Pluramon, no Du Arte Lounge.

- Dia 16 – Gala de encerramento do “European Film Festival” no Salão Preto e Prata.
- Com a presença de várias “estrelas” ligadas à sétima arte, entre as quais está confirmada Chiara Mastroianni, decorre a cerimónia de entrega dos prémios.