
"QUATRO NOITES COM ANNA" DE JERZY SKOLIMOWSKY
Léon trabalha no crematório de um hospital, numa pequena cidade da Polónia.
No passado foi testemunha de uma brutal violação. A vítima, Anna, é uma jovem enfermeira que trabalha no mesmo hospital.
Léon gosta de espiar Anna, de dia nas ruas e à espreita pela janela durante a noite. Mas ele quer mais. Uma noite, esgueira-se para dentro do quarto e passa a noite sentado na cama, a olhar para Anna, iluminada apenas pelo luar.
A obsessão cresce e as visitas nocturnas sucedem-se. Pouco a pouco, Léon começa a influenciar a vida de Anna. Cose um botão, arranja o relógio partido, deita fora a comida estragada, e Anna começa a notar as estranhas mudanças.
Mas até onde irá o amor, ou a obssessão, de Léon ?
«Quatro Noites com Anna é um filme íntimo. Lida com um assunto íntimo, pouco convencional: um homem esgueira-se para o quarto de uma mulher à noite,enquanto ela dorme. A abordagem estilística – a atenção ao pormenor, o foco nos aspectos mais simples da existência quotidiana – também é íntima.
Básica, honesta, subtil e sucinta. A minha intenção era a de transmitir o máximo de credibilidade a uma história aparentemente estranha. Explorar o que é racional no que, à superfície, pode parecer irracional e psicótico.
A história representa uma necessidade básica de contacto com outro ser humano, desesperado, numa sociedade que parece construir mais e mais barreiras entre as pessoas. E a coragem, que por vezes quase toca a loucura, que é precisa para as destruir. O que vêem é uma história excêntrica, perturbadora, no entanto genuinamente romântica.
O tom do filme é subtil, discreto e não é pretensioso – frontal, a realidade polaca é abordada de forma naturalista, contudo poética. A estrutura é repetitiva e elíptica e favorece a sugestão em vez da explicação.» (Jerzy Skolimowski )
Jerzy Skolimowski é sem dúvida um dos maiores cineastas polacos.
Nascido a 5 de Maio de 1938 em Lódz (Polónia), publicou muito cedo poemas e romances, e seguiu depois uma formação na escola de cinema, na notável companhia de Roman Polanski. Foi autor do argumento da primeira longa-metragem deste, LE COUTEAU DANS L'EAU. Durante os anos 60, o cinema de Jerzy Skolimowski participa da renovação do cinema da Europa Central e Oriental no seguimento da Nouvelle Vague francesa.
Nesta época, Skolimowski participou também em filmes como actor e praticava boxe amador. O compromisso físico, o esforço dispendido, a energia, encontram-se precisamente nos seus filmes tanto na realização e na montagem como no ecrã, e permaneceram ao longo de toda a sua carreira um sinal particular da sua poesia.
Com QUATRO NOITES COM ANNA, Jerzy Skolimowski propõe um filme noir, intimista, que disseca o universo mental do seu herói através de uma dialéctica objectiva-subjectiva, entre o naturalismo e a poesia. É assim que ele renova com a sua veia pessoal.
COM
Artur STERANKO (Leon Okrasa)
Kinga PREIS (Anna)
Realização Jerzy SKOLIMOWSKI
Argumento Jerzy SKOLIMOWSKI, Ewa PIASKOWSKA
Direcção de Fotografia Adam SIKORA
Música original Michal LORENC
Produtores Paulo BRANCO, Jerzy SKOLIMOWSKI