sexta-feira, 29 de junho de 2007

Museu Nacional do Azulejo com Dança


" Os Mutantes " no Museu Nacional do Azulejo

PUBLI… MEMORY em SEIA


A Casa Municipal da Cultura de Seia, recebe no próximo dia 1 de Julho, às 22 horas, o Festival Internacional de Publicidade PUBLI… MEMORY.


A mostra internacional de publicidade PUBLI… MEMORY é uma compilação dos mais relevantes eventos publicitários realizados pela FORDOC. Com nove blocos de dez minutos cada, a retrospectiva dos eventos é composta por alguns dos melhores momentos da primeira tournée de 2003, das três edições dos festivais PUBLI… FORDOC e PUBLI… CIDADE FIGUEIRA DA FOZ, do recente PUBLI… CINEMA – THE HIRE e ainda um bloco retirado da short-list da edição do PUBLI… FORDOC 2006. Com a totalidade dos anúncios premiada, no caso da versão completa, os 90 minutos de boa disposição proporcionados pelo PUBLI… MEMORY transformam-se, assim, numa espécie de “memória descritiva” do trabalho realizado.
Com a publicidade, de dia para dia, a ganhar adeptos e admiradores, o PUBLI… MEMORY revela-se um “trailer” de longa duração do melhor humor que os comerciais de televisão nos ofereceram, a nível mundial, nos últimos anos. Desenhado para ser apresentado a uma assistência constituída por várias gerações e estratos sociais, o PUBLI… MEMORY traz de novo a FORDOC para os grandes eventos.

Organização: FORDOC
WWW.FORDOC.COM

Parceria:
Casa Municipal da Cultura de Seia
WWW.CASADACULTURADESEIA.COM

Preço dos bilhetes
Normal: 2 €uros
Com Cartão Municipal: 1 €uro

Vanessa Clark deixa-nos aos 35 anos

Um dos maiores e mais conceituados travestis nacionais, Vanessa Clark, faleceu ontem num hospital de Lisboa, vitima de Cancro.

O artista que dava corpo ao personagem de nome António Costa, natural de Portimão, era professor e como hobbie, fazia espectáculos de travesti.

Uma pessoa com forte sentido de humor, tanto no palco como fora dele.
Os seus amigos diziam que era impossivel estar triste ao lado do António, pois a boa disposição dele era contagiante.


Licenciou-se na Faculdade de Letras de Lisboa e leccionava as disciplinas de Português e Francês para o ensino secundário.

Vanessa Clark actuou para todos os tipos de públicos, gays, lesbicas e heterossexuais.
Todos eles a aplaudiam com fervor.
Era um travesti muito respeitado e requisitado.

O funeral de António Costa realiza-se amanhã em Portimão, estando marcada a missa de 7º dia para o próximo dia 4, também em Portimão.

A equipa do Hardmusica.com sente a sua falta e envia um forte e carinhoso abraço à familia.


Até sempre António Costa!

Alterações Climática serão o tema central do Rock in Rio Lisboa e Madrid


O Rock in Rio definiu que para as duas edições de 2008 – 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho de 2008, em Lisboa, e 27 e 28 de Junho, 4, 5 e 6 de Julho, em Madrid – o tema central do Projecto Social, Por Um Mundo Melhor, serão as alterações climáticas.

Com base no programa Carbono Zero, estão a ser desenvolvidos esforços no sentido não só de reduzir e compensar as emissões de carbono do evento, mas também de chamar a atenção de empresas, organizações e do cidadão comum para a necessidade de mudar de atitude perante o tema das alterações climáticas.

Em Abril deste ano foi anunciada a primeira medida do plano de redução de emissões Rock in Rio 2008: a fonte de energia para a montagem do Palco Mundo será solar.

Ontem à tarde foi dado o segundo passo deste plano, através da assinatura de um protocolo de cooperação entre o Rock in Rio-Lisboa 2008, a Direcção Geral de Energia (DGEG) e a Agência para a Energia (ADENE) com vista ao desenvolvimento de várias iniciativas na área da energia que serão atempadamente anunciadas.

Um instante é o que pedem os finalistas de teatro


O Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral convida e apresenta o exercício final "um instante", do curso de formação de actores do ano lectivo 2006/2007, no dia 1 de Julho, no Santiago Alquimista, pelas 21 horas.


Com: Andreia Fernandes, Alexandra Marques, António Alvarenga, Fernando Oliveira, Flora Candeias, Joana Araújo, João Dias, Mónica Duarte, Pedro Freitas, Rita Abreu.

Professora: Paula Freitas
Agradecimentos: Adolfo Gutkin, Carlos Gutkin, Sérgio Melo, Agendazul


Para consultar mapa do local: clique
Para consultar site do IFICT: clique

Royal Philharmonic Orchestra inuagura Semana da Música do Estoril

No início da Presidência Portuguesa da União Europeia, a Royal Philharmonic Orchestra inaugura, em concerto especial, o 33º Festival do Estoril, dia 2 de Julho pelas 21h no CCB, com a estreia mundial de Search Songs, de Luís Tinoco, sobre poemas de Alexander Search, um dos heterónimos de Fernando Pessoa.
Obra resultante de uma encomenda do festival a este expoente da nova geração de compositores portugueses, num concerto que celebra, também, o 150º aniversário do nascimento de Edward Elgar.

As Semanas de Música do Estoril surgem em 2001 pela fusão dos Cursos Internacionais de Música, Festival de Música e Concurso de Interpretação do Estoril, criados em 1962, 1974 e 1990, respectivamente.

É seu objectivo reforçar e estimular o aperfeiçoamento artístico e a promoção de jovens valores em convivência com pedagogos, intérpretes e agrupamentos consagrados mundialmente, nele cabendo a abertura a novas ideias e novas áreas do conhecimento.

A presença de reputadas orquestras internacionais, formações de câmara e solistas do maior prestígio confirmam a tradição do festival que, ao mesmo tempo, abre oportunidades aos jovens talentos de vários continentes nos Concertos Operaplus e no Concurso de Interpretação do Estoril / Prémio El Corte Inglés, entre outras iniciativas que enchem as Semanas de Música do Estoril 2007.

Um Mare Nostrum de sons que cruzam “Tradição e Inovação”, como tem acontecido nas mais recentes edições deste festival, representante de Portugal na European Festivals Association (EFA), e no qual a programação desenhada por Piñeiro Nagy, nas suas diversas vertentes, começa já a celebrar o Diálogo Intercultural a que a Comissão Europeia decidiu dedicar o ano de 2008.

Entre 28 de Junho e 3 de Agosto, no Centro Cultural de Belém, Centro de Congressos do Estoril, Centro Cultural de Cascais, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Música Portuguesa e Hotel Palácio (Estoril).

Cinema Romântico e Português de volta à Televisão

Durante o mês de Julho, a Sessão Dupla da RTP2, vai dedicar a sua atenção às Histórias de Amor e ao Cinema Português.

Integrados no ciclo dedicado às Histórias do Amor surgem esses dois filmes que vivem narrativamente interligados como Antes do Amanhecer (Before Sunrise) e Antes do Anoitecer (Before Sunset), realizados por Richard Linklater, e onde os personagens “vestidos” por Ethan Hawke e Julie Delpy, se relacionam em duas histórias que atravessam os anos, os continentes e a memória dos afectos.
Será, também, possivel ver o paradigmático Verão de 42 (Summer of 42), de Robert Mulligan e O Grande Amor da Minha Vida (Love Affair) com Warren Beatty e Annette Bening.

Ainda neste mês de Julho a RTP2 dedica, mais uma vez, atenção à produção cinematográfica portuguesa, dando destaque a O Fascínio, de José Fonseca e Costa, A Filha, de Solveig Nordlund, Noite Escura, de João Canijo e O Gotejar da Luz, de Fernando Vendrell.

Filmes que além de demonstrarem a enorme diversidade de registos narrativos que atravessa o cinema português demonstram igualmente a imensa actualidade do olhar de alguns dos nossos realizadores.

Jesus Cristo Superstar continua no Teatro Rivoli



" Jesus Cristo Superstar" no Teatro Rivoli

“Jesus Cristo Superstar” provoca filas e filas de espera nas bilheteiras do Teatro Rivoli.
O público do Porto e do Norte do País respondeu com o maior entusiasmo ao desafio de La Féria tornando o espectáculo um êxito.
Centenas e centenas de espectadores, na sua grande maioria jovens, emocionam-se com a ópera-rock de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice à qual La Féria deu uma nova leitura num espectáculo apaixonante que põe Cristo na nossa época, perante os grandes conflitos do início do século XXI, onde as guerras santas e o terrorismo enchem de inquietação o mundo.

Com um elenco de grandes cantores, na sua grande maioria do Norte do País, La Féria construiu um espectáculo inesquecível de grande beleza plástica que surpreende o público pela sua modernidade e força interpretativa de um elenco de 70cantores, actores, músicos, bailarinos e técnicos que transformam “Jesus Cristo Superstar” num espectáculo único que os espectadores recordarão para sempre nas suas vidas.
O Teatro Rivoli apresenta “Jesus Cristo Superstar” de Terça a Sexta às 21h30, Sábados às 17h e às 21h30 e Domingos às 17 horas.
As reservas podem ser efectuadas pelos telefones 222 033 199/222 031 074.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Rivoli, na FNAC e pela Internet, na Ticketline e Plateia IOL.

Festa do Fado no Castelo de S.Jorge


Festa do Fado no Castelo de São Jorge


Nos dias 29 e 30 de Junho, decorrem os últimos espectáculos da Festa do Fado, que trouxe ao Castelo de São Jorge a fusão entre a canção de Lisboa e os mais diversos géneros musicais.
Na 6ªfeira, dia 29, Paulo Parreira e Ramon Mascio convidam Beatriz da Conceição, no dia seguinte é a vez de António Zambujo e Luís Represas.
Dia 29


Paulo Parreira é um dos melhores instrumentistas de guitarra portuguesa em Portugal. Em 2003, acompanha Mafalda Arnauth em tounées nacionais e internacionais e um ano mais tarde, cria com Ricardo Cruz e Luís Pontes o trio D’Corda.
Actualmente, apresenta-se como artista em nome próprio, em actuações a solo ou acompanhado. Do repertório dos seus espectáculos fazem parte composições da sua autoria e da autoria de Armandinho, de Artur e Carlos Paredes.
Para a Festa do Fado, Paulo Parreira convida o guitarrista clássico argentino Ramón Mascio e, ainda, a fadista Beatriz da Conceição.

Dia 30


No último dia da Festa do Fado, sobem ao palco da Praça das Armas António Zambujo e Luís Represas. O fadista cresceu a ouvir os cantares alentejanos e mais tarde apaixonou-se pelo fado, tendo como referências Amália, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e João Ferreira Rosa.



Em 2003 vence o “Prémio de Melhor Voz Masculina de Fado”, atribuído pela Rádio Nova.

Três anos mais tarde é eleito “Melhor Intérprete Masculino de Fado”, nos Prémios Amália Rodrigues.
Luís Represas acompanha António Zambujo. Treze anos depois da saída dos Trovante, o músico inicia o projecto “Encontro” com João Gil.

Os músicos dedilham um longo repertório e confidenciam ao público muitas das histórias que partilharam. “Encontro” estreou-se no Centro Cultural Olga Cadaval e percorre outras cidades do país.

Sapo Challenge em simultâneo pela net e televisão

O SAPO CHALLENGE RTP é um passatempo televisivo, criado no âmbito do projecto PT Escolas, que pretende promover a literacia tecnológica junto dos mais jovens e demonstrar que a internet pode ser uma fonte segura de conhecimento, produção e partilha de conteúdos, evidenciando igualmente que as tecnologias de informação são úteis, divertidas e fáceis de utilizar.

De entre centenas de escolas que participaram neste projecto ao longo do ano lectivo de 2007, pesquisando e criando blogs sobre autores de literatura portuguesa, o júri PT Escolas seleccionou as melhores para estarem presentes neste mega-evento.

A selecção, feita a nível nacional, recaiu sobre equipas de dez escolas pertencentes aos distritos do Aveiro, Beja, Bragança Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu.
As equipas finalistas conquistaram para as suas escolas o título de “Escola do Futuro PT “ e agora jogam a finalíssima no SAPO Challenge RTP.

No decorrer do passatempo, as equipas terão de se submeter a inúmeros desafios:
· Provas de pergunta-resposta que se destinam a avaliarem os conhecimentos inspirados no Plano Nacional de Leitura, no projecto PT Escolas, e noutros, de carácter curricular;
· Provas de perícia que permitirão testar a agilidade física e o espírito de união de cada uma das equipas;
· Provas de criatividade, nas quais os participantes deverão produzir conteúdos multimédia para televisão, com os conhecimentos adquiridos no âmbito do projecto PT Escolas.

Pela primeira vez, uma equipa de profissionais de produção de televisão foi colocada à disposição dos participantes de um programa.

Participantes que guionizaram, produziram e realizaram o seu próprio vídeo a avaliar.

A equipa vencedora será apurada através de um sistema simples de eliminatórias que entrará em linha de conta com as pontuações acumuladas em todas as provas.

A equipa vencedora conquista uma viagem de 10 dias aos Estados Unidos (Califórnia), onde irá viver uma alucinante experiência tecnológica no mundo da criação digital.

O SAPO CHALLENGE RTP terá uma duração aproximada de 120 minutos e será exibido na RTP1, na tarde do dia 30 de Junho.

Pela primeira vez em Portugal, um programa vai ser exibido em sistema de multi-plataforma, o que significa que o telespectador poderá acompanhá-lo pela televisão, através da internet ( RTP e SAPO ) ou até mesmo a partir do ecrã do seu telemóvel, pelo RTP Mobile.

A apresentação ficará a cargo de Sílvia Alberto e Bruno Nogueira, uma dupla jovem e muito divertida.

Para além de cumprirem a função de anfitriões do evento, os apresentadores irão dinamizar todas as provas, estabelecendo a ligação entre os participantes e Nuno Markl, João Fernando Ramos e Filomena Cautela – júri que avaliará as provas criativas.

A RTP alia-se assim ao projecto PT Escolas, uma iniciativa da Portugal Telecom em parceria com o Ministério da Educação / Plano Nacional de Leitura.