quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Madeira continua a liderar como objectivo turístico


Madeira continua a liderar resultados de turismo
Mercado nacional foi um dos que mais cresceu

As primeiras estimativas da actividade turística na RAM, relativas ao mês de Setembro de 2008, apontam para um acréscimo de 6,5% nas dormidas em relação ao mês homólogo ao contrário do conjunto do país, que registou um decréscimo de 1,9%.
Em termos absolutos, foram contabilizadas na RAM cerca de 589 mil dormidas naquele mês (13,9% do total das dormidas ocorridas no território nacional).
Os apartamentos turísticos de três ou mais estrelas (+18,9%) e as estalagens (+12,2%) cresceram acima da média.Nos principais mercados emissores, a variação estimada para o Reino Unido e Portugal foi de +28,1% e +3,4%.
Para os primeiros nove meses de 2008, a variação das dormidas nos estabelecimentos hoteleiros da RAM, foi de +5,9%.A taxa de ocupação em Setembro de 2008 atingiu os 69,3%, +2,7 pontos percentuais que a taxa registada no mesmo mês do ano passado.
Já no que toca aos proveitos totais, refira-se que os mesmos aproximaram-se dos 27,5 milhões de euros, tendo crescido 3,9% em relação a Setembro de 2007.
Nos primeiros nove meses de 2008, os proveitos totais subiram 9,5% na Região.Finalmente, o RevPar, que mede o proveito obtido por quarto disponível, atingiu os 41,39 euros, mais 2,2% do que no mesmo mês do ano anterior.

Quatro Noites com Anna estreia já amanhã


"QUATRO NOITES COM ANNA" DE JERZY SKOLIMOWSKY

Léon trabalha no crematório de um hospital, numa pequena cidade da Polónia.
No passado foi testemunha de uma brutal violação. A vítima, Anna, é uma jovem enfermeira que trabalha no mesmo hospital.
Léon gosta de espiar Anna, de dia nas ruas e à espreita pela janela durante a noite. Mas ele quer mais. Uma noite, esgueira-se para dentro do quarto e passa a noite sentado na cama, a olhar para Anna, iluminada apenas pelo luar.
A obsessão cresce e as visitas nocturnas sucedem-se. Pouco a pouco, Léon começa a influenciar a vida de Anna. Cose um botão, arranja o relógio partido, deita fora a comida estragada, e Anna começa a notar as estranhas mudanças.
Mas até onde irá o amor, ou a obssessão, de Léon ?

«Quatro Noites com Anna é um filme íntimo. Lida com um assunto íntimo, pouco convencional: um homem esgueira-se para o quarto de uma mulher à noite,enquanto ela dorme. A abordagem estilística – a atenção ao pormenor, o foco nos aspectos mais simples da existência quotidiana – também é íntima.
Básica, honesta, subtil e sucinta. A minha intenção era a de transmitir o máximo de credibilidade a uma história aparentemente estranha. Explorar o que é racional no que, à superfície, pode parecer irracional e psicótico.
A história representa uma necessidade básica de contacto com outro ser humano, desesperado, numa sociedade que parece construir mais e mais barreiras entre as pessoas. E a coragem, que por vezes quase toca a loucura, que é precisa para as destruir. O que vêem é uma história excêntrica, perturbadora, no entanto genuinamente romântica.
O tom do filme é subtil, discreto e não é pretensioso – frontal, a realidade polaca é abordada de forma naturalista, contudo poética. A estrutura é repetitiva e elíptica e favorece a sugestão em vez da explicação.» (Jerzy Skolimowski )

Jerzy Skolimowski é sem dúvida um dos maiores cineastas polacos.
Nascido a 5 de Maio de 1938 em Lódz (Polónia), publicou muito cedo poemas e romances, e seguiu depois uma formação na escola de cinema, na notável companhia de Roman Polanski. Foi autor do argumento da primeira longa-metragem deste, LE COUTEAU DANS L'EAU. Durante os anos 60, o cinema de Jerzy Skolimowski participa da renovação do cinema da Europa Central e Oriental no seguimento da Nouvelle Vague francesa.
Nesta época, Skolimowski participou também em filmes como actor e praticava boxe amador. O compromisso físico, o esforço dispendido, a energia, encontram-se precisamente nos seus filmes tanto na realização e na montagem como no ecrã, e permaneceram ao longo de toda a sua carreira um sinal particular da sua poesia.
Com QUATRO NOITES COM ANNA, Jerzy Skolimowski propõe um filme noir, intimista, que disseca o universo mental do seu herói através de uma dialéctica objectiva-subjectiva, entre o naturalismo e a poesia. É assim que ele renova com a sua veia pessoal.
COM
Artur STERANKO (Leon Okrasa)
Kinga PREIS (Anna)
Realização Jerzy SKOLIMOWSKI
Argumento Jerzy SKOLIMOWSKI, Ewa PIASKOWSKA
Direcção de Fotografia Adam SIKORA
Música original Michal LORENC
Produtores Paulo BRANCO, Jerzy SKOLIMOWSKI

Voe com Peter Pan no Olga Cadaval


PETER PAN, o Musical “Todos podemos voar!”

29 de Novembro 15h00 Auditório Jorge Sampaio


Quem não conhece Peter Pan, o rapazinho endiabrado, que teima em não crescer e que vive, na companhia da fada Sininho e dos Meninos perdidos, num mundo de fantasia chamado Terra do Nunca?Fantásticas aventuras aguardam Wendy e os seus irmãos, Michael e John, quando Peter Pan os leva até à Terra do Nunca a voar.

Após seguirem Peter Pan e a fada Sininho e chegarem à “segunda estrela à direita”, eles explorarão a ilha e os segredos do esconderijo de Peter e dos Meninos Perdidos e lutarão contra os piratas e o malvado Capitão Gancho, que perdeu a mão esquerda num duelo!


Após o sucesso alcançado com os musicais FAME e RENT, a Famous Produções aposta na clássica história do menino que queria ser criança para sempre, assinada pelo escritor escocês, James Matthew Barrie, apresentando-a numa produção repleta de magia, aventura, música e pozinhos mágicos.

O musical Peter Pan é uma reprodução muito fiel da história original de J.M. Barrie, que tentou incutir valores familiares, maternais, de amizade e amor na sua obra.

Por isso, não foram poupados esforços para pôr em cena um espectáculo brilhante com uma diversidade de actores, bailarinos e cantores que darão vida a todas as personagens.
A Famous Produções apresenta um elenco de 22 elementos entre bailarinos, cantores e actores. Com a sua grandiosa generosidade, J.M.Barrie cedeu, em 1929, todos os direitos de Peter Pan ao hospital infantil de Great Ormond Street em Londres.
A Famous Produções congratula-se por estar associada a esta nobre causa.
Deixe voar a sua imaginação com a história que nos ensina a acreditar nos nossos sonhos.

Biosfera hoje na RTP2


Marketing Verde


A vasta pressão humana sobre os recursos do planeta exige à actual sociedade de consumo atitudes ambientalmente sustentáveis.

O Marketing Verde poderia apresentar produtos e empresas ambientalmente mais responsáveis mas é frequente encontrarmos chavões que vendem uma imagem falsamente... verde.

O Biosfera falou com especialistas e analisou o compromisso ambiental das empresas através de um olhar atento à publicidade.

Vitor Sobral apresenta mais receitas para toda a família



ENTRE TACHOS E TABULEIROS
Sabores portugueses para
toda a família
Autor: VITOR SOBRAL


SINOPSE
Antes de mais convide os seus amigos e família para um almoço ou jantar especial. Depois retire do armário os seus tachos e tabuleiros. E finalmente abra este livro e deixe-se contagiar pelas receitas práticas, simples e deliciosas do prestigiado chef Vítor Sobral que o vão levar de volta à tradicional comida portuguesa.

Pode começar por uma sopa de grão ou de favas. Em seguida prepare um empadão de pato com enchidos e um toque de alecrim ou perna de peru cozida no forno com couve lombarda, pode acompanhar com migas de broa de milho e couve portuguesa ou com arroz de agriões com cenoura.
Se preferir um prato de peixe, opte por bacalhau com broa de milho, ou pargo no forno com toucinho de porco preto em cama de batata-doce e mandioca, ou ainda robalo assado.
Para terminar um toucinho-do-céu ou um delicioso arroz doce com sabor a rosmaninho e lima. As opções são variadas. Depois é só escolher entre sopa, carne, peixe e mariscos, guarnições e claro sobremesas. Os seus amigos e familiares vão ficar bem impressionados. Palavra de chefe.

BIOGRAFIA
O chef Vítor Sobral é a grande referência da gastronomia nacional. Conhecido pela sua forma inusitada de modernizar os nossos pratos tradicionais, conserva temperos e sabores tipicamente portugueses, juntando pormenores de outras paragens.
É incontornável quando se fala da alta cozinha uma vez que alia as mais inovadoras técnicas de cozinha com os mais genuínos produtos portugueses.
Nascido em 1967, na margem Sul do rio Tejo, enraíza a sua matriz de sabores nos paladares do litoral alentejano. O azeite virgem extra, as carnes de pastagens e os peixes da nossa costa são apenas alguns exemplos dos protagonistas da sua cozinha.
Pelo reconhecimento dos seus esforços, dom e talento, Vítor Sobral recebeu, entre muitos outros reconhecimentos, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique em Março de 2006. É chef consultor gastronómico de várias marcas de produtos alimentares e de vários restaurantes.
Vítor Sobral é seguramente um dos chefs portugueses mais reconhecidos.
Vítor Sobral apresenta-nos cerca de cem receitas divididas entre as que se fazem no tacho e as que vão ao forno num tabuleiro.
Todas as receitas são feitas com produtos portugueses tradicionais.
Receitas do chef que recuperam a cozinha tradicional portuguesa para toda a família.

XVI Festival de Música de Coimbra continua com a Orquestra Nacional do Porto

XVI Festival de Música de Coimbra
Orquestra Nacional do Porto

28 de Novembro às 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente
Zofiya Woycicka violino e direcção musical
Jossif Grinman violino
Programa
I Parte
Pedro António Avondano [1714-1782]
Sinfonia em Dó maior
Edward Elgar [1857-1934]
Introdução e allegro
J S Bach [1685-1750]
Concerto para dois violinos e cordas em Ré menor, BWV 1043
II Parte
Gioacchino Rossini [1792-1868]
Serenata nr. 3
W A Mozart [1756-1791]
Serenata Nr 7 'Haffner', KV250 (andamentos 1-4)
Produção Associação Adarte

Organização Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra – Teatro Académico de Gil Vicente, Região de Turismo do Centro e Inatel – Delegação de Coimbra
Preçário - Preço normal 10,00€ - Preço estudante 8,00€ - Preço Amigo TAGV, estudantes dos conservatórios, estudantes da licenciatura em música da ESEC e estudantes da licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC (1º e 2º ciclos) 5,00€
Duração 110` c/intervalo
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente
E-mail:
teatro@tagv.uc.pt; Url: www.uc.pt/tagv; Blog: http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636

The Cesarians em Coimbra

The Cesarians
Sean Riley and the Slowriders [1ª parte]
27 de Novembro às 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente

Produção Lux Records
Preçário
- Preço normal 8,00€ - Preço estudante 6,00€
Informações Teatro Académico de Gil Vicente
E-mail:
teatro@tagv.uc.pt; Url: www.uc.pt/tagv; Blog: http://blogtagv.blogspot.com/
Bilheteira: 17h00-22h00 _ segunda a sábado _ telefone: 239 855 636